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:: Manutenção :: Mecânica Geral
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Quais modificações você fez na CB 500X
Estou abrindo este tópico para dar vazão a criatividade e conhecimento dos amantes de moto e que hoje tenham uma CB 500X. Dar asas a imaginação abre novos horizontes para todos. Os fabricantes de motos ficam de olho nas modificações que fazemos nas motos para copiarem e lançarem como se fossem de autoria deles.
Se você já fez alguma alteração (melhoria) na sua CBX, conte-nos e se possível coloque fotos para ilustrar.
Se você já fez alguma alteração (melhoria) na sua CBX, conte-nos e se possível coloque fotos para ilustrar.
Marcuscb- Amador
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
O escapamento e o paralamas traseiro acho que seriam boas alterações ao meu ver...
havia feito uma montagem no PTB sobre a mudança de escapamento, não realizei ainda, mas é uma idéia utilizar o escape da ninja 300.
Abraço
havia feito uma montagem no PTB sobre a mudança de escapamento, não realizei ainda, mas é uma idéia utilizar o escape da ninja 300.
Abraço
Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Como que uma ideia "simples" muda em muito o visual de uma moto. Este desenho que você fez para a descarga ficou 10 X mais bonito que o original. A unica coisa que eu acho boa na original é o ronco que não existe. Coisas negativas são: O espaço que ela ocupa; o risco que ela nos espoem com aquele cromado que se encostarmos nela vai fritar até o osso. Minha sugestão é que ela fosse parecida com a da CB650F que fica quase escondida debaixo da moto. Quanto ao paralama traseiro, acho que quanto mais escondido ele estiver mais bonito fica. Parabéns pela ideia.
Marcuscb- Amador
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Pois é, tudo por uma questão de economia em peças que exigem um melhor acabamento até por questões de segurança, meu irmão já queimou a perna no escape, esse escape da ninja além do design, já vem com uma capa plastica que protege boa parte do corpo, e o valor é bem em conta, achei um em perfeito estado por R$300, já que a maioria dos proprietários fazem a troca por um mais esportivo.
A idéia do paralamas traseiro seria adaptar o paralama da CB250R para tirar a terra que é arremeçada na transmissão e suspensão traseira, senti essa necessidade quando peguei estrada de terra e notei que chegou a encher o pinhão de areia, aí entra a questão da falta de neuronios dos engenheiros, porque é muita burrice o pneu traseiro arremeçar sujeira na relação, parece ter sido uma peça retirada não só pela economia mas também por estética, aumentando o vão livre entre o pneu e a rabeta e deixando com um ar mais esportivo...
A idéia do paralamas traseiro seria adaptar o paralama da CB250R para tirar a terra que é arremeçada na transmissão e suspensão traseira, senti essa necessidade quando peguei estrada de terra e notei que chegou a encher o pinhão de areia, aí entra a questão da falta de neuronios dos engenheiros, porque é muita burrice o pneu traseiro arremeçar sujeira na relação, parece ter sido uma peça retirada não só pela economia mas também por estética, aumentando o vão livre entre o pneu e a rabeta e deixando com um ar mais esportivo...
Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Eu coloquei riser na minha para a posição do guidon ficar mais confortável e ter mais liberdade com as pernas e ficou 100% principalmente na pista.
Os 4 parafusos que prendem o guidão coloquei de inox e um tamanho maior cerca de 1 cm a mais do que os que vem com o riser.
Sobre a bucha da mangueira do freio que ficava esticada e em cima do suporte, consegui arrumar ela ficando dentro do suporte como original sem o riser (o Mmcampos10 sabe da parada).
Eu to querendo colocar a capa da corrente da cbr250, pois quando chove suja muito o escap, a balança dos 2 lados e as pedaleiras.
Os 4 parafusos que prendem o guidão coloquei de inox e um tamanho maior cerca de 1 cm a mais do que os que vem com o riser.
Sobre a bucha da mangueira do freio que ficava esticada e em cima do suporte, consegui arrumar ela ficando dentro do suporte como original sem o riser (o Mmcampos10 sabe da parada).
Eu to querendo colocar a capa da corrente da cbr250, pois quando chove suja muito o escap, a balança dos 2 lados e as pedaleiras.
CHARTÃO- Moderador
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
No meu caso, os braços ficam um pouco esticados, afinal sou baixinho, tenho 1,77 m (pelo menos, perto de você). Na XT eu usava um riser que era regulável, mas, ao colocar o amortecedor de direção o Valdir da Maxracing fabricou outro, sobre medida, para que o amortecedor coubesse no espaço que havia. Já estou pensando em riser para CBX também. Qual que você instalou? Quanto ao paralama da 250R, também estou interessado.
Marcuscb- Amador
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Sobre a descarga, hoje estou muito interessado na da CB650F. Olhem a foto abaixo.
Marcuscb- Amador
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Marcus não me lembro a marca, mas ele é reto, tenho ele já por vários anos porque estava instalado na minha ex-tornado.
Segue as fotos de como ficou.
Esta foto ela ainda estava com os parafusos pretos que com o tempo e água vai enferrujar.
Segue as fotos de como ficou.
Esta foto ela ainda estava com os parafusos pretos que com o tempo e água vai enferrujar.
Marcuscb escreveu:No meu caso, os braços ficam um pouco esticados, afinal sou baixinho, tenho 1,77 m (pelo menos, perto de você). Na XT eu usava um riser que era regulável, mas, ao colocar o amortecedor de direção o Valdir da Maxracing fabricou outro, sobre medida, para que o amortecedor coubesse no espaço que havia. Já estou pensando em riser para CBX também. Qual que você instalou? Quanto ao paralama da 250R, também estou interessado.
CHARTÃO- Moderador
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Esse da CB650F é muito massa, cheguei a pensar em comprar ela, o modelo preto, mas passou rápido huauha... a idéia do escape alto seria o de poder passar por agua, mas é difícil o cara precisar passar por um arroio ou algo do tipo, mas como a proposta da moto seria permitir isso, até entendo o tamanho do original, assim que der faço uma montagem com ele pra ver como fica.
Abraço
Abraço
Re: Quais modificações você fez na CB 500X
No caso da Hornet, nas de farol redondo a descarga era em cima bem próximo ao banco. Cara, isto fazia com que a garupeira ficasse fedendo gasolina e óleo queimado. Você chegava em casa parecendo uma carne defumada. Uma das primeiras coisas que fiz foi colocar um ponteira baixa assim os gases ficavam para traz sem chegar no piloto. Como eu disse anteriormente, os engenheiros de poucos neurônios acabavam por copiar o que a gente fazia e a partir de 2008 a Hornet passou a ter a descarga lá em baixo como as nossas.
Marcuscb- Amador
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Hoje instalei o cavalete Roncar que já está sendo usado.
Depois de noites sem dormir, muito estudo, pesadelos, etc., hoje consegui as peças que farão a traseira da CBX ficar mais alta. Apesar de ter ouvido muitas coisas em contrario, fiz um desenho alterado do kit que prende o amortecedor/ link/ balança e levei até uma empresa que corta chapas e pedi para fazerem as chapas conforme projeto e hoje mesmo eles me entregaram as peças. A furação das peças foram feitas por um torneiro conhecido e que entende sobre motos. Fiz dois pares sendo que cada um deixa a moto com altura diferente. O que limita levantar a traseira mais de 10 cm é a descarga, pois, a balança acaba esbarrando na mesma. Ainda não tirei fotos porque vou mandar zincar as peças. Com um kit ela subiu 5 cm e com o outro 8 cm. Assim que estiver tudo certo eu explico melhor e com fotos. Abraço.
Depois de noites sem dormir, muito estudo, pesadelos, etc., hoje consegui as peças que farão a traseira da CBX ficar mais alta. Apesar de ter ouvido muitas coisas em contrario, fiz um desenho alterado do kit que prende o amortecedor/ link/ balança e levei até uma empresa que corta chapas e pedi para fazerem as chapas conforme projeto e hoje mesmo eles me entregaram as peças. A furação das peças foram feitas por um torneiro conhecido e que entende sobre motos. Fiz dois pares sendo que cada um deixa a moto com altura diferente. O que limita levantar a traseira mais de 10 cm é a descarga, pois, a balança acaba esbarrando na mesma. Ainda não tirei fotos porque vou mandar zincar as peças. Com um kit ela subiu 5 cm e com o outro 8 cm. Assim que estiver tudo certo eu explico melhor e com fotos. Abraço.
Marcuscb- Amador
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Beleza! Queremos fotos e o tutorial de como fazer heim!
Abraços!!!
Abraços!!!
Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Sempre gostei de velocidade associada à resistência, ou seja, uma moto para atender às minhas necessidades tem que ser Supermotard. Como somente a Ducati tem uma moto deste tipo (a partir de R$46.00,00) então eu me viro com o que tenho em mãos.
Como já postei aqui no site, tenho uma XT660R modificada para Supermotard e agora estou modificando o visual da CBX para "parecer" um SM também. Como citei durante esta semana eu já havia levantado a suspensão traseira e hoje elevei a dianteira. Para fazer isto não é só querer fazer. Você tem que ter ideias e conseguir enxergar possíveis problemas que certamente surgirão com as modificações. Resumidamente vou contar o que fiz.
Na traseira eu redesenhei o "Triangulo" que suporta o amortecedor, a balança e o chassi de forma que ele abaixasse a balança e consequentemente levantasse a traseira da moto. Foram duas tentativa sendo que a primeira, com um par de triângulos bem menor do que os originais, a suspensão perdeu o curso para baixo. Foi como se ela batesse em alguma coisa e o amortecedor não conseguia usar o seu curso total. Com o segundo par de triângulos que são somente uns dois centímetros menores do que os originais, ficou perfeito. O amortecedor continuou com seu curso normal e a traseira ficou uns dez centímetros mais alta.
Não satisfeito com isto resolvi aumentar a frente também. Comprei dois pedaços de alumínio maciços e levei-os até o torneiro já conhecido de muitas outras modificações anteriores. Com esta alteração a frente subiu mais seis centímetros.
Consequências:
1- o descanso lateral ficou pequeno e moto fica muito inclinada. Terei que substituí-lo por outro maior. Já andei pesquisando e até agora o que melhor atendeu foi um de XRE que eu usava em uma Supermotard XRE que eu já tive.
2- O descanso central também ficou pequeno e só encosta a ponta no chão e em lugares bem planos. Este eu devo tirar.
Apesar destes dois "problemas" estou satisfeito com minha "Supermotard Tupiniquim" de fundo de quintal. Quando tirar algumas fotos, colocarei aqui para vocês verem.
Por enquanto é só. Abraços e sonhem com as modificações que querem fazer em suas motos.
Como já postei aqui no site, tenho uma XT660R modificada para Supermotard e agora estou modificando o visual da CBX para "parecer" um SM também. Como citei durante esta semana eu já havia levantado a suspensão traseira e hoje elevei a dianteira. Para fazer isto não é só querer fazer. Você tem que ter ideias e conseguir enxergar possíveis problemas que certamente surgirão com as modificações. Resumidamente vou contar o que fiz.
Na traseira eu redesenhei o "Triangulo" que suporta o amortecedor, a balança e o chassi de forma que ele abaixasse a balança e consequentemente levantasse a traseira da moto. Foram duas tentativa sendo que a primeira, com um par de triângulos bem menor do que os originais, a suspensão perdeu o curso para baixo. Foi como se ela batesse em alguma coisa e o amortecedor não conseguia usar o seu curso total. Com o segundo par de triângulos que são somente uns dois centímetros menores do que os originais, ficou perfeito. O amortecedor continuou com seu curso normal e a traseira ficou uns dez centímetros mais alta.
Não satisfeito com isto resolvi aumentar a frente também. Comprei dois pedaços de alumínio maciços e levei-os até o torneiro já conhecido de muitas outras modificações anteriores. Com esta alteração a frente subiu mais seis centímetros.
Consequências:
1- o descanso lateral ficou pequeno e moto fica muito inclinada. Terei que substituí-lo por outro maior. Já andei pesquisando e até agora o que melhor atendeu foi um de XRE que eu usava em uma Supermotard XRE que eu já tive.
2- O descanso central também ficou pequeno e só encosta a ponta no chão e em lugares bem planos. Este eu devo tirar.
Apesar destes dois "problemas" estou satisfeito com minha "Supermotard Tupiniquim" de fundo de quintal. Quando tirar algumas fotos, colocarei aqui para vocês verem.
Por enquanto é só. Abraços e sonhem com as modificações que querem fazer em suas motos.
Marcuscb- Amador
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Para alegria da galera, seguem algumas fotos da "CBX Supermotard"
A distancia entre a mesa inferior e o guarda pó da canela ficou com 20,5 cm
A distancia entre o paralama traseiro e a parte mais alta do pneu ficou com 24 cm
Foto do alongador dianteiro. Notem que a junção está abaixo da mesa superior. Está alongada 6 cm e ainda dá para aumentar mais 2 cm
Foto do triangulo modificado para aumentar a traseira
Mesmo com uma ripa debaixo do descanso central, os dois pneus ainda encostam no chão
Notem a inclinação em relação ao portão que é reto
Coloquei a CBX ao lado da XT660 para comparar a altura das duas. A traseira está praticamente igual e a frente da CBX ficou mais alta. Se observarem bem, verão ao fundo um descanso lateral da XRE dependurado no tambor da direita. Vou substituir o original por este que é maior. Os tambores são para coleta de água da chuva que já faço a mais de 3 anos.
A distancia entre a mesa inferior e o guarda pó da canela ficou com 20,5 cm
A distancia entre o paralama traseiro e a parte mais alta do pneu ficou com 24 cm
Foto do alongador dianteiro. Notem que a junção está abaixo da mesa superior. Está alongada 6 cm e ainda dá para aumentar mais 2 cm
Foto do triangulo modificado para aumentar a traseira
Mesmo com uma ripa debaixo do descanso central, os dois pneus ainda encostam no chão
Notem a inclinação em relação ao portão que é reto
Coloquei a CBX ao lado da XT660 para comparar a altura das duas. A traseira está praticamente igual e a frente da CBX ficou mais alta. Se observarem bem, verão ao fundo um descanso lateral da XRE dependurado no tambor da direita. Vou substituir o original por este que é maior. Os tambores são para coleta de água da chuva que já faço a mais de 3 anos.
Marcuscb- Amador
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Opa, legais as modificações! A moto ficou bacana mesmo, e inclinada, hehehe!
Parabéns pela ideia de utilizar água das chuvas, ideias simples assim poderiam evitar os problemas de São Paulo e proximidades.
Vai postando as modificações da CBX SM!
Parabéns pela ideia de utilizar água das chuvas, ideias simples assim poderiam evitar os problemas de São Paulo e proximidades.
Vai postando as modificações da CBX SM!
Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Muito massa as alterações Marcus, chegou a tirar o paralama dianteiro para ver como fica?
O triangulo é de uma liga forte? Tenta observar se ele não vai empenar com a força aplicada etc.. mas ficou bem feito, parabéns!
Muito bom se a Honda tivesse kits simples como esse para personalização, ta aí uma idéia de produto que você poderia colocar no mercado Marcus, só (como se fosse fácil) achar um parceiro interessado, como o seu torneiro de confiança por exemplo...
Hoje deixei a CB para revisão dos 6k e já encomendei o paralamas traseiro da Cb250R, R$42, com desconto a vista vai sair por R$37 e também comprei um solitário, pois tenho que adaptar o que prende o cabo de freio na balança para fixar o lado direito do paralamas...
Abraço.
O triangulo é de uma liga forte? Tenta observar se ele não vai empenar com a força aplicada etc.. mas ficou bem feito, parabéns!
Muito bom se a Honda tivesse kits simples como esse para personalização, ta aí uma idéia de produto que você poderia colocar no mercado Marcus, só (como se fosse fácil) achar um parceiro interessado, como o seu torneiro de confiança por exemplo...
Hoje deixei a CB para revisão dos 6k e já encomendei o paralamas traseiro da Cb250R, R$42, com desconto a vista vai sair por R$37 e também comprei um solitário, pois tenho que adaptar o que prende o cabo de freio na balança para fixar o lado direito do paralamas...
Abraço.
Última edição por Mateus Grillo em Seg Mar 02, 2015 2:11 pm, editado 2 vez(es)
Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Não lembrava do escape da Cb250R, vi uma na CC agora pouco, seria uma opção melhor junto da ninjinha 300 do que o original da CB, também tem uma capa plástica protetora e um acabamento melhor.
Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Ai Mateus, eu também encomendei o paralama da CBR250R e 1 suporte da balança(vou guardar o do pedido).
Lembrando que se sua moto for ABS o suporte é diferente, ele tem mais um caninho em cima que passa o sensor do ABS.
Agora se vc for fazer com o do pedido, é só pedir o sem ABS que é até mais fácil para cortar e fazer o trampo.
Lembrando que se sua moto for ABS o suporte é diferente, ele tem mais um caninho em cima que passa o sensor do ABS.
Agora se vc for fazer com o do pedido, é só pedir o sem ABS que é até mais fácil para cortar e fazer o trampo.
Mateus Grillo escreveu:Muito massa as alterações Marcus, chegou a tirar o paralama dianteiro para ver como fica?
O triangulo é de uma liga forte? Tenta observar se ele não vai empenar com a força aplicada etc.. mas ficou bem feito, parabéns!
Muito bom se a Honda tivesse kits simples como esse para personalização, ta aí uma idéia de produto pra você colocar no mercado Marcus, só achar um parceiro interessado, como o seu torneiro de confiança por exemplo...
Hoje deixei a CB para revisão dos 6k e já encomendei o paralamas traseiro da Cb250R, R$42, com desconto a vista vai sair por R$37 e também comprei um solitário, pois tenho que adaptar o que prende o cabo de freio na balança para fixar o lado direito do paralamas...
Abraço.
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Massa chartão, a minha é standard. também irei guardar a que comprei para repor caso necessário.
Que preço tu achou aí na região?
Abraço.
Que preço tu achou aí na região?
Abraço.
Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Mateus, R$ 45,00 a capa corrente e 6,80 o suporte.
Mas tem desconto se pagar a vista.
Tenho que esperar chegar, o vendedor disse que demora uns 10 dias as peças.
Um abraço.
Mas tem desconto se pagar a vista.
Tenho que esperar chegar, o vendedor disse que demora uns 10 dias as peças.
Um abraço.
CHARTÃO- Moderador
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Pessoal,
Também comprei o para lama traseiro da CB 250R aliás acabei de chegar da concessionária, paguei 38 reais, a minha X tem ABS, alguém já instalou, qual o grau de dificuldade?
Abraço.
Abraço.
Também comprei o para lama traseiro da CB 250R aliás acabei de chegar da concessionária, paguei 38 reais, a minha X tem ABS, alguém já instalou, qual o grau de dificuldade?
Abraço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Acredito ser bem simples, a única adaptação é na guia do cabo de freio na balança que precisa deixar reta e fazer uma furação para prender o paralamas, como a tua é abs acho que a guia deva ser dupla, pode dificultar um pouco, eu compraria uma guia extra por garantia..
Abraço
Abraço
Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Obrigado pela dica Mateus, irei comprar a peça como sugerido.
Abraço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Localização : Caeté MG
Re: Quais modificações você fez na CB 500X
Segue o vídeo que nos mostrou essa possibilidade. Percebi que as guias são diferentes da F para a X mas acho que não deva ser problema, o cara na CC demorou para achar a peça, porque estava nos cabos de freio e não na balança, segue o código do catálogo.
Catálogo:
Guia da mangueira do freio CB500
COD: 43468 MGZ-J00 (STD)
COD: 43468 MGZ-J10 (ABS)
Capa corrente CBR250R
COD: 43468MGZ-J10
Catálogo:
Guia da mangueira do freio CB500
COD: 43468 MGZ-J00 (STD)
COD: 43468 MGZ-J10 (ABS)
Capa corrente CBR250R
COD: 43468MGZ-J10
Última edição por Mateus Grillo em Ter Mar 03, 2015 10:28 am, editado 1 vez(es)
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