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Mensagem por Dobest Seg Dez 07, 2015 5:13 pm

Olá companheiros!
Sei que há tópicos com este assunto, mas o que me trás aqui é a experiência com a minha X.

Mesmo antes de comprar a CB500X já sabia que a caixa de marchas era mais ruidosa do que seria normal nas motos japonesas. Como vinha habituado ao motor boxer da BMW qualquer caixa de marchas por mais barulhenta que seja será sempre mais silenciosa.
Na realidade nunca tinha estranhado os "clanks" da X, para mim era algo normal.
Depois de ter montado a coroa traseira tive de mexer na afinação da corrente, daí a minha partilha de hoje.

Recordo-me que no primeiros 1000 kms a X fazia "clanks" bem audíveis, principalmente de 1ª para 2ª e 3ª, as outras eram aceitáveis. Por volta dos 1500 kms tive de ajustar a corrente, ajustei com folga de 4 cm. Os "clanks" passaram a ser menos audíveis.
Recentemente os "clanks" começaram a ser verdadeiramente audíveis depois de mudar a coroa traseira e o reajuste da corrente. Verifiquei que estava nos 3,5 cm e os "clanks" mantiveram-se!!
Alguma coisa se passou para a caixa começar a fazer barulho!

Hoje descobri  Embarassed

Como tenho descanso central ajustei a corrente com a roda no ar, neste caso a suspensão traseira está toda descida e a distância entre o pinhão e a coroa é menor. Quando se coloca no descanso lateral a suspensão fica com algum peso da mota, a suspensão traseira diminui de curso e a distância entre o pinhão e coroa aumenta, fazendo esticar a corrente.
Quando reajustei a corrente com descanso central em 3,5 cm, no descanso lateral dava 2.7 cm, muito justa.

O que conclui:
- Folga da corrente acima dos 4.5 cm torna os "clanks" audíveis,
- Folga da corrente abaixo dos 3.5 cm torna os "clanks" audíveis e dificuldade de engrenagem das marchas.
- A folga da corrente altera com a alteração do curso da suspensão traseira.
- Deve-se ajustar a corrente no descanso lateral ou cavalete de serviço, para que a suspensão traseira fique com algum peso.

Se não trouxe aqui nada de novo peço-vos desculpa, na verdade eu descobri isto hoje Rolling Eyes.

Cumprimentos


Última edição por Dobest em Ter Dez 08, 2015 8:49 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Renato Pagano Seg Dez 07, 2015 5:58 pm

Dobest, voce tem razão nas suas observações. Quando regulo minha corrente peço sempre para alguem sentar na moto antes do ajusto final. Outra coisa que faço é regular o cabo da embreagem. Não sei se isto tem a ver ou não com o 'clank' do cambio, mas a minha X não faz um barulho tão grande, ou diferente, das motos anteriores .
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Mensagem por Convidado Ter Dez 08, 2015 1:33 am

Bm saber Dobest, vou verificar na minha, pois estou sentindo alguma alteracao na minha moto que parece ser a relacao "ovalada", ainda estoi tentando decifrar o que possa ser, mas que est4a estranho.
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Mensagem por Marcos Oliveira Ter Dez 08, 2015 6:04 am

Dobest,

Muito bom, acredito que você quis dizer cm de centímetros e não mm de milímetros.

Abraços.
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Mensagem por _Júlio_ Ter Dez 08, 2015 8:23 am

opa obrigado por compartilhar, 

Mas a corrente da moto mede com ela sem ninguém em cima e com o cavalete lateral apoiado apenas, essa é a referencia para a medida da folga da mesma. (está no manual)

Inclusive a motos deveriam ser assim também para verificar o nível do óleo, pois é ruim ter que equilibrar ela e ver o indicador de nível ao mesmo tempo.  rsrsrs  o correto era ter a referencia com ela apoiada com o pesinho  What a Face
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Mensagem por Dobest Ter Dez 08, 2015 8:51 am

Marcos Oliveira escreveu:Dobest,

Muito bom, acredito que você quis dizer cm de centímetros e não mm de milímetros.

Abraços.

Muito agradecido Marcos pelo alerta, já corrigi.

Cumprimentos.
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Mensagem por Convidado Ter Dez 08, 2015 9:39 am

Julio, coloca no cavalete central o medir o óleo.  Ou no "toco". Kkkkk
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Mensagem por _Júlio_ Ter Dez 08, 2015 10:59 am

Marcos Teles escreveu:Julio, coloca no cavalete central o medir o óleo.  Ou no "toco". Kkkkk

Marcos, confesso que não tentei, pois como ela fica levemente inclinada pra frente, imaginei que afetaria a verificação do mesmo mas,  vou ver assim que der. valeu 

essa do toco usei muito na época da tornado e da hornet  kkkkk , ficava 100% para a manutenção da relação.  quem não tem o cavalete pode fazer que eu aprovo  kkkkkk
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Mensagem por Alison Camargo Sáb Dez 19, 2015 11:40 am

Ótimo post, refiz o ajuste e notei sensível melhora! Pois também cometia o mesmo erro ao ajustar a corrente no cavalete central!
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Mensagem por Mmcampos Seg Dez 21, 2015 10:00 am

Grande relato Dobest. Obrigado por compartilhar sua experiência.

Abrçs
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