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Mensagem por ElmoV6 Qua Jun 17, 2015 11:56 pm

Aqui em Porto Alegre às vezes os "caras" fazem essas "trocas", mas de maneira forçada e contra a vontade, além de usar uma arma na mão! Só que eles só pegam a tua moto e não emprestam a deles... Kkkkkkk 
Tá complicado rapaziada, não é mesmo em todo o lugar que dá pra arriscar!
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Mensagem por Jones* Sáb Jun 20, 2015 1:02 pm

Galera,

Só para informação vou fazer a primeira troca óleo fora da concessionaria , troquei o óleo na revisão dos 1000km e agora vou trocar com 4000km ou seja vou manter a troca de 3 em 3 mil quilômetros rodados . ( Meu uso da moto é diário no transito intenso)

O filtro vou substituir naquela velha formula que nem todos concordam uma troca sim e outra não.


Vou usar o óleo especificado no manual SAE 10W-30 SJ (Fabricante Ipiranga ou Mobil)

Eu sou inscrito neste canal sobre óleo , olhem este vídeo é bem interessante.



Vamos postar de uma forma simples como cada membro ira fazer a troca  sempre acrescentando como é uso da motocicleta. 


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Mensagem por JulianZ Sáb Jun 20, 2015 1:48 pm

Muito bom o vídeo Jones, teve um outro óleo que ele não citou que foi o Shell AX7 10w30 API SL, ou seja, a classificação dele é superior aos outros que ele citou, apenas empatando com o Lubrax, e possui o mesmo preço dos demais. Quando for trocar o meu vou dar preferencia para o Lubrax ou para o Shell, se eu trocar aqui na minha cidade vou por o Shell, porque aqui não tem posto BR, mas se for trocar fora provavelmente vou colocar o Lubrax.
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Mensagem por Convidado Sáb Jun 20, 2015 9:45 pm

Acho que irei de Shell Ax7 e filtro Tecfil, ja que pretendo realizar a troca eu mesmo.
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Mensagem por Gustavo Matos Qua Jun 24, 2015 12:32 pm

pessoal hoje fiz a primeira troca de óleo e filtro na revisão de 1k, o estranho e que no manual não fala para trocar, somente de 6k em 6.k.
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Mensagem por Marcos Oliveira Qua Jun 24, 2015 1:39 pm

Gustavo,

Acho que talvez ocorreu uma confusão ao verificar o manual. Na revisão inicial de 1000 km consta troca de óleo e filtro, na revisão de 6000 km é que não consta, mas eu acho prudente executar.

Abraços.
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Mensagem por Convidado Qua Jun 24, 2015 10:31 pm

Exatamente Oliveira, o manual preconiza troca aos 100 e depois aos 12000. A revisão de 6000 e só p ajustes. Mesmo assim eu troquei o óleo,sem mexer no filtro, que no meu caso foi trocado há 20 dias, hehe. Como disse em outro tópico, não acompanhei a troca, mas o mecânico dose que o óleo estava limpo.
Eu vou fazer as minhas a cada 6000 óleo e 12000 filtro. Como minha frequência e alta acaba ficando caro trocar em infecção menor. A CB300 trocava s cada 2000, ou seja 20 dias.
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Mensagem por Marcos Ávila Sáb Jul 04, 2015 7:49 pm

Troca de óleo - Página 2 20150704_1948361_zpsszt1wlip
 Enquanto o manual recomenda a troca de óleo de 12 em 12 mil km, olha só o que a CC de minha cidade recomendou, agora que vi isso cheguei até tirar o adesivo de lembrete da moto para fotografar e postar aqui.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Jul 04, 2015 7:56 pm

Falta alinhamento entre a CC e a fábrica, pois passa por cima da recomendações da Honda. A definição que maioria do fórum tem em relação a trocar o óleo e filtro a cada 6000 km é empírica. No caso da CC não há embasamento em literatura da Honda para ter que reduzir ainda mais o período de troca. Lembro que nem nos primeiros 6000 km não está descrito trocar o óleo / filtro, mas seria sensato substituir.

Abraços.
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Mensagem por Convidado Sáb Jul 04, 2015 8:04 pm

Como pode uma empresa tão grande ser tão desleixada nesse quesitos. Os mecânicos das CC são todos despreparados, meros substituidores de peças, não entendem nada de mecânica.  Qdo começaram os meu problemas com a 300 ao morrer ela dava um estalo vem alto no motor, questionei o mecânico e ele disse que era normal, que era a embreagem que batia por ter morrido. Por isso , falou como se fosse a minha primeira moto, como se eu fosse um completo ignorante. Na verdade eu não sabia o que era, sabia que não poderia ser normal e muito menos embreagem.  Qdo quebrou de vez vim a confirmar que era a placa de partida que estava com problema.
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Mensagem por Marcos Ávila Sáb Jul 04, 2015 8:08 pm

Oliveira,
 Observou que eles estão querendo a cada 4.000 km uma troca sem filtro e uma com troca de filtro. O pessoal aqui acha que isso é desnecessário? Seria apenas de 6.000 em 6.000 km trocando óleo e filtro, é isso?
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Mensagem por Convidado Sáb Jul 04, 2015 8:15 pm

Ávila, eu vou trocar uma com filtro e uma sem filtro. Usamos óleo sem sintético, e esse filtro e similar aos de carros. Creio que o filtro vai bem com 12k.

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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Jul 04, 2015 8:16 pm

Ávila,

No manual é o que deve ser seguido pela CC, o manual dever ser a bíblia das CCs.
Mas como a Honda não distingue a variáveis que estão presentes na aplicação / condução da moto, acho sensato substituir o óleo para filtro a cada 6000 km. Lembro que o manual indica a revisão a cada 12000 km ou um ano. Tem muitos que podem nem rodar 5000 km por ano, neste caso deve se trocar o óleo e filtro.

Abraços.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Jul 04, 2015 8:22 pm

Deixo claro que este parecer que faço da troca do óleo / filtro a cada 6000 km é subjetivo, não é embasado em relato do fabricante. Portanto em tese se trocar o óleo a cada 12000 km, havendo um problema do motor. O fabricante não poderia alegar que há uma manutenção incoerente por parte do proprietário. Desde de que as especificações do óleo estiverem corretas.

Abraços.
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Mensagem por Marcos Ávila Dom Jul 05, 2015 12:32 am

Isso me despertou uma enorme curiosidade, todo primeiro domingo do mês nosso grupinho se reúne pra ir a uma missa no Santuário de Nossa Senhora da Abadia a 100 KM daqui.
 Amanhã vai reunir vários tipos de motos, de CB300 a Ninja 1000 tem de tudo, vou só a titulo de informação ver com quantos km's o pessoal troca óleo, principalmente o de outras marcas.
 A minha vou seguir o conselho de vocês, vou trocar com os 6.000 km.
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Mensagem por Marcos Oliveira Dom Jul 05, 2015 6:16 am

Ávila,

Por curiosidade acho interessante saber, mas não pode ser uma referência. Visto que cada motor tem um projeto diferente, tanto como cilindradas, faixa de potência / torque, sistema de arrefecimento, capacidade de óleo de motor, nível de emissão de poluentes que o motor atende (norma), dentre outras. 
Lembro que o fator evolução do óleo no que tange ao API, é fundamental para que o fabricante determine a periodicidades de troca do óleo. 

Abraços.


Última edição por Marcos Oliveira em Dom Jul 05, 2015 6:44 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Marcos Oliveira Dom Jul 05, 2015 6:41 am

JulianZ escreveu:Para trocar um óleo padrão por outro temos que sempre colocar óleo igual ou superior, no caso temos que olhar três coisas:
tipo de óleo: mineral, semi-sintético, sintético
Classificação API: SJ, SL, SM, SN
Viscosidade: 5W30, 10w40, 20W50 etc
No caso do tipo, o padrão da nossa moto é semi-sintético, por isso, nunca devemos colocar nele mineral.
Classificação API, o padrão é SJ, qualquer letra do alfabeto depois do S (de spark, vela em inglês, óleos que começam com API C... são para motores diesel) que for do J em diante é aceitavel, L,M,N..., mas não H, I,F.. que são óleos inferiores.
Viscosidade: nunca se deve colocar óleo mais grosso em um motor do que o recomendado, eles forçam mais a bomba e a lubrificação é deficiente, muitos usam para mascarar barulhos, mas isso apenas diminui ainda mais a vida util de seu motor. Óleos mais finos são aceitáveis mas eles tendem a aumentar barulhos e podem baixar nível mais rapidamente, o que não costuma ser problema em motores modernos.

Por ultimo, classifcação JASO, que é a classificação de óleos para moto, esse é importante porque motos usam óleo tanto para lubrificar o motor como a transmissão, por esse motivo, não se deve usar óleo automotivo em motos.
No caso da nossa, é JASO MA, então podemos usar MA, MA1 ou MA2, mas nunca MB ou óleo sem classificação JASO.

Qualquer óleo que atenda as restrições acima pode ser usado na CB 500X, o óleo de fábrica já é um óleo com bom custo benefício, logo normalmente apenas se justifica trocar por um óleo superior.

Alguns óleos que servem:
Mobil Mx 10w30 Super Moto API SJ: idêntico ao óleo Honda, até acredito que seja o mesmo com embalagem diferente. R$ 22,00 no ML
Lubrax Semissintético 4t 10w30 Indicc API SL: óleo Petrobras, parecido mas API SL, classificação superior, um óleo melhor para o motor. R$ 20,00 no ML
Ipiranga Moto Top Rider 10W30 Sintético SPI SL: óleo superior, sintético e API SL, boa opção para sua moto, não achei o preço dele na internet, tem que ver em um posto Ipiranga.
Motul 5100 4T 10W-30 API SM Semissintético: tem melhor classificação API, preço no ML: R$ 36,00, não tem bom custo benefício.
Ipiranga Moto Performance 10W30 API SJ Semissintético: Mesma classificação do óleo Honda, preço no ML: R$ 16,00, vantagem: óleo mais barato que atende as especificações da CB 500X

Ávila,

De uma lida sobre a excelente explicação sobre óleo que o Julian fez.

Julian,

Me dei a liberdade de indicar para o Ávila como descrito.

Abraços.
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Mensagem por JulianZ Dom Jul 05, 2015 11:55 am

Algumas informações que descobri mais recentemente depois do post acima:
- O óleo original Honda é comprado da Mobil e da Ipiranga, então os óleos acima da Mobil e o Ipiranga moto Performance são o mesmo óleo que compramos na concessionária.
- Outro óleo disponível no mercado é o Shell AX7 API SL: Semissintético, mas classificação API superior ao original, preço R$ 19,00 no ML.

Um vídeo legal onde aborda as diversas opções ao óleo original Honda:
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Mensagem por Marcos Ávila Dom Jul 05, 2015 9:59 pm

Fico indignado é com tamanha desinformação de uma concessionária, essa semana vou levar o manual da moto para eles baterem o carimbo da revisão (esqueci de levar no dia) e questionar sobre isso.
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Mensagem por JulianZ Dom Jul 05, 2015 10:12 pm

Tem um outro vídeo desse mesmo autor que fala sobre a periodicidade diferente da troca de óleo de acordo com a moto, por exemplo, a Falcon usa o mesmo óleo da CB 500X mas o manual dela fala pra trocar a cada 3000km enquanto o manual da X é 12000km.

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Mensagem por akantunes Seg Jul 13, 2015 7:53 pm

Comprei hoje em Floripa o Lubrax 10w30 api SL, por R$ 18,00 e filtro FRAM por 21,00. Smile 
Estou trocando tudo óleo e filtro com 6 mil kms, afinal não é tão caro assim.
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Mensagem por Marcos Oliveira Seg Jul 13, 2015 7:59 pm

Akantunes,

Fiz a revisão de 6000 km semana passada, posteriormente trocarei o filtro e óleo nesta mesma periodicidade.

Abraços.
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Mensagem por Marcos Oliveira Seg Jul 13, 2015 8:32 pm

Paguei R$150,99 no óleo 2,7 litros e no filtro, sua opção ficará mais em conta R$75,00.
 
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Mensagem por Marcos Ávila Seg Jul 13, 2015 11:29 pm

filtro FRAM por 21,00.

 Puxa, aqui passa dos R$80,00 na CC.
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Mensagem por Convidado Seg Jul 13, 2015 11:39 pm

Conclusão:pesquisando compra-se óleo melhor que o recomendado a preço bom. certo?
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