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:: Manutenção :: Mecânica Geral
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Compre água desmineralizada e complete o reservatório. Não ande com ele abaixo do minimo.
Se puder compre uma garrafa de motul motocool e complete.
Fica de olho no nível.
Se não baixar fica sussa.
Se puder compre uma garrafa de motul motocool e complete.
Fica de olho no nível.
Se não baixar fica sussa.
Última edição por k3p13r em Dom Jun 14, 2015 9:25 am, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Como sua aquisição foi recente não abra mão de levar a CC, é a melhor opção.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Se conseguir achar esse na sua cidade:
http://www.marquinhomotos.com.br/aditivo-para-radiador-inugel-1-litro-motul/p
Compre e complete, ele é mais barato que a garrafa de 900ml que vendem na Honda (Liquido verde).
O líquido que vem de fábrica é azul, da cor desse motul, desconfio até que vem abastecido com ele. Mas as CCs precisam vender os produtos com a logo da Honda né?
Mesmo assim não deixe de levar na CCs e solicitar entrada na oficina para inspecionar o seu sistema. Eles devem pedir pra ficar uns 3 dias com a moto para analisar.
O risco é andar com o reservatório seco. Melhor por água desmineralizada do que andar seco.
http://www.marquinhomotos.com.br/aditivo-para-radiador-inugel-1-litro-motul/p
Compre e complete, ele é mais barato que a garrafa de 900ml que vendem na Honda (Liquido verde).
O líquido que vem de fábrica é azul, da cor desse motul, desconfio até que vem abastecido com ele. Mas as CCs precisam vender os produtos com a logo da Honda né?
Mesmo assim não deixe de levar na CCs e solicitar entrada na oficina para inspecionar o seu sistema. Eles devem pedir pra ficar uns 3 dias com a moto para analisar.
O risco é andar com o reservatório seco. Melhor por água desmineralizada do que andar seco.
Convidado- Convidado
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Prezados, no meu caso a CC provavelmente entregou com o nível baixo. Após ler o manual e "achar" o reservatório (parece que esconderam o dito cujo, praticamente tem que encostar a orelha no chão para vê-lo). Fui na CC e completaram sem ter que tirar a carenagem através de um frasco flexível que tem um canudo na ponta(tipo os utilizados em laboratórios de análise clínicas)tipo esse:
http://www.pro-analise.com.br/webroot/loja/frasco/232-frasco-lavador-em-pe-ld-flexivel-brand.html
somente abrindo a tampa do compartimento... Talvez seja melhor fazer assim do que ficar desmontando a tampa lateral esquerda...
Na revisão de 1000 km completaram novamente. Lendo os posts fiquei preocupado... Acabei de checar e está tudo ok com o óleo e com o etilenoglicol, mas hj senti a ventoinha ligando repetidamente, é bom ficar de olho...
Aconselho a quem vem sofrendo com repetidas completadas a informar a Honda da Amazônia, pois pode dar até recall ...
http://www.pro-analise.com.br/webroot/loja/frasco/232-frasco-lavador-em-pe-ld-flexivel-brand.html
somente abrindo a tampa do compartimento... Talvez seja melhor fazer assim do que ficar desmontando a tampa lateral esquerda...
Na revisão de 1000 km completaram novamente. Lendo os posts fiquei preocupado... Acabei de checar e está tudo ok com o óleo e com o etilenoglicol, mas hj senti a ventoinha ligando repetidamente, é bom ficar de olho...
Aconselho a quem vem sofrendo com repetidas completadas a informar a Honda da Amazônia, pois pode dar até recall ...
rickbrand77- Pleno
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
O procedimento para adicionar liquido no reserva reservatório de expansão, gosta no manual do proprietário. Inclusive índica qual e a tampa lateral a ser removida, caso não se tenha o frasco mencionado no post anterior.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Hoje levei ela na CC e dei aquela bronca no pessoal, eles disseram que eu podia ter rodado na moto tranquilo que ali é apenas um reservatório de expansão e blá blá blá, eu como não entendo nada tive de engolir, colocaram um liquido rosa lá gratuitamente, realmente não coube quase nada então nem vi o preço para futuras reposições, vou ficar de olho.
Marcos Ávila- Amador
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Marcos Oliveira escreveu:O liquido arrefecedor estava vazando pela tampa do reservatório de plástico ou na tampa do radiador?
O reservatório de plástico que o nome correto é reservatório de expansão (onde se completa o nível), tem a finalidade armazenar o liquido do arrefecedor, abaixo explicarei melhor.
O radiador possui uma tampa que por sua vez possui duas válvulas, uma de pressão que "abre" quando ocorre uma expansão do liquido após atingir a pressão estabelecida pelo fabricante. Neste caso ao "abrir" o liquido é direcionado para o reservatório de expansão (plástico), a finalidade deste sistema é não haver perda do liquido. Quando o liquido arrefecedor voltar para uma temperatura aceitável no radiador, tenderia haver um vácuo, no entanto agora atua a segunda válvula da tampa do radiador a de depressão (vácuo). Neste caso o diferencial de pressão internamente no radiador em relação ao reservatório de plástico que é o de expansão, "abre" a válvula de vácuo que também se localizada na tampa, agora o liquido se direciona do reservatório de expansão para o radiador.
Este sistema é conhecido como sistema selado pois não há perda de liquido arrefecedor, quanto ao nível correto é entre o mínimo e o máximo.
Aguardo retorno onde está ocorrendo o vazamento.
Abraço.
Ávila,
De uma lida no texto acima, é uma explicação sucinta sobre o sistema.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Vazamento Liquido arrefecimento
Tenho uma CB500XA - 2015 com 5.700 Km, ontem quando voltava de uma viagem, sendo que andei +/- 400 Km, ao estacionar a moto na garagem e desligar o motor, começou a vazar liquido de cor azul, sendo este do arrefecimento, estava completamente frio, estranho pois o motor estava com a ventoinha ligada quando desliguei a chave de ignição. Notei que este fato não aconteceu somente na minha moto, e também não aceito que foi excesso liberado, pois nunca pingou dos 1.000 Km até os 5.700 Km, ou seja, já viajei em dia de sol intenso 37º C e nada vazou. Acredito que a bomba de água, válvula termostática ou válvula do tanque de expansão não estão atuando adequadamente, isto estou comentando sem conhecimento técnico. Vou aguardar a resposta da CC. Mas estou frustado em pagar R$ 27.500,00 e ficar a pé por problema mecânico, como está na garantia se não for sanado a saída é judicial, pois caracteriza vicio de fabricação.
Última edição por fatoledo67 em Ter Jul 21, 2015 12:40 pm, editado 1 vez(es)
fatoledo67- Júnior
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Tem de esperar uma avaliação da CC, mas me chama a atenção o líquido ter caído no chão e segundo seu relato frio. Neste caso com a ventoinha ligada, caracterizando ter atingindo a temperatura para "armar" a mesma. Concluindo, para ter ocorrido o fato o líquido frio só poderia ter sido do reservatório de expansão, neste caso verificou se o mesmo estava vazio ou com algum dano que justifique o vazamento.
Quanto a problemas na bomba de' água não é epidemia pois com tantos membros no fórum só houve um caso de falha da mesma.
Abraços.
Quanto a problemas na bomba de' água não é epidemia pois com tantos membros no fórum só houve um caso de falha da mesma.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Não sou a pessoa mais tecnica no assunto, mas, minha opinião a respeito é que esse tipo de ocorrências estão ligadas diretamente ao fato de que essas motos estão sendo entregues sem a quantidade de liquido arrefecedor devido. Ao rodar com liquido em quantidade menor o sistema acaba por puxar AR no lugar de liquido que deveria estar no reservatório.
Há um total despreparo dos mecânicos quanto ao assunto, no facebook sempre vejo relatos de proprietários e suas experiências com os mecânicos, é normal, é assim mesmo...
No ato da retirada da minha moto da garantia ao conferir o reservatório, lá estava ele vazio! Ao chamar a atenção do gerente o problema foi rapidamente corrigido.
Na loja vi a peça velha, as notas de serviço e fiscais, ou seja, falta preparo!
mas isso é uma opinião pessoal.
Fatoledo,
Curiosamente a minha apresentou o mesmo problema em situação semelhante e com km bem parecidos.
Há um total despreparo dos mecânicos quanto ao assunto, no facebook sempre vejo relatos de proprietários e suas experiências com os mecânicos, é normal, é assim mesmo...
No ato da retirada da minha moto da garantia ao conferir o reservatório, lá estava ele vazio! Ao chamar a atenção do gerente o problema foi rapidamente corrigido.
Na loja vi a peça velha, as notas de serviço e fiscais, ou seja, falta preparo!
mas isso é uma opinião pessoal.
Fatoledo,
Curiosamente a minha apresentou o mesmo problema em situação semelhante e com km bem parecidos.
Convidado- Convidado
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Marcos Oliveira escreveu:Marcos Oliveira escreveu:O liquido arrefecedor estava vazando pela tampa do reservatório de plástico ou na tampa do radiador?
O reservatório de plástico que o nome correto é reservatório de expansão (onde se completa o nível), tem a finalidade armazenar o liquido do arrefecedor, abaixo explicarei melhor.
O radiador possui uma tampa que por sua vez possui duas válvulas, uma de pressão que "abre" quando ocorre uma expansão do liquido após atingir a pressão estabelecida pelo fabricante. Neste caso ao "abrir" o liquido é direcionado para o reservatório de expansão (plástico), a finalidade deste sistema é não haver perda do liquido. Quando o liquido arrefecedor voltar para uma temperatura aceitável no radiador, tenderia haver um vácuo, no entanto agora atua a segunda válvula da tampa do radiador a de depressão (vácuo). Neste caso o diferencial de pressão internamente no radiador em relação ao reservatório de plástico que é o de expansão, "abre" a válvula de vácuo que também se localizada na tampa, agora o liquido se direciona do reservatório de expansão para o radiador.
Este sistema é conhecido como sistema selado pois não há perda de liquido arrefecedor, quanto ao nível correto é entre o mínimo e o máximo.
Aguardo retorno onde está ocorrendo o vazamento.
Abraço.
Ávila,
De uma lida no texto acima, é uma explicação sucinta sobre o sistema.
Abraços.
Acredito que não havendo líquido de arrefecimento no reservatório de expansão, para afetar a bomba d' água o radiador deveria também estar com uma quantidade ínfima. Fato este que ficaria propício a superaquecimento, a bomba d' água ao ser acionada pelo motor não havendo líquido "queimará" o selo(vedação), consequência vazamento.
Acredito por ter visto vários casos de falhas de bomba d' água em motores diesel de várias cilindradas (3 a 175 litros). Que as falhas são relacionadas por dois motivos principais:
Processo:
Neste caso problemas condicionadas por mão de obra, manuseio da vedação de forma incorreta, utilização de ferramentas defeituosas e ou incorreta no processo de montagem do componente, dentre outras.
Falha de produto:
Problemas de fabricação da peças (selo).
É por isto que penso quando compramos um bem temos de utilizar sem moderação, principalmente no período de garantia. Pois havendo falha poderemos recorrer a garantia, a CC neste caso tem um prazo de até 30 dias para correção da falha.
Abraços.
Última edição por Marcos Oliveira em Qui Jun 18, 2015 9:11 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Então, vazamento pelo rompimento do selo da bomba.
Convidado- Convidado
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
A peça da bomba que mencionei é a vedação (selo), desculpem por não ter ficado claro.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Data de inscrição : 27/02/2015
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Localização : Caeté MG
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Olá,
Tenho uma CB500XA, agora com 5.900 km, com 5.700 km tive o 1º evento de problema com vazamento do liquido do arrefecimento, levei na CC e aproveitei para fazer a revisão dos 6.000 km, ou seja, cheguei a andar 200 km e vazou novamente. Parece que esta moto tem vicio de fabricação, notei aqui que tem várias CB500XA apresentando o mesmo defeito, pois reservatório seco ou nível baixo implica em vazamento. Com o motor frio o reservatório fica vazio, após circular com a moto, portanto com o motor quente o nível fica no minimo. Este vazamento ocorre de forma intermitente, não tenho mais confiança na moto e não posso viajar.
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Tenho uma CB500XA, agora com 5.900 km, com 5.700 km tive o 1º evento de problema com vazamento do liquido do arrefecimento, levei na CC e aproveitei para fazer a revisão dos 6.000 km, ou seja, cheguei a andar 200 km e vazou novamente. Parece que esta moto tem vicio de fabricação, notei aqui que tem várias CB500XA apresentando o mesmo defeito, pois reservatório seco ou nível baixo implica em vazamento. Com o motor frio o reservatório fica vazio, após circular com a moto, portanto com o motor quente o nível fica no minimo. Este vazamento ocorre de forma intermitente, não tenho mais confiança na moto e não posso viajar.
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Última edição por fatoledo67 em Ter Jul 21, 2015 12:44 pm, editado 1 vez(es)
fatoledo67- Júnior
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
A minha veio com nível baixo, a água foi completada, hoje está com quase 4 mil km e não abaixou mais.
JulianZ- Profissional
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
A minha também o nível estava baixo (praticamente vazio), completou aos 1000 km. Atualmente está com 6200 km, não houve alteração do nível.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
A minha depois que recebeu uma bomba d'agua novinha em folha não baixou mais. Inclusive marquei com caneta para CD as marcas de max e min.
Convidado- Convidado
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Apaguei o relato inicial, pois fui mal interpretado, embora não foi transgredia nenhuma regra do fórum.
Mas de forma nenhuma irá me inibir de continuar sendo um membro ativo.
Abraços.
Mas de forma nenhuma irá me inibir de continuar sendo um membro ativo.
Abraços.
Última edição por Marcos Oliveira em Seg Jul 13, 2015 12:25 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Não me interessa defender marca A, B ou C como também não me interessa denegri-las. Porém, vejo que a postura do brasileiro é de proteger e defender o produto o qual ele possua, de marca e/ou modelo similar ao que possui. As vezes gerando uma quase expulsão dos círculos, quer sejam virtuais ou reais, das pessoas que levantam questões que põe em cheque a qualidade.
Sim, tudo está sujeito a problemas, porém, uns dão mais que outros, e isso é fato.
Se algum veículo me trouxe problemas e gerou prejuízos de qualquer que seja a esfera tenho total direito e digo mais, dever, de alertar outros consumidores. Afinal, eu não sou Honda, sou consumidor. Graças a atitudes como essas os consumidores se tornam fortes e as empresas ficam em alerta.
Não há vergonha em eu relatar que eu investi 27k em uma moto e essa apresentou falha. A vergonha no caso é da montadora. Pois em motocicletas inferiores a essa não ocorreram coisas tipo, banco laceando, acabamento espartano que descasca o tanque ou problemas mais sérios que envolvem arrefecimento.
Entre carros que já tive os mais bem conceituados estão entre os japoneses. Toyota, Honda e atual Nissan.
Porém em motos a Honda me deve em relação a Yamaha. Isso é o feedback pessoal. Pode ser bom pra mim e ruim para outros.
Sim, tudo está sujeito a problemas, porém, uns dão mais que outros, e isso é fato.
Se algum veículo me trouxe problemas e gerou prejuízos de qualquer que seja a esfera tenho total direito e digo mais, dever, de alertar outros consumidores. Afinal, eu não sou Honda, sou consumidor. Graças a atitudes como essas os consumidores se tornam fortes e as empresas ficam em alerta.
Não há vergonha em eu relatar que eu investi 27k em uma moto e essa apresentou falha. A vergonha no caso é da montadora. Pois em motocicletas inferiores a essa não ocorreram coisas tipo, banco laceando, acabamento espartano que descasca o tanque ou problemas mais sérios que envolvem arrefecimento.
Entre carros que já tive os mais bem conceituados estão entre os japoneses. Toyota, Honda e atual Nissan.
Porém em motos a Honda me deve em relação a Yamaha. Isso é o feedback pessoal. Pode ser bom pra mim e ruim para outros.
Convidado- Convidado
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Parece que fui mal interpretando no texto acima, acho melhor deletar para evitar uma ofensa a minha pessoa.
Tentei indicar a postura da fábrica ao deparar com problemas em seu produto, sim postura pois esta é a diferença para fidelizar o cliente. Irei apagar pois entrei neste fórum para aprender e quanto possível ajudar.
Abraços.
Tentei indicar a postura da fábrica ao deparar com problemas em seu produto, sim postura pois esta é a diferença para fidelizar o cliente. Irei apagar pois entrei neste fórum para aprender e quanto possível ajudar.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Não amigo, não levemos nada para o lado pessoal, nem tão pouco aqui é lugar de ofensas de qualquer espécie.
Creio que também fui mal interpretado. Minha intenção é adquirir conhecimentos, ajudar e ser ajudado.
Como participante de fóruns motociclísticos e automobilísticos há mais de dez anos percebo a tendencia nossa em meio que defender a "honra" da marca ou modelo que possuímos. Nada mais cabe acrescentar.
Creio que também fui mal interpretado. Minha intenção é adquirir conhecimentos, ajudar e ser ajudado.
Como participante de fóruns motociclísticos e automobilísticos há mais de dez anos percebo a tendencia nossa em meio que defender a "honra" da marca ou modelo que possuímos. Nada mais cabe acrescentar.
Convidado- Convidado
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Pois é, acho que é natural essa defesa, já que perdemos muito tempo pesquisando e procurando um produto que acabamos elegendo dentre vários como o "melhor" e após a compra, quando nos deparamos com opiniões contrárias a qualidade ou estética ou o que seja sobre o nosso produto, sentimos como se fosse algo ofensivo, mas é só uma opinião diferente.
K3pl3r, quando escreveste "não me interessa" minha primeira impressão foi de agressividade, mas depois que li o restante acabei entendendo o sentido da colocação.
Tua experiência com a moto não foi legal desde o inicio, imagino a frustração que sentiste, realmente é triste pagar um valor alto por um produto que acabe dando problemas logo de cara, mesmo tu sabendo que o produto é muito bom. No geral nosso pós venda ainda é muito deficiente em diversos aspectos, mas tudo depende de nós, as exigências de mercado somos nós que definimos, reclamando, exigindo e sempre em busca de algo melhor, faz certo em reclamar e alertas os possíveis consumidores e principalmente nós, os proprietários!
Fica tranquilo Oliveira, não precisava ter apagado o post, estamos aqui para debater, nunca todos teremos as mesmas opiniões e justamente essas diferenças que enriquecem um forum, imagine se todos pensássemos iguais, existiria só uma resposta para cada tópico, e provavelmente também teríamos só um modelo de moto... hehehe
Abração.
K3pl3r, quando escreveste "não me interessa" minha primeira impressão foi de agressividade, mas depois que li o restante acabei entendendo o sentido da colocação.
Tua experiência com a moto não foi legal desde o inicio, imagino a frustração que sentiste, realmente é triste pagar um valor alto por um produto que acabe dando problemas logo de cara, mesmo tu sabendo que o produto é muito bom. No geral nosso pós venda ainda é muito deficiente em diversos aspectos, mas tudo depende de nós, as exigências de mercado somos nós que definimos, reclamando, exigindo e sempre em busca de algo melhor, faz certo em reclamar e alertas os possíveis consumidores e principalmente nós, os proprietários!
Fica tranquilo Oliveira, não precisava ter apagado o post, estamos aqui para debater, nunca todos teremos as mesmas opiniões e justamente essas diferenças que enriquecem um forum, imagine se todos pensássemos iguais, existiria só uma resposta para cada tópico, e provavelmente também teríamos só um modelo de moto... hehehe
Abração.
Última edição por Mateus Grillo em Ter Jul 14, 2015 9:48 am, editado 1 vez(es)
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Na minha durante a revisão dos 1000 o mecânico completou o nível da água...cuidei pra não passar do máximo...e depois nunca mais olhei...vou ter que olhar isto....mas não tem vazamento...faz 15 dias que não rodo...é muita chuva por aqui...
m@gro- Júnior
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Localização : Cachoeira do Sul
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
15 dias na garagem? Eu sairia nem que fosse pra tomar chuva. Teria crise de abstinência.
Convidado- Convidado
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Fatoledo67, como está o andamento da moto com a CC?
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