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Indicador de ajuste da corrente
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Rodrigo R. Peracini
Renato Pagano
Marcos Oliveira
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:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
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Indicador de ajuste da corrente
Há um indicador de ajuste da corrente na motocicleta, a minha está aproximadamente na metade da faixa verde, ela possui 16.000 km. Qual é a posição que se encontra nas demais motos e o km?
Lembro que a corrente tem de ser ajustada segundo o fabricante 4,0 Cm de folga.
Abraços.
Lembro que a corrente tem de ser ajustada segundo o fabricante 4,0 Cm de folga.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Indicador de ajuste da corrente
Tai mais uma coisa que não sabia. Vou verificar de dia e respondo.
Obrigado.
Obrigado.
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
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Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ
Re: Indicador de ajuste da corrente
A minha esta no inicio do verde, 33 mil km e segundo kit. Ainda nao foi necessario ajustar depois da troca
Convidado- Convidado
Re: Indicador de ajuste da corrente
Pessoal,
Minha moto está com 18.100 km, lubrifico a corrente com Motul entre 500 a 700 km. Observo que o indicador de ajuste chegou ao final da faixa verde. Será que é isto mesmo, ou o Motul só teria preço, pergunto porque eu tinha expectativa da vida útil da relação no mínimo de 25.000 km. Mas agora iniciá a faixa vermelha, entendo que não demorar muito para ter que trocar a relação. Quem já teve moto acima de 500 CC é isto mesmo ou teve um desgaste prematuro?
Abraços!
Minha moto está com 18.100 km, lubrifico a corrente com Motul entre 500 a 700 km. Observo que o indicador de ajuste chegou ao final da faixa verde. Será que é isto mesmo, ou o Motul só teria preço, pergunto porque eu tinha expectativa da vida útil da relação no mínimo de 25.000 km. Mas agora iniciá a faixa vermelha, entendo que não demorar muito para ter que trocar a relação. Quem já teve moto acima de 500 CC é isto mesmo ou teve um desgaste prematuro?
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Indicador de ajuste da corrente
Oliveira, ta chegando no vermelho?
Ainda vai mais una sete mil mais ou menos, acho que a media seria essa mesmo. Eu troquei a minha com 27mil, e ja tinha ate quebrado um rolete
Ainda vai mais una sete mil mais ou menos, acho que a media seria essa mesmo. Eu troquei a minha com 27mil, e ja tinha ate quebrado um rolete
Convidado- Convidado
Re: Indicador de ajuste da corrente
Marcos Oliveira escreveu:Há um indicador de ajuste da corrente na motocicleta, a minha está aproximadamente na metade da faixa verde, ela possui 16.000 km. Qual é a posição que se encontra nas demais motos e o km?
Lembro que a corrente tem de ser ajustada segundo o fabricante 4,0 Cm de folga.
Abraços.
Para atualizar, o kit foi substituído com 22.000 km.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Indicador de ajuste da corrente
A minha está com 13k e ainda nao precisei ajustar. Limpo e lubrifico sempre a corrente, e ando bem tranquilo nas arrancadas e passagem de marchas, o que certamente contribui para prolongar a duração destas peças.
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
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Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ
Re: Indicador de ajuste da corrente
A minha foi bem até um determinado Km, depois teve início a "folgas" constantes requerendo ajustes, culminado com a troca da relação. Lubrifico em média a cada 500 Km, mas de fato cada aplicação (utilização) é uma carcteristica a parte.
Abraço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Indicador de ajuste da corrente
A minha tá com 4300 Km e nada de precisar de ajuste.
Rodrigo R. Peracini- Pleno
- Mensagens : 480
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Data de inscrição : 25/01/2016
Idade : 49
Localização : Matão - SP
Re: Indicador de ajuste da corrente
Rodrigo,
Com este km está zero, é só continuar a fazer a manutenção preventiva da relação (lubrificação).
Abraços!
Com este km está zero, é só continuar a fazer a manutenção preventiva da relação (lubrificação).
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Indicador de ajuste da corrente
Rodrigo,
Outro detalhe, hoje à moto completou 4.000 km após a troca da relação.
Abraços!
Outro detalhe, hoje à moto completou 4.000 km após a troca da relação.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Indicador de ajuste da corrente
7.000 e esta normal.
Só precisei dar uma ajustada com 1.000, visto que estava na CC e pedi para o mecânico ver se estava bem.
Fiz o ajuste em cima da motoca, mas foi esticado coisa minúscula.
Ate agora tudo normal.
Lubrifico a cada 500Km com Motul, com mil limpo a corrente com querosene.
Acompanhando o tópico para ver quanto a minha vai durar.
Lembro que de um amigo meu, nas 500 antigas ele pegou uma com 25.000 e a relação ainda tinha muitaaaaaa vida ainda.
Mas como tudo hoje foi feito para não durar, trocar amanhã, vai a dica.
Observar se quando for trocar compensa colocar original, paralela ou montar com a corrente DID.
Alguns fóruns dizem que a melhor coisa a fazer é colocar uma coroa e pinhão de marca boa (Riffel, Vaz) e depois a corrente DID que a durabilidade vai ser como a original.
Abraços.
Só precisei dar uma ajustada com 1.000, visto que estava na CC e pedi para o mecânico ver se estava bem.
Fiz o ajuste em cima da motoca, mas foi esticado coisa minúscula.
Ate agora tudo normal.
Lubrifico a cada 500Km com Motul, com mil limpo a corrente com querosene.
Acompanhando o tópico para ver quanto a minha vai durar.
Lembro que de um amigo meu, nas 500 antigas ele pegou uma com 25.000 e a relação ainda tinha muitaaaaaa vida ainda.
Mas como tudo hoje foi feito para não durar, trocar amanhã, vai a dica.
Observar se quando for trocar compensa colocar original, paralela ou montar com a corrente DID.
Alguns fóruns dizem que a melhor coisa a fazer é colocar uma coroa e pinhão de marca boa (Riffel, Vaz) e depois a corrente DID que a durabilidade vai ser como a original.
Abraços.
CHARTÃO- Moderador
- Mensagens : 494
Pontos : 504
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 43
Localização : BIRIGUI- SP
Re: Indicador de ajuste da corrente
Trocou a relação com quantos Km Oliveira?
Rodrigo R. Peracini- Pleno
- Mensagens : 480
Pontos : 490
Data de inscrição : 25/01/2016
Idade : 49
Localização : Matão - SP
Re: Indicador de ajuste da corrente
Ontem na revisão de 6.000 km da minha moto eu disse ao mecânico que não lubrificasse a corrente porque eu uso Motul e sempre fazia isso em casa. Hoje, para minha surpresa, (depois de ter rodado 200 km) observei que o descanso lateral e a corrente estavam todos lambuzados de óleo. A principio achei que eles tinha ignorado meu pedido mas depois que chequei a folga da corrente e vi que eles tinha deixado praticamente sem folga conclui que o óleo seria o lubrificante do interior dos elos que foi expulso forçadamente devido a corrente estar muito esticada.
Esta já é a segunda vez que levo minha moto na concessionaria e depois tenho que folgar a corrente. Para mim, o que estar escrito no manual e na balança é muito claro: 40mm.
Esta já é a segunda vez que levo minha moto na concessionaria e depois tenho que folgar a corrente. Para mim, o que estar escrito no manual e na balança é muito claro: 40mm.
SILVESTRE- Amador
- Mensagens : 115
Pontos : 123
Data de inscrição : 30/07/2015
Idade : 64
Localização : Currais Novos/RN
Re: Indicador de ajuste da corrente
tomara que tenha sido oleo que eles colocaram, senão sua relação irá acabar bem mais rápido.SILVESTRE escreveu:Ontem na revisão de 6.000 km da minha moto eu disse ao mecânico que não lubrificasse a corrente porque eu uso Motul e sempre fazia isso em casa. Hoje, para minha surpresa, (depois de ter rodado 200 km) observei que o descanso lateral e a corrente estavam todos lambuzados de óleo. A principio achei que eles tinha ignorado meu pedido mas depois que chequei a folga da corrente e vi que eles tinha deixado praticamente sem folga conclui que o óleo seria o lubrificante do interior dos elos que foi expulso forçadamente devido a corrente estar muito esticada.
Esta já é a segunda vez que levo minha moto na concessionaria e depois tenho que folgar a corrente. Para mim, o que estar escrito no manual e na balança é muito claro: 40mm.
Está bem claro a folga, e é assim desde que inventaram a corrente pra moto, mas parece que os mecanicos de cc sao instruidos pra fuder com a moto.
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ
Re: Indicador de ajuste da corrente
SILVESTRE escreveu:Ontem na revisão de 6.000 km da minha moto eu disse ao mecânico que não lubrificasse a corrente porque eu uso Motul e sempre fazia isso em casa. Hoje, para minha surpresa, (depois de ter rodado 200 km) observei que o descanso lateral e a corrente estavam todos lambuzados de óleo. A principio achei que eles tinha ignorado meu pedido mas depois que chequei a folga da corrente e vi que eles tinha deixado praticamente sem folga conclui que o óleo seria o lubrificante do interior dos elos que foi expulso forçadamente devido a corrente estar muito esticada.
Esta já é a segunda vez que levo minha moto na concessionaria e depois tenho que folgar a corrente. Para mim, o que estar escrito no manual e na balança é muito claro: 40mm.
Silvestre,
Já ocorreu comigo, pedi para não lubrificar, também uso Motul lubrificaram e ajustaram a corrente igual a corda de violão, é complicado...
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Indicador de ajuste da corrente
Galera me ajuda aqui! Seriam 40mm sem montar na moto? Pois sem montar da uns 50mm, sentado da uns 30-35mm. Esta com 7mil km rodado. Abras
Alexandre- Júnior
- Mensagens : 30
Pontos : 38
Data de inscrição : 21/09/2016
Localização : Belo Horizonte
Re: Indicador de ajuste da corrente
Alexandre,
A melhor maneira que acho é sentar na moto e deixar a folga entre 35 a 40 mm, ou seja, 3,5 centímetros a 4 centímetros.
Abraços!
A melhor maneira que acho é sentar na moto e deixar a folga entre 35 a 40 mm, ou seja, 3,5 centímetros a 4 centímetros.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Indicador de ajuste da corrente
Vlw pela dica! Entao está certo !
Alexandre- Júnior
- Mensagens : 30
Pontos : 38
Data de inscrição : 21/09/2016
Localização : Belo Horizonte
Re: Indicador de ajuste da corrente
Boa noite,
Até hoje estou inseguro em saber como ajustar adequadamente a corrente.
No manual informa: . Apoie a motocicleta no cavalete lateral, num local plano e firme. 2. Desligue o motor e coloque a transmissão em ponto morto. 3. Verifique a folga na parte central inferior da corrente entre a coroa e o pinhão. Folga da corrente: 35 – 45 mm
Da a entender que no descanso e "sem montar" a folga "máxima" é 45mm então teoricamente montando ficaria uns 10 - 15 mm.
Diante da informação acima, como que base vocês ajustam a corrente?
Atualmente minha corrente fica uns 50mm sem montar, e montando fica uns 35mm, teoricamente então estou usando inadequadamente.
Abras
Até hoje estou inseguro em saber como ajustar adequadamente a corrente.
No manual informa: . Apoie a motocicleta no cavalete lateral, num local plano e firme. 2. Desligue o motor e coloque a transmissão em ponto morto. 3. Verifique a folga na parte central inferior da corrente entre a coroa e o pinhão. Folga da corrente: 35 – 45 mm
Da a entender que no descanso e "sem montar" a folga "máxima" é 45mm então teoricamente montando ficaria uns 10 - 15 mm.
Diante da informação acima, como que base vocês ajustam a corrente?
Atualmente minha corrente fica uns 50mm sem montar, e montando fica uns 35mm, teoricamente então estou usando inadequadamente.
Abras
Alexandre- Júnior
- Mensagens : 30
Pontos : 38
Data de inscrição : 21/09/2016
Localização : Belo Horizonte
Re: Indicador de ajuste da corrente
Alexandre,
Se esta 50 mm, e sentado fica os 35 mm eu não ajustaria, o importante é lubrificar entre 500 a 700 Km, com Motul ou outro produto de boa qualidade ou ainda óleo 90.
Abraço.
Se esta 50 mm, e sentado fica os 35 mm eu não ajustaria, o importante é lubrificar entre 500 a 700 Km, com Motul ou outro produto de boa qualidade ou ainda óleo 90.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Indicador de ajuste da corrente
Aqui, utilizo o bom e velho kit.
Pincel + querosene a cada 500km e o óleo 90. Lambreca tudo, mas com 22 mil km ainda tem muito chão pra andar.
Chuto que chego aos 30 mil km.
Pincel + querosene a cada 500km e o óleo 90. Lambreca tudo, mas com 22 mil km ainda tem muito chão pra andar.
Chuto que chego aos 30 mil km.
Convidado- Convidado
Re: Indicador de ajuste da corrente
Pessoal esse Motul seria qual? porque tem tipos diferentes.
Aline- Amador
- Mensagens : 104
Pontos : 108
Data de inscrição : 18/02/2017
Localização : Minas Gerais
Re: Indicador de ajuste da corrente
Aline,
Ontem passei por sua região, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto, BH e retornei para casa.
Veja abaixo, eu utilizo o C4 e mais fácil de encontrar em lojas em BH. Quanto ao C1 é para limpeza.
Abraço!
[size=53]MOTUL C4 Chain Lube Factory Line[/size]
[size=65]Lubrificante de cor branca desenvolvido especialmente para lubrificar as correntes das motos de competição de velocidade. Formula a base a aditivos sólidos AW/EP (anti-desgaste e extrema-pressão). Sua utilização também é recomendada em [/size][size=53]correntes de motos de estrada[/size][size=65].[/size]
[size=65][size=41]MOTUL C2 Chain Lube Road[/size]
[size=60]Lubrificante incolor e adesivo projetado especialmente para lubrificar correntes de motos de estrada que desenvolvem velocidades de rotação e esforços de centrifugação intensivos em ambientes livres de contaminação como terra, areia, etc.[/size]
[/size]
Ontem passei por sua região, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto, BH e retornei para casa.
Veja abaixo, eu utilizo o C4 e mais fácil de encontrar em lojas em BH. Quanto ao C1 é para limpeza.
Abraço!
[size=53]MOTUL C4 Chain Lube Factory Line[/size]
[size=65]Lubrificante de cor branca desenvolvido especialmente para lubrificar as correntes das motos de competição de velocidade. Formula a base a aditivos sólidos AW/EP (anti-desgaste e extrema-pressão). Sua utilização também é recomendada em [/size][size=53]correntes de motos de estrada[/size][size=65].[/size]
[size=65][size=41]MOTUL C2 Chain Lube Road[/size]
[size=60]Lubrificante incolor e adesivo projetado especialmente para lubrificar correntes de motos de estrada que desenvolvem velocidades de rotação e esforços de centrifugação intensivos em ambientes livres de contaminação como terra, areia, etc.[/size]
[/size]
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Indicador de ajuste da corrente
Obrigada Marcos! Vou comprar esse C4 para usar na corrente das motos.
Aline- Amador
- Mensagens : 104
Pontos : 108
Data de inscrição : 18/02/2017
Localização : Minas Gerais
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