Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Bateria da CB 500X EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Bateria da CB 500X EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Bateria da CB 500X EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Bateria da CB 500X EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Bateria da CB 500X EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Bateria da CB 500X EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Bateria da CB 500X EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Bateria da CB 500X EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Bateria da CB 500X EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Bateria da CB 500X EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

março 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário


Bateria da CB 500X

+31
River
Julio Spira
wendel pires
Sawada
Wendel
PedroLages
wagnermeier
MFMI
brito_pedro
Tarso Nogueira
Dobest
rickbrand77
artifex
Rodrigo R. Peracini
Walter_VR
_Júlio_
Mmcampos
EDMIR MOREIRA DE CASTRO
CLAUDINEI DE GOIS
André Dias
CHARTÃO
Rubão
Thiago de Paula Araújo
Marcos Ávila
Renato Pagano
Mateus Grillo
Renato Aguias RP
Douglas
Jones*
Marcos Oliveira
JulianZ
35 participantes

Página 1 de 10 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Bateria da CB 500X

Mensagem por JulianZ Sáb maio 09, 2015 11:16 am

A bateria original da CB 500X é a Yuasa YTZ 10S com capacidade de 8,6 Ah.
Essa bateria custa cerca de 900 reais.

Temos opções nacionais como as abaixo:
Moura MA8.6-E: Cerca de R$ 300,00
Naja NJ12-8.6: Cerca de R$ 230,00
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por JulianZ Sáb maio 09, 2015 11:21 am

Essa manhã levantei e a minha bateria estava descarregada, costumo usar a moto toda semana, mas vou dar uma carga completa nela pra ver se o problema não volta.
O Mateus aqui me deu uma dica de colocar um isolante no pezinho, como uma borracha ou uma madeira por ele ja ter tido problema de bateria descarregando por causa do pezinho, achei essa dica legal e resolvi compartilhar aqui.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Marcos Oliveira Sáb maio 09, 2015 12:31 pm

Julian,

Eu utilizo um pedaço de madeira em baixo do suporte lateral. Estou com a minha a 4 meses, utilizou nos fins de semana, não funciono durante a semana, pois saio cedo e chego a noite. Porém vou me habituar a funcionar o motor no meio da semana e esperar um delta de tempo para a "carga" da bateria. Agorá o melhor carregador que há é o próprio sistema, mas no caso da perda total de "carga" que impossibilite funcionar o motor,  resta utilizar um carregador externo.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por JulianZ Sáb maio 09, 2015 1:05 pm

A minha sorte é que a descarga não foi completa, quando virei meia chave o painel acendeu e injetou combustível, resolvi dar um tranco nela, na entrada da minha garagem é uma rampa, desci com a moto em segunda desengranado e engrenei, pegou suave. Fica a dica pra quem precisar, em segunda pega fácil.
Depois disso deixei uns 10 minutos carregando e quando fui precisar ela pegou de primeira, mas quero colocar ela no carregador pra dar uma carga completa por garantia.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Jones* Sáb maio 09, 2015 2:06 pm

Já tive muita dor de cabeça com bateria na (Srad 750 e na XJ6) pois eu so andava de final de semana Neutral.

Com a 500x creio que não vou ter problemas pois uso todos os dias para ir e voltar do trabalho, 70km ida e volta.
Jones*
Jones*
Júnior
Júnior

Mensagens : 68
Pontos : 78
Data de inscrição : 31/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Marcos Oliveira Sáb maio 09, 2015 2:23 pm

Pessoal,

É realmente é este detalhe, caso o motor de partida não gire e no instante em que o interruptor esteja acionado apagar o painel, será deficiência da bateria. Porém com a painel acendendo há possibilidade do "tranco"". Mas não havendo este indicativo da luminosidade do painel, será perca de tempo o " tranco", visto que não haverá tensão para a central eletrônica, pois a bateria estaria descarregada por completo.

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Douglas Sáb maio 09, 2015 3:49 pm

Caramba Julian, secou a bateria?! Eu consegui numa borracharia um pedaço grosso de câmara de ar e uso embaixo do cavalete lateral; mas fui atrás disso pra não marcar o chão da garagem... a patroa estava reclamando, hehehe
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 40
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Renato Aguias RP Sáb maio 09, 2015 4:12 pm

Colocar um isolante no descanso e bastante usado para evitar descarga da bateria, mais isso só acontece porque a moto esta tendo alguma fuga de tensão para o terra é ideal se tiver descarregando com facilidade procurar a CC ou uma Oficina para ver se não ha nenhum problema na parte elétrica.
Renato Aguias RP
Renato Aguias RP
Amador
Amador

Mensagens : 149
Pontos : 169
Data de inscrição : 04/02/2015
Idade : 49
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por JulianZ Sáb maio 09, 2015 5:45 pm

Pois é, duro é achar onde que tá havendo essa fuga, na moto o negativo é aterrado na carcaça igual os carros? Se for acredito que não tenha jeito mesmo, agora se for o positivo carcaceando daria um curto certo? Eu inspecionei os cabos mais espostos para ver se achava algum cabo comido ou descascado mas não achei nada. Que zica.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Marcos Oliveira Sáb maio 09, 2015 6:09 pm

Julian,

Quanto tempo você está com a sua X, esta dentro do período de garantia?

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Marcos Oliveira Sáb maio 09, 2015 6:22 pm

Bom se ocorresse este fato comigo, iria desabilitar a luz que indica o sistema de chave codificada (HISS). Lembro que o sistema funciona normalmente porem só não fica piscando com a chave desligada, portanto seria menos uma fonte de consumo. A partir daí andaria normalmente o fim de semana, no meio da semana faria um teste de partida. De fato pode ter algum circuito "roubando" corrente, mas baterias também podem apresentar falha de produto.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Renato Aguias RP Sáb maio 09, 2015 6:41 pm

Julian como o Marcos disse bem lembrado desabilitar a luz (HISS) a minha já fiz isso dez do inicio, de uma volta com a moto e coloque o isolante no descanso ou cavalete caso vc use e durante a semana veja se descarregou, se não tire os isolantes e veja se a descarga vai ser mais rápida, daria para vc acompanhar isso usando um multímetro, não sei se seria fácil de vc arrumar um, outro procedimento seria vc andar com a moto e quando chegar desconectar a bateria deixar ela fora do sistema ai medir com o multímetro ver a tensão dela e depois de uns três dias repetir a medição e ver quanto teve de perda, conforme a curva de queda de tensão da para saber se é a bateria.
Renato Aguias RP
Renato Aguias RP
Amador
Amador

Mensagens : 149
Pontos : 169
Data de inscrição : 04/02/2015
Idade : 49
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por JulianZ Dom maio 10, 2015 1:18 am

Bom, já coloquei um isolante no cavalete, não sabia que a luz do HISS dava para desabilitar, vou ver aqui como faz. Vou fazer o teste com o multímetro, eu tenho um, mas vou dar uma carga completa na bateria também, porque a carga com a gente rodando é só parcial, a não ser que faça uma viagem para dar tempo de dar carga completa. Meu sogro tem carregador de bateria, vou usar o dele.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Marcos Oliveira Dom maio 10, 2015 6:19 am

Quanto a mecânica de moto não ser a minha área não posso afirmar, mas com relação a máquinas pesadas algumas ficam paradas no patio da CC por um longo período. Quando não se desliga a chave geral, há descarga da bateria, após executar "partida" auxiliar e o motor funcionar por 10 minutos seria o suficientes para carga da bateria. Bom a não ser que tenha algum problema no circuito elétrico, incluindo neste caso a bateria. Nesta condição o técnico de serviços executa o diagnóstico.

Abraço.


Última edição por Marcos Oliveira em Dom maio 10, 2015 12:02 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Mateus Grillo Dom maio 10, 2015 11:33 am

Julian se o carregador tiver regulagem de corrente a recomendação é que os carregadores fiquem limitados em 10% da capacidade nominal das baterias. Ex: bateria de 12V/7A- A corrente de recarga deverá estar limitada em 0,7 A ( 700 mA.).


Estou pesquisando para fazer um post sobre como funcionam as baterias como havia comentado contigo e achei essa informação com relação a vida útil da bateria.


Abraço.
Mateus Grillo
Mateus Grillo
Pleno
Pleno

Mensagens : 706
Pontos : 776
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 40
Localização : Porto Alegre

http://www.ageofmotorcycle.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por JulianZ Dom maio 10, 2015 2:37 pm

Marcos, estava vendo no manual que a capcidade do alternador da CB 500X é 400w@5000rpm, o que em 12V da uma corrente de 33A. As lâmpadas que são a maior carga e não podem ser desligadas consomem cerca de 60w com a moto ligada ou 5A de corrente, o resto da eletrônica consume bem pouco.
Com base nisso, podemos fazer algumas estimativas. Em Marcha lenta, ou 1250 RPM, a potência do alternador cai para 100w, o que daria um excedente de apenas 40w, ou 3,5A para carregar a bateria. Nesse ritmo, uma carga completa de uma bateria de 8,6 Ah levaria quase duas horas e meia com a moto em marcha lenta. Na verdade, os 15 minutos que eu deixei carregou apenas o suficiente para dar algumas partidas a mais, mas a bateria ta bem descarregada.
Se rodarmos a 5000rpm, o que em sexta da uns 110km/h, o alternador forneceria 400-60=340w, uma corrente de 28,3A, o que carregaria a bateria em cerca de 20 minutos.
Ou seja, no fim, se eu sei que não vou rodar um trajeto significativo para dar uma carga completa, compensa colocar no carregador mesmo.
Mas como hoje eu veu fazer um trajeto de 150km, já sei que vai ser o suficiente para carregar ela por completo

Mateus, a princípio eu não vejo problemas em carregar a bateria em correntes maiores, até porque, como da para ver pelo exemplo acima, o próprio alternador carrega a bateria a correntes bem maiores que 10% da capacidade da bateria. Será que essa recomendação não é apenas para quando a bateria descarrega por completo?
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Marcos Oliveira Dom maio 10, 2015 7:12 pm

Me chamou a atenção que após funcionar por 10 minutos o motor e posteriormente desligar e acionar a "partida" o motor funcionou. O maior consumo de corrente da bateria é durante a acionamento de motor de partida. Caso ocorresse comigo e como não tenho um carregador portátil, sairia com a moto normalmente, pois apenas  em 10 minutos com o motor funfionando "carregou" o suficiente para uma nova partida. Concluindo, durante a semana após dois dias sem funcionar, iria efetuar a partida  para tentar chegara uma conclusão. 
[size=55]Sempre penso que idéias pré concebidas atrapalham um diagnóstico. Julian a intenção é ajudar, neste caso através de sugestões pois o fórum tem este clima de parceria.[/size]

Boa noite
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por JulianZ Dom maio 10, 2015 8:01 pm

Opa Marcos, desculpa qualquer coisa, não tive a intenção de ofender nem debater com ninguém, eu tava querendo trocar idéias mesmo, desculpa se não foi essa a impressão que passei.
Sobre o fato de rodar alguns minutos, o que acontece é que carrega mesmo o suficiente para novas partidas, mas a bateria está longe de uma carga cheia que precisaria de mais tempo, foi isso que eu quis mostrar com as contas acima. 
Eu quis dar uma carga completa porque eu sei que se eu rodar pouco ou não rodar esse final de semana, na próxima semana posso ter o mesmo problema, e na outra de novo e de novo.

No fim das contas uma frente fria acabou por melar meu passeio, então coloquei a bateria no carregador mesmo, e já reinstalei ela de volta na moto.

Obrigado a todos pelas dicas, todos me ajudaram bem e vai continuar ajudando para eu não ter esse problema novamente.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Renato Pagano Seg maio 11, 2015 8:57 am

Julian, tem algo estranho mesmo porque já fiquei sem utilizar e ligar a minha X por vários dias, até três semanas, e ela funcionou normalmente depois. Voce instalou algum acessório que utiliza a eletricidade ?
avatar
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por JulianZ Seg maio 11, 2015 9:17 am

Não Renato, parte elétrica não mexi em nada. Tenho até uma tomada 12V para colocar, mas não instalei ainda.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Renato Pagano Seg Jun 08, 2015 2:43 pm

Atenção todos. 
Hoje de manhã ao estacionar a moto na garagem, e apesar de desligar o motor pelo interruptor na manete direita, esqueci de desligar a chave. Ela ficou por aproximadamente 45 minutos nesta situação e isto foi suficiente para que a bateria descarregasse totalmente. 

Empurrei a X até uma ladeira próxima e ela pegou no tranco tranquilamente e a bateria está normal, mas fica o alerta.
avatar
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Jun 08, 2015 2:48 pm

Renato,

Eu evito desligar no interruptor, entendo que deve ser utilizado apenas em situação de emergência. Por isto desligo sempre na chave, mas valeu pelo alerta. 

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Renato Pagano Seg Jun 08, 2015 3:10 pm

Marcos Oliveira escreveu:Renato,

Eu evito desligar no interruptor, entendo que deve ser utilizado apenas em situação de emergência. Por isto desligo sempre na chave, mas valeu pelo alerta. 

Abraço.

Pois é Marcos, independente do modo usado, achei que foi muito rápido o fim da carga da bateria.  

Abraço
avatar
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Jun 08, 2015 3:21 pm

Renato,

Um dos consumidores com maior demanda depois do motor de partida é o farol. Com a chave ligada o mesmo se mantém aceso, mas realmente foi rápido. A vantagem que vejo que depois de funcionar seria dar umas voltas para certificar que a bateria se estabeleça a carga. Outro dia no estacionamento da empresa ao desligar a chave do veículo o farolete ficou ligado durantes todo o dia. Tive que fazer uma partida com cabos auxiliares, voltei para casa uns 50 Km, no outro dia não houve problema de partida.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Renato Pagano Seg Jun 08, 2015 3:46 pm

Marcos Oliveira escreveu:Renato,

Um dos consumidores com maior demanda depois do motor de partida é o farol. Com a chave ligada o mesmo se mantém aceso, mas realmente foi rápido. A vantagem que vejo que depois de funcionar seria dar umas voltas para certificar que a bateria se estabeleça a carga. Outro dia no estacionamento da empresa ao desligar a chave do veículo o farolete ficou ligado durantes todo o dia. Tive que fazer uma partida com cabos auxiliares, voltei para casa uns 50 Km, no outro dia não houve problema de partida.

Abraço.

Então Marcos, depois disto já desliguei e liguei diversas vezes por causa do trabalho e está sem problema algum. Ainda bem, pois preciso bastante dela para o trabalho. 
Abraço
avatar
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria da CB 500X Empty Re: Bateria da CB 500X

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 10 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos