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Óleo lubrificante - opções

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Mensagem por rickbrand77 em Qui Maio 18, 2017 7:46 am

A CC se recusou , ambas as vezes que fiz revisão  lá (1 e 6K), a usar meu filtro de óleo. E não havia opção de compra de óleo a granel. Depois que me livrei deles, só Shell AX7 e filtro Tecfil. Suaviza muito o câmbio...
Tive dificuldade de achar o óleo aqui no RJ, por incrível que pareça, acabei pedindo no ML.Saiu um pouco mais caro, mas não me arrependo nem um pouco ! 
Li o manual e o mesmo orienta a fazer a troca no descanso lateral.Na minha sempre foi feita no central. Fui adicionando óleo de 50 em 50 ml e , para minha surpresa entraram mais 300 ml e mesmo assim o nível continua mais pra perto do min do que do max,com a moto nivelada. Mais alguém com a mesma situação?
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Mensagem por Biffe em Seg Nov 19, 2018 9:43 am

Prezados, bom dia.
Recentemente comprei uma CB 500X é observei que ao engatar as marchas, dava um tranco.

Fui ver a especificação do óleo que era o 10W30 API SL. Procurando por lubrificante Premium, só encontrei o MOTUL 5100. (CARO PRA CARAMBA).
Então encontrei o Shell AX7 10W30 API SM JASO MA2, R$24,00.
Realizei a troca e me surpreendi com o resultado. Diminuição do barulho do motor e os trancos diminuíram sensivelmente.

Alguém tem alguma experiência semelhante?

Outra, dúvida: qual motivo da Honda indicar utilizar apenas gasolina COMUM?
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Mensagem por Gilberto RLM em Ter Nov 20, 2018 6:49 am

Biffe é uma ótima opção mesmo esse óleo, 
junto com Motul são os de melhores em qualificação JASO MA2 e API SM.
Shell AX7 10W30 (problema será achar o para compra). 
https://www.shell.com.br/motoristas/oleos-e-lubrificantes/shell-advance-motocicletas/advance-semissinteticos-motocicletas/shell-advance-ax7.html

Sobre o combustível a Honda recomendar a comum também não sei.

Óleo lubrificante - opções - Página 2 SHELL%2BADVANCE%2B4T%2BAX7%2B%2528API%2BSM%252C%2BJASO%2BMA2%2529
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Mensagem por Biffe em Ter Nov 20, 2018 7:45 pm

Estou achando pra compra por R$24,00 o litro, contra R$50,00 do Motul
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Mensagem por Gilberto RLM em Sex Maio 10, 2019 3:55 pm

Óleo 10W30 JASO MA API SL em teste...

Trabalho do Fabricio Galvani canal YouTube “Olho no óleo”.
https://www.youtube.com/user/olhonooleo/about
“Nosso foco é informar sobre novidades e aplicações de óleo lubrificantes
e filtros assim como também produtos utilizados na limpeza e manutenção de automóveis,
motos e caminhões, dar dicas sobre estes produtos e tentar esclarecer possíveis dúvidas.”
 
Relatando a atenção
aos frascos de óleo com as expressões “Aprovado” e “Atende” ao JASO:
Aprovado: óleo analisado e homologado pela JASO.
Atende: óleo com aditivos que atende as normas da JASO, mas não é analisada e homologada por ela.
JASO (Japanese Automotive Standards Organization) organização reguladora de padrões automotivos do Japão em análogo ao SAE (Society of Automotive Engineers) dos Estados Unidos, padronizam diversos itens de lubrificação como óleos, graxas, e fluídos; possui também os divisões para padrões de motores de dois tempos denominada JASO FC, e para motores quatro tempo denominado JASO MA para motocicletas.
 
Pesquisa dos óleos 10W30 JASO MA API SL em comparativo ao genuíno Honda (cód. 08233 M99 K1LD4) da frota apartir de 2011 com as marcas mais vendidas do mercado, analise do laboratório ALS Global.
https://oilcheck.com.br/sobre-nos/
- Olho no Óleo Mais - Honda 10W30 4T
https://www.youtube.com/watch?v=ZguVdy2m6FM
- Olho no Óleo Mais - Mobil 10W30 4T
https://www.youtube.com/watch?v=bTTiXTTOXuw&t=105s
- Olho no Óleo Mais - Lubrax Indicc 10W30 4T
https://www.youtube.com/watch?v=REUqewm-5Gw
- Olho no Óleo Mais - Ipiranga 10W30 4T
https://www.youtube.com/watch?v=CI8a7ra9AhE&feature=em-uploademail

Óleo lubrificante - opções - Página 2 1%2B%25C3%2593leo%2B10W30%2BTeste%2B2019%2B04%2B18d

Pesquisa dos óleos 10W40 JASO MA API SL em comparativo ao genuíno da Yamaha.
- Olho no Óleo Mais - Mobil Super Moto 10W40 4T
https://www.youtube.com/watch?v=Rg7tkiA3_nI&feature=em-uploademail

Óleo lubrificante - opções - Página 2 1%2B%25C3%2593leo%2B10W40%2BTeste%2B2019%2B05%2B10a

Com tempo serão analisados os óleos de API SM da MOTUL 5100.
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Mensagem por Gilberto RLM em Sex Jan 31, 2020 5:47 pm

Interpretação do quadro de analise do óleo:

- JASO
JASO (Japanese Automotive Standards Organization) organização reguladora de padrões automotivos do Japão em análogo ao SAE (Society of Automotive Engineers) dos Estados Unidos, padronizam diversos itens de lubrificação como óleos, graxas, e fluídos; possui também os divisões para padrões de motores de dois tempos denominada JASO FC, e para motores quatro tempo denominado JASO MA para motocicletas.
Relatando a atenção aos frascos de óleo com as expressões “Aprovado” e “Atende” ao JASO:
Aprovado: óleo analisado e homologado pela JASO.
Atende: óleo com aditivos que atende as normas da JASO, mas não é analisada e homologada por ela.

- TBN
TBN - Número de basicidade total (ASTM D4739), quando maior melhor, valor de reserva de aditivo alcalina que neutralizam ácidos na combustão prevenindo a corrosão do material, na vida útil do óleo com tempo ao uso diminui, recomendando a troca quando o valor TBN chegar a metade ao do lubrificante novo.
https://www.youtube.com/watch?v=RLtfQW5SuPI
https://www.youtube.com/watch?v=hDqaN15CQ60

- TAN
TAN - Número de acidez total (ASTM D664/974), quando menor aditivo melhor, na vida útil do óleo com tempo ao uso aumenta, acelerando o desgaste por corrosão do material de contato.
https://www.youtube.com/watch?v=5oOSTGf8nWE&feature=em-uploademail

- Oxidação
Oxidação, quando menor o valor melhor, na vida útil do óleo com tempo ao uso aumenta, acelera o aumento da viscosidade criando verniz e borra e diminuído a fluidez, e aumentando a acidez (TAN) provocando corrosão e desgaste de material de contato. Óleos sintéticos possui valor melhores aos minerais. Que acelera a oxidação além do uso: altas temperaturas e contatos com água, oxigênio, e com os metais de liga de cobre e ferrosos. Cargas aditivas que diminuiem a oxidação: P (Fósforo) e Zn (Zinco).
https://www.youtube.com/watch?v=z3Vk_BsuSI0&feature=em-lsp

- Contagem de partículas
Grau de limpeza de contaminação baseado ao ISO 4406 de 1999 a uma tabela em quantidade de partículas em tamanho de 4, 6 e de 14 mícron (10-6 m = μm) contidas a 1 ml. Melhor óleo que contenha valores igual ou menor a sua especificação aos 3 níveis de mícron, excesso de partículas torna o óleo um material abrasivo a superfície. Comparativos: fio de cabelo 50 mícron, menor visão humana 40 mícron, célula branca 25 mícron, bactéria 2 mícron.
https://www.youtube.com/watch?v=kcocY-7oinE&feature=em-lsp

- Índice de viscosidade (IV)
Índice de viscosidade obedece a padrão ASTM D2270, é um índice variante a temperatura, quanto maior o índice de viscosidade melhor é o óleo, que dá menor alteração a tabela de viscosidade ao calor, em temperatura baixa maior a viscosidade, e em temperatura alta menor a viscosidade, medidas através de cálculos a 40º e 100º C.
https://www.youtube.com/watch?v=9WzSKGr9wNk&feature=em-lsp

- Contaminação por água (Karl Fischer)
Teste volumétrico, quanto menor o valor melhor, a contaminação a corrosão ao metal é o principal problema, pode vir da composição ou por contaminação externa.
Olho no Óleo - Contaminação por Água - Teste KF - Análise de Fluidos
https://www.youtube.com/watch?v=xmZfepWt_Yc&feature=em-lsp

- Aditivos detergentes e dispersantes (Ca, Mg, Ba)
Valores diferentes para demanda para cada projeto, detergente e dispersante.
Aditivo Cálcio, mais usado.
Aditivo Magnésio, óleos mais modernos usam o em quantidade maior.
Aditivo Bário, pouco usado.
Olho no Óleo - Detergentes e Dispersantes - Ca Mg Ba - Análise de Fluidos
https://www.youtube.com/watch?v=iV7zLcwSX6U&feature=em-lsp

- Aditivos antidesgaste e antioxidante (P, Zn, Ti)
Efeito magnético de película as paredes dos metais, de maior proteção às primeiras partidas.
Aditivo Fósforo, valor pré-estabelecido, quanto menor aditivação melhor a qualificação do API, API SL máximo 1.000 ppm, SN 800 ppm, sua redução esta na adequação a emissão de poluentes.
Aditivo Zinco, não valor pré-estabelecido, mas também sua redução esta na adequação a emissão de poluentes.
Aditivo Titânio, não há valor pré-estabelecido, está em substituição aos mais poluentes.
Olho no Óleo - Antidesgaste e Antioxidante - P Zn Ti - Análise de Fluidos
https://www.youtube.com/watch?v=fzhDYCl_jGI&feature=em-lsp

- Aditivos modificadores de atrito, antidesgaste (Mo, B)
Benefícios aumento da economia de combustível, redução da emissão de gases, aumento da durabilidade do óleo e dos componentes de contato. Não muito recomendados em embreagens emersas em óleo.
Aditivo Molibdênio.
Aditivo Boro.
Aditivos com base de carbono, grafite e politetrafluoretileno (PTFE - teflon), não aparece nas pesquisas devida a composição dos lubrificantes ser de compostos hidrocarbonetos (ligação de moléculas carbono e hidrogênio) que dificultam o análise.
Olho no Óleo - Modificador de Atrito - Mo B - Análise de Fluidos
https://www.youtube.com/watch?v=lq-G5GuQ3TI&feature=em-lsp

- Aditivo ou contaminante
Silício (Si), antiespumante, em valor de 0 a 12 ppm, acima pode ser contaminante.
Potássio (K), contaminante.
Cobre (Cu), pouco usado.
Sódio (Na), aditivo de auxilio de limpeza, pouco usado, aplicado á motos.
Vanádio (V), contaminante.
Manganês (Mn), pouco usado.

- Contaminantes
Prata (Ag).
Alumínio (Al), pouco usado, aplicados á motos.
Cromo (Cr).
Ferro (Fe), presente aos quase todos os óleos aplicados à carros.
Níquel (Ni).
Chumbo (Pb).
Estanho (Sn).
Olho no Óleo - Aditivo e Contaminante - Si - Análise de Fluidos
https://www.youtube.com/watch?v=RZZmE0QufNE&feature=em-lsp
Olho no Óleo - Aditivo e Contaminante - Na K - Análise de Fluidos
https://www.youtube.com/watch?v=UXGJjrWMRIg&feature=em-lsp
Olho no Óleo - Aditivos e Contaminantes - Cu V Mn - Análise de Fluidos
https://www.youtube.com/watch?v=vqPa5_Fc6A8&feature=em-lsp


Última edição por Gilberto RLM em Sex Jan 31, 2020 5:59 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Gilberto RLM em Sex Jan 31, 2020 5:50 pm

Diferença de óleo de carro x moto
 
Quem não soube de quem usou óleo diferente do recomendado para obter uma qualidade diferenciada desejada:
Óleo mais grosso na especificação quente, para regiões quentes (nordeste).
Óleo mais grosso na especificação fria e quente, para motor cansado.
Óleo mais fino na especificação fria e quente, para regiões frias (glaciais) e para corrida.
Óleo mais fino na especificação fria e quente, por recomendação da montadora, como da Honda em motos antes de 2011 de mineral 20W50 SF para sintética 10W30 SL para se encachar ao PROMOT (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos), procurei onde está escrito e não achei, mas é o que circula nas redes sociais. https://www.youtube.com/watch?v=nvLPBehiMCw
 
Ou até por erro mesmo, antigamente (sou velho) não tinha se muita informação (internet nem se cogitava nem em filmes de ficção na forma livre na obtenção de conhecimento, e hoje as bibliotecas estão viradas nuns museus), e usei por anos por serem mais baratos óleos de motor de carro em moto com a mesma SAE, sem ter tido nenhum problema a embreagem, tempo passou fiquei a saber que se tratava as especificações JASO e API, do passado a saudade do motor mais silencioso.
Aqui algumas diferenças relevantes constatadas entre os olhos de mesma SAE 10W 30 de carro x moto (JASO):
1 – TBN mais alta em carro em média 20%, valor de reserva de aditivo alcalina que neutralizam ácidos na combustão prevenindo a corrosão do material, na vida útil do óleo com tempo ao uso diminui, melhor para carro.
2 – TAN mais alta em carro em média 30%, quando menor aditivo melhor, na vida útil do óleo com tempo ao uso aumenta, acelerando o desgaste por corrosão do material de contato, melhor para moto.
3 – Magnésio mais alto em carro em média 90%, aditivo detergente e dispersante, óleos mais modernos usam o em quantidade maior.
4 – Molibdênio mais alto em carro em média de 2 a mais de 10 vezes maior, aditivo modificador de atrito.
5 – Bário é quase inexistente em moto, aditivo detergente e dispersante.
6 – Potássio inexistente em carro, contaminante, pior para moto.
7 – Titânio inexistente em carro, aditivo antidesgaste e antioxidante, de maior proteção às primeiras partidas, melhor para moto.
8 – Sódio inexistente em carro, aditivo de auxilio de detergente.
9 – Alumínio inexistente em carro, contaminante, mas deve haver alguma função de aditivo, é bem presente em todos os óleos de moto.


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Conclusão:
TBN e TAN um pelo outro se anulam.
Aditivo detergente, em carro usa mais Magnésio em quantidade sem Sódio, em moto menos Magnésio acrescido de Sódio em quantidade.
Modificador de atrito e antidesgaste, carro usa a mais em vezes Molibdênio, e em moto para compensar usa Molibdênio acrescido de Titânio (menos poluente).
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Mensagem por Gilberto RLM em Sex Jan 31, 2020 6:41 pm

O preço:
Entre os óleos genuínos da Honda
do carro é em torno de 40% mais caro que o para a moto,
talvez por conter mais aditivo modificador de atrito (molibdênio).
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Mensagem por Gilberto RLM em Sab Fev 01, 2020 4:03 am

Análise 10W30 Carro

Pesquisa dos óleos SAE 10W30 API (?) em comparativo ao genuíno Honda (cód. B2618-OLE-012) da frota de exigência API SJ ou SL com as marcas mais vendidas do mercado, analise do laboratório ALS Global. https://oilcheck.com.br/sobre-nos/
- Olho no Óleo Mais - Honda 10W30
(Mineral API não informado em frasco)
https://www.youtube.com/watch?v=q8Hy-XHKM6M&feature=em-lsp
- Olho no Óleo Mais - Lubrax Essencial SM 10W30
(Mineral API SM)
https://www.youtube.com/watch?v=BIviHlJjk0g&feature=em-lsp
- Olho no Óleo Mais - Motul 2100 10W30
(Semissintético API SL)
https://www.youtube.com/watch?v=fOvoio3QPPE&feature=em-lsp
- Olho no Óleo Mais - Toyota TGMO 10W30
(Mineral API SM, se auto recomenda para veículo diesel, mas com problema de registro)
https://www.youtube.com/watch?v=GrJq-ax72lE&feature=em-lsp
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