Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
+26
PEDRO FELIPE SANTIAGO FIL
Everson Tomaz Bacete
Arthur Medeiros
luizcruz
MichAlmeida
Thiago de Paula Araújo
luiz60
Renato Pagano
CLAUDINEI DE GOIS
MARCIO KOZAK
m@gro
fatoledo67
rickbrand77
Marcos Ávila
Jones*
RNAraujo
Massako
rodrigo almeida
Marcos Oliveira
Mateus Grillo
Marcuscb
Mmcampos
Renato Aguias RP
CHARTÃO
JulianZ
Douglas
30 participantes
:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 9 de 10
Página 9 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
KKKKK essa eu nunca tinha ouvido falar Teles, conta essa historia do Anão.
Convidado- Convidado
Isso mesmo JulianZ eu olho com ela inclinada.JulianZ escreveu:Na verdade ela tem duas faixas, reparem no reservatorio, uma para verificar ela inclinada e outra para verificar ela reta, então tanto faz,
rodrigo almeida- Amador
Pontos : 190
Eu entendo que as duas faixas se referem ao nível mínimo e ao máximo com a moto nivelada, pelo menos é o que consta no manual.
Abraço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
Pontos : 3552
Agora independente se deve olhar ela inclinada ou de pé, é um lagarzinho desgraçado pra conferir.
Convidado- Convidado
O nível do liquido na minha moto abaixo um pouco, eu olhei na honda custa 56,00 o litro. O motul custa 38,00 o litro e o composto é o monoetilenoglicol, posso misturar os dois ?
rodrigo almeida- Amador
Rodrigo,
Não acho prudente misturar e não é normal baixar o nível no reservatório de expansão. Qual a média de km que o nível fica abaixo do normal?
Abraços.
Não acho prudente misturar e não é normal baixar o nível no reservatório de expansão. Qual a média de km que o nível fica abaixo do normal?
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Depois que completei acho que ja rodei uns 5000km, mas como eu disse antes baixa muito devagar. Qual o volume do liquido de arrefecimemto caso eu tenha que trocar, alguem sabe?
rodrigo almeida- Amador
Faça uma inspeção visual nos parafusos de fixação da bomba d' água, para ver se há indícios de vazamentos. Estou fora da casa viu olhar e te falo.
Marcos Oliveira- Mestre
vou olharMarcos Oliveira escreveu:Faça uma inspeção visual nos parafusos de fixação da bomba d' água, para ver se há indícios de vazamentos. Estou fora da casa viu olhar e te falo.
rodrigo almeida- Amador
1.800km e tive que completar o bendito, estava abaixo do nível... Tomara que não volte a acontecer tão rapidamente!
Arthur Medeiros- Júnior
Pontos : 113
Olá a todos,
Apenas um feedback sobre o meu caso do liquido do arrefecimento. Levei na CC eles completaram e me disseram que isso é normal.
Explicação: As mangueiras e outros componentes internos do arrefecimento, com o aquecimento dilatam e com isso o nível baixa.
Bom , enfim , não era um problema e as experiências aqui são tecnicamente as mesmas, salvo alguns casos que haja vazamento mesmo.
Valeu
Abs.,
Michael
Apenas um feedback sobre o meu caso do liquido do arrefecimento. Levei na CC eles completaram e me disseram que isso é normal.
Explicação: As mangueiras e outros componentes internos do arrefecimento, com o aquecimento dilatam e com isso o nível baixa.
Bom , enfim , não era um problema e as experiências aqui são tecnicamente as mesmas, salvo alguns casos que haja vazamento mesmo.
Valeu
Abs.,
Michael
MichAlmeida- Júnior
Pontos : 25
Obrigado pelo retorno, na minha moto completou com 1.000 km atualmente possui 13.500 km, não foi necessário completar mais. Caso tenha que completar novamente anote quantos km a moto rodou após a última verificação e qual a quantidade necessária para se obter o nível correto. No mais boas estradas, abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Boa tarde a todos!
completando apenas 300 km completos, sumiu definitivamente o liquido de arrefecimento do reservatório, dei uma olhada boa nas mangueiras e motor inclusive na parte de baixo do reservatório, pensei que estivesse danificado, mas nada tudo está ok.
E´normal isso ? posso completar sem que antes comunique a concessionária?... lembrando que a moto está parada, depois que me deparei com esse problema não liguei mais o motor.
Obrigado a todos!
completando apenas 300 km completos, sumiu definitivamente o liquido de arrefecimento do reservatório, dei uma olhada boa nas mangueiras e motor inclusive na parte de baixo do reservatório, pensei que estivesse danificado, mas nada tudo está ok.
E´normal isso ? posso completar sem que antes comunique a concessionária?... lembrando que a moto está parada, depois que me deparei com esse problema não liguei mais o motor.
Obrigado a todos!
Everson,
Quantos km tem sua moto e o tempo de uso?
A maioria das motos foram entregues com o nível do reservatório abaixo do normal, em suma teve que completar.
O radiador do motor é completo com líquido arrefecedor, o mesmo possui uma tampa. Esta por sua vez possui duas válvulas, uma de pressão que tem a finalidade de retardar o ponto de ebulição do líquido. Quando está válvula "abre" há um alívio de pressão para o reservatório de expansão. A uns 30 anos atrás, quando ocorria este fato o líquido era direcionado para a atmosfera. Neste caso havia sempre a necessidade de completar o radiador. Com o sistema selado, há o reservatório de expansão, que armazena o líquido de arrefecinento ao "abrir" a citada válvula de pressão. Você deve estar pensando, o radiador vai perdendo o líquido... No entanto quando ocorre um diferencial de pressão internamente do radiado, em relação a pressão atmosferica (líquido no reservatório de expansão). A segunda válvula da tampa do radiador (vácuo), "abre" retornando parte do líquido do reservatório de expansão para o radiador, equalizando a pressão. Esta é apenas uma descrição básica, omite alguns pontos muito técnico.
Claro que ao serviçar o sistema de arrefecinento, o radiador é completado, a tampa do mesmo é posicionada e se adiciona o líquido de arrefecinento também no reservatório, dentro do nível indicado.
Tampa do radiador:
Abraços.
Quantos km tem sua moto e o tempo de uso?
A maioria das motos foram entregues com o nível do reservatório abaixo do normal, em suma teve que completar.
O radiador do motor é completo com líquido arrefecedor, o mesmo possui uma tampa. Esta por sua vez possui duas válvulas, uma de pressão que tem a finalidade de retardar o ponto de ebulição do líquido. Quando está válvula "abre" há um alívio de pressão para o reservatório de expansão. A uns 30 anos atrás, quando ocorria este fato o líquido era direcionado para a atmosfera. Neste caso havia sempre a necessidade de completar o radiador. Com o sistema selado, há o reservatório de expansão, que armazena o líquido de arrefecinento ao "abrir" a citada válvula de pressão. Você deve estar pensando, o radiador vai perdendo o líquido... No entanto quando ocorre um diferencial de pressão internamente do radiado, em relação a pressão atmosferica (líquido no reservatório de expansão). A segunda válvula da tampa do radiador (vácuo), "abre" retornando parte do líquido do reservatório de expansão para o radiador, equalizando a pressão. Esta é apenas uma descrição básica, omite alguns pontos muito técnico.
Claro que ao serviçar o sistema de arrefecinento, o radiador é completado, a tampa do mesmo é posicionada e se adiciona o líquido de arrefecinento também no reservatório, dentro do nível indicado.
Tampa do radiador:
Abraços.
Última edição por Marcos Oliveira em Seg Jan 25, 2016 8:05 am, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
Só um adendo; Usei uma seringa grande e um pedaço de garrote pra completar o nível de líquido sem ter que desaparafusar aquelas partes da carenagem, fica fácil o acesso.ao tanque, e qualquer farmácia vtrm isso, gastwi 3,50, mais 47,00 do litro comprei direto na CC.
Arthur Medeiros- Júnior
Pontos : 113
Marcos Oliveira, recebi ela em Dezembro de 2015, e está com 300 Km rodados, obrigado por esclarecer minha duvida, eu imaginava que o radiador também estaria com o nível baixo, apesar o liquido ''desaparecer'' do reservatório afetaria também a reposição no próprio radiador, com certeza vou completar o nível com liquido e acompanhar daqui pra frente pra ver se pode ocorrer vazamentos em algum ponto do sistema.
Obrigado!
Obrigado!
Everson,
Adicionei um desenho da tampa do radiador ao comentário, para melhor compreensão, de uma olhada.
Abraço.
Adicionei um desenho da tampa do radiador ao comentário, para melhor compreensão, de uma olhada.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
Como esta na garantia vá a CC e peça para adicionar não pode haver nenhum ônus para você.
Abraço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
Marcos Oliveira,
Olhei a imagem da tampa e de como funciona, esclareceu muito e tenho outra visão do que acontece no sistema.
Então é melhor ver com a CC a melhor forma de resolver isso, achei que eu completando não teria problemas, mas acredito que comunicando a eles será melhor.
Obrigado!
Olhei a imagem da tampa e de como funciona, esclareceu muito e tenho outra visão do que acontece no sistema.
Então é melhor ver com a CC a melhor forma de resolver isso, achei que eu completando não teria problemas, mas acredito que comunicando a eles será melhor.
Obrigado!
Com certeza Everson não faça nada sem falar com a cc antes. Até que esta na garantia aconselhamos a ninguem mexer na moto, inclusive muitos aqui fazem esse procecedimento, esperam vencer a garantia para mexer em coisas masi complexas da moto pois qualquer motivo eles podem alegam que a moto foi mexida sem autorização da cc.
Convidado- Convidado
Daniel K e Marcos Oliveira,
Entrei em contato com a CC, e eles vão vir buscar a moto e levar para fazerem um pente fino nela, por estar na garantia.
Fica também aqui no grupo um relato do que pode ocorrer e que sirva de exemplo para aqueles casos citados pelo Daniel K, onde pessoas deixam vencer a garantia para depois mexer na moto, procurem fazer o correto.
Obrigado!
Entrei em contato com a CC, e eles vão vir buscar a moto e levar para fazerem um pente fino nela, por estar na garantia.
Fica também aqui no grupo um relato do que pode ocorrer e que sirva de exemplo para aqueles casos citados pelo Daniel K, onde pessoas deixam vencer a garantia para depois mexer na moto, procurem fazer o correto.
Obrigado!
Isto ai Everson, fez o correto, enquanto esta na garantia deixa por conta da cc. Sempre acompanhando seu trabalho, mas deixa a responsabilidade com eles.
Convidado- Convidado
Bom dia.
Todas vem nesse nível, que é o certo. Dificilmente abaixa. A minha CB500X esta com 17.000 km e 1 ano e meio de uso e não baixou nada. Não é aconselhavel o uso de agua como complemento. Optei em pagar 60 Dilmas em um litro na Concessionaria e guardar para futuras reposições ou troca.
Todas vem nesse nível, que é o certo. Dificilmente abaixa. A minha CB500X esta com 17.000 km e 1 ano e meio de uso e não baixou nada. Não é aconselhavel o uso de agua como complemento. Optei em pagar 60 Dilmas em um litro na Concessionaria e guardar para futuras reposições ou troca.
PEDRO FELIPE SANTIAGO FIL- Júnior
Pontos : 2
Eu ia comprar de outra marca, mas consegui por 41 reais na cc da minha cidade.PEDRO FELIPE SANTIAGO FIL escreveu:Bom dia.
rodrigo almeida- Amador
Boa noite!
A minha maquina ainda permanece na CC, assim que eles me trazerem eu vejo o ocorrido e posto aqui para que todos possam saber os prováveis problemas que podem ocorrer.
Obriado!
A minha maquina ainda permanece na CC, assim que eles me trazerem eu vejo o ocorrido e posto aqui para que todos possam saber os prováveis problemas que podem ocorrer.
Obriado!
Página 9 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10