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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Fala galera!
Comprei o protetor do motor da Roncar, estou postando aqui por ser o topico mais movimentado em questao de faça você mesmo. Gostaria da opniao dos colegas.
Creio que o protetor não acompanhe um manual de instalação visto que o cavalete central não tinha.
Entao, como deve ser o procedimento? Vi que a chave 14 serve nos parafusos da fixação do motor. Vou adquirir uma L 14. Eu solto qual dos parafusos primeiro?
Supondo que eu inicie pelo lado esquerdo. Pensei na sequencia:
Afrouxar e retirar o parafuso traseiro > Posicionar o protetor > recolocar e apertar parcialmente o parafuso traseiro.
Afrouxar e retirar o parafuso dianteiro > Posicionar o protetor > recolocar e apertar parcialmente o parafuso dianteiro.
Fazer o mesmo do lado direito.
Conto com a dicas de vcs !
Comprei o protetor do motor da Roncar, estou postando aqui por ser o topico mais movimentado em questao de faça você mesmo. Gostaria da opniao dos colegas.
Creio que o protetor não acompanhe um manual de instalação visto que o cavalete central não tinha.
Entao, como deve ser o procedimento? Vi que a chave 14 serve nos parafusos da fixação do motor. Vou adquirir uma L 14. Eu solto qual dos parafusos primeiro?
Supondo que eu inicie pelo lado esquerdo. Pensei na sequencia:
Afrouxar e retirar o parafuso traseiro > Posicionar o protetor > recolocar e apertar parcialmente o parafuso traseiro.
Afrouxar e retirar o parafuso dianteiro > Posicionar o protetor > recolocar e apertar parcialmente o parafuso dianteiro.
Fazer o mesmo do lado direito.
Conto com a dicas de vcs !
Convidado- Convidado
Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
K3p13r,
O protetor da Givi acompanha um manual para instalação, acredito que o da Roncar também seja enviado com manual. Caso receba e não venha o manual eu fotógrafo o da Givi e lhe envio, vai servir como diretriz, neste caso é só sinalizar. O que vale como premissa é não apertar os parafusos, só após fixar os mesmos em todos os pontos de fixação e só depois executar o torque final (aperto).
Abraço.
O protetor da Givi acompanha um manual para instalação, acredito que o da Roncar também seja enviado com manual. Caso receba e não venha o manual eu fotógrafo o da Givi e lhe envio, vai servir como diretriz, neste caso é só sinalizar. O que vale como premissa é não apertar os parafusos, só após fixar os mesmos em todos os pontos de fixação e só depois executar o torque final (aperto).
Abraço.
Última edição por Marcos Oliveira em Dom Ago 09, 2015 7:20 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
O protetor da Roncar possui fixação similar ao da Givi, laterias da moto e parte frontal.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Atualizando,
Acabei de receber o protetor de motor da Roncar.
Como suspeitei, nada de manual de instruções para montagem
Marcos,
Se puder me enviar os prints do da GIVI acho que será útil.
Alguém sabe qual o torque correto que deve ser aplicado dos pontos de fixação ?
Acabei de receber o protetor de motor da Roncar.
Como suspeitei, nada de manual de instruções para montagem
Marcos,
Se puder me enviar os prints do da GIVI acho que será útil.
Alguém sabe qual o torque correto que deve ser aplicado dos pontos de fixação ?
Convidado- Convidado
Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
kepler, quanto ao manual eu não possuo mais, mas sobre o torque posso dizer que eu não usei nenhum torque determinado, o que eu fiz foi o seguinte: colocar todos os parafusos deixando eles frouxos, depois dei o aperto no central, que é o parafuso debaixo do farol e por ultimo dei aperto nos laterais. A força que eu apliquei não foi nem aquela para "tirar água" nem pouco demais, foi mediana. Não sei se ficou difícil de entender, mas como no meu serviço eu uso torquímetro direto eu tenho um pouco de noção só na hora de apertar, mas deve dar em torno de uns 40-50N.m.
No fim o resultado foi que o protetor ficou firme e não dá nenhuma vibração.
No fim o resultado foi que o protetor ficou firme e não dá nenhuma vibração.
JulianZ- Profissional
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
K3,
Tem um tópico sobre o protetor da Livi que indiquei o torque dos parafusos. Irei fotografar a instruções da Givi e posto neste tópico. O objetivo é só lhe dar uma diretriz sobre a fixação.
Abraços.
Tem um tópico sobre o protetor da Livi que indiquei o torque dos parafusos. Irei fotografar a instruções da Givi e posto neste tópico. O objetivo é só lhe dar uma diretriz sobre a fixação.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
K3,
Quando puder retire da embalagem e veja se foram enviados outros parafusos e nos reporte ou fotógrafa, desta forma fica mais fácil de opnar. A lógica é o fabricante fornecer outros parafusos. Visto que a espessura da chapa do suporte irá conduzir os parafusos originais serem fixados com menor quantidade de roscas, fato que poderá comprometer a fixação do motor. No aguardo da verificação para podermos interagir sobre o assunto, quanto as fotos lhe envio.
Abraços.
Quando puder retire da embalagem e veja se foram enviados outros parafusos e nos reporte ou fotógrafa, desta forma fica mais fácil de opnar. A lógica é o fabricante fornecer outros parafusos. Visto que a espessura da chapa do suporte irá conduzir os parafusos originais serem fixados com menor quantidade de roscas, fato que poderá comprometer a fixação do motor. No aguardo da verificação para podermos interagir sobre o assunto, quanto as fotos lhe envio.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Kepler,
Abaixo fotos:
A primeira indica os pontos de fixação lateral (superior A /inferior B) e frontal C:
Indica os ponto de fixação laterais A / B e frontal C:
Fixação frontal, há local especifico para esta fixação, pois fora do Brasil há acessório original que é posicionado neste ponto (dois parafusos de fixação e duas porcas) modelo da GIVI:
Abaixo esta em circulo um tubo com diâmetro inferior ao tubo do suporte, pois é posicionado internamente neste, ou seja introduzido entre os suportes das laterais.
Vista frontal do tubo citado acima, onde se tem um melhor entendimento, não sei se o suporte da Roncar possui este tubo que favorece o alinhamento, outro detalhe são dois círculos negro sobre o tubo, eles são anéis de borracha. Estes anéis tem com objetivo minimizar a produção de ruído que poderia ser causado pelo deslocamento do tubo no sentido longitudinal.
Concluindo, verifique se vieram novos parafusos no Kit com comprimento maior, em função da espessura do suporte estes podem se fazer necessário.
Todos parafusos devem primeiro serem fixados antes de efetuar o aperto final dos mesmos.
Outra dica é importante fixar todos os parafusos inicialmente com as mãos (dedos), pois caso se posicione os parafusos e utilize uma ferramenta sem os mesmo estarem guiados adequadamente, fatalmente ira espanar (danificar) as roscas. Caso haver dúvidas vamos enteragindo, entre em contato espero ter ajudado.
Abraços.
Abaixo fotos:
A primeira indica os pontos de fixação lateral (superior A /inferior B) e frontal C:
Indica os ponto de fixação laterais A / B e frontal C:
Fixação frontal, há local especifico para esta fixação, pois fora do Brasil há acessório original que é posicionado neste ponto (dois parafusos de fixação e duas porcas) modelo da GIVI:
Abaixo esta em circulo um tubo com diâmetro inferior ao tubo do suporte, pois é posicionado internamente neste, ou seja introduzido entre os suportes das laterais.
Vista frontal do tubo citado acima, onde se tem um melhor entendimento, não sei se o suporte da Roncar possui este tubo que favorece o alinhamento, outro detalhe são dois círculos negro sobre o tubo, eles são anéis de borracha. Estes anéis tem com objetivo minimizar a produção de ruído que poderia ser causado pelo deslocamento do tubo no sentido longitudinal.
Concluindo, verifique se vieram novos parafusos no Kit com comprimento maior, em função da espessura do suporte estes podem se fazer necessário.
Todos parafusos devem primeiro serem fixados antes de efetuar o aperto final dos mesmos.
Outra dica é importante fixar todos os parafusos inicialmente com as mãos (dedos), pois caso se posicione os parafusos e utilize uma ferramenta sem os mesmo estarem guiados adequadamente, fatalmente ira espanar (danificar) as roscas. Caso haver dúvidas vamos enteragindo, entre em contato espero ter ajudado.
Abraços.
Última edição por Marcos Oliveira em Qui Ago 13, 2015 10:31 am, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
K3, segue o PDF no link abaixo, caso queira imprimir e seguir os passos do Oliveira vai ser bem tranquilo de fazer a instalação...
Manual de instalação Protetor GIVI - PDF
Abraço.
Manual de instalação Protetor GIVI - PDF
Abraço.
Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
comprei ontem meu protetor de motor eo de farol da chapam , o de farol foi rápido de instalar hoje estarei me aventurando a colocar o do motor.
junto com o protetor de motor veio 2 protetores , fiquei na duvida de onde coloca-los.
já li todas as duvidas e vai me ajudar bastante..
aproveitando o tópico alguém vai para penedo esse fds ?
abcs.
junto com o protetor de motor veio 2 protetores , fiquei na duvida de onde coloca-los.
já li todas as duvidas e vai me ajudar bastante..
aproveitando o tópico alguém vai para penedo esse fds ?
abcs.
gabrielouro- Júnior
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Opa, acabei de abrir um tópico em viagens e passeios, estarei em Penedo!
Marcos Barros- Amador
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Gabriel,
Caso queira se apresentar, abra um tópicos no início do fórum em apresentações. Quanto ao protetor da Chapam o Chartão, membro do fórum tem dicas importantes sobre mesmo. O que descrevi acima se referência aos protetores com três pontos de fixaçãoGivi, Livi e Roncar).
Abraços.
Caso queira se apresentar, abra um tópicos no início do fórum em apresentações. Quanto ao protetor da Chapam o Chartão, membro do fórum tem dicas importantes sobre mesmo. O que descrevi acima se referência aos protetores com três pontos de fixaçãoGivi, Livi e Roncar).
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Data de inscrição : 27/02/2015
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Bom passeio Barros. Tira bastante fotos.
Abc
Abc
Convidado- Convidado
Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Valew Teles, pode deixar!
Marcos Barros- Amador
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Localização : Guaratinguetá
Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Galera,
Não veio parafusos para os pontos de fixação da moto.
Só veio parafusos para a ligação dos tubos na parte frontal da moto.
Obrigado Mateus, Marcos e Julian. Com as dicas e os manuais vou levar a um amigo mecânico.
Vou fotografar pra fazer um tuto pra quem precisar.
Não veio parafusos para os pontos de fixação da moto.
Só veio parafusos para a ligação dos tubos na parte frontal da moto.
Obrigado Mateus, Marcos e Julian. Com as dicas e os manuais vou levar a um amigo mecânico.
Vou fotografar pra fazer um tuto pra quem precisar.
Convidado- Convidado
Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Kepler,
Veja a espessura das chapas laterais, verifique quantos milímetros a mesma possui. Sugestão prática, quando for instalar retire um parafuso de fixação. Pegue o mesmo e posicione o suporte na moto. Introduza o parafuso até o mesmo encostar na rosca sem rosquear. Meça o comprimento do parafuso que sobra, ou seja, o comprimento do mesmo que terá de ser rosqueado. Caso for inferior a 13 mm, não instale os parafusos, providencie outros com a mesma especificação, porém com o comprimento maior de acordo com a medida executada. Uma fixação tem que ter no mínimo este valor de rosca, para ter uma fixação confiável. Sugiro que faça este verificação com ambos os parafusos, superiores e inferior.
Observação, caso não tenha ficado claro, fique a vontade para questionar, pois a intenção é ajudar.
Abraços.
Veja a espessura das chapas laterais, verifique quantos milímetros a mesma possui. Sugestão prática, quando for instalar retire um parafuso de fixação. Pegue o mesmo e posicione o suporte na moto. Introduza o parafuso até o mesmo encostar na rosca sem rosquear. Meça o comprimento do parafuso que sobra, ou seja, o comprimento do mesmo que terá de ser rosqueado. Caso for inferior a 13 mm, não instale os parafusos, providencie outros com a mesma especificação, porém com o comprimento maior de acordo com a medida executada. Uma fixação tem que ter no mínimo este valor de rosca, para ter uma fixação confiável. Sugiro que faça este verificação com ambos os parafusos, superiores e inferior.
Observação, caso não tenha ficado claro, fique a vontade para questionar, pois a intenção é ajudar.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
As chapas laterais são de 5mm de espessura.
Realmente não vem nenhum parafuso para ser usado em substituição dos originais da moto.
Dei uma passada no mecânico agora e a oficina dele estava super lotada.
Acho que vou comprar a ferramenta mesmo e me arriscar a fazer (não tenho habilidade mecânica alguma).
Alguma dica de ferramenta ?
Compro um kit de chave soquete com catraca ?
Compro uma chave biela 14 ?
Realmente não vem nenhum parafuso para ser usado em substituição dos originais da moto.
Dei uma passada no mecânico agora e a oficina dele estava super lotada.
Acho que vou comprar a ferramenta mesmo e me arriscar a fazer (não tenho habilidade mecânica alguma).
Alguma dica de ferramenta ?
Compro um kit de chave soquete com catraca ?
Compro uma chave biela 14 ?
Convidado- Convidado
Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Kepler,
Observe o que mencionou acima sobre ter no mínimo 13mm de rosca para ser rosqueado, estando o suporte posicionado na moto.
Observe se os parafusos a serem retirados superior e inferior, neste caso veja qual a medida do sextavado. Não me lembro se um deles é do tipo Allen, pois a givi enviou novos parafusos sextavados.
Abraços.
Observe o que mencionou acima sobre ter no mínimo 13mm de rosca para ser rosqueado, estando o suporte posicionado na moto.
Observe se os parafusos a serem retirados superior e inferior, neste caso veja qual a medida do sextavado. Não me lembro se um deles é do tipo Allen, pois a givi enviou novos parafusos sextavados.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Kepler,
Caso morasse a uns 200 km de distância de minha cidade iria deslocar até sua casa e lhe dar um apoio, mas a distância é grande. Sei que quando compramos algum acessório ficamos louco para instalar. Ninguem é obrigado a ter afinidade com mecânica, caso esteja um pouco inseguro, vou lhe dar uma sugestão. Programe com o cara da Oficina, para semana que vem, dia em que você possa acompanhar a instalação. Não que esta instalação seja coisa de outro mundo, mas se um parafuso "pegar" enjambrado ira danificar espanar a rosca. Rosca do suporte, mas na realidade é fixada no motor, caso isto ocorra o prejuízo é grande. Quanto a ferramentas vamos abrir um tópico sobre ferramentas básicas para manutenção em motos. Tenho certeza que acompanhado a instalação poderá tirar algumas dúvidas e já ter mais maldade para a próxima.
Abraços.
Caso morasse a uns 200 km de distância de minha cidade iria deslocar até sua casa e lhe dar um apoio, mas a distância é grande. Sei que quando compramos algum acessório ficamos louco para instalar. Ninguem é obrigado a ter afinidade com mecânica, caso esteja um pouco inseguro, vou lhe dar uma sugestão. Programe com o cara da Oficina, para semana que vem, dia em que você possa acompanhar a instalação. Não que esta instalação seja coisa de outro mundo, mas se um parafuso "pegar" enjambrado ira danificar espanar a rosca. Rosca do suporte, mas na realidade é fixada no motor, caso isto ocorra o prejuízo é grande. Quanto a ferramentas vamos abrir um tópico sobre ferramentas básicas para manutenção em motos. Tenho certeza que acompanhado a instalação poderá tirar algumas dúvidas e já ter mais maldade para a próxima.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Puxa Marcos, obrigado! O que vale é a intenção.
Então, o mecânico, velho conhecido meu, acabou vindo a minha casa com uma caixa de ferramentas.
Acabou que deu certo instalar o protetor. Ficou bem mais bonito pessoalmente que o visto em fotos.
Tive uma surpresa desagradável.
Acompanhei toda a instalação trabalhando como auxiliar.
A surpresa é que o calço (ou afastador) do lado dianteiro direito estava faltando. Vou postar fotos.
Puxa! A moto sempre foi levada a autorizada. Todos os carimbos, tudo. Passou 30 dias na autorizada em garantia da bomba d'agua. Daí ao instalar um acessório tenho uma surpresa dessas... se eu não tivesse acompanhado talvez nunca tivesse notado isso. O mecânico me mostrou e disse é provável que tivesse um afastador naquele ponto, mas ele não estava lá... Só o parafuso.
Alguém pode conferir na sua moto e me confirmar?
Então, o mecânico, velho conhecido meu, acabou vindo a minha casa com uma caixa de ferramentas.
Acabou que deu certo instalar o protetor. Ficou bem mais bonito pessoalmente que o visto em fotos.
Tive uma surpresa desagradável.
Acompanhei toda a instalação trabalhando como auxiliar.
A surpresa é que o calço (ou afastador) do lado dianteiro direito estava faltando. Vou postar fotos.
Puxa! A moto sempre foi levada a autorizada. Todos os carimbos, tudo. Passou 30 dias na autorizada em garantia da bomba d'agua. Daí ao instalar um acessório tenho uma surpresa dessas... se eu não tivesse acompanhado talvez nunca tivesse notado isso. O mecânico me mostrou e disse é provável que tivesse um afastador naquele ponto, mas ele não estava lá... Só o parafuso.
Alguém pode conferir na sua moto e me confirmar?
Convidado- Convidado
Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Vou verificar e reporto.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Na parte superior onde é fixado o suporte em ambos os lados existe um espaçadores, em possuem aproximadamente 35 mm. Os inferiores possuem um espassador em cada lado que por sua vez tem aproximadamente 10 mm cada um. Os espaçadores são instalados entre o quadro e o motor. Caso possa envie fotos para entender se há peça faltante ou não.
Observação quando fui instalar o espaçadores se soltaram e caíram tive que reposicionar os mesmo. Foi observado a falta da peça antes da desmontagem?
Não há possibilidade da mesma ter caído e não foi visto?
Irei expressar minha opinião, mas não gostaria que me levasse a mal. Se não foi observado antes da desmontagem, há possibilidade de ter caído e grande.
Forte abraço.
Observação quando fui instalar o espaçadores se soltaram e caíram tive que reposicionar os mesmo. Foi observado a falta da peça antes da desmontagem?
Não há possibilidade da mesma ter caído e não foi visto?
Irei expressar minha opinião, mas não gostaria que me levasse a mal. Se não foi observado antes da desmontagem, há possibilidade de ter caído e grande.
Forte abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Não caiu não. Quando o mecânico tirou o primeiro parafuso do lado esquerdo o calço caiu no chão. Os outros ele já ia aparando com a mão. No caso desse da foto estava faltando mesmo.
Se caiu, caiu na autorizada durante as revisões ou no caso da garantia.
Decepção com a autorizada. Que alias é a melhor da cidade. Ostenta o nome de Honda Dream
Convidado- Convidado
Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Tem de ir a uma CC e reclamar sobre o fato.
Faça uma análise preliminar, pois o pessoal da CC deve procurar por indícios indicando haver um erro de montagem da fábrica. Neste caso verifique se não há marcas inerentes ao espaçador, pois o mesmo tende a deixar marcas, sendo estas inerentes ao diâmetro da peça, onde esta deveria estar posicionada. Caso não houver este início, provavelmente não foi instalado. Outro ponto seria indício de oxidação e ou marcas causadas nas faces das duas peças que ficariam em contato com o espaçador (quadro e motor), está presença também seria indício de um eventual erro de montagem da fabrica.
Abraço.
Faça uma análise preliminar, pois o pessoal da CC deve procurar por indícios indicando haver um erro de montagem da fábrica. Neste caso verifique se não há marcas inerentes ao espaçador, pois o mesmo tende a deixar marcas, sendo estas inerentes ao diâmetro da peça, onde esta deveria estar posicionada. Caso não houver este início, provavelmente não foi instalado. Outro ponto seria indício de oxidação e ou marcas causadas nas faces das duas peças que ficariam em contato com o espaçador (quadro e motor), está presença também seria indício de um eventual erro de montagem da fabrica.
Abraço.
Última edição por Marcos Oliveira em Dom Ago 16, 2015 8:43 pm, editado 2 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Protetor motor Chapam com pedaleiras
Bem lembrado Marcos.
Não posso descartar a possibilidade de esquecimento na montagem de fábrica.
Note que só percebe-se a falta da peça quando se afasta a fiação.
Se eu não estivesse presente na hora, teria culpado o mecânico que instalou o protetor de carenagem.
Vou passar na autorizada sim, mas como o meu relacionamento com eles não anda muito bom, estou pensando em comprar o calço ou mandar fazer nos moldes do lado esquerdo. Além de providenciar parafusos maiores.
Creio que um torneiro faz isso facil não?
Não posso descartar a possibilidade de esquecimento na montagem de fábrica.
Note que só percebe-se a falta da peça quando se afasta a fiação.
Se eu não estivesse presente na hora, teria culpado o mecânico que instalou o protetor de carenagem.
Vou passar na autorizada sim, mas como o meu relacionamento com eles não anda muito bom, estou pensando em comprar o calço ou mandar fazer nos moldes do lado esquerdo. Além de providenciar parafusos maiores.
Creio que um torneiro faz isso facil não?
Convidado- Convidado
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