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:: Manutenção :: Mecânica Geral
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Re: Engate de marchas
Então Marcoss,
Bem desagradável essa troca de primeira para segunda...
Outro dia parei nuns sinais junto a uma MT-09 e fiquei ainda mais impressionado com os trancos que ela dá ao engatar a primeira... Nas Harley muitos engatam com o calcanhar !
Isso é uma coisa que precisa evoluir muito nas motos !
Acredito que óleo seja parecido com gasolina: Todos tem a mesma base, mas podem ser associados a ditivos que possam melhorar o tranco.
http://www.shell.com.br/motoristas/oils-and-lubricants/shell-advance-for-motorcycles/semi-synthetic-motorcycle-motor-oil/shell-advance-ax7.html
Na revisão de 6K não é prevista troca de óleo e filtro, correto?
Na revisão de 1 ano a troca do óleo é obrigatória, mesmo não tendo atingido 12K,correto?
Algum problema em relação a garantia na revisão de 6K se eu tiver trocado óleo e filtro não utilizando os originais (Alguém sabe a marca do original?).
Estou pensando em fazer num posto Shell para experimentar o Advance, não sei a marca do filtro que tem nos postos, mas Fram, Mann ou Tecfil me parecem confiáveis...)
Alguém sabe se e quando a DCT chegará á linha de produção de Manaus?
http://world.honda.com/motorcycle-picturebook/DCT/more/
Abs...
Bem desagradável essa troca de primeira para segunda...
Outro dia parei nuns sinais junto a uma MT-09 e fiquei ainda mais impressionado com os trancos que ela dá ao engatar a primeira... Nas Harley muitos engatam com o calcanhar !
Isso é uma coisa que precisa evoluir muito nas motos !
Acredito que óleo seja parecido com gasolina: Todos tem a mesma base, mas podem ser associados a ditivos que possam melhorar o tranco.
http://www.shell.com.br/motoristas/oils-and-lubricants/shell-advance-for-motorcycles/semi-synthetic-motorcycle-motor-oil/shell-advance-ax7.html
Na revisão de 6K não é prevista troca de óleo e filtro, correto?
Na revisão de 1 ano a troca do óleo é obrigatória, mesmo não tendo atingido 12K,correto?
Algum problema em relação a garantia na revisão de 6K se eu tiver trocado óleo e filtro não utilizando os originais (Alguém sabe a marca do original?).
Estou pensando em fazer num posto Shell para experimentar o Advance, não sei a marca do filtro que tem nos postos, mas Fram, Mann ou Tecfil me parecem confiáveis...)
Alguém sabe se e quando a DCT chegará á linha de produção de Manaus?
http://world.honda.com/motorcycle-picturebook/DCT/more/
Abs...
rickbrand77- Pleno
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Re: Engate de marchas
Rick,
O código do consumidor impedi de fazer venda casada, ou seja, não seria obrigatório usar o óleo do fabricante, desde que atenda as especificações da fábrica. Na empresa que trabalho respeitamos está lógica. Caso houver um problema, e ao ser desmontado o componente, definir a causa raiz da falha, um filtro que "soltou" o elemento filtrante interno e for uma peça não original, a garantia será indeferida.
Abraços.
O código do consumidor impedi de fazer venda casada, ou seja, não seria obrigatório usar o óleo do fabricante, desde que atenda as especificações da fábrica. Na empresa que trabalho respeitamos está lógica. Caso houver um problema, e ao ser desmontado o componente, definir a causa raiz da falha, um filtro que "soltou" o elemento filtrante interno e for uma peça não original, a garantia será indeferida.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Engate de marchas
Então o ideal seria comprar o filtro original na CC e levar ao posto para trocar o óleo e fornecer o filtro,coisa que aqui no RJ não gostam muito...
Duro é pagar 3 ou 4x mais no filtro....
Por isso pergunto se alguém sabe o fornecedor da Honda para a X (Acredito que não é feito pela própria Honda...)
Abs
Duro é pagar 3 ou 4x mais no filtro....
Por isso pergunto se alguém sabe o fornecedor da Honda para a X (Acredito que não é feito pela própria Honda...)
Abs
rickbrand77- Pleno
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Re: Engate de marchas
Na realidade as montadoras não fabricam filtro, utilizam empresas que tem know how. Onde especificam para a mesma as dimensões e a micragem do filtro, depois o filtro ganha a identificação da montadora. Da X não seu qual o fornecedor da fábrica.
Como o assunto está saindo do tópico, podemos continuar no tópico sobre troca de óleo
Abraços.
Como o assunto está saindo do tópico, podemos continuar no tópico sobre troca de óleo
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Engate de marchas
Prezado Oliveira,
realmente sai um pouco do tópico, mas o objetivo desta troca de óleo seria suavizar um pouco o engate de marchas, então acredito que não saia completamente do tópico...
Att,
RB
realmente sai um pouco do tópico, mas o objetivo desta troca de óleo seria suavizar um pouco o engate de marchas, então acredito que não saia completamente do tópico...
Att,
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rickbrand77- Pleno
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Re: Engate de marchas
Sem problemas rick, eu acho que de maneira geral a troca de óleo melhora o engate das marchas, eu troquei o óleo da minha e coloquei novamente o óleo Honda e o engate ficou melhor, então não se pode atribuir a melhora a uma troca de marca. Tem um vídeo que postei no tópico da troca de óleo em que o cara fala que o óleo Honda é comprado tanto da Mobil como da Ipiranga, para você saber qual é tem que ler no verso da embalagem, que está escrito "envasado por...".
JulianZ- Profissional
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Re: Engate de marchas
Rick,
Desculpe por não associar ao tópico em questão.
A minha moto troquei o óleo com 1.000 km, com 6.000 km e atualmente está com 11.000 km irei trocar em breve. Nas duas trocas o óleo ao ser drenado não se mostrou saturado (escuro), embora está questão é subjetiva.Quanto ao engate pesado, comparado na data da aquisição, atualmente melhorou um pouco mas não foi tão significativo. Moro no interior cidade cheia de quebra molas, primeira, segunda e terceira são bastante usadas. Dá para sentir que há esforço ao engatar, principalmente estas marchas. Na estrada é tranqüilo, o esforço é menor em trocas de quarta, quinta e sexta marchas. Em suma, não acredito que a troca de óleo irá fazer milagres, principalmente porque a Honda sinalizou que irá modificar o sistema tornando mais suave.
Abraços.
Desculpe por não associar ao tópico em questão.
A minha moto troquei o óleo com 1.000 km, com 6.000 km e atualmente está com 11.000 km irei trocar em breve. Nas duas trocas o óleo ao ser drenado não se mostrou saturado (escuro), embora está questão é subjetiva.Quanto ao engate pesado, comparado na data da aquisição, atualmente melhorou um pouco mas não foi tão significativo. Moro no interior cidade cheia de quebra molas, primeira, segunda e terceira são bastante usadas. Dá para sentir que há esforço ao engatar, principalmente estas marchas. Na estrada é tranqüilo, o esforço é menor em trocas de quarta, quinta e sexta marchas. Em suma, não acredito que a troca de óleo irá fazer milagres, principalmente porque a Honda sinalizou que irá modificar o sistema tornando mais suave.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Engate de marchas
Achei o relato do André Dias de Brasília aqui no fórum!
Colegas, eu também recomendo o Shell AX7 10w30. Um óleo excelente, que deixa o câmbio parecendo uma manteiga... Tem ótimo custo-benefício também. Quanto ao período de troca, eu acho realmente muito estranho um período tão largo de tempo... Os óleos não evoluíram tanto assim, tampouco os motores, a permitir um aumento tão grande na quilometragem, eis que as trocas sempre ficavam na faixa de 6000 km. Sou realmente descrente com 12.000 km.
Eu vou trocar a cada 4000 km, juntamente com o filtro, ou a cada 6 meses, ou seja, vou trocar por tempo mesmo, pois ando pouco.
Re: Troca de óleo
por André Dias em Ter Jun 16, 2015 8:54 amColegas, eu também recomendo o Shell AX7 10w30. Um óleo excelente, que deixa o câmbio parecendo uma manteiga... Tem ótimo custo-benefício também. Quanto ao período de troca, eu acho realmente muito estranho um período tão largo de tempo... Os óleos não evoluíram tanto assim, tampouco os motores, a permitir um aumento tão grande na quilometragem, eis que as trocas sempre ficavam na faixa de 6000 km. Sou realmente descrente com 12.000 km.
Eu vou trocar a cada 4000 km, juntamente com o filtro, ou a cada 6 meses, ou seja, vou trocar por tempo mesmo, pois ando pouco.
rickbrand77- Pleno
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Re: Engate de marchas
Se órgão que normaliza o óleo fosse do Brasil, poderia até acreditar que não haveria evolução. Pois um país que cobra caro em uma gasolina que tem acima de 25% de etanol...
Mas quem normaliza a viscosidade é o SAE sociedade do engenheiros automotivos, com relação aa evolução do óleo é o API instituto americano de petróleo.
Nos motores de máquinas onde trabalho a uns 5 anos atrás a troca de óleo de motor, especificada para cada 250 Horas. Com os motores atuais, a troca é especificada é para 500 Horas. Bom o dobro do período, na prática fazemos análise de óleo em laboratório. Evidenciamos desta forma que o óleo não está saturado. Em alguns casos específicos onde o equipamento trabalha no limite e há problemas no sistema de combustível, ocorre elevação da fuligem, que acima de um determinado limite proporciona desgaste abrasivo. Fuligem é um sub produto da combustão, pois a queima de combustível fósseis gera resíduos de carvão. Lembro que o óleo especificado é mineral e não sintético, para estes equipamentos.
Voltando as motos, mesmo Especificando a cada 12.000 achei por bem reduzir para 6.000 km, por ser muito pró ativo e claro porque não faço análise do óleo.
Abraços.
Mas quem normaliza a viscosidade é o SAE sociedade do engenheiros automotivos, com relação aa evolução do óleo é o API instituto americano de petróleo.
Nos motores de máquinas onde trabalho a uns 5 anos atrás a troca de óleo de motor, especificada para cada 250 Horas. Com os motores atuais, a troca é especificada é para 500 Horas. Bom o dobro do período, na prática fazemos análise de óleo em laboratório. Evidenciamos desta forma que o óleo não está saturado. Em alguns casos específicos onde o equipamento trabalha no limite e há problemas no sistema de combustível, ocorre elevação da fuligem, que acima de um determinado limite proporciona desgaste abrasivo. Fuligem é um sub produto da combustão, pois a queima de combustível fósseis gera resíduos de carvão. Lembro que o óleo especificado é mineral e não sintético, para estes equipamentos.
Voltando as motos, mesmo Especificando a cada 12.000 achei por bem reduzir para 6.000 km, por ser muito pró ativo e claro porque não faço análise do óleo.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Engate de marchas
Pois é... aqui é complicado...
Acho que vou trocar só o óleo por questão de tempo(6 meses,=ou- 4K) e vou experimentar o Advance AX7 . Vou deixar o filtro para a de 1 ano por questões de garantia...
Depois posto as impressões em relação ao câmbio aqui...
O que me chamou a atenção foi "Shell AX7 10w30. Um óleo excelente, que deixa o câmbio parecendo uma manteiga... "
Acho que vou trocar só o óleo por questão de tempo(6 meses,=ou- 4K) e vou experimentar o Advance AX7 . Vou deixar o filtro para a de 1 ano por questões de garantia...
Depois posto as impressões em relação ao câmbio aqui...
O que me chamou a atenção foi "Shell AX7 10w30. Um óleo excelente, que deixa o câmbio parecendo uma manteiga... "
rickbrand77- Pleno
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Re: Engate de marchas
Rick, tem um canal no Youtube, chama-se "Olho no Óleo"
La fala tudo sobre oleos p motor. Inclusive em um dos videos fala que nao existe diferença alguma relacao as principais marcas e seus nomes milagrosos
La fala tudo sobre oleos p motor. Inclusive em um dos videos fala que nao existe diferença alguma relacao as principais marcas e seus nomes milagrosos
Convidado- Convidado
Re: Engate de marchas
Mateus Grillo escreveu:Minha troca de marchas melhorou muito após começar a usar o Yamalube, não sei se é somente o óleo ou também a quilometragem seja relevante na melhora, estou com 22k. Já não tem mais aquele estalo no engate da primeira e as outras trocas estão muito mais leves.
Abraço.
Mateus,
Talvez com o avanço do km da moto, o conjunto (mola, detentes) sofram fadiga, que poderia propiciar melhora no engate. É um palpite sobre o sistema.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Engate de marchas
Marcos Oliveira escreveu:Rick,
Desculpe por não associar ao tópico em questão.
A minha moto troquei o óleo com 1.000 km, com 6.000 km e atualmente está com 11.000 km irei trocar em breve. Nas duas trocas o óleo ao ser drenado não se mostrou saturado (escuro), embora está questão é subjetiva.Quanto ao engate pesado, comparado na data da aquisição, atualmente melhorou um pouco mas não foi tão significativo. Moro no interior cidade cheia de quebra molas, primeira, segunda e terceira são bastante usadas. Dá para sentir que há esforço ao engatar, principalmente estas marchas. Na estrada é tranqüilo, o esforço é menor em trocas de quarta, quinta e sexta marchas. Em suma, não acredito que a troca de óleo irá fazer milagres, principalmente porque a Honda sinalizou que irá modificar o sistema tornando mais suave.
Abraços.
Concordo com você Oliveira, se a própria Honda falou que vai deixar o sistema mais suave, eles deixaram claro que o problema não é o óleo.
Acrescentando ainda sobre a evolução dos óleos, a classificação API ta aí para mostrar o como os óleos evoluiram, hoje óleos API SM e SN seriam inimagináveis alguns anos atrás, e hoje não só existe como os fabricantes se esforçam em fazer óleos nas mais altas especificações.
Tenho interesse em por o AX7 também, só não pus na ultima troca porque não troquei o filtro, então ia sobrar muito resíduo do óleo velho e não gosto de misturar marcas
JulianZ- Profissional
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Re: Engate de marchas
Teles e Oliveira,
voltando pra relatar a respeito do barulho em ponto morto.
Como foi sugerido, apertar a embreagem no momento do barulho que havia constatado quando da reduzida chegando ao neutro, percebi que debreando no momento do barulho em neutro o barulho realmente cessa,
Desta feita e por experiencia de voces, creio que esteja tudo ok. Hehe
Obgdo
Abs
voltando pra relatar a respeito do barulho em ponto morto.
Como foi sugerido, apertar a embreagem no momento do barulho que havia constatado quando da reduzida chegando ao neutro, percebi que debreando no momento do barulho em neutro o barulho realmente cessa,
Desta feita e por experiencia de voces, creio que esteja tudo ok. Hehe
Obgdo
Abs
Luizao_cs- Júnior
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Re: Engate de marchas
Luizão,
A princípio é isto mesmo, quanto ao tranco estando em neutro e engatar primeira. Para minimizar eu aciono a embreagem espero alguns segundos e depois engato a primeira, a marcha já "entra" com certa suavidade. Comparando quando aciona a embreagem e já engata a primeira.
Abraço.
A princípio é isto mesmo, quanto ao tranco estando em neutro e engatar primeira. Para minimizar eu aciono a embreagem espero alguns segundos e depois engato a primeira, a marcha já "entra" com certa suavidade. Comparando quando aciona a embreagem e já engata a primeira.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Engate de marchas
Luizao_cs escreveu:Teles e Oliveira,
voltando pra relatar a respeito do barulho em ponto morto.
Como foi sugerido, apertar a embreagem no momento do barulho que havia constatado quando da reduzida chegando ao neutro, percebi que debreando no momento do barulho em neutro o barulho realmente cessa,
Desta feita e por experiencia de voces, creio que esteja tudo ok. Hehe
Obgdo
Abs
Todas as motos que tive sempre tiveram este barulho, que é esquisito sim, mas normal mesmo.
Com a explicação que o Oliveira deu, nota dez pra variar, agora entendo o porque.
Abraço
Renato Pagano- Sênior
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Re: Engate de marchas
Blza Renato,
Cara essa eh minha primeira moto zero bala!!
Ja tive 250R, bros 150, 450SR, 450DL, ténéré 600, e nunca nessa vida escutei o barulho q estou ouvindo agora, mas, to de boa pela explicacao do Oliveira!
Qqr coisa Oliveira se for algum problema serio te mando a conta heheheheh
Cara essa eh minha primeira moto zero bala!!
Ja tive 250R, bros 150, 450SR, 450DL, ténéré 600, e nunca nessa vida escutei o barulho q estou ouvindo agora, mas, to de boa pela explicacao do Oliveira!
Qqr coisa Oliveira se for algum problema serio te mando a conta heheheheh
Luizao_cs- Júnior
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Re: Engate de marchas
Antes da X tive uma Fazer250, estralava igual, e como já sabemos não é problema da moto mas sim a tal da característica dela. Trocar o óleo melhora os trancos (tirar o velho e colocar o novo) obviamente por ter óleo novo. Em carros se percebe com mais nitidez que após trocas de óleo o motor trabalha com maior silêncio, creio que com motos é o mesmo.
Grilo, tu tá usando Yamalube na X? Mas ele não tem especificação diferente? Ele é mineral né? Troca de quantos em quantos km?
Grilo, tu tá usando Yamalube na X? Mas ele não tem especificação diferente? Ele é mineral né? Troca de quantos em quantos km?
Re: Engate de marchas
http://www.yamalube.com.br/#motocicletas
rickbrand77- Pleno
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Re: Engate de marchas
Marcos Oliveira- observa-se que algumas vezes as marchas entram suavemente. Pode ser que acertamos o ponto ou estamos acostumando com a mudança "bruta" deste cambio. Como vc disse, tomara que no modelo mais novo a honda resolve este problema.
Walter_VR- Amador
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Re: Engate de marchas
Legal! A melhora deve ser (certeza) devido ao maior range do óleo (10W - 40).rickbrand77 escreveu:http://www.yamalube.com.br/#motocicletas
Re: Engate de marchas
Douglas escreveu:Legal! A melhora deve ser (certeza) devido ao maior range do óleo (10W - 40).rickbrand77 escreveu:http://www.yamalube.com.br/#motocicletas
O que muda nesse óleo em relação ao Honda é só quando ele está quente. Frio eles são iguais em viscosidade (10W), mas quente o Yamalube é um óleo 40, ou seja, mais grosso que o Honda, eu particularmente não tenho coragem de colocar um óleo mais grosso em um motor projetado para um óleo mais fino, visto que a tendência nesse caso é uma lubrificação deficiente. Note que esse não é um problema que tende a aparecer logo que se troca o óleo, mas o desgaste do motor tende a se acelerar por conta dessa lubrificação deficiente.
Última edição por JulianZ em Ter Nov 24, 2015 4:48 pm, editado 1 vez(es)
JulianZ- Profissional
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Re: Engate de marchas
Douglas escreveu:Legal! A melhora deve ser (certeza) devido ao maior range do óleo (10W - 40).rickbrand77 escreveu:http://www.yamalube.com.br/#motocicletas
eita 10w40 é top eim, ainda mais yamalube .. eu sempre usei yamalube em minhas motos que eram o mineral , é ótimo. Não sabia desse novo óleo vou procurar pra por até em minha crf .
Apenas um resumo de óleo, o ideal é nunca mudar as viscosidades indicadas para maior numero do w e para menor no 2º numero. (sempre ao contrario )
Exemplo:
10W30 = pode mudar para (10W40 - 5W40 - 5W30 - 5w45 - etc.)
10W30 = NUNCA pude mudar para ( 20W40 - 5W20 - 25W50 - etc)
só lembrei de compartilhar com todos a informação kkkkk
_Júlio_- Amador
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Re: Engate de marchas
Julio, óleo mais grosso não é recomendado, principalmente em motores novos, que possuem folgas menores, e por isso óleos mais grossos não penetram adequadamente, além disso óleo mais grosso que o especificado pode comprometer a bomba de óleo. Isso provoca uma sensível diminuição da vida útil da bomba, pois vai diminuir a pressão e a vazão. No final, isso acabará por provocar a oxidação do óleo e também o entupimento dos canais de lubrificação, o que trará danos gravíssimos aos componentes móveis, levando a fundir o motor por deficiência de lubrificação.
Óleo mais grosso só se põe em motores mais velhos que já possuem folgas muito maiores, além disso eles baixam menos óleo que óleos mais finos.
Óleo mais grosso só se põe em motores mais velhos que já possuem folgas muito maiores, além disso eles baixam menos óleo que óleos mais finos.
JulianZ- Profissional
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Re: Engate de marchas
Na minha não acontece tranco muito forte na primeira e as nas outras é bem macio. Regulo sempre o cabo da embreagem pela manete e o lubrifico tambem. Alias, como estava achando a manete dura, acabei de colocar grafite em pó na manete e óleo lubrificante no cabo.
E somente hoje observei mais uma economia ridícula que é não ter guarda pó/água nas manetes de embreagem e freio.
E somente hoje observei mais uma economia ridícula que é não ter guarda pó/água nas manetes de embreagem e freio.
Renato Pagano- Sênior
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