Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
Sistema de arrefecimento CB500X.
+14
Alesn
Renato Pagano
William_M
lpolido
CHARTÃO
JulianZ
Mmcampos
SILVESTRE
Mateus Grillo
Douglas
m@gro
Thiago de Paula Araújo
André Dias
Marcos Oliveira
18 participantes
:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Sistema de arrefecimento CB500X.
Como problemas no sistema de arrefecimento já gerou algumas polemicas, estou descrevendo de forma básica os componentes deste sistema. O objetivo é familiarizar os membros com o sistema de arrefecimento por liquido, visto que alguns possuíam motocicletas sem esta características.
Radiador:
Além de ser o reservatório do sistema do liquido de arrefecimento, é através do mesmo que ocorre a "troca" de calor do liquido (arrefecimento). Esta "troca" de calor com a atmosfera ocorre de forma efetiva deslocando com a moto, desta forma o ar que vem de encontro ao radiador arrefece o liquido contido no mesmo. Para favorecer o arrefecimento o radiador possui aletas que favorece a dissipação de calor.
Tampa do radiador:
Possui duas válvulas uma de pressão, tem como objetivo retardar o ponto de ebulição do liquido de arrefecimento, quando a mesma "abre" direciona o liquido para o reservatório de expansão. A segunda válvula que é a de vácuo, tem a função de permitir que o liquido que foi enviado ao reservatório de expansão retorne ao radiador. Fato que ocorre quando houver um diferencial de pressão internamente no radiador em relação ao reservatório de expansão.
Reservatório de expansão:
Tem como objetivo de armazenar o liquido de arrefecimento quando ocorre a "abertura" da válvula de pressão do radiador, evitando a perda para a atmosfera.
Termostato:
Permite com que o motor funcione dentro de uma faixa de temperatura aceitável, no caso da CB500X o inicio de abertura da válvula termostática é entre 80 a 84 graus célsius, estando a mesma totalmente aberta a 95 graus célsius. Quando o termostato estiver "fechado" o liquido de arrefecimento circula apenas nas galerias internas do motor (cabeçote e bloco). Com o inicio de sua abertura o liquido é direcionado para a parte superior do radiador, para que ocorra o arrefecimento, como descrito anteriormente.
Bomba d' agua:
Tem como objetivo de efetuar a circulação forçada do liquido pela galerias internas do motor (bloco e cabeçote) e ao abrir o termostato permitira que o fluxo do liquido se direcione ao radiador.
Mangueira de derivação:
Estando o termostato "fechado", fato que impedira o direcionamento do liquido ao radiador, a mangueira de derivação permitira que o liquido de arrefecimento retorne a bomba d' agua, no lado de sucção da mesma.
Mangueiras:
Conduzem o liquido no sistema de arrefecimento.
Ventoinha:
Tem como objetivo de arrefecer o liquido contido no radiador, quando se fizer necessário, exemplo moto em baixa velocidade onde o fluxo de ar que vem de encontro ao radiador é baixo, sendo portando insuficiente para que se efetua a "troca" de calor. Nesta condição a ventoinha será acionada por um motor elétrico, que normalmente é comandado por um switch (interruptor) de temperatura que se localiza na galeria de arrefecimento no bloco do motor.
Mangueira sifão:
Esta conectada ao radiador abaixo da tampa, só há comunicação entre a mesma e o reservatório de expansão quando a válvula de pressão ou a válvula de vácuo da tampa abrirem.
Abaixo sistema de arrefecimento da CB500X:
Espero estar contribuindo para conhecimento com esta simples descrição sem entrar profundamente em termos técnicos.
Abraços.
Radiador:
Além de ser o reservatório do sistema do liquido de arrefecimento, é através do mesmo que ocorre a "troca" de calor do liquido (arrefecimento). Esta "troca" de calor com a atmosfera ocorre de forma efetiva deslocando com a moto, desta forma o ar que vem de encontro ao radiador arrefece o liquido contido no mesmo. Para favorecer o arrefecimento o radiador possui aletas que favorece a dissipação de calor.
Tampa do radiador:
Possui duas válvulas uma de pressão, tem como objetivo retardar o ponto de ebulição do liquido de arrefecimento, quando a mesma "abre" direciona o liquido para o reservatório de expansão. A segunda válvula que é a de vácuo, tem a função de permitir que o liquido que foi enviado ao reservatório de expansão retorne ao radiador. Fato que ocorre quando houver um diferencial de pressão internamente no radiador em relação ao reservatório de expansão.
Reservatório de expansão:
Tem como objetivo de armazenar o liquido de arrefecimento quando ocorre a "abertura" da válvula de pressão do radiador, evitando a perda para a atmosfera.
Termostato:
Permite com que o motor funcione dentro de uma faixa de temperatura aceitável, no caso da CB500X o inicio de abertura da válvula termostática é entre 80 a 84 graus célsius, estando a mesma totalmente aberta a 95 graus célsius. Quando o termostato estiver "fechado" o liquido de arrefecimento circula apenas nas galerias internas do motor (cabeçote e bloco). Com o inicio de sua abertura o liquido é direcionado para a parte superior do radiador, para que ocorra o arrefecimento, como descrito anteriormente.
Bomba d' agua:
Tem como objetivo de efetuar a circulação forçada do liquido pela galerias internas do motor (bloco e cabeçote) e ao abrir o termostato permitira que o fluxo do liquido se direcione ao radiador.
Mangueira de derivação:
Estando o termostato "fechado", fato que impedira o direcionamento do liquido ao radiador, a mangueira de derivação permitira que o liquido de arrefecimento retorne a bomba d' agua, no lado de sucção da mesma.
Mangueiras:
Conduzem o liquido no sistema de arrefecimento.
Ventoinha:
Tem como objetivo de arrefecer o liquido contido no radiador, quando se fizer necessário, exemplo moto em baixa velocidade onde o fluxo de ar que vem de encontro ao radiador é baixo, sendo portando insuficiente para que se efetua a "troca" de calor. Nesta condição a ventoinha será acionada por um motor elétrico, que normalmente é comandado por um switch (interruptor) de temperatura que se localiza na galeria de arrefecimento no bloco do motor.
Mangueira sifão:
Esta conectada ao radiador abaixo da tampa, só há comunicação entre a mesma e o reservatório de expansão quando a válvula de pressão ou a válvula de vácuo da tampa abrirem.
Abaixo sistema de arrefecimento da CB500X:
Espero estar contribuindo para conhecimento com esta simples descrição sem entrar profundamente em termos técnicos.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Bela aula de sistema de arrefecimento, Marcos! Deu pra compreender perfeitamente!
André Dias- Júnior
- Mensagens : 42
Pontos : 52
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 36
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Gostei muito, porém tenho que fazer um intensivo para familiarizar mais com os termos técnicos.rsrsrsr
Thiago de Paula Araújo- Amador
- Mensagens : 227
Pontos : 235
Data de inscrição : 23/06/2015
Idade : 41
Localização : Ipatinga MG
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Show o detalhamento do sistema de arrefecimento, parabéns.
m@gro- Júnior
- Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 11/05/2015
Idade : 69
Localização : Cachoeira do Sul
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Grato pelo elogio.
Forte abraços.
Forte abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Pessoal,
O Mateus, contribuiu com um novo desenho no tópico sobre a descrição do sistema de arrefecimento. Agora a visualização está mais clara, trabalho em equipe, obrigado.
Abraços.
O Mateus, contribuiu com um novo desenho no tópico sobre a descrição do sistema de arrefecimento. Agora a visualização está mais clara, trabalho em equipe, obrigado.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Esse fórum é demais! Muitas informações, todas boas e a galera sempre em sintonia pra ajudar!!!
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Parabéns amigo!
Realmente esse forúm é demais.
Com pouco tempo de existência e relativamente poucos tópicos já tem conteúdo mais consistente do que alguns forúns gringos.
Show de bola!
Realmente esse forúm é demais.
Com pouco tempo de existência e relativamente poucos tópicos já tem conteúdo mais consistente do que alguns forúns gringos.
Show de bola!
Convidado- Convidado
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Boa Oliveira, ótimo tópico!
Esclareceu muitas dúvidas sobre o sistema, após a leitura e a observação de como funciona o fluxo do fluído na ilustração da pra entender perfeitamente como funciona.
Abração.
Esclareceu muitas dúvidas sobre o sistema, após a leitura e a observação de como funciona o fluxo do fluído na ilustração da pra entender perfeitamente como funciona.
Abração.
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Mateus,
Trabalho em quatro mãos, afinal você aprimorou a ilustração, obrigado.
Abraços.
Trabalho em quatro mãos, afinal você aprimorou a ilustração, obrigado.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Marcos Oliveira,
Gostei da explanação sobre o sistema de arrefecimento. O que achei estranho no sistema da CB500X é a ventoinha parar de funcionar quando a ignição é desligada!
Abs,
E. Silvestre
Gostei da explanação sobre o sistema de arrefecimento. O que achei estranho no sistema da CB500X é a ventoinha parar de funcionar quando a ignição é desligada!
Abs,
E. Silvestre
SILVESTRE- Amador
- Mensagens : 115
Pontos : 123
Data de inscrição : 30/07/2015
Idade : 64
Localização : Currais Novos/RN
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
O sistema nao e p desligar, a minha ja ocorreu de ligar assim que parei e desliguei a moto
Convidado- Convidado
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Silvestre,
É normal, mas quando estaciono e observo que a mesma ligou, não desligou a chave até que a mesma desarme. Tenho este cuidado, pois certifica que a temperatura se estabilizou. Como nunca para a moto e desligo a mesma sem esperar pelo menos uns 30 segundos em marcha lenta, não me gera nenhum inconveniente esperar poucos minutos quando liga a ventoinha. Quando ocorre elevo um pouco a RPM favorecendo a refrigeração, após desligar a ventoinha aguardo pelo menos 30 segundos na lenta e desligo o motor.
Abraço.
É normal, mas quando estaciono e observo que a mesma ligou, não desligou a chave até que a mesma desarme. Tenho este cuidado, pois certifica que a temperatura se estabilizou. Como nunca para a moto e desligo a mesma sem esperar pelo menos uns 30 segundos em marcha lenta, não me gera nenhum inconveniente esperar poucos minutos quando liga a ventoinha. Quando ocorre elevo um pouco a RPM favorecendo a refrigeração, após desligar a ventoinha aguardo pelo menos 30 segundos na lenta e desligo o motor.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Oliveira
Fiquei confuso agora, a ventoinha aciona mesmo com o motor desligado, certo? Estando a chave acionada ela pode continuar funcionando?
Fiquei confuso agora, a ventoinha aciona mesmo com o motor desligado, certo? Estando a chave acionada ela pode continuar funcionando?
Convidado- Convidado
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Minha moto a ventoinha trabalha igual ocorre com carros, se tiver com temperatura elevada mesmo ao desligar as chaves ela continua girando até conseguir abaixar a temperatura do motor.
Mmcampos- Pleno
- Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Não vejo motivo de ter q continuar com motor ligado se ela está em processo de abaixar a temperatura,
Só se for caso de sobrecarga com fervura do líquido, mas se isso ocorrer em moto nova pode devolver q está com problema mesmo.
Mas se tratando de aquecimento normal, pode muito bem ser refrigerada desligada como já acontece à anos com carros e outras motos.
Bem, é o q penso, mas respeito opiniões diferentes.
Só se for caso de sobrecarga com fervura do líquido, mas se isso ocorrer em moto nova pode devolver q está com problema mesmo.
Mas se tratando de aquecimento normal, pode muito bem ser refrigerada desligada como já acontece à anos com carros e outras motos.
Bem, é o q penso, mas respeito opiniões diferentes.
Mmcampos- Pleno
- Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Com a chave desligada também Marcelo? Eu achi que a minha também, mas fiiquei na dúvida e aqui nao tem feito tanto calor, ela acionou poucas vezes.
Convidado- Convidado
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Marcos Teles escreveu:Com a chave desligada também Marcelo? Eu achi que a minha também, mas fiiquei na dúvida e aqui nao tem feito tanto calor, ela acionou poucas vezes.
Então Marcos, se eu desligar e a ventoinha estiver já acionada e a temperatura além da conta ela continua ligada um tempo até abaixar.
Acontece igual em carros. Não é sempre, mas ocorre eventualmente.
Mmcampos- Pleno
- Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Explicando, quando paro a moto e percebo que a ventoinha esta ligada não desligo o motor, até que o arrefecinento adcional cesse, só depois desligo o motor.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Quando paro a moto e a ventoinha está ligada deixo o motor funcionando pois ajuda no arrefecinento. Neste caso a bomba d' água estará funcionando circulando o líquido, o arrefecinento é favorecido. Equalizado a temperatura até que o switch de temperatura desligue a ventoinha.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Tudo que envolve máquinas torna meio complexo, pois nem todo mundo conhece os sistemas de forma profunda. E as montadoras não fazem todas as recomendações que deveriam, pois o impacto no produto não é a curto prazo de nem todos vão apresentar problemas. Este é meu ponto de vista mas respeito o contraditório.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Desta forma alguns cometem alguns erros, mas não que dizer que irá falhar no outro dia.
Exemplos:
Acelerar e desligar o motor.
Motor aquecido, está com a ventoinha ligada alguns desligam o motor
Acaba de fazer um deslocamento, em vez de deixar o motor funcionando em lenta por pelo menos 30 segundos desligam o motor.
Acabam de trocar o óleo, ao funcionar aceleram o motor.
Asim qu funcionam o motor pela manhã e saem acelerando e trocando marchas em alto giro.
Estava me esquecendo, param a moto para conversar e deixam o motor em marcha lenta por 10, 15 minutos ou até mais.
Etc...j
Exemplos:
Acelerar e desligar o motor.
Motor aquecido, está com a ventoinha ligada alguns desligam o motor
Acaba de fazer um deslocamento, em vez de deixar o motor funcionando em lenta por pelo menos 30 segundos desligam o motor.
Acabam de trocar o óleo, ao funcionar aceleram o motor.
Asim qu funcionam o motor pela manhã e saem acelerando e trocando marchas em alto giro.
Estava me esquecendo, param a moto para conversar e deixam o motor em marcha lenta por 10, 15 minutos ou até mais.
Etc...j
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Marcos Oliveira escreveu:Desta forma alguns cometem alguns errosas não que dizer que irá falhar no outro dia.
Exemplos:
Acelerar e desligar o motor.
Motor aquecido, está com a ventoinha ligada alguns desligam o motor
Acaba de fazer um deslocamento, em vez de deixar o motor funcionando em lenta por pelo menos 30 segundos desligam o motor.
Acabam de trocar o óleo, ao funcionar aceleram o motor.
Funcionam o motor pela manhã e saem acelerando e trocando marchas em alto giro.
Etc...
Também acho importante que motores rodem um pouco na lenta antes de a gente sair acelerando e resfriem um pouco na lenta antes de desligar. O interessante é que na planta onde trabalho há máquinas de diversos fabricantes, compressores, geradores, turbinas a gás, e todos tem um tempo de cooldown, em que ficam rodando sem carga antes de deslligar, então por que com automóveis e motos deveria ser diferente?
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Entendi Oliveira, mas sempre ouvi que o motor que precisa ficar ligado em lenta depois de certo tempo ligado é o Diesel, nunca tinha ouvido essa questao em relação aos motores a gasolina. Entao o correto é, depois de longo tempo rodando, qdo for parar a moto deixar ligada um tempo p que o liquido de arrefecimento circule totalmente pelo sistema?
Convidado- Convidado
Re: Sistema de arrefecimento CB500X.
Trabalho em CC da caterpillar a recomendação que o motor não funcione acima de 5 minutos em marcha lente antes e desligar. Mas é só um ponto de vista e não um embate para quem tem mais razão, trabalho com mecânica a 28 anos longe de ser o dono da verdade. Mas como também trabalhei como instrutor de mecânica, fico tentado em compartilhar conhecimento. Espero que não leve a mal meu colega, pois respeito muito seus comentários, que claro abrilhantam o fórum.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» Vazamento de liquido de arrefecimento pela junta da bomba d'agua.
» Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
» Troca do fluido de arrefecimento da X
» 1 ano de CB500X.NET
» Gargamel, Campo Grande, MS
» Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
» Troca do fluido de arrefecimento da X
» 1 ano de CB500X.NET
» Gargamel, Campo Grande, MS
:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 1 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Seg Jul 08, 2024 8:05 pm por rcratto
» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Seg Jul 08, 2024 7:59 pm por rcratto
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Sáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini
» Pneus - opções
Sex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal
» Barulho estranho
Qua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR
» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Dom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0
» Bolha alta para CB 500X
Ter Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar
» Guidon para Cb500x
Qua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0
» Óleo lubrificante - opções
Ter Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues
» Ajuste da suspensão.
Qui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0