Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
Ajuste da suspensão.
+7
Marcos Oliveira
klauber.santilli
Mateus Grillo
Marcuscb
Douglas
CHARTÃO
JulianZ
11 participantes
:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Ajuste da suspensão.
Olá,
A CB 500X vem com suspensão ajustável, inclusive vem uma chave dela no kit de ferramentas. Alguém já sentiu a necessidade de ajustar a suspensão da sua moto? Eu achei que a minha veio muito mole, mesmo andando sozinho, em dois piora, mas ainda não tirei tempo pra mecher nela porque precisa desmontar a carenagem a frente não tive tempo ainda.
A CB 500X vem com suspensão ajustável, inclusive vem uma chave dela no kit de ferramentas. Alguém já sentiu a necessidade de ajustar a suspensão da sua moto? Eu achei que a minha veio muito mole, mesmo andando sozinho, em dois piora, mas ainda não tirei tempo pra mecher nela porque precisa desmontar a carenagem a frente não tive tempo ainda.
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: Ajuste da suspensão.
JulianZ quando peguei a minha achei ela muito dura tanto sozinho como com garupa, mas acho que agora fatigou um pouco ou se assentou rsrsrs acho que deve ser isso e esta bom para mim agora.
Esta macia, nem dura nem mole.
Esta macia, nem dura nem mole.
CHARTÃO- Moderador
- Mensagens : 494
Pontos : 504
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 43
Localização : BIRIGUI- SP
Re: Ajuste da suspensão.
Não sinto necessidade de alterar a carga da suspensão traseira. Na minha moto ela é firme. Precisa desmontar carenagem pra fazer isso Julian?
Re: Ajuste da suspensão.
Hoje rodei 200 km na CBX sendo que 10 foram na estrada de terra. Eu, minha esposa e bagagem colocamos um peso aproximado de 150 quilos na moto.
Impressões: tanto eu quanto minha esposa achamos o banco desconfortável. Ele começa a incomodar com pouco tempo de pilotagem. A suspensão traseira apesar de dura, as vezes parecia socar no fundo em saliências. Em termos de velocidade, cheguei no máximo, aos 120 km/h porque está no período de amaciamento, mas, percebi que ela supera esta velocidade com facilidade. Sobe bem, curva bem. Estou estudando um jeito de levantar a traseira um pouco. Alguém tem ideia de como posso fazer isto? A principio estou pensando em mudar a furação no triangulo do Pro link. Aguardo sugestões. Abraço para todos e bom carnaval.
Impressões: tanto eu quanto minha esposa achamos o banco desconfortável. Ele começa a incomodar com pouco tempo de pilotagem. A suspensão traseira apesar de dura, as vezes parecia socar no fundo em saliências. Em termos de velocidade, cheguei no máximo, aos 120 km/h porque está no período de amaciamento, mas, percebi que ela supera esta velocidade com facilidade. Sobe bem, curva bem. Estou estudando um jeito de levantar a traseira um pouco. Alguém tem ideia de como posso fazer isto? A principio estou pensando em mudar a furação no triangulo do Pro link. Aguardo sugestões. Abraço para todos e bom carnaval.
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
Pontos : 241
Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Ajuste da suspensão.
Eu entendi que você vai furar a peça, correto? Olha, eu não faria isso... tentaria outras opções como ajustar a carga da suspensão... fazer algo assim pode te gerar um acidente sério!Marcuscb escreveu: A principio estou pensando em mudar a furação no triangulo do Pro link.
Re: Ajuste da suspensão.
É suspensão é meio embassado...se não me engano a X tem acho que 8 ou 9 posições de regulagem da pro-link.
CHARTÃO- Moderador
- Mensagens : 494
Pontos : 504
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 43
Localização : BIRIGUI- SP
Re: Ajuste da suspensão.
A regulagem de fabrica é o o endurecer e amolecer a suspensão. Ela não influencia na altura da traseira da moto. Não quero endurecer a suspensão só quero aumentar a altura. Já andei estudando o que pode ser feito e parece que esta opção é a mais viável para mim neste momento.
Tenho o "defeito" talvez "qualidade" de personalizar minhas motos para me atender melhor. Não tenho limites e nem receio de modificar. Eu sou aficionado por moto, mas, não contendo com o que os "engenheiros" fazem. Acho que eles economizam neurônios (isto quando têm), na hora de projetar as motos.
Tenho o "defeito" talvez "qualidade" de personalizar minhas motos para me atender melhor. Não tenho limites e nem receio de modificar. Eu sou aficionado por moto, mas, não contendo com o que os "engenheiros" fazem. Acho que eles economizam neurônios (isto quando têm), na hora de projetar as motos.
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
Pontos : 241
Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Ajuste da suspensão.
É Marcus, eu não sou tão espartano assim... a X é assim, com características que não são iguais a outras motos. Alterar algo mais sensível a moto, pra mim, é partir para um lado mais perigoso... pois tendo muitos ou poucos neurônios o pessoal que desenvolveu a moto chegou a conclusão que assim era o melhor pro conjunto. Você fez um test drive na moto antes de comprá-la? Talvez uma outra tenha as qualidades que você procura, mas a troca da moto é dispendiosa... do mais boa sorte nas modificações e posta aí pra gente os "bizus".
Abração!!!
Abração!!!
Re: Ajuste da suspensão.
Eu parto do principio que engenheiro faz e a gente melhora. É igual a japonês, eles não inventam nada, mas, tudo que cai nas mãos deles eles melhoram.
No meu caso, já fiz isto com várias motos que tive. XL's diversas, Twister, 3 Hornet's, CBR600R e agora estou querendo fazer com a CBX. Nunca tive problema por causa desta alteração. As motos continuavam estáveis. Infelizmente não tenho a mesma opinião que você sobre engenheiros. Eles são muito limitados por motivos internos e externos. Entre os internos um eu já citei que é uma questão de neurônios. E entre os externos está o econômico que as fabricas limitam. Acho que moto deveria ser igual a um prato de comida, você monta o seu conforme gosto. Quanto ao teste drive, eu não fiz porque se fizesse provavelmente não compraria. Conforme já citei aqui, tenho uma XT660 que é páreo duro para a CBX. Mas, se um dia eu comprar uma moto que não tenha nada para fazer (melhorar), eu perco a graça com ela.
No meu caso, já fiz isto com várias motos que tive. XL's diversas, Twister, 3 Hornet's, CBR600R e agora estou querendo fazer com a CBX. Nunca tive problema por causa desta alteração. As motos continuavam estáveis. Infelizmente não tenho a mesma opinião que você sobre engenheiros. Eles são muito limitados por motivos internos e externos. Entre os internos um eu já citei que é uma questão de neurônios. E entre os externos está o econômico que as fabricas limitam. Acho que moto deveria ser igual a um prato de comida, você monta o seu conforme gosto. Quanto ao teste drive, eu não fiz porque se fizesse provavelmente não compraria. Conforme já citei aqui, tenho uma XT660 que é páreo duro para a CBX. Mas, se um dia eu comprar uma moto que não tenha nada para fazer (melhorar), eu perco a graça com ela.
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
Pontos : 241
Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Ajuste da suspensão.
Marcus, tua idéia é furar ou mandar fazer outro triangulo do Pro link? acho que furar novamente não valeria a pena por fragilizar a peça que já parece bem otimizada, parece uma peça simples, se mandasse fazer uma com medidas maiores, tu poderia guardar a peça original...
Re: Ajuste da suspensão.
Quando você fizer a alteração poste aqui pra gente. Me lembro que no falecido FOL alguns ergueram a traseira com um kit de suspensão roscada ou algo do tipo. Porém não acompanhei pra saber do resultado. De qualquer forma boa sorte na modificação.
Re: Ajuste da suspensão.
Quando eu tinha a XRE, mandei fazer um suporte novo pro pro link em um torneiro, pois precisava levantar a moto quando montei ela Supermotard, ficou muito bom, ele fez em torno CNC com um bloco único de metal (creio que aço), tomando por base o original mesmo, ficou meio caro, mas valeu a pena.
Creio que seja uma opção mais segura do que furar o original, pois se não tomar cuidado, pode-se destemperar o aço e assim causar microfissuras que mais tarde podem ocasionar a quebra da peça.
Sei que pra algumas motos (como nas CRFs) até existem pra venda, conforme link abaixo:
http://www.adrenalinamotoracing.com.br/braco-de-link-master-crf-230
Você também pode trocar a suspensão por outro modelo,
É uma ideia para se pensar e assim, vc pode também voltar a moto ao original:
https://www.facebook.com/RallyRaidProducts/photos/pcb.1036711223012685/1036707739679700/?type=1&theater
Essa página mostra uma customização completa da CB 500X.
Depois ele ainda adicionou ums Suspensão invertida na dianteira, mas não achei a foto, repare como a moto ficou bem mais alta.
Creio que seja uma opção mais segura do que furar o original, pois se não tomar cuidado, pode-se destemperar o aço e assim causar microfissuras que mais tarde podem ocasionar a quebra da peça.
Sei que pra algumas motos (como nas CRFs) até existem pra venda, conforme link abaixo:
http://www.adrenalinamotoracing.com.br/braco-de-link-master-crf-230
Você também pode trocar a suspensão por outro modelo,
É uma ideia para se pensar e assim, vc pode também voltar a moto ao original:
https://www.facebook.com/RallyRaidProducts/photos/pcb.1036711223012685/1036707739679700/?type=1&theater
Essa página mostra uma customização completa da CB 500X.
Depois ele ainda adicionou ums Suspensão invertida na dianteira, mas não achei a foto, repare como a moto ficou bem mais alta.
klauber.santilli- Júnior
- Mensagens : 38
Pontos : 50
Data de inscrição : 18/02/2015
Idade : 38
Localização : Pirassununga/SP
Re: Ajuste da suspensão.
Com um curso maior das suspensões (principalmente a traseira) aí compensa colocar uns pneus cravos mais off igual a foto. Sem um curso maior é apenas sofrimento.
Re: Ajuste da suspensão.
Pessoal,
Minha moto está com 920 Km e percebo deste o início que ao deslocar com a mesma em asfalto irregular, sinto a suspensão meio "dura". Meu peso é de 62 quilos, será que o ajuste inicial na posição 3 seria a causa desta percepção?
No manual consta 9 posições de ajustes, reduzindo a mesma para 2 ou 1, será que iria melhorar?
Alguém do fórum chegou a modificar o ajuste de fábrica, ajuste este que indica no manual como fazer e consta a ferramenta no Kit que vem com a moto.
Abraço.
Minha moto está com 920 Km e percebo deste o início que ao deslocar com a mesma em asfalto irregular, sinto a suspensão meio "dura". Meu peso é de 62 quilos, será que o ajuste inicial na posição 3 seria a causa desta percepção?
No manual consta 9 posições de ajustes, reduzindo a mesma para 2 ou 1, será que iria melhorar?
Alguém do fórum chegou a modificar o ajuste de fábrica, ajuste este que indica no manual como fazer e consta a ferramenta no Kit que vem com a moto.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Ajuste da suspensão.
Moçada, eu havia feito uma postagem aqui para agregar um pouco mais ao tópico, mas, com razão, o Douglas retirou o mesmo por se tratar de um assunto já tratado em outro tópico. Inclusive eu mesmo citei que estava re-colocando aqui o que já estava no outro tópico. Se alguém tiver interesse em ver o que eu fiz segue o endereço do tópico https://cb500x.forumeiros.com/t87-quais-modificacoes-voce-fez-na-cb-500x
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
Pontos : 241
Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Ajuste da suspensão.
Marcus,
Verifiquei a modificação achei interessante mas um pouco complexa, além disto tem de contratar um torneiro fazer alguns cálculo, mas como mencionei muito criativo e se houvesse um Kit compraria um.
Quanto ao ajuste do amortecedor você tentou ajustar como mencionado no manual, o alguém do fórum ajustou?
Abraço.
Verifiquei a modificação achei interessante mas um pouco complexa, além disto tem de contratar um torneiro fazer alguns cálculo, mas como mencionei muito criativo e se houvesse um Kit compraria um.
Quanto ao ajuste do amortecedor você tentou ajustar como mencionado no manual, o alguém do fórum ajustou?
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Ajuste da suspensão.
Marcos a minha esta com 2000 agora e não mechi na suspensão desde que saiu da CC.
Aqui a cidade é uma buraqueira danada e no começo eu e minha esposa achava a suspensão traseira muito dura.
Mas agora para com 2000km ela ta boa, nem dura nem mole, melhorou bastante, aguarda mais um pouco para ver se ela melhora.
Agora a frente não tem escapatória....sempre dura.
Aqui a cidade é uma buraqueira danada e no começo eu e minha esposa achava a suspensão traseira muito dura.
Mas agora para com 2000km ela ta boa, nem dura nem mole, melhorou bastante, aguarda mais um pouco para ver se ela melhora.
Agora a frente não tem escapatória....sempre dura.
CHARTÃO- Moderador
- Mensagens : 494
Pontos : 504
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 43
Localização : BIRIGUI- SP
Re: Ajuste da suspensão.
Marcos, bom dia.
Quanto a complexidade das modificações, para mim não são difíceis porque já as faço em quase todas minha motos.
Na suspensão dianteira é só comprar um pedaço de 200 mm ou mais de alumínio maciço de 41 mm e levar junto com as tampas da canelas até um torneiro que ele fará para você as 2 peças. Lembre-se que podem ser em aço inox também. O certo é você levar a moto para teste dos alongadores na própria moto.
Na traseira, peça a um amigo para te ajudar com os movimentos da suspensão para você visualizar onde deverá ser feito o furo para o parafuso que prende o triangulo na balança. O ideal é copiar a peça original sem o corte central fazendo os furos inferiores iguais aos originais e só abaixar o furo que vai prender a peça na balança de acordo com o que você observou nos movimentos da suspensão. Geralmente torneiros costumam ter conhecimento para te ajudar na definição de onde será o furo no triangulo. Segue foto do papelão recortado que eu usei para encomendar o corte dos dois triângulos.
Apesar de já ter feito os triângulos e obter resultados muito bons, fiz a encomenda de reguladores rosqueáveis no ebay que são vendidos para abaixar a moto, mas, vou achar um jeito de usa-los para elevar a moto. Seguem os links onde comprei as peças.
http://www.ebay.com/itm/181502589856?_trksid=p2059210.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT
Quanto a complexidade das modificações, para mim não são difíceis porque já as faço em quase todas minha motos.
Na suspensão dianteira é só comprar um pedaço de 200 mm ou mais de alumínio maciço de 41 mm e levar junto com as tampas da canelas até um torneiro que ele fará para você as 2 peças. Lembre-se que podem ser em aço inox também. O certo é você levar a moto para teste dos alongadores na própria moto.
Na traseira, peça a um amigo para te ajudar com os movimentos da suspensão para você visualizar onde deverá ser feito o furo para o parafuso que prende o triangulo na balança. O ideal é copiar a peça original sem o corte central fazendo os furos inferiores iguais aos originais e só abaixar o furo que vai prender a peça na balança de acordo com o que você observou nos movimentos da suspensão. Geralmente torneiros costumam ter conhecimento para te ajudar na definição de onde será o furo no triangulo. Segue foto do papelão recortado que eu usei para encomendar o corte dos dois triângulos.
Apesar de já ter feito os triângulos e obter resultados muito bons, fiz a encomenda de reguladores rosqueáveis no ebay que são vendidos para abaixar a moto, mas, vou achar um jeito de usa-los para elevar a moto. Seguem os links onde comprei as peças.
http://www.ebay.com/itm/181502589856?_trksid=p2059210.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
Pontos : 241
Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Ajuste da suspensão.
Marcus,
Valeu pela dica, quanto a estabilidade da moto principalmente em curva, qual seu relato, visto que você já havia feito uma viagem antes da modificação, deu para notar diferenças após modificações, você chegou a "pegar" estrada com ela?
Abusando mais um pouco, você mediu o entre eixo da moto após modificação, ela foi alterada em comparação com a dimensão original que é de 1420 mm?
Abraço.
Valeu pela dica, quanto a estabilidade da moto principalmente em curva, qual seu relato, visto que você já havia feito uma viagem antes da modificação, deu para notar diferenças após modificações, você chegou a "pegar" estrada com ela?
Abusando mais um pouco, você mediu o entre eixo da moto após modificação, ela foi alterada em comparação com a dimensão original que é de 1420 mm?
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Ajuste da suspensão.
Quanto a estabilidade, eu sou suspeito para falar porque eu pilotava uma SBK e nestas motos se vocês não souber fazer curvas em alta ou você desiste da moto ou aprende a fazer porque o que a regra máxima desta motos é você saber curva. Depois deste bla bla bla todo, quero dizer que eu me adapto a moto para curvar na mais alta velocidade que posso conseguir. Eu ainda não rodei em estrada depois das modificações, mas, aqui dentro da cidade, fazendo as mesmas curvas que sempre faço, não percebi nenhuma piora. Esta semana pretendo rodar em estrada ai, colocarei aqui as impressões. Não medi o entre eixos ainda, mas, imagino que se alterou foi pouco porque quando você alonga a frente você aumenta a distancia, mas, quando você eleva a traseira você diminui a mesma distancia entre eixo. Para você ter uma ideia tive que esticar a corrente por que a mesma ficou bem folgada após levantar a traseira. Abraço.
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
Pontos : 241
Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Ajuste da suspensão.
Marcus,
Obrigado pela resposta meu caro, aquardo impressões futuras na estrada.
Abraço.
Obrigado pela resposta meu caro, aquardo impressões futuras na estrada.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Ajuste da suspensão.
Tava olhando na loja e vi oleo para suspensao, sera que vale a pena trocar como foi dito nesse forum?
rodrigo almeida- Amador
- Mensagens : 174
Pontos : 190
Data de inscrição : 26/03/2015
Idade : 37
Localização : sete lagoas/MG
Re: Ajuste da suspensão.
Rodrigo,
Acredito que não se sua espectativa é melhorar algo relativo a amortecimento.
Abraço.
Acredito que não se sua espectativa é melhorar algo relativo a amortecimento.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Ajuste da suspensão.
Tudo bom Marcos? Hoje fiz a primeira revisão apesar de estar somente com 830 KM. É que amanhã estou pretendendo ir ao encontro nacional de Curvelo. Estou preparando a moto para viagem. Apesar de serem somente 160 Km de distancia de BH, estou fazendo um aperto geral na moto. Quanto a aquele riser que está com problema, a fabrica me enviou outro par, porém, apesar de parecerem iguais eles vieram como peças de refugo com um pintura refeita, com a marca Biker sobrepostas pela tinta e com alguns descascados nas peças. Tirei algumas fotos e retornei ao fabricante citando que não teria coragem de instalar aquelas peças em minha moto por causa da aparência das mesma. O vendedor (não o fabricante que são pessoas diferentes), se pronunciou prontificando-se a me reembolsar, pois, até hoje não havia visto tal situação em relação a um cliente. Estou aguardando seu retorno para saber o desfecho da novela. Vamos até Curvelo? Vou e volto amanhã mesmo.
Seguem algumas fotos. Não sei o que está acontecendo no fórum, pois, a fotos não estão mais aparecendo completas. Para ver as fotos completas você tem que abri-las em nova guia. Abraço.
Seguem algumas fotos. Não sei o que está acontecendo no fórum, pois, a fotos não estão mais aparecendo completas. Para ver as fotos completas você tem que abri-las em nova guia. Abraço.
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
Pontos : 241
Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Ajuste da suspensão.
Marcus,
Beleza contigo, situação estranha esta do riser, mas dos males o menor. Amanhã estarei trabalhando, mas boa viagem tire umas fotos, posteriormente vamos combinar um passeio.
Abraço.
Beleza contigo, situação estranha esta do riser, mas dos males o menor. Amanhã estarei trabalhando, mas boa viagem tire umas fotos, posteriormente vamos combinar um passeio.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» Indicador de ajuste da corrente
» Ajuste foco do farol da CB 500X 2020
» Assobio na suspensão traseira
» Suspensão dianteira
» Suspensão dianteira (mudança / duvidas)
» Ajuste foco do farol da CB 500X 2020
» Assobio na suspensão traseira
» Suspensão dianteira
» Suspensão dianteira (mudança / duvidas)
:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 1 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Seg Jul 08, 2024 8:05 pm por rcratto
» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Seg Jul 08, 2024 7:59 pm por rcratto
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Sáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini
» Pneus - opções
Sex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal
» Barulho estranho
Qua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR
» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Dom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0
» Bolha alta para CB 500X
Ter Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar
» Guidon para Cb500x
Qua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0
» Óleo lubrificante - opções
Ter Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues
» Ajuste da suspensão.
Qui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0