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Vazamento de liquido de arrefecimento pela junta da bomba d'agua. Empty Vazamento de liquido de arrefecimento pela junta da bomba d'agua.

Mensagem por Convidado Qua Mar 25, 2015 11:19 am

Pessoal,

   Até que em fim o diagnóstico do consumo de liquido do arrefecimento da minha CB500XA. Eu pensei estar vazando pelo suspiro, alguns colegas, com razão, acharam estranho isso ocorrer. De fato, só ocorreria se o líquido estivesse em excesso.
   Depois de ter ido aos 4000 km na concessionária e relatado que o liquido baixou um pouco, aproveitei e já fiz a 2ª troca do óleo e o filtro. A concessionária contente com os R$ 145,00 do serviço completou o sistema.
   Aos 5400km (relatei aqui no forúm) notei novamente pouco fluido no reservatório. Passei em outra concessionária para realizar um check up, dessa vez tive que comprar uma garrafa de 900ml de fluido original honda (R$ 53,00) e colocaram uns 50 a 100 ml (relatei aqui). Até ontem, com 5800 km. Pensei estar vazando pelo suspiro, mas olhando com mais atenção percebi que as mangueiras dos suspiros e até o eixo do pedal do câmbio estavam com o líquido azul. Ai vi que na junta da bomba de água estava gotejando o fluído. Moto parada, aguardando levar na autorizada amanhã (hoje aqui é feriado estadual) e ver se eles vão continuar dizendo que é normal baixar fluido.
Ou seja, havia um micro vazamento na junta ou o'ring e aos poucos foi aumentando. Se eu não sou cuidadoso, já era!  Sad
No mínimo, defeito de montagem Mad
   
Dou graças a Deus ter :

Encontrado esse forúm, onde aprendi a eu mesmo completar o fluído.
Ter comprado a garrafa de fluido, pois, fui completando, mesmo sem muita certeza de que estava baixando, pois tem o detalhe da inclinação.
isso não ter ocorrido em uma viagem.
Ela não ter acendido a luz de temperatura.

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Mensagem por Marcos Oliveira Qua Mar 25, 2015 11:24 am

k3p13r,

Bom valeu a troca de informações, agora é levar a CC como você praticamente fez o diagnóstico a correção da falha será rápida.

Abraço.
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Mensagem por Convidado Qua Mar 25, 2015 1:14 pm

Eh amigo!
Com certeza valeu demais!
Inclusive, obrigado pelas dicas!
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Mensagem por Renato Aguias RP Qua Mar 25, 2015 1:22 pm

K3p13r chegava a pingar no chão ficava marcado?
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Mensagem por Convidado Qua Mar 25, 2015 1:27 pm

Nunca pingou, mas quando pingou, pingou sem parar, lentamente, mas pingando.
Não liguei mais após isso, fui trabalhar e quando voltei pro estacionamento da empresa ainda estava pingando.
Talvez os parafusos não tiveram torque correto e folgou. Preferi nem mexer.
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Vazamento de liquido de arrefecimento pela junta da bomba d'agua. Empty Re: Vazamento de liquido de arrefecimento pela junta da bomba d'agua.

Mensagem por Renato Aguias RP Qua Mar 25, 2015 2:05 pm

Entendi, perguntei pra gente ficar de olho pois pode vazar e não pingar ai a gente não percebe mais vou ficar de olho foi ótima as dicas que foram discutidas neste problema trouxe bastante conhecimento para nos eu mesmo nunca tive uma moto com refrigeração liquida o que sabia era pelo o que os outros falavam de outras marcas.
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Mensagem por Douglas Qui Mar 26, 2015 10:37 am

Que legal que encontrou de onde surge o problema. Aperto de parafusos é o que a cc tem que fazer em todas as revisões, mas infelizmente não o fazem...
Vai relatando o que acontecer com a cc ok!
Abraços!!
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Mensagem por Convidado Sex Mar 27, 2015 12:12 pm

Pessoal,

Acionei o seguro, chamei o reboque, levei a Honda Dream (que eh uma loja de alta cilindrada daqui).
Ao retirar do reboque o mecânico viu que ainda continuava pingando.
Examinou e disse. Ta vazando pela bomba dagua. Por isso vc teve que completar. Vão desmontar e avaliar o sistema em garantia.
Relatei que pedi para avaliarem em CCs do mesmo grupo mas o mecânico só completou e orientou a ficar observando/completando. Já deviam ter inspecionado de vez. Que lamentavel. Poderia ter acontecido algo pior em uma viagem.
Depois posto foto dela pingando dentro da oficina Honda.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sex Mar 27, 2015 12:29 pm

k3p13r,

Você agiu de forma prudente, compartilhando a CC sobre o nível do liquido de arrefecimento "baixando", foi estimulado a comprar o liquido e completar o sistema, visto que foi informado de forma equivocada que seria normal completar o sistema de forma rotineira. Mas a sua atitude de verificação do sistema fez a diferença, pois evitou problemas maiores ao motor como, queima da junta do cabeçote ou até mesmo danos maiores as partes móveis do motor (devido a deficiência de arrefecimento).
Concluindo, a CC errou não sei por negligencia ou por não ter técnicos que tenham senso crítico para se fazer uma análise coerente do sistema.

Abraço.
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Mensagem por Mateus Grillo Sex Mar 27, 2015 4:01 pm

Negligênte é o termo que define bem o serviço que recebemos nas CCs... O pós venda é um grande problema em todos os setores do nosso mercado, no nosso meio, as marcas que perceberam isso viraram "premium".

Abraço.
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Mensagem por Douglas Sex Mar 27, 2015 5:14 pm

Mateus Grillo escreveu:Negligênte é o termo que define bem o serviço que recebemos nas CCs... O pós venda é um grande problema em todos os setores do nosso mercado, no nosso meio, as marcas que perceberam isso viraram "premium".

Abraço.
Falou tudo. É isso mesmo!
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Mensagem por Convidado Sáb Mar 28, 2015 7:42 am

Amigos,

Não sei se o problema está nas unidades de que vieram para cá, mas ontem, em um acesso para área metropolitana da cidade, lá estava uma CB500X parada, inclusive da mesma cor. Paramos o carro e perguntei ao piloto, o que houve ?
-Cara tá vazando.
Bastou olhar e bingo! Bomba d'agua. Já falei logo, leva na autorizada correndo. Não ligue mais o motor. Chama um guincho. A minha está lá pelo mesmo motivo. Quantos KM tem a sua ?
- Tem 2583 km

Ou seja, revisão de 1000 km os caras nem apertar parafuso estão fazendo.
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Mensagem por Mmcampos Sáb Mar 28, 2015 9:10 am

Cara que loucura isso viu.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Mar 28, 2015 9:22 am

k3p13r,

Quando for a CC buscar sua moto pergunte qual foi a causa raiz da falha, ou seja, o que desencadeou o problema, se foi deficiência no torque dos parafusos de fixação ou falha da junta de instalação da bomba.ato
Pois a partir desta informação poderemos nos atentar e executar uma ação proativa caso seja deficiência de torque dos parafusos, neste caso reapertar.

Abraço.
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Mensagem por Douglas Sáb Mar 28, 2015 3:31 pm

k3p13r escreveu:Amigos,

Não sei se o problema está nas unidades de que vieram para cá, mas ontem, em um acesso para área metropolitana da cidade, lá estava uma CB500X parada, inclusive da mesma cor. Paramos o carro e perguntei ao piloto, o que houve ?
-Cara tá vazando.
Bastou olhar e bingo! Bomba d'agua. Já falei logo, leva na autorizada correndo. Não ligue mais o motor. Chama um guincho. A minha está lá pelo mesmo motivo. Quantos KM tem a sua ?
- Tem 2583 km

Ou seja, revisão de 1000 km os caras nem apertar parafuso estão fazendo.

Caramba... deixa eu contar minha história com a X. Fechei negócio numa vermelha em uma cc de São José do Rio Preto, no dia que combinamos de eu pagar a moto e pegá-la, recebi uma ligação dizendo que não iriam poder me entregar a moto pois a mesma veio com problema no motor... aí comprei em Andradina mesmo.

Será que este é um problema crônico das X? É recomendável todos ficarmos de olho. Aliás, um colega de trabalho comprou a alguns anos atrás uma Hornet que também veio com algum problema no motor... moto zera... deu muita dor de cabeça pra ele, a cc não dava conta de arrumar e já tinha passado os 30 dias pra ele pedir uma outra. Enfim, hoje se você oferecer uma Honda pra ele, juro que ele bate no caboclo!
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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Mar 28, 2015 6:54 pm

Acho que não pode se pode generalizar, há marcas consideradas prêmio que possuem problemas conhecidos e alguns modelos inclusive no projeto. Quanto a X se fizermos uma pesquisa no site veremos que há motos com diversas Km e no entanto só há um relato de um membro de vazamento na bomba.
A garantia no meu entendimento se presta para atender o consumidor, para correção de falha de produto (peças) e falha de processo (mão de obra).
Quanto ao caso em questão, a CC deve indicar qual a causa raiz da falha, como sugeri ao nosso amigo k3p13r na mensagem anterior.

Abraço.
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Mensagem por Douglas Sáb Mar 28, 2015 8:19 pm

Sim Marcos, concordo que não podemos generalizar. Só disse o caso do meu colega pra ilustrar que ocorrem problemas em outros modelos da Honda também.
Só pra completar, esse colega de trabalho trocou a Hornet por uma Ninja 600 4 canecos importada e uma 1000 da Suzi, mas o cabra tem grana saindo pelo ladrão né, hehehe
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Mensagem por Convidado Ter Mar 31, 2015 4:23 pm

www.cbr500riders.com/forum/honda-500f/31841-water-pump-leaking.html
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Mensagem por Convidado Qui Abr 02, 2015 8:08 pm

Prezados,

Na ultima terca, quase uma semana de analise, recebi o parecer da concessionária Honda. Ocorreu exatamente o que encontrei em alguns fóruns gringos. Ocorreu vazamento pelo selo da bomba dagua (palavras da CCS).
Infelizmente o fato ocorreu em outros países também.
Fica o alerta. Liquido baixando, não é bom sinal.
Estou aguardando o reparo em garantia, que vai subsistir a bomba por uma nova.
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Mensagem por Douglas Sex Abr 03, 2015 8:53 am

Legal, vamos ficar de olho! Pode ser crônico destas motos!
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Mensagem por Marcos Oliveira Sex Abr 03, 2015 9:00 am

Pessoal,

Como comentei não sou especialista em mecânica de motos, trabalho em CC de maquinas pesadas que possuem motores que tem 1,1 Litros a 175 Litros de cilindrada, motores estes que claro possuem bomba d” água.
Vou descrever de forma simples sem muito termo técnico sobre vazamento em bomba d’ água, o objetivo é esclarecer sobre sistema de arrefecimento de motores em geral.
Normalmente vazamentos que envolvem bomba d’ água são causa ou consequência de uma falha.
Bomba d’ água como causa da falha:
1-Pode se destacar um problema de peça (selo), que em função do processo de fabricação pode culminar com vazamento.
2-Outro ponto que por experiência na área é o mais comum, é o que está relacionada com processo (mão de obra), como:
Manuseio incorreto do “selo” (vedação interna da bomba), neste caso podemos incluir queda da peça que propicia trincas algumas não visíveis.
Utilização de ferramental não apropriada para instalação ou estando a mesma danificada.

Bomba d’ água como consequência da falha:
1-A utilização de água no sistema de arrefecimento, visto que a mesma a médio prazo terá potencial de condicionar oxidação (ferrugem).
Esta oxidação pode reduzir a vida útil do “selo”, culminando também com vazamento.
2-Perda do liquido arrefecedor devido a uma ruptura de mangueira, neste caso a falta do liquido estando o motor em funcionamento irá “queimar” o selo provocando vazamento.

Normalmente as bombas d’ água possuem um orifício de dreno, que tem por finalidade permitir o liquido ade arrefecimento vazar para atmosfera na ocorrência de falha do selo.
Pois bomba é acionada pelo mecanismo do motor e caso não houvesse este furo, o liquido vazaria internamente para o motor.
Desculpem se o comentário foi um pouco extenso.

Abraço.
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Mensagem por Convidado Sáb Abr 04, 2015 5:22 pm

Marcos,

como não entendo muito lá essas coisas de mecânica, se você souber me fala algo a respeito. Esse selo veda entre a bomba+sistema de arrefecimento e o exterior do motor, por isso o vazamento foi externo? Ou, há perigo de esse vazamento ter ocorrido de forma interna?
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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Abr 04, 2015 8:00 pm

k3p13r,

No meu entendimento como ocorreu vazamento externo do liquido de arrefecimento, neste caso provavelmente pelo orifício de dreno, tendo como diagnóstico falha no “selo” da bomba,
a possibilidade do liquido ter “passado” para o motor é ínfima.
Houve uma mensagem em que mencionei que verifico os níveis uma vez por semana, mas esqueci de mencionar que normalmente ando na X os fins de semana, caso a utiliza se todos os dias a frequência de verificação fatalmente seria maior.

Abraço.
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Mensagem por Marcos Oliveira Dom Abr 05, 2015 1:14 pm

K3,

Pelo que entendo não é o caso da sua moto. Mas vou descrever um pouco sobre passagem de agua para o óleo e como identificar.
A agua e o óleo são dois fluidos não miscíveis, ou seja, não se misturam. Quando ocorre de se ter agua no óleo e o motor estiver frio não em funcionamento os dois fluidos vão se separar devido a diferença de densidade. Com o motor em funcionamento ira ocorrer uma emulsão, o óleo terá uma aparência leitosa. Portanto pode ser identificado no visor de nivel ou em alguns motores na vareta de nivel.
Outra característica estando o motor em funcionando havera saída de fumaça branca pelo respiro do motor. Neste caso posicionando a palma da mão proximo aos gases com cuidado, vai tender a sentir uma temperatura elevada é indicativo de passagem de agua (líquido de arrefecimento). Mais um indicio, será ao retirar o bocal de abastecimento de óleo vai se observar umidade.
Bom mais uma vez fui extenso nas explicacoes, mas o objetivo é a divulgação de problemas que ja evidenciei. Muitos deles que teve como causa raiz a ruptura (queima) da junta de cabeçote fato condicionado por superaquecimento.

Abraço.
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Mensagem por Douglas Dom Abr 05, 2015 6:48 pm

Valeu Marcos pelas colaborações! Essenciais, eu diria!
Parabéns!
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