Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Troca de óleo EmptySeg Jul 08, 2024 8:05 pm por rcratto

» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Troca de óleo EmptySeg Jul 08, 2024 7:59 pm por rcratto

» Sistema de arrefecimento CB500X.
Troca de óleo EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Troca de óleo EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Troca de óleo EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Troca de óleo EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Troca de óleo EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Troca de óleo EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Troca de óleo EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Troca de óleo EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Troca de óleo

+27
Fabio Liguori Arieta
LívioMax
Gargamel
cheesepaulo
Walter_VR
MotociclistaHenrique
_Júlio_
andre v
Renato Pagano
Mmcampos
kadu_01
everteen
Marcelo Clemente
MFMI
akantunes
Gustavo Matos
ElmoV6
Jones*
Mateus Grillo
André Dias
Marcos Ávila
Marcos Oliveira
klauber.santilli
Renato Aguias RP
CHARTÃO
Douglas
JulianZ
31 participantes

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Troca de óleo Empty Troca de óleo

Mensagem por JulianZ Seg Fev 02, 2015 9:36 pm

Olá a todos, gostaria de saber a periodicidade que vocês estão trocando o óleo da sua CB 500X, pelo manual consta a cada a cada 12000 km, mas como a minha média com a moto está caminhando para ser uns 6000km por anos, minha idéia é trocar uma vez por ano mesmo.
JulianZ
Profissional
Profissional

Pontos : 1244

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Douglas Seg Fev 02, 2015 9:44 pm

JulianZ, a minha estou trocando com 6000km (ela está atualmente com 8600km). O pessoal da cc me disse pra trocar de 3000 em 3000 km! Acho um desperdício visto que no manual a recomendação é pra 12k km. Aos poucos vou subindo a km entre trocas e observando o comportamento da X, e claro sempre monitorando o nível de óleo.
Abraços!
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Pontos : 1195

http://motoviagens.net

Mensagem por CHARTÃO Ter Fev 03, 2015 11:11 am

Aí galera, vou trocar a cada 6 mil.....visto que como o Douglas eu não vou conseguir andar os 6 mil no ano he he .
Ando muito na cidade, e fico sempre de olho no óleo.
Se fosse pegar a pista direta, aí sim trocaria com 12 mil.
A minha passou dos 1600 kkkkk
CHARTÃO
CHARTÃO
Moderador
Moderador

Pontos : 504

Mensagem por Douglas Qui Fev 05, 2015 1:56 am

Acho que todos aqui ainda estão no período da garantia, porém já fica a pergunta/dúvida: Quais seriam outras opções de óleos lubrificantes para se usar na X, com especificações iguais ao original da Honda?
Temos no mercado nacional outros óleos semissintéticos ao qual poderíamos usar na X? Eu desconheço outras opções...
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Pontos : 1195

http://motoviagens.net

Mensagem por Renato Aguias RP Sex Fev 06, 2015 3:43 pm

Alguns estudos diz que oleo semi sintetico trocar apartir de no maximo 7.000km ou 6 meses, entao quem anda pouco e bom ficar de olho no tempo, diz tambem que nunca devemos usar oleo inferior ao que ja foi colocado na moto, eu pretendo estar trocando a cada 6.000 e tambem trocar o filtro pois acho que acaba sendo uma economia o não trocar de alto risco.
Renato Aguias RP
Renato Aguias RP
Amador
Amador

Pontos : 169

Mensagem por JulianZ Sex Fev 06, 2015 4:44 pm

Para trocar um óleo padrão por outro temos que sempre colocar óleo igual ou superior, no caso temos que olhar três coisas:
tipo de óleo: mineral, semi-sintético, sintético
Classificação API: SJ, SL, SM, SN
Viscosidade: 5W30, 10w40, 20W50 etc
No caso do tipo, o padrão da nossa moto é semi-sintético, por isso, nunca devemos colocar nele mineral.
Classificação API, o padrão é SJ, qualquer letra do alfabeto depois do S (de spark, vela em inglês, óleos que começam com API C... são para motores diesel) que for do J em diante é aceitavel, L,M,N..., mas não H, I,F.. que são óleos inferiores.
Viscosidade: nunca se deve colocar óleo mais grosso em um motor do que o recomendado, eles forçam mais a bomba e a lubrificação é deficiente, muitos usam para mascarar barulhos, mas isso apenas diminui ainda mais a vida util de seu motor. Óleos mais finos são aceitáveis mas eles tendem a aumentar barulhos e podem baixar nível mais rapidamente, o que não costuma ser problema em motores modernos.

Por ultimo, classifcação JASO, que é a classificação de óleos para moto, esse é importante porque motos usam óleo tanto para lubrificar o motor como a transmissão, por esse motivo, não se deve usar óleo automotivo em motos.
No caso da nossa, é JASO MA, então podemos usar MA, MA1 ou MA2, mas nunca MB ou óleo sem classificação JASO.

Qualquer óleo que atenda as restrições acima pode ser usado na CB 500X, o óleo de fábrica já é um óleo com bom custo benefício, logo normalmente apenas se justifica trocar por um óleo superior.

Alguns óleos que servem:
Mobil Mx 10w30 Super Moto API SJ: idêntico ao óleo Honda, até acredito que seja o mesmo com embalagem diferente. R$ 22,00 no ML
Lubrax Semissintético 4t 10w30 Indicc API SL: óleo Petrobras, parecido mas API SL, classificação superior, um óleo melhor para o motor. R$ 20,00 no ML
Ipiranga Moto Top Rider 10W30 Sintético SPI SL: óleo superior, sintético e API SL, boa opção para sua moto, não achei o preço dele na internet, tem que ver em um posto Ipiranga.
Motul 5100 4T 10W-30 API SM Semissintético: tem melhor classificação API, preço no ML: R$ 36,00, não tem bom custo benefício.
Ipiranga Moto Performance 10W30 API SJ Semissintético: Mesma classificação do óleo Honda, preço no ML: R$ 16,00, vantagem: óleo mais barato que atende as especificações da CB 500X
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagem por klauber.santilli Qua Fev 25, 2015 12:38 pm

Eu vou trocar o óleo a cada 6k km, pois faço um uso bem severo da moto (cidade e distâncias curtas, intercalando com viagens longas).
Não confio que esse óleo aguente 12k km nas condições brasileiras.
É só lembrar de quando lançaram o Gol GV e puseram as trocas de óleo para cada 15k km: consideraram o uso europeu e deu no que deu...
klauber.santilli
klauber.santilli
Júnior
Júnior

Pontos : 50

Mensagem por Convidado Dom Jun 14, 2015 8:22 pm

Alguém pensa em realizar as trocas em casa ?
É necessário a retirada da carenagem inferior no caso da troca de óleo?
Alguém sabe informar?
Convidado
Convidado

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Jun 15, 2015 8:39 am

Pretendo fazer a proxima revisão de 6000 Km ainda este mês, onde irei trocar o óleo, as revisões posteriores a cada 12000 KM. Mas entre uma revisão e outra (6000 Km) trocarei o óleo e filtro. A minha moto comprei com garantia adicional de um ano, caso execute as revisões na CC que adquiri a moto.

Quanto a troca de óleo, o que vejo necessário retirar antes da remoção do filtro, é a proteção de plástico que fica abaixo do mesmo, esta ação evita que o óleo escorra nesta carenagem, dificultando a contenção. O "bujão" de dreno fica na parte inferior do motor (cárter), não há dificuldade para acessá-lo. Porém tem de observar o anel de vedação do mesmo, o ideal seria substitui-lo, ação pró ativa que evita vazamento após instalação. Uma observação, seria interessante que a moto seja posicionada sobre o cavalete central, caso tenha este acessório instalado.

Abraços.

.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Pontos : 3552

Mensagem por Marcos Ávila Seg Jun 15, 2015 11:39 pm

"A minha moto comprei com garantia adicional de um ano."

Como assim Xará, essa garantia estendida é pela CC ou fábrica? Como conseguiu?
Marcos Ávila
Marcos Ávila
Amador
Amador

Pontos : 215

Mensagem por Marcos Oliveira Ter Jun 16, 2015 5:57 am

É coberta pela CC, após o ano de garantia da fábrica. 
No entanto as revisões tem de ser executadas pela CC que comprei. Mas caso ocorra a venda da moto a garantia não é transferível, há um documento assinado com as cláusulas. Sei que garantia quando precisa é uma novela, mas como não paguei nenhum adicional. Este foi um dos motivos para concluir a compra na CC e claro mais o desconto no valor da moto.

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por André Dias Ter Jun 16, 2015 8:54 am

Colegas, eu também recomendo o Shell AX7 10w30. Um óleo excelente, que deixa o câmbio parecendo uma manteiga... Tem ótimo custo-benefício também. Quanto ao período de troca, eu acho realmente muito estranho um período tão largo de tempo... Os óleos não evoluíram tanto assim, tampouco os motores, a permitir um aumento tão grande na quilometragem, eis que as trocas sempre ficavam na faixa de 6000 km. Sou realmente descrente com 12.000 km.

Eu vou trocar a cada 4000 km, juntamente com o filtro,  ou a cada 6 meses, ou seja, vou trocar por tempo mesmo, pois ando pouco.
André Dias
André Dias
Júnior
Júnior

Pontos : 52

Mensagem por JulianZ Ter Jun 16, 2015 1:04 pm

Esse óleo da Shell é um dos candidatos a eu por aqui quando for trocar o meu, porque não acha muitas opções na minha cidade, mas esse acha por ter posto Shell, o preço não é ruim e trocar no posto ganha a mão de obra.
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagem por Mateus Grillo Ter Jun 16, 2015 6:25 pm

Fiz a troca e coloquei o Motul 5100...

Abraço.
Mateus Grillo
Mateus Grillo
Pleno
Pleno

Pontos : 776

http://www.ageofmotorcycle.com

Mensagem por Marcos Oliveira Ter Jun 16, 2015 6:28 pm

Mateus,

Notou alguma diferença no que tange a troca de marchas após utilizar o Motul?

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por Convidado Ter Jun 16, 2015 7:39 pm

Mateus Grillo escreveu:Fiz a troca e coloquei o Motul 5100...

Abraço.

O motul 5100 não é 15w40?
Convidado
Convidado

Mensagem por JulianZ Ter Jun 16, 2015 10:14 pm

Existe um Motul 5100 que é 10w30. Não se deve usar óleo mais grosso que a especificação, porque aumenta o desgaste do motor.
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagem por Marcos Ávila Ter Jun 16, 2015 11:30 pm

Tem um conhecido meu que inclusive comprou minha antiga moto que era a cb650f e tinha uma cb500f e pasmem, faz as trocas de óleo da moto de 1000 em 1000 km, isso sim é jogar dinheiro fora. Eu francamente to achando 6000 km também muito, acho que vou trocar ele com 4000 km.
Marcos Ávila
Marcos Ávila
Amador
Amador

Pontos : 215

Mensagem por Marcos Oliveira Qua Jun 17, 2015 5:24 am

Ávila,

Na realidade as revisões inicialmente são a 1000 e 6000 km iniciais onde se substitui o óleo e filtro. Posteriormente o intervalo das revisões é a cada 12000 km. Em tese a periodicidade de troca de óleo é a cada 12000 km, intervalo que a maioria dos membros, inclusive eu julga ser longa. Chega se a está conclusão, devido ao número de variáveis que estão relacionados com o uso da moto. Uma troca de de óleo intermediaria 6000 km, onde claro se contemple a substituição do filtro, na minha percepção é o ideal. Pois já abrange uma margem de segurança (empírica) de 50%, comparado com o indicado pelo fabricante. A observação que se pode fazer é com relação as motos que rodam pouco, pois neste caso a troca de óleo deve ocorrer por intervalo de tempo e não de km. Tomando como referência a revisão inicial de 6000 km ou ano, como está descrito no manual. Caso não chegue a rodar 6000 km em um ano, no meu entendimento deveria trocar o óleo / filtro.

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por JulianZ Qua Jun 17, 2015 9:35 am

Concordo com a opinião do Marcos Oliveira, vale notar que a maioria aqui não roda 12000km em um ano, outros nem 6 mil, então a maioria tem que trocar pelo quesito tempo, um ponto que na verdade muitos ignoram, só se lembram de trocar óleo pelo km, mas não lembram que óleo fica velho por contato com o tempo, absorve umidade e oxida. Isso é um mal as vezes de comprar um veículo pouco rodado, as vezes você pega um veículo de 10 mil km com cinco anos que esta com o motor pior que um de 50 mil, porque a pessoa não faz manutenção no veículo por rodar pouco.
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagem por Mateus Grillo Qua Jun 17, 2015 10:14 am

Não senti diferença com o 5100, quando fui fazer a troca fiquei com muita vontade de usar o Yamalube que é um óleo muito bom com um custo bem mais em conta que o motul e atende as especificações, mas na hora fui de motul que já estava utilizando a um bom tempo na fazer250 e nunca tive problemas, em minha opinião se o óleo está dentro das especificações, a marca não vai alterar em nada, tanto que a cada ano as fábricas fazem novos acordos comerciais e mudam as marcas de óleo e gasolinas especificadas no manual...

Pilotei uma XT660, o câmbio realmente é uma manteiga se comparado ao da X, os ex proprietários devem sentir falta desse câmbio e suspensão que realmente são muito bons, mas foram os únicos detalhes que me chamaram a atenção...

Ontem um cara parou ao meu lado no trânsito e disse que estava pensando em trocar a XT pela X, me perguntou o que estava achando da moto e tal, comentei que era uma pena não ter test drive por aqui, então ofereci a ele uma volta na minha naquele momento e ele topou na hora, paramos mais a frente e fizemos a troca, começamos a rodar e já nos primeiros quilômetros ele abriu o capacete sorrindo e gritou, "já me decidi!!" hehehe... rodamos mais uns 15km pra ele poder sentir bem a moto, quando paramos parecíamos duas crianças eufóricas com brinquedos novos... Conversamos um pouco sobre as máquinas e cada um seguiu seu caminho. O motociclismo é realmente incrível!

Abraço.

Última edição por Mateus Grillo em Qua Jun 17, 2015 4:00 pm, editado 1 vez(es)
Mateus Grillo
Mateus Grillo
Pleno
Pleno

Mensagem por Jones* Qua Jun 17, 2015 3:07 pm

Mateus,

Eu queria poder fazer isso tb aqui em SP capital kkkkk, mais acho que não seria um boa ideia.
Jones*
Jones*
Júnior
Júnior

Pontos : 78

Mensagem por Mateus Grillo Qua Jun 17, 2015 3:51 pm

hehehe é verdade, SP é outra história... Mas era um cara bem tranquilo, mais coroa, 55 anos, parecia ser um cara legal, então não vi problema em oferecer... Se realmente estivesse mal intencionado acho que não iria longe porque eu estava com a XT na cola dele hehehe

Abraço
Mateus Grillo
Mateus Grillo
Pleno
Pleno

Mensagem por Marcos Oliveira Qua Jun 17, 2015 3:57 pm

Mateus,

Beleza, quanto a percepção do outro motociclista sobre a X, pois ao sair de uma moto e subir em seguida em outra é um impacto imediato. Neste caso penso eu há diferença que não passam despercebida, no caso o motor bicilíndrico da X e suspensão mais longa da XT.

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por Convidado Qua Jun 17, 2015 8:56 pm

Jones* escreveu:Mateus,

Eu queria poder fazer isso tb aqui em SP capital kkkkk, mais acho que não seria um boa ideia.

Aqui em Fortaleza a coisa anda meio "punk" pra se fazer esse tipo de troca.  Shocked
Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo