Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
+26
PEDRO FELIPE SANTIAGO FIL
Everson Tomaz Bacete
Arthur Medeiros
luizcruz
MichAlmeida
Thiago de Paula Araújo
luiz60
Renato Pagano
CLAUDINEI DE GOIS
MARCIO KOZAK
m@gro
fatoledo67
rickbrand77
Marcos Ávila
Jones*
RNAraujo
Massako
rodrigo almeida
Marcos Oliveira
Mateus Grillo
Marcuscb
Mmcampos
Renato Aguias RP
CHARTÃO
JulianZ
Douglas
30 participantes
:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 2 de 10
Página 2 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Eu também não faço questão de utilizar serviço de concessionária há anos. Serviço meia boca mesmo e ainda por cima caríssimo!
Convidado- Convidado
O loco..facada, aqui eu relatei ao mecânico da Honda e perguntei se tinha que pagar só para ver a resposta dele.
E ele disse para ficar sossegado que não era nada pois a moto esta na garantia. E fez rapidinho e na hora para mim.
E ele disse para ficar sossegado que não era nada pois a moto esta na garantia. E fez rapidinho e na hora para mim.
k3p13r escreveu:Tive que comprar o líquido. Levei os 900ml restantes pra casa. Mais caro que gasolina esse liquido.
Devo denunciar no SAC Honda? O que acham?
CHARTÃO- Moderador
Pontos : 504
Pessoal,
Alguém, após ter completado, observou a baixa do líquido do arrefecimento ?
Alguém, após ter completado, observou a baixa do líquido do arrefecimento ?
Convidado- Convidado
A minha não abaixou nada.
JulianZ- Profissional
Pontos : 1244
Cara aqui na CC da minha cidade completaram para mim sem nenhum custo adicional, e desde então não abaixou.
k3p13r escreveu:Passei hoje na Honda Fort Motos. Relatei o problema na oficina.
Eles disseram: "vai pegar uns 100ml somente. Não se preocupe."
Realmente pegou 100ml no reservatório.
O que não gostei. Tive que comprar por R$ 55,00 reais um litro do liquido original Honda.
Dica ! Vá numa concessionária Honda automóveis e compre um galão com 3,6l por R$89,00. Se você tem carro já pode usar na moto e no carro. Esse produto da Honda é um dos melhores do mercado.
Mmcampos- Pleno
Pontos : 684
k3p13r a minha veio baixo mais completei na cc sem custo e não baixou mais, a sua esta baixando?
Renato Aguias RP- Amador
Pontos : 169
Não tenho certeza. Mais vou verificar com cuidado.
Convidado- Convidado
A minha continua com a mesma quantidade depois que a CC completou.....esta tudo rosa......mas a codorninha não ficou gay he he.
CHARTÃO- Moderador
Depois que completei também não baixou o nivel.
No meu caso eles deixaram no nível quase mínimo. Vou completar até o máximo e daí se eu realmente perceber que está sumindo dou entrada na garantia.
Meus carros nunca baixaram nada. Rodo dois anos e troco todo o fluido. Nunca baixa. É normal que seja assim. Se baixar, tem algo vazando.
Meus carros nunca baixaram nada. Rodo dois anos e troco todo o fluido. Nunca baixa. É normal que seja assim. Se baixar, tem algo vazando.
Convidado- Convidado
Gente,
Cheguei no trabalho e ao estacionar tive uma surpresa. Ventoinha ligada e a moto "mijando" o liquido do reservatório pelo suspiro.
Já não sei o que fazer. Já levei em duas lojas da Honda aqui e os mecânicos dizem que é normal baixar. Mas o manual diz que não!
Vou comprar um ma garrafa de aditivo por semana? Por quase 60 Reais?
Graças a Deus a luz de aquecimento nunca acendeu.
Que tenso!
Cheguei no trabalho e ao estacionar tive uma surpresa. Ventoinha ligada e a moto "mijando" o liquido do reservatório pelo suspiro.
Já não sei o que fazer. Já levei em duas lojas da Honda aqui e os mecânicos dizem que é normal baixar. Mas o manual diz que não!
Que tenso!
Convidado- Convidado
Olha a minha quando a CC completou vazou pelo suspiro na CC e depois quando andei e depois parou.
O nivel esta cheinho...bem rosa....se olhar por baixo da moto da para ver certinho que esta cheio.
Nada de vazar até agora
O nivel esta cheinho...bem rosa....se olhar por baixo da moto da para ver certinho que esta cheio.
Nada de vazar até agora
k3p13r escreveu:Gente,
Que tenso!
CHARTÃO- Moderador
Mas qdo precisou vc completar, o reservatório tava com pouco ou nenhum fluido?
Convidado- Convidado
O meu tava no minimo, agora quanto a ligar a ventoinha normal principalmente se você pegar transito de cidade e junta o calor ai de Fortaleza, mais quanto a estar baixando ou vazando acho ideal você procurar um mecânico fora da cc e avaliar pois não e normal não.
Renato Aguias RP- Amador
O liquido arrefecedor estava vazando pela tampa do reservatório de plástico ou na tampa do radiador?
O reservatório de plástico que o nome correto é reservatório de expansão (onde se completa o nível), tem a finalidade armazenar o liquido do arrefecedor, abaixo explicarei melhor.
O radiador possui uma tampa que por sua vez possui duas válvulas, uma de pressão que "abre" quando ocorre uma expansão do liquido após atingir a pressão estabelecida pelo fabricante. Neste caso ao "abrir" o liquido é direcionado para o reservatório de expansão (plástico), a finalidade deste sistema é não haver perda do liquido. Quando o liquido arrefecedor voltar para uma temperatura aceitável no radiador, tenderia haver um vácuo, no entanto agora atua a segunda válvula da tampa do radiador a de depressão (vácuo). Neste caso o diferencial de pressão internamente no radiador em relação ao reservatório de plástico que é o de expansão, "abre" a válvula de vácuo que também se localizada na tampa, agora o liquido se direciona do reservatório de expansão para o radiador.
Este sistema é conhecido como sistema selado pois não há perda de liquido arrefecedor, quanto ao nível correto é entre o mínimo e o máximo.
Aguardo retorno onde está ocorrendo o vazamento.
Abraço.
O reservatório de plástico que o nome correto é reservatório de expansão (onde se completa o nível), tem a finalidade armazenar o liquido do arrefecedor, abaixo explicarei melhor.
O radiador possui uma tampa que por sua vez possui duas válvulas, uma de pressão que "abre" quando ocorre uma expansão do liquido após atingir a pressão estabelecida pelo fabricante. Neste caso ao "abrir" o liquido é direcionado para o reservatório de expansão (plástico), a finalidade deste sistema é não haver perda do liquido. Quando o liquido arrefecedor voltar para uma temperatura aceitável no radiador, tenderia haver um vácuo, no entanto agora atua a segunda válvula da tampa do radiador a de depressão (vácuo). Neste caso o diferencial de pressão internamente no radiador em relação ao reservatório de plástico que é o de expansão, "abre" a válvula de vácuo que também se localizada na tampa, agora o liquido se direciona do reservatório de expansão para o radiador.
Este sistema é conhecido como sistema selado pois não há perda de liquido arrefecedor, quanto ao nível correto é entre o mínimo e o máximo.
Aguardo retorno onde está ocorrendo o vazamento.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
Pontos : 3552
Próximo ao pezinho ou descanso tem um suspiro. Esta saindo por esse suspiro, ao que percebi o reservatório está seco. Deduzo que saiu do reservatório de expansão.
A tampa do radiador tem um acesso bem difícil na 500x, mas acho q não tem suspiro naquela região.
A tampa do radiador tem um acesso bem difícil na 500x, mas acho q não tem suspiro naquela região.
Convidado- Convidado
Acho que você deveria evitar andar e levar ao mecânico para não correr risco de danificar o motor por excesso de temperatura.
Renato Aguias RP- Amador
Na realidade na tampa do radiador tem uma mangueira que é ligada ao reservatório de expansão. Para mim o que está ocorrendo o nível do reservatório está sendo completado no máximo ou acima dele. Ao ocorrer o retorno do liquido arrefecedor do radiador para o reservatório como descrevi no e-mail anterior, está condicionando excesso por isto está saindo pelo respiro.
Providencie o abastecimento no nível correto, ande com a moto em local tranquilo de segunda marcha e efetue troca de marcha reduzindo para primeira e voltando a segunda, até que se arme a ventoinha veja se ainda ocorre perda do liquido.
Quando a ventoinha arma, entendo que chegou a um delta de temperatura que se faz necessário arrefecimento adicional, neste ponto a válvula de pressão do radiador pode estar abrindo condicionado parte do liquido para o reservatório de expansão, havendo excesso irá para atmosfera através de respiro, esta descrição é de um sistema que funciona de forma perfeita.
Quanto a minha moto, o nível está baixo irei completar até no mínimo com o motor frio.
Lembro que ao se executar reparo no sistema de arrefecimento tais como: substituição de mangueiras, radiador ou qualquer reparo em que se drene o liquido do radiador, este liquido deve ser completado primeiro no radiador, logo após tampar o mesmo e abastece o reservatório de expansão, lembro que o nível é entre as duas marcas.
Abraço.
Providencie o abastecimento no nível correto, ande com a moto em local tranquilo de segunda marcha e efetue troca de marcha reduzindo para primeira e voltando a segunda, até que se arme a ventoinha veja se ainda ocorre perda do liquido.
Quando a ventoinha arma, entendo que chegou a um delta de temperatura que se faz necessário arrefecimento adicional, neste ponto a válvula de pressão do radiador pode estar abrindo condicionado parte do liquido para o reservatório de expansão, havendo excesso irá para atmosfera através de respiro, esta descrição é de um sistema que funciona de forma perfeita.
Quanto a minha moto, o nível está baixo irei completar até no mínimo com o motor frio.
Lembro que ao se executar reparo no sistema de arrefecimento tais como: substituição de mangueiras, radiador ou qualquer reparo em que se drene o liquido do radiador, este liquido deve ser completado primeiro no radiador, logo após tampar o mesmo e abastece o reservatório de expansão, lembro que o nível é entre as duas marcas.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
Meu relato tem como objetivo esclarecer o funcionamento do sistema tendo o propósito de lhe dar subsidio para conversar na concessionaria, pois como a moto esta garantia acione a mesma. Lembro que agora terá argumento técnico para conversar, sanando o problema que penso eu ser fácil de ser resolvido.
Abraço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
Obrigado pela atenção!
E me perdoem. Estou teclando de celular. As vezes tendo a abreviar.
O duro é ir na concessionária e só ouvir que é assim mesmo. É normal. Os mecânicos acostumados só a mecher em titan. Dai vendem uma garrafa por quase 60 reais.
Não foi completada em excesso. Eu acho que tem ar no sistema. Mas nesse caso o ar empurra o liquido pra fora quando o motor estiver quente.
Vou completar em casa ate o máximo com o motor frio e se insistir vou abrir a garantia.
Não queria me assustar mas ao ver no reclame aqui a honda não responde nenhuma reclamação.
PS.: revisão de 1000km já realizada.
E me perdoem. Estou teclando de celular. As vezes tendo a abreviar.
O duro é ir na concessionária e só ouvir que é assim mesmo. É normal. Os mecânicos acostumados só a mecher em titan. Dai vendem uma garrafa por quase 60 reais.
Não foi completada em excesso. Eu acho que tem ar no sistema. Mas nesse caso o ar empurra o liquido pra fora quando o motor estiver quente.
Vou completar em casa ate o máximo com o motor frio e se insistir vou abrir a garantia.
Não queria me assustar mas ao ver no reclame aqui a honda não responde nenhuma reclamação.
PS.: revisão de 1000km já realizada.
Convidado- Convidado
Caso for a concessionária peça para abrir a tampa do radiador, tomar cuidado caso o motor estiver quente, tem que esperar esfriar, verificar se o mesmo está cheio. Fechar o sistema e deixar o nível do reservatório entre as duas marcas.
Posterirmente observe como vai comportar o sistema (vazamento) ao ser acionada a ventoinha.
Abraço.
Posterirmente observe como vai comportar o sistema (vazamento) ao ser acionada a ventoinha.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
Kepler, você percebeu se aquela tampa preta do tanque de expansão está bem fixado/vedado?k3p13r escreveu:Gente,
Que tenso!
Talvez e apenas talvez como a moto ainda está no amaciamento tenha uma perca de líquido.
Também é necessário pouca coisa pra encher o tanque de expansão, quando completei da minha X coloquei acho que não mais que 50ml, pouca coisa mesmo. O negócio é ir observando e completar quando baixar. Deixa eu te perguntar: quantas vezes você teve que encher este tanque? Quantas vezes percebeu que o nível tinha baixado?
Abraços!
k3p13r,
Parece ser básico, mas lhe pergunto, quanto adicionou liquido qual posição se encontrava a moto? Ou seja, posicionada no cavalete central caso você tenha instalado ou no suporte lateral, pois em se tratando de nível a moto deve estar inclinada.
Abraço.
Parece ser básico, mas lhe pergunto, quanto adicionou liquido qual posição se encontrava a moto? Ou seja, posicionada no cavalete central caso você tenha instalado ou no suporte lateral, pois em se tratando de nível a moto deve estar inclinada.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
Errata,
Em se tratando de nível, a moto não deve estar inclinada.
Desculpe digitei rápido.
Em se tratando de nível, a moto não deve estar inclinada.
Desculpe digitei rápido.
Marcos Oliveira- Mestre
Gente,
Vocês estavam certos. O problema foi outro. Vou abrir um post e enviar umas fotos.
Vocês estavam certos. O problema foi outro. Vou abrir um post e enviar umas fotos.
Convidado- Convidado
Página 2 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10