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Corrente, correia ou cardã?

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Corrente, correia ou cardã? Empty Corrente, correia ou cardã?

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Dez 21, 2015 3:17 pm

Pessoal,

Achei interessante as definições, tenho certeza que depois de ler pode ser que olhem cada sistema de forma diferente.

Corrente, correia ou cardã: qual o melhor?

Corrente, correia ou cardã? TRANSMISSAO

Elaboramos um guia curto para explicar as diferenças 

A potência e o torque do motor de uma motocicleta não valem de nada, não importando seus valores, se a transmissão final não fizer seu trabalho com perfeição. Responsável por transmitir a força gerada pelo propulsor à roda traseira, como seu nome já indica, e colocar a moto em movimento de maneira controlável, hoje existem três tipos de transmissão final nas motocicletas. A ligação entre o motor e a roda traseira pode ser feita por corrente, correia ou eixo cardã. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, servindo para propósitos diferentes. Tudo vai depender não só das preferências pessoais, como o tipo de uso. Qual seria sua escolha?

Corrente

Com certeza, a mais comum de todas é a transmissão final feita por corrente, composta por duas engrenagens dentadas de metal e de uma corrente, que faz a ligação entre elas. Essas engrenagens, construídas em diversos tipos de metal (mais comuns aço e alumínio), se diferem na quantidade de dentes e em seu diâmetro. Na parte da frente, próximo ao pedal de câmbio, se o encontra o menor deles, chamado de pinhão. Seu trabalho é transmitir a rotação do motor para a corrente, que pode ser de elos comuns ou com retentor. A corrente, por sua vez, gira e move a engrenagem maior, na parte traseira, cuja força faz a roda traseira tracionar. Juntos, pinhão, corrente e coroa formam o chamado “kit de transmissão” ou “kit de relação”.


Corrente, correia ou cardã? CORRENTE_2

A corrente é o tipo de transmissão mais comum em motos

Não é por acaso que esse tipo de conjunto seja encontrado na maior parte das motocicletas do mercado. A simplicidade de produção, a facilidade de reposição e o baixo custo de manutenção as tornam muito populares. Além disso, a transmissão final por corrente é a mais eficiente e precisa entre as três na entrega da potência do motor à roda. Tanto que a maioria das motos de competição das modalidades mundiais utiliza este tipo de sistema. Especialistas dizem que a perda de potência é de somente 5 a 10% e por isso é a mais escolhida para motocicletas de alto desempenho.

Assim como há pontos positivos, existem também negativos. O primeiro deles é a necessidade de uma manutenção constante. O mecânico profissional Rogério Otani afirma que para aumentar a vida útil e manter seu sistema em perfeitas condições o correto é, se o uso da motocicleta for diário, lubrificar a parte interna da corrente e regular a folga de acordo com o manual do proprietário pelo menos uma vez por semana. Mesmo seguindo as orientações, a vida útil do “kit” não é muito longa. Varia de 25.000 km a 35.000 km. Além disso, emite ruídos e por precisar ser lubrificada regularmente, se torna um sistema sujo.

PRÓS E CONTRAS – CORRENTE

+ Baixo custo de aquisição/manutenção
+ Facilidade na manutenção/reposição do conjunto
+Baixa perda de potência


– Baixa durabilidade
– Constante manutenção
– Emite ruídos
– Acúmulo de sujeira


Corrente, correia ou cardã? CORREIA_1-1024x682


As correias dentadas são encontradas em modelos custom, como a Harley-Davidson Fat Bob
Correia dentada

O sistema de transmissão final por correia é muito similar ao feito por corrente. A diferença é que troca-se o metal da coroa, pinhão e corrente, por polias e correia de material flexível. Regularmente fabricadas em borracha de alta resistência, as correias podem conter ainda em sua composição materiais como kevlar e fibra de carbono. Por isso a durabilidade do sistema é maior que o da corrente. As trocas podem acontecer somente com 100.000 km ou mais, sempre de acordo com manual do proprietário.

No entanto, por serem construídas nesse tipo de material, sofrem com o aquecimento e perdem eficiência. Dessa forma, não são indicadas para motocicletas que atingem altas velocidades. Transmissão final feita por correia dentada é vista, normalmente, em motocicletas da categoria custom, como, por exemplo, nos modelos Harley-Davidson. É um sistema silencioso, que não necessita de lubrificação, e cuja manutenção consiste em limpeza periódica de excesso de sujeira.

“A maior vantagem da correia sobre a corrente é o fato de não necessitar ajustes ou manutenção. No entanto, sofre com perda de potência (de 10% a 15%) e com o superaquecimento. Um sistema mais caro que o de corrente em caso de reposição, mas por outro lado tem uma vida útil mais longa. Normalmente, o proprietário só se lembra de seu sistema de transmissão quando foi necessário fazer a substituição”, conclui Otani.

Corrente, correia ou cardã? CORREIA_2-1013x1024

A alta durabilidade é um dos atrativos de transmissões desse tipo

PRÓS E CONTRAS CORREIA

+ Baixa manutenção
+ Leveza do sistema
+ Baixo índice de ruído
+ Alta durabilidade


– Custo de reposição
– Manutenção complicada (quando necessária)
– Esquenta em rotações superelevadas


Eixo-cardã

A transmissão do tipo cardã foi herdada da tecnologia dos automóveis. Apesar de ter um princípio relativamente simples, o cardã torna-se um sistema complexo nas motocicletas devido a seu volume e peso. Como funciona? Um eixo parte da caixa de câmbio, recebendo a potência do motor, e vai até a roda traseira onde passa essa força para um par de engrenagens, que transmite o movimento para a roda. Por exigir mais do motor, é, entre os três, o sistema que há mais perda de potência, entre 15% a 20%.


Corrente, correia ou cardã? CARDA-1024x682

No cardã existe uma perda de potência entre 15 e 20% do que é gerada pelo motor

Por ser livre de manutenção, normalmente este tipo de sistema é encontrado em motos da categoria big trail e touring, projetadas para longas viagens, como por exemplo a Triumph Trophy SE e a BMW R 1200 GS. “Esse sistema é livre de manutenção. Na verdade, deve ser vistoriado somente em caso de falha e no período previsto no manual do proprietário da motocicleta. Às vezes, os eixos cardã ficam sem manutenção durante anos. Dentro do diferencial do cardã, há um óleo lubrificante que é trocado logo aos primeiros 1.000 km e, depois, só na data estipulada pelo manual do proprietário, que varia de acordo com a fabricante”, explica o mecânico Otani. No entanto, segundo ele, antes de tirar sua moto da garagem, vale a pena vistoriar seu sistema para garantir que não há nenhuma anomalia para não ficar na mão, no meio da estrada, com problemas em seu eixo cardã. A manutenção é difícil e deve ser feita por mecânicos especializados.

Em caso de pneu furado, o proprietário de motocicletas equipadas com cardã pode sofrer. A retirada da roda traseira é tarefa complicada. Não é em qualquer lugar que fará um trabalho correto. Nos piores casos, o mecânico mal informado pode estragar todo o sistema de sua motocicleta.

Corrente, correia ou cardã? CARDA_2-1024x678
O sistema é utilizado em modelos como a BMW R nineT

PRÓS E CONTRAS CARDÃ

+ Livre de manutenção
+ Sistema limpo
+ Baixo índice de ruído
+ Suavidade do sistema
+ Alta durabilidade


– Custo de reposição
– Manutenção complicada (quando necessária)
– Perda de potência
– Dificuldade para troca de pneu


Por Roberto Brandão Filho
Infomoto
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Última edição por Marcos Oliveira em Seg Dez 21, 2015 8:56 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por CHARTÃO Seg Dez 21, 2015 3:54 pm

Muito boa as informações.
Prefiro a mais barata..kkkkk
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Mensagem por Mmcampos Seg Dez 21, 2015 4:41 pm

Prefiro cardã, mas como não tenho dinheiro p/ uma moto maior e mais cara, me contento com a CB-X com corrente.
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Mensagem por Marcos Oliveira Seg Dez 21, 2015 5:49 pm

O interessante é a perda de potência de cada sistema, o que possui menor perda é justamente a corrente.

Abraços.
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Mensagem por Convidado Seg Dez 21, 2015 5:49 pm

A corrente, qdo bem manutenida, atende muito bem as minhas espectativas
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Mensagem por Marcos Oliveira Seg Dez 21, 2015 5:56 pm

Eu tinha a maior ilusão por cardã, mas ao pensar no quesito custo... Embora ficar lubrificando corrente a cada 500 km é um transtorno.
O importante mesmo é o texto, pois nos da oportunidade de esclarecimento.

Abraços
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Mensagem por Renato Pagano Seg Dez 21, 2015 7:30 pm

Valeu Oliveira, bom esclarecimento.
Apesar da perda de potencia, bem considerável e que desconhecia, acho a correia dentada o melhor sistema.
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Mensagem por Marcos Oliveira Seg Dez 21, 2015 8:07 pm

Renato,

Concordo com você, principalmente porque não ando em estrada de terra.

Forte abraço.
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Mensagem por _Júlio_ Ter Dez 22, 2015 12:17 pm

Corrente ainda é a melhor opção, para o dia dia pelo custo beneficio e pela facilidade das manutenções. 

cardã é ótimo quando está 100% todo o conjunto mas experimente tirar uma roda em um borracheiro de uma moto com cardã, ele vai detonar tudo...rsrs ou nem vai saber como faz...  é bem chato eim.   

Correia não me agrada pela "deficiência" que tem em areas mais arenosas (meu caso) e se rebentar na estrada (caso raro), pode chamar o guincho pra levar a moto embora e esperar 15 dias até o pedido de uma nova correia chegar.. rsrsrs
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Mensagem por Mmcampos Ter Dez 22, 2015 12:25 pm

A vantagem da correia é que pode pegar do "compressor da borracharia" kkkkk

Palavras de um filho de um borracheiro inocente qndo paramos em um passeio e viu uma midnight de um colega do grupo.


O Robson (dono da moto) sofre bullying já faz anos por isso. kkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por Renato Pagano Ter Dez 22, 2015 6:57 pm

Mmcampos escreveu:A vantagem da correia é que pode pegar do "compressor da borracharia" kkkkk

Palavras de um filho de um borracheiro inocente qndo paramos em um passeio e viu uma midnight de um colega do grupo.


O Robson (dono da moto) sofre bullying já faz anos por isso. kkkkkkkkkkkkkkk

Bullying com uma midnight é f..., kkk.
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Mensagem por Mateus Grillo Ter Dez 22, 2015 8:55 pm

hehehe..

Também gosto de correia, considero o melhor sistema para meu tipo de uso. Pena o kit da X estar tão caro, em viagens, é possível levar uma correia extra na moto, bem enrolada vai no fundo do alforge ou baú...

Seria interessante se adotassem o sistema de correia na NC e CTX, como elas tem uma proposta mais estradeira e trabalham com giro baixo, seria um diferencial, mas não lembro de uma Honda com o sistema, acho que nem a Shadow teve, foram da corrente direto pro cardã.

Falando em cardã, tenho um sonho de montar uma café racer com uma Yamaha 535.

Abraço.
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Mensagem por Convidado Ter Dez 22, 2015 9:38 pm

Mateus, esse ano vou comprar uma CB450 pra transformar em Cafe Racer. Projeto do meu filho.
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Mensagem por Mateus Grillo Ter Dez 22, 2015 9:46 pm

Que massa Teles, vamos abrir um tópico pra falar sobre?
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Mensagem por Renato Pagano Ter Dez 22, 2015 9:57 pm

como sou bem ignorante mas curioso, fui pesquisar o que é um(a) "cafe racer". Eis a definição que obviamente eu não fazia a menor ideia. Pra ser sincero pensei que era algum tipo de bar para motociclistas até ler as duas msgs acima.


"Café racer é uma categoria de motocicleta desenvolvida para corridas de curto percurso que eram utilizadas por jovens na década de 70 para apostar corridas entre cafés onde gostavam de se reunir."
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Mensagem por Convidado Ter Dez 22, 2015 11:36 pm

Demoro Mateus. 
Renato, na verdade eram voltas na quadra e o vencedor tinha que completar antes de alguém tomar um café, a coisa toda comecou nos anos 60 em Londres.

Deem uma olhada nesse site

http://www.garagemcaferacer.com.br/p/cultura-cafe-racer.html?m=1
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Mensagem por SAMUEL VYOLA Seg Mar 14, 2016 8:44 pm

PELO QUE EU SEI AS CORRIDAS CAFÉ RACER
ERAM DISPUTADAS DE UMA LARGADA QUE ERA UM BAR(CHAMADOS NA ÉPOCA DE CAFÉ) COM IDA E VOLTA DE UM PONTO DETERMINADO. COM O OBJETIVO DE IR E VOLTAR AS DA MUSICA DA JUNK BOX ACABAR
O ACE CAFÉ SERIA O POINT MAIS FAMOSO DA ÉPOCA
E AS MOTOS QUE SUPERAVAM OS 160KM/H ERAM CONSIDERADAS AS MELHORES
(CB500X TIRA ISSO DE LETRA KKKKKKKKKKK)
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Mensagem por Convidado Seg Mar 14, 2016 9:14 pm

Muito bom Vyola, acrescentando cultura. Abre um topico no inicio e se apresenta pro pessoal, e costume da galera aqui
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Mensagem por Laercio Altino Qua Mar 16, 2016 2:51 pm

Boa tarde amigos!

Mateus, VFR 1200X Crosstourer tem transmissão final feita por eixo-cardã.


http://carros.uol.com.br/motos/noticias/redacao/2013/02/01/honda-crosstourer-cobra-r-79900-por-tecnologia-e-segue-presa-ao-asfalto.htm
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Mensagem por Convidado Qua Mar 16, 2016 3:38 pm

Laercio, a VFR alem de eixo-cardã ainda conta com transmissao DCT, se nao me engano a unica no Brasil.
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Mensagem por Marcos Oliveira Qua Mar 16, 2016 5:07 pm

Mesmo com a dificuldade que  se tem em retirar o pneu traseiro em caso de cardã, prefiro este sistema. Este lance de lubrificar, limpar, lubrificar, limpar...e ajustar acaba sendo cansativo.

Abraços.
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Mensagem por Rodrigo R. Peracini Qua Mar 16, 2016 8:13 pm

Com certeza cardã.
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Mensagem por Laercio Altino Qui Mar 17, 2016 8:21 am

É Marcos, um verdadeiro sonho de consumo, por enquanto, ainda um pouco distante!!!
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Mensagem por Marcos Oliveira Qui Mar 17, 2016 8:42 am

Laércio,

Mas ainda chegaremos lá, mas enquanto não chega vamos aproveitando as nossas máquinas.

Abraço
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Mensagem por Marcos Oliveira Ter Abr 12, 2016 9:31 am

Atualmente após limpar corrente, lubrificar, ajustar, ver resíduos da lubrificação espalhado na moto em parte da roda, reservatorio de líquido arrefecedor, protetor de corrente, parte da balança. Para mim, reforço que o melhor sistema é cardã, seguído por correia pois não ando em estradas de chão e por último corrente.
Uma opção seria adaptar  kit de correia, acredito que existe empresas idôneas no mercado que forneça estes itens.

Abraços!
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