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Protetor de Motor Livi Motorparts
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
A vibração inerentes ao funcionamento do motor irá com um tempo propiciar fadiga, condicionando o nylon a deformação, claro com um tempo superior a borracha. É só lembrar da expressão, "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
Quanto a trava química (loctite), irá evitar que o parafuso "afrouxe", no entanto não evita deformação da borracha e ou nylon. Anular por completo a vibração ao colocar o protetor de motor na X, acho difícil, visto que o motor é parte integrante do quadro e o protetor é fixado no mesmo.
Tem a questão da percepção que é subjetiva e a do projeto do suporte que pode potencializar a vibração, o da Givi percebe uma leve vibração, em torno de 4800 a 5000 RPM.
Bom, no meu caso não colocaria um material maleável, entre o suporte e o motor. Pois o movimento relativo, condicionado pela deformação desta peça, irá provocar a perda de torque do parafuso. Neste caso o parafuso ficaria submetido a esforços devido a " folga", que poderia culminar com a fratura do mesmo. Na ocorrência desta fato o motor também irá deslocar, podendo afetar a segurança.
Bom é apenas uma opinião sobre o assunto, claro aberta ao contraditório.
Abraços.
Quanto a trava química (loctite), irá evitar que o parafuso "afrouxe", no entanto não evita deformação da borracha e ou nylon. Anular por completo a vibração ao colocar o protetor de motor na X, acho difícil, visto que o motor é parte integrante do quadro e o protetor é fixado no mesmo.
Tem a questão da percepção que é subjetiva e a do projeto do suporte que pode potencializar a vibração, o da Givi percebe uma leve vibração, em torno de 4800 a 5000 RPM.
Bom, no meu caso não colocaria um material maleável, entre o suporte e o motor. Pois o movimento relativo, condicionado pela deformação desta peça, irá provocar a perda de torque do parafuso. Neste caso o parafuso ficaria submetido a esforços devido a " folga", que poderia culminar com a fratura do mesmo. Na ocorrência desta fato o motor também irá deslocar, podendo afetar a segurança.
Bom é apenas uma opinião sobre o assunto, claro aberta ao contraditório.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Depois que aperta bastante a borracha para de ceder, eu queria usar a cola so para evitar que solte o parafuso.Se a borracha durar uns 6 meses esta bom porque posso por outra e barata.
rodrigo almeida- Amador
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
E a ultima tentativa se nao der certo, vou colocar de volta o Slider, e vender o protetor na net.Marcos Teles escreveu:Eu colocaria a cola sim
rodrigo almeida- Amador
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Idade : 37
Localização : sete lagoas/MG
Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Chato né Rodrigo, a Roncar não se manifestou ainda?
Convidado- Convidado
Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Visualmente não tem defeito, eles falaram para mandar de volta para analise, e tenho que pagar o frete. Acho que é um erro de projeto.Marcos Teles escreveu:Chato né Rodrigo, a Roncar não se manifestou ainda?
rodrigo almeida- Amador
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Esse modelo e da LIVI.Marcos Teles escreveu:Chato né Rodrigo, a Roncar não se manifestou ainda?
rodrigo almeida- Amador
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
[size=43]Verdade. O duro é comprar um produto com defeito e ter que pagar frete p ter solução. [/size]
Convidado- Convidado
Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Pq vc não tenta colocar uma porca autotravante ou então uma contra-porca.
Convidado- Convidado
Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Rodrigo, posso estar errado, mas eu acho que eu sei o que esta vibrando na sua.
1º - pela 1ª foto a cabeça (não é sacanagem, galera) pega no motor, não pode.
Solução, peça para alguém que tem mandar uma foto da dele como fica e tira suas conclusões, ou se fosse comigo tiraria o excesso no esmeril.
2º - Na minha (não sei de outras motos) percebi que quando o ferro não casa certinho ele vibra mais e é o caso da sua pela foto, posso estar errado.
Você vai entender, onde é a chapa reta do protetor, ele tem que pegar na área reta do chassi, e não esta pegando, repara que no chassi onde vai o parafuso é reto somente na área em forma de bola, depois começa a subir como um U as cantoneiras até virar o cano do chassi.
O correto seria serrar as pontas do protetor para não pegar.
Outro exemplo, o da GIVI não pega porque é um cano redondo com parafuso que casa certinho no buraco inferior.
O meu da Chapam não casou, tive que tirar as bordas que pegavam na lima em casa (trampo dos infernos) e melhorou.
Agora esta vibrando porque o lado direito esta pegando protetor com chassi (ferro com ferro) e em determinada rotação ou redução eu sinto no guidão, mas isso é uma outra historia.
Um abraço.
1º - pela 1ª foto a cabeça (não é sacanagem, galera) pega no motor, não pode.
Solução, peça para alguém que tem mandar uma foto da dele como fica e tira suas conclusões, ou se fosse comigo tiraria o excesso no esmeril.
2º - Na minha (não sei de outras motos) percebi que quando o ferro não casa certinho ele vibra mais e é o caso da sua pela foto, posso estar errado.
Você vai entender, onde é a chapa reta do protetor, ele tem que pegar na área reta do chassi, e não esta pegando, repara que no chassi onde vai o parafuso é reto somente na área em forma de bola, depois começa a subir como um U as cantoneiras até virar o cano do chassi.
O correto seria serrar as pontas do protetor para não pegar.
Outro exemplo, o da GIVI não pega porque é um cano redondo com parafuso que casa certinho no buraco inferior.
O meu da Chapam não casou, tive que tirar as bordas que pegavam na lima em casa (trampo dos infernos) e melhorou.
Agora esta vibrando porque o lado direito esta pegando protetor com chassi (ferro com ferro) e em determinada rotação ou redução eu sinto no guidão, mas isso é uma outra historia.
Um abraço.
CHARTÃO- Moderador
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Idade : 43
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
rodrigo almeida escreveu:Depois que aperta bastante a borracha para de ceder, eu queria usar a cola so para evitar que solte o parafuso.Se a borracha durar uns 6 meses esta bom porque posso por outra e barata.
Rodrigo, voce chegou a raspar a parte que tocava no motor ?
Renato Pagano- Sênior
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Um detalhe que observei quando instalei o meu foi que o motor "arreia" um pouco quando solta-se os quatro parafusos para fixar o protetor deixando o chassis desalinhado com o bloco. Para fazer ele voltar para o lugar e facilitar a colocação dos parafusos, coloquei um mine-macaco jacaré (2Ton) sob o carter e suspendi um pouco o motor.
abçs
abçs
SILVESTRE- Amador
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Idade : 64
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Silvestre, vc pode ter matado o defeito da moto do Rodrigo aí, pode ser que o bloco tenha se desalinhado.
Convidado- Convidado
Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
sim eu raspei as beiradas onde parafusa no chassi, eu vou olhar essa questao do macaco.
rodrigo almeida- Amador
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Idade : 37
Localização : sete lagoas/MG
Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Mas silvestre se o bloco desalinhar com o chassi os parafusos nem entrariam certo?
rodrigo almeida- Amador
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Data de inscrição : 26/03/2015
Idade : 37
Localização : sete lagoas/MG
Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Entao chartao a vibraçao ocorre em deterninadas rpm e nas reduçoes e quando acerela e a moto começa a pedir marcha.CHARTÃO escreveu:Rodrigo, posso estar errado, mas eu acho que eu sei o que esta vibrando na sua.
1º - pela 1ª foto a cabeça (não é sacanagem, galera) pega no motor, não pode.
Solução, peça para alguém que tem mandar uma foto da dele como fica e tira suas conclusões, ou se fosse comigo tiraria o excesso no esmeril.
2º - Na minha (não sei de outras motos) percebi que quando o ferro não casa certinho ele vibra mais e é o caso da sua pela foto, posso estar errado.
Você vai entender, onde é a chapa reta do protetor, ele tem que pegar na área reta do chassi, e não esta pegando, repara que no chassi onde vai o parafuso é reto somente na área em forma de bola, depois começa a subir como um U as cantoneiras até virar o cano do chassi.
O correto seria serrar as pontas do protetor para não pegar.
Outro exemplo, o da GIVI não pega porque é um cano redondo com parafuso que casa certinho no buraco inferior.
O meu da Chapam não casou, tive que tirar as bordas que pegavam na lima em casa (trampo dos infernos) e melhorou.
Agora esta vibrando porque o lado direito esta pegando protetor com chassi (ferro com ferro) e em determinada rotação ou redução eu sinto no guidão, mas isso é uma outra historia.
Um abraço.
rodrigo almeida- Amador
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Data de inscrição : 26/03/2015
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Rodrigo, ele não tá o nome agora, como eu quase nunca estou também, hehe. Pode ser que tenha saído 1 ou 2 mm do alinhamento, isso não impediria o parafuso de passar mas tiraria o nivelamento correto do motor, podendo gerar uma vibração excessiva.
Olha, tudo isso são suposições, estamos tentando encontrar a solução p teu caso. Não quer dizer que seja isso. Se vc nao tiver um macaco hidráulico, pode apoiar o motor com um pedaço de madeira (uma ponta de vigota) e ajustar o motor forçando a moto p cima ou p baixo.
Abcs
Olha, tudo isso são suposições, estamos tentando encontrar a solução p teu caso. Não quer dizer que seja isso. Se vc nao tiver um macaco hidráulico, pode apoiar o motor com um pedaço de madeira (uma ponta de vigota) e ajustar o motor forçando a moto p cima ou p baixo.
Abcs
Convidado- Convidado
Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Eu passei a cola nos parfusos e vou esperar secar e as borrachas estao colocadas, daqui um tempo se a vibraçao voltar vou fazer esse teste com o macaco. valeuMarcos Teles escreveu:Rodrigo, ele não tá o nome agora, como eu quase nunca estou também, hehe. Pode ser que tenha saído 1 ou 2 mm do alinhamento, isso não impediria o parafuso de passar mas tiraria o nivelamento correto do motor, podendo gerar uma vibração excessiva.
Olha, tudo isso são suposições, estamos tentando encontrar a solução p teu caso. Não quer dizer que seja isso. Se vc nao tiver um macaco hidráulico, pode apoiar o motor com um pedaço de madeira (uma ponta de vigota) e ajustar o motor forçando a moto p cima ou p baixo.
Abcs
rodrigo almeida- Amador
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
AS borrachas estouraram tive que tirar, coloquei o protetor novamente dessa vez apertei dos lados primeiro, melhorou quanto a vibração, usei o macaco pra testar a teoria do amigo, e reparei que o motor não se mexeu alias estava ate um pouco cima.Reparei que o calço do lado direito parte de baixo estava frouxo mesmo quando apertado o parafuso, coloquei uma arruela pra tirar a folga. Talvez mais pra frente use as arruelas de nylon.
rodrigo almeida- Amador
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Sim melhorou um pouco, depois vou comprar uma tábua de nylon e mandar corta as arruelas na medida, se aguentas as pancada deve aguentar o calor, vibração e a pressão do aperto.
rodrigo almeida- Amador
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Rodrigo,rodrigo almeida escreveu:Mas silvestre se o bloco desalinhar com o chassi os parafusos nem entrariam certo?
Comigo os parafusos estavam entrando com dificuldade então percebi que o motor estava um pouco desalinhado em relação ao chassis. Outro detalhe - que não tenho certeza se foi isso mesmo que vi - é que os parafusos da frente são pé cônico o que significa que devem ficar exatamente no centro do furo do chassis já que este tem um diâmetro um pouco maior do que o do parafuso (no protetor Givi estes parafusos permanecem). Hoje estava pesquisando o manual para ver se encontrava alguma referencia sobre os parafuso - para tirar a dúvida se são mesmo pé cônico - e encontrei uma nota interessante sobre a instalação do motor, veja:
Abs,
SILVESTRE- Amador
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Entendi Silvestre,eu usei o macaco do carro pra levantar, a moto levantou mas o motor não se mexeu e os parafusos enrtraram fácil, pegou rosca com a mão.SILVESTRE escreveu:Rodrigo,rodrigo almeida escreveu:Mas silvestre se o bloco desalinhar com o chassi os parafusos nem entrariam certo?
Comigo os parafusos estavam entrando com dificuldade então percebi que o motor estava um pouco desalinhado em relação ao chassis. Outro detalhe - que não tenho certeza se foi isso mesmo que vi - é que os parafusos da frente são pé cônico o que significa que devem ficar exatamente no centro do furo do chassis já que este tem um diâmetro um pouco maior do que o do parafuso (no protetor Givi estes parafusos permanecem). Hoje estava pesquisando o manual para ver se encontrava alguma referencia sobre os parafuso - para tirar a dúvida se são mesmo pé cônico - e encontrei uma nota interessante sobre a instalação do motor, veja:
Abs,
rodrigo almeida- Amador
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Re: Protetor de Motor Livi Motorparts
Quem tiver pode postar fotos do protetor antes e depois da instalaçao pra comparar com o meu?
rodrigo almeida- Amador
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