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Vazamento de liquido de arrefecimento pela junta da bomba d'agua. - Página 5 Empty Re: Vazamento de liquido de arrefecimento pela junta da bomba d'agua.

Mensagem por Convidado Dom Ago 30, 2015 10:37 pm

Grato pela explanação
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Vazamento de liquido de arrefecimento pela junta da bomba d'agua. - Página 5 Empty Re: Vazamento de liquido de arrefecimento pela junta da bomba d'agua.

Mensagem por Convidado Seg Ago 31, 2015 8:06 am

Aí Dobest e essa média aí, xique no urtimo!!!!
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Mensagem por Convidado Seg Ago 31, 2015 8:26 am

Daniel, ele usa o padrao europeu, que marca quantos litros gasta em 100 km andados. Ai tem que converter p km por litro
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Mensagem por Dobest Seg Ago 31, 2015 8:35 am

Daniel K escreveu:Aí Dobest e essa média aí, xique no urtimo!!!!
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Mensagem por Convidado Seg Ago 31, 2015 8:59 am

Aliás,  uma ótima média Dobest.
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Mensagem por Convidado Seg Ago 31, 2015 9:29 am

Poise justamente por isso que falei 27km/l é uma baita média. Alguns caminhoes tb vem com esse padrão Europeu de média. A média ta xique.
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Mensagem por diego daniel Ter Fev 23, 2016 9:52 am

1:11 pm


Bom dia, sou novo no fórum to com um probleminha com minha cb500F comprei ela de um rapaz que não fez a revisão dos 1000 na cc, a moto esta com 2.700 km rodados e agora descobri que ta melando de óleo do lado esquerdo da moto em baixo da bomba de agua? Levei na cc e me disseram que podia ser o retentor pedi que fizessem o pedido do retentor que sai 12 reais e hoje me ligam dissendo que o pedido foi negado pois tenho que deixar a moto para fazer uma análise que custa 226 e que caso fosse o retentor não poderia ser trocado pois teria que trocar a bomba toda que custaria por volta dos 300 reais me disseram tambem que esse vazamento poderia ser normal pois existe um suspiro que é um furinho em baixo da peça "bomba de agua" como já disse a moto perdeu a garantia. Estou achando tudo isso um grande absurdo! Ou seja se for so esse retentor que custa 12 reais irei gastar por volta dos 600 reais na cc. Gostaria de saber se alguém constatou esse melar de óleo em baixo da peça do lado esquerdo do motor "não chega a pingar". Obg
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Mensagem por Convidado Ter Fev 23, 2016 10:01 am

Bem vindo ao grupo Diego

Primeiro sugiro que vc vá em outra cc para fazer um diagnostico. As vezes o tratamento e a vontade muda de uma para outra. Se caso não tenha jeito é possível q vc tenha q abandonar a garantia e fazer o serviço num mecânico de confiança, pq isso é um roubo.
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Mensagem por diego daniel Ter Fev 23, 2016 10:34 am

Obrigado é isso mesmo que vou fazer.
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Mensagem por Marcos Oliveira Ter Fev 23, 2016 7:52 pm

Diego,

A bomba dágua possui um "selo" (retentor), caso ocorra a ruptura desta vedação o líquido poderia entrar para dar nyro do motor. Neste caso iria misturar com o óleo lubrificante. Para evitar este evento há um furo, que direciona o vazamento para a atmosfera. O óleo poderia vazar pelo furo devido a danos no retentor. 
Tem de fazer uma análise para determinar de fato onde é o vazamento, caso for pelo furo será necessário reparar ou substituir a bomba.

Abraço.
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Mensagem por Remy Moreira Qui Jun 09, 2016 8:55 pm

Pessoal boa noite , estava aqui lendo sobre o sistema de arrefecimento e em 15 dias já completei o nível 2x , creio que pouco tempo , hoje fui olhar e me pareceu abaixo do nível , como estava sozinho não tive como alinhar a moto para verificar com mais certeza , mas completei este líquido no sábado , algum amigo sabe mais ou menos a média de tempo que é preciso completar este nível ? grato !
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Mensagem por lpolido Qui Jun 09, 2016 9:02 pm

Remy
não é normal ter que repor o nivel com tanta frequencia...
a minha tenho a quase um ano, nunca precisei repor, mesmo na revisão, foi apenas verificado.
Deve ter alguma fuga no seu sistema, é fácil de identificar, vai ter algum ligar que vai ter alguma mancha na mangueira ou conexão.
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Mensagem por Renato Pagano Qui Jun 09, 2016 10:02 pm

Remy, o que o Lpolido colocou está absolutamente certo. A minha tem quase 2 anos e nunca precisou completar. 
Não sei orientar sobre as possíveis causas deste problema. Leve na cc ou mecânico de confiança para verificar todo o sistema.
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Mensagem por Marcos Oliveira Qui Jun 09, 2016 11:44 pm

Não é ter que completar, o reservatório de expansão é  justamente para evitar ficar completando o nível .
Verifique por indício de vazamento na bomba dágua , no solo onde a moto fica estacionada por mais tempo. Estando na garantia leve na CC, mas como sugeri verifique por indícios de vazamentos, para poder argumentar, caso haja algum.

Abraços!
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Mensagem por Hugo Júnior Seg Jan 16, 2017 5:49 pm

Boa tarde! Verifiquei o nível do fluído e estava já próximo à marca mínima com 150 km de uso, levei para a concessionária eles completaram até o nível médio e não me cobraram nada, ainda arrumaram uma seta que alguém bateu e acabou entortando, então não posso reclamar do atendimento que continua top como já relatei no tópico "Recomendo". Porém fiquei sismado pois como poderia ter baixado tão rápido? Bom depois de ler vi que muitos proprietários tiveram a moto entregue com nível baixo mesmo, espero que seja só isso. Vou acompanhar e relatar meu caso aqui caso o nível abaixe. Abraços
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Mensagem por Marcos Oliveira Seg Jan 16, 2017 6:32 pm

Hugo,

De início não vejo preocupação, porém é bom acompanhar o nível.

Abraço!


Última edição por Marcos Oliveira em Seg Jan 16, 2017 8:54 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Hugo Júnior Seg Jan 16, 2017 8:20 pm

Obrigado Marcos, acompanharei sim. Abraço
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Mensagem por Alan Qui Out 19, 2017 10:47 pm

Olá pessoal, tenho uma cb500x 2015, por motivos que nao foram explicados até agora, acabei tendo que trocar os pistões da motoca, mas enfim foi colocado tudo otiginal tudo certinho. Mas agora ela nao para de por liquido fora pelo reservatório de expansão
, o mecânico que fez a manutenção ja nexeu umas 5 vezes , nao acha o problema, não é tampa, não é válvula, diz ele que ja mexeu em tudo, mas é andar no trânsito ou dar uma esticada meia forte, quando paro e desligo a noto ela mija pelo reservatório, toda hora, to tendo que completar direto. Não sei mais oq faço, alguém tem alguma ideia do que pode ser???estou bem desanimado com a motoca,ta cocm 17 mil km, quero viajar mas to com medo de ferrar o motor.
Abraço
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Mensagem por Marcos Oliveira Sex Out 20, 2017 6:06 am

Alan,

Faça o seguinte, deixe o reservatório de expansão no nível correto. Funcione o motor na garagem desta casa, deixe o motor funcionar por uns três minutos em lenta. Depois acelere em torno de uns 1500 RPM, deixe cair em lenta após uns três minutos. Faça este procedimento até armar a ventoinha. Agora sem desligar, observe se está elevando o nível de líquido arrefecedor.
Se positivo, teria potencial de ser uma passagem de compressão pela junta do cabeçote.
Se durante o teste não ocorrer aumento de nível, está possibilidade seria remota.
O radiador possui uma válvula de pressão na tampa, que ao atingir a pressão máxima do sistema ela abre e uma pequena parte do líquido vai para o reservatório de expansão. Quando a temperatura do motor cai, há uma tendência de vácuo, neste caso parte do Líquido volta ao radiador. Por este motivo, manter o  nível entre as duas marcas no reservatório, como o motor frio 
Faça o teste, no aguardo...
Abraço!
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Mensagem por Alan Sex Out 20, 2017 7:17 am

Opa
Bom diaaa Marcos
Então amigo não fazem dois meses que este motor foi aberto e fechado novamente, como eu havia descrito.
Não cheguei a realizar teste, mas é muito nítido que isso ocorre quando eu pego transito ou acelero mais forte, parado não cheguei a realizar o teste, mas como te disse É FATO SE ACELERAR um pouquinho mais forte ela ja mija água. O mecânico já mexeu em tudo, a última vez( terça feira agora) ele disse que era válvula termostática que não estava abrindo corretamente, mas foi sair da Oficina cheguei em casa e TUDO IGUAL.
Hoje vou largar lá pra ele de novo, mas to bem chateado.
E vou perguntar pra ele se pode ser isso da junta.
Mas ela não tem sinal de vazamento algum, pode passar compressão na junta sem sujar ?? Tipo vazar a junta???abraço.
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Mensagem por Alan Sex Out 20, 2017 7:21 am

Outra coisa Marcos
Depois que ela coloca água fora pela mangueira do reservatório, ele permanece cheio, não baixa nada, fica até o talo, e as vezes que levei no mecânico quando abre o radiador ele ta baixo, mas o reservatoro continua até o talo. Pelo que percebo e te falo, NÃO está havendo nada de retorno ao radiador.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sex Out 20, 2017 8:20 am

Alan,

Se o liquido não retorna para o radiador seria sinal de deficiência da tampa, peça esta que possui duas válvulas de pressão e de vácuo.
Em suma trocaria esta peça, pois tem baixo custo e como você falou o reservatório fica cheio e o radiador com baixo nível.

Quanto a junta de cabeçote pode passar do cilindro para o sistema de arrefecimento, no entanto ao desligar a moto tenderia a produzir um calço hidráulico, ou seja, adentrar liquido para o cilindro. Mas a logica seria atingir a temperatura de operação, que em torno de 85 graus célsius, neste caso a tendência seria "jogar" todo liquido para fora. Além disto ficaria visível grande quantidade de bolhas (gases), proveniente do cilindro, o motor também tenderia a falhar.
Concluindo, a moto é muito boa não possui problemas crônicos, este fato que esta ocorrendo é pontual, acredito que a solução esta breve de ser alcançada.

Abraço.
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Mensagem por Alan Sex Out 20, 2017 9:05 am

Pois é  ela não  falha e também  não  tem liquido  no óleo,ou algo do tipo.
Mas se fosse a tampa do radiador o mecânico  teria  visto,tendo em vista que da pra testar essa tampa, sem contar que a tampa tá  novinha em folha.
Mas vamos la hoje novamente.
Obrigado amigo
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Mensagem por Marcos Oliveira Sex Out 20, 2017 10:07 am

Alan,

Lembro que não é um diagnóstico, são apenas ilações sobre um evento, pois não estou em loco.
Em processo de diagnóstico se utiliza a logica de partir para da analise da causa mais simples, para a mais complexa. 
Já observei alguns eventos relativos a tampa, que a válvula de pressão "abria", no entanto havendo uma falha na válvula de vácuo o liquido não retornava.

Quanto a junta de cabeçote, ela pode dar passagem entre o óleo para o sistema de arrefecimento, ou passagem de compressão para o sitema de arrefecimento. Neste ultimo caso sem a presença de óleo no liquido e ou vice e versa, porém com formação de bolhas no reservatório.
Entenda estas descrições mais como o funcionamento do sistema e não como diagnóstico da falha em questão.

Forte abraço e lembro que tudo caminha para a solução.


Última edição por Marcos Oliveira em Sex Out 20, 2017 11:10 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Alan Sex Out 20, 2017 10:09 am

Sim amigo
Entendo tudo isso.
Desde já agradeço o retorno e a ajuda
Abraço forte.
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