Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
Ajuste da suspensão.
+7
Marcos Oliveira
klauber.santilli
Mateus Grillo
Marcuscb
Douglas
CHARTÃO
JulianZ
11 participantes
:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Ajuste da suspensão.
Quando comprei a X pensei em alterar o ajuste da suspensão traseira devido a rigidez. Mas depois de rodar 3500 Km, a percepção que tenho que ficou menos rigida. Não sei se é adaptação a moto ou devido a carga cíclica houve uma certa fadiga que condicionou o" amaciamento". Será que outros proprietários tiverem esta sensação após um determinado Km?
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Pontos : 3552
Positivo Marcos.
A minha quando peguei era dura a suspensão traseira....bem firme, até minha mulher estranhou.
Parece que agora ela fatigou e está bem macia......o canal.
A minha quando peguei era dura a suspensão traseira....bem firme, até minha mulher estranhou.
Parece que agora ela fatigou e está bem macia......o canal.
CHARTÃO- Moderador
Pontos : 504
Não podemos deixar de considerar que o ser humano se adapta a quase todas as situações inclusive as desconfortáveis. No inicio tudo parece diferente e consequentemente desconfortável. Com o passar do tempo nós mesmos nos condicionamos a adaptarmos ao desconforto e passamos a achar que o mesmo deixou de existir ou diminuiu bastante ao ponto de não mais o percebermos.
Concordo que, com o tempo, o desgaste das peças geram mudanças para melhor ou para pior na moto, mas, a soma da nossa fácil adaptação mais os desgastes naturais da moto acabam proporcionado um sensação de melhora no relacionamento moto X usuários. E assim caminha a humanidade. Abraços.
Concordo que, com o tempo, o desgaste das peças geram mudanças para melhor ou para pior na moto, mas, a soma da nossa fácil adaptação mais os desgastes naturais da moto acabam proporcionado um sensação de melhora no relacionamento moto X usuários. E assim caminha a humanidade. Abraços.
Marcuscb- Amador
Pontos : 241
Estou achando que falta é massa corpórea, hoje levando a moto em BH para revisão, passei por uma rua cheia de remendos. Estava a 50 km foi tanto arranco que tomei nos braços e proveniente do acento, que a reação foi diminuir a velocidade, mas preocupado com os carros que vinham atrás não passarem por cima.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
E aí Marcão, tudo bem? Moto pra rodar nas cidades do "Brazil" só a XT660R as outras sofrem mais.Marcos Oliveira escreveu:Estou achando que falta é massa corpórea, hoje levando a moto em BH para revisão, passei por uma rua cheia de remendos. Estava a 50 km foi tanto arranco que tomei nos braços e proveniente do acento, que a reação foi diminuir a velocidade, mas preocupado com os carros que vinham atrás não passarem por cima.
Abraços.
Porque você não aproveitou e possou aqui em casa?
Marcuscb- Amador
Pontos : 241
Marcus,
Tudo bem?
Cheguei em cada agora, fui fazer a revisão de 12.000 km na loja Honda do barreiro. Realmente, para rodar nestas oscilações (remendos mal feitos), só uma trail.
Abraços.
Tudo bem?
Cheguei em cada agora, fui fazer a revisão de 12.000 km na loja Honda do barreiro. Realmente, para rodar nestas oscilações (remendos mal feitos), só uma trail.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Marcus,
Outro dia lhe enviei duas MPs.
Abraços.
Outro dia lhe enviei duas MPs.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Hoje na BR 381, saindo de Caeté sentido João Monlevade, onde o pavimento está péssimo.. Fiquei com medo de perder minha garupa (esposa). São tantas irregularidades na pista, que a moto pula muito, lembro que estava em velocidade moderada. Moderada, pois se andar muito devagar as carretas passam por cima, em suma desconfortável e perigoso.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Marcos talvez seja hora de pensar numa almofada, principalmente para a garupa, elas sofrem muito.
Convidado- Convidado
Como inverter o link
Pessoal, para quem quer aumentar a altura da suspensão traseira em 4 cm, sem gastar nada, pode fazer Você mesmo em casa: Coloque uma tabua de uma polegada no chão e sobre a tábua a moto no cavalete central. Após, desparafuse os triângulos do link e no sentido anti-horário avance um furo do link. As tábuas embaixo do cavalete são para facilitar a colocação dos triângulos, pois a roda com o cavalete no chão fica rente solo, impossibilitando que se mova a balança para a colocação dos parafusos.Fiz na minha, ficou ótimo. Não demora mais que 15 minutos o serviço.
Convidado- Convidado
Mbsouza,
Testou na estrada, afetou no comportamento da moto em curvas?
Abraço!
Abraço!
Marcos Oliveira- Mestre
Marcos Oliveira escreveu:Mbsouza,
Abraço!
Ainda não testei na estrada Marcos, mas assim que o fizer, posto aqui minhas considerações. Um abraço.
Convidado- Convidado
Viajei cerca de 360 km com o link invertido, não senti nenhuma diferença na estabilidade da moto. O que me incomodou um pouco, foram os apoios que ficaram desregulados: no lateral, a moto fica mais inclinada e no central, a roda traseira fica apoiada no chão. Coloquei na posição original novamente e aí fui verificar a altura do solo, me surpreendi, apenas 14 cm, voltei a reverter o link, 19 cm o carter fica do solo, vai ficar sempre assim, mais seguro. Nos apoios, vou da um jeito, quem sabe soldar uma pequena barra de ferro de 2 cm de espessura já resolva.
Convidado- Convidado
MB,
Tire uma fotos se possível, tinha um rapaz que participava por aqui que instalou um Link comprado fora do Brasil, para elevar altura da moto.
Com este link a moto ficou mais alta, na época ele comprou o suporte lateral da XRE e instalou.
Abraço.
Tire uma fotos se possível, tinha um rapaz que participava por aqui que instalou um Link comprado fora do Brasil, para elevar altura da moto.
Com este link a moto ficou mais alta, na época ele comprou o suporte lateral da XRE e instalou.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
Desculpe-me, tirei as fotos, mas não consegui anexar as imagens.
Convidado- Convidado
mbsouza
Fui um dos que comprou alongador (os triângulos do link com medidas alteradas),
e alteração ao solo ficou semelhante a sua entre uns 5 cm
e não tem como ser maior sem que a balança bata ao escape,
as alterações do Rally Ride suspenção mais alongada as CBs estão sem escape original.
O pé lateral foi alongada creio que uns 40,0 mm, não sabia da probabilidade da XRE300.
E cavalete para erguer a roda traseira coloco um calço ao chão de 1 polegada.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718263381-alongador-de-suspenso-para-cb-500x-cb-500f-cb-500r-_JM
Triângulo do link original, distâncias entre centros dos furos
(“MGZA” diz a direção de montagem existente nas 2 peças,
curva para cima, flecha apontada para frente da moto):
A – B = 88,0 mm (curva)
B – C = 74,0 mm
A – C = 80,0 mm
Imagens subpostas do alongador sobre o triangulo do link original:
Alongador montado:
Fui um dos que comprou alongador (os triângulos do link com medidas alteradas),
e alteração ao solo ficou semelhante a sua entre uns 5 cm
e não tem como ser maior sem que a balança bata ao escape,
as alterações do Rally Ride suspenção mais alongada as CBs estão sem escape original.
O pé lateral foi alongada creio que uns 40,0 mm, não sabia da probabilidade da XRE300.
E cavalete para erguer a roda traseira coloco um calço ao chão de 1 polegada.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718263381-alongador-de-suspenso-para-cb-500x-cb-500f-cb-500r-_JM
Triângulo do link original, distâncias entre centros dos furos
(“MGZA” diz a direção de montagem existente nas 2 peças,
curva para cima, flecha apontada para frente da moto):
A – B = 88,0 mm (curva)
B – C = 74,0 mm
A – C = 80,0 mm
Imagens subpostas do alongador sobre o triangulo do link original:
Alongador montado:
Gilberto RLM- Amador
Pontos : 214
Gilberto,
Obrigado por compartilhar.
Abraço.
Obrigado por compartilhar.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
Olá, Gilberto, também estou utilizando um calço no cavalete central. Quanto ao lateral, vou aproveitar o original mesmo, soldando uma pequena barra de ferro bem embaixo, de aproximadamente 2 cm de espessura, utilizando somente uns dois pingos de solda, a fim de facilitar a reversão para a forma original. consegui levantar a suspensão da minha, colocando os triângulos de forma que a parte côncava, aquela com marca "MGZA", ficou para baixo, ou seja, conforme suas fotos, o ponto B ficou no A e o A no C. Um abraço.
Convidado- Convidado
A ideia de girar o triângulo do link havia visto num comentário (Perguntas e respostas)
no ML, 5 cm ao cárter, não fica bem claro o procedimento.
“Mas é bem notorio se eu deixar no maximo para ficar macia? Ja q tem 500x vou dar uma dica , inverte o triangulo do pro link q aumenta exatamente 4cm na traseira , fiz na minha e ja deveria ser assim de fabrica . Ficou mto mais bonita e nao perdi estabilidade ,valeu a pena com custo 0,00”. Pergunta sem data, entre os dias 22/12/2016 e 02/04/2017.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789630159-regulador-pre-carga-suspencao-honda-cb650-cbr650-cb500-_JM
Mas me interessei pelo alongador do ML que prometia 8 (OITO) cm,
porem não ficava claro na venda do produto que 8 cm é à rabeta traseira e não ao cárter.
Mesmo assim gostei do resultado deu entre 5 cm ao cárter não dá para ser maior devido ao escape.
O alongador também se ficar girando da para optar a distancia do solo ao cárter.
Aumentar 5 cm: curva para cima e parte de menor distância entre os furos para trás.
& Diminuir 5 cm: curva para cima e parte de maior distância entre os furos para trás.
Desmontar o link é bem fácil no cavalete, com calço de 1” (madeira),
não é montado sobre pressão, tirado os 3 parafusos dos triangulos o garfo fica apoiado no escape,
precisei de ajuda para montar para levantar o garfo / roda
para encachar os parafusos de volta, as porcas travantes o certo é trocar depois tira os,
usei uma cola silicone como trava química.
Certamente modificar link altera o a durabilidade do amortecedor,
e também tenho dúvida sobre a qualidade e durabilidade depois que vi um alongador (triângulo)
quebrar no Rally Raid.
http://advrider.com/index.php?threads/rally-raid-products-honda-cb500x.1012021/page-24
mbsouza creio seja essa a sua modificação, se na manutenção de engraxamento do garfo
perceber desgate nos triângulos usarei sua ideia.
Tudo de bom!
“Mas é bem notorio se eu deixar no maximo para ficar macia? Ja q tem 500x vou dar uma dica , inverte o triangulo do pro link q aumenta exatamente 4cm na traseira , fiz na minha e ja deveria ser assim de fabrica . Ficou mto mais bonita e nao perdi estabilidade ,valeu a pena com custo 0,00”. Pergunta sem data, entre os dias 22/12/2016 e 02/04/2017.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789630159-regulador-pre-carga-suspencao-honda-cb650-cbr650-cb500-_JM
porem não ficava claro na venda do produto que 8 cm é à rabeta traseira e não ao cárter.
Mesmo assim gostei do resultado deu entre 5 cm ao cárter não dá para ser maior devido ao escape.
O alongador também se ficar girando da para optar a distancia do solo ao cárter.
Aumentar 5 cm: curva para cima e parte de menor distância entre os furos para trás.
& Diminuir 5 cm: curva para cima e parte de maior distância entre os furos para trás.
não é montado sobre pressão, tirado os 3 parafusos dos triangulos o garfo fica apoiado no escape,
precisei de ajuda para montar para levantar o garfo / roda
para encachar os parafusos de volta, as porcas travantes o certo é trocar depois tira os,
e também tenho dúvida sobre a qualidade e durabilidade depois que vi um alongador (triângulo)
quebrar no Rally Raid.
http://advrider.com/index.php?threads/rally-raid-products-honda-cb500x.1012021/page-24
mbsouza creio seja essa a sua modificação, se na manutenção de engraxamento do garfo
Tudo de bom!
Última edição por Gilberto RLM em Qua Nov 01, 2017 1:24 pm, editado 1 vez(es)
Gilberto RLM- Amador
Gilberto RLM escreveu:A ideia de girar o triângulo do link havia visto num comentário (Perguntas e respostas)
não é montado sobre pressão, precisei de ajuda para montar para levantar o garfo / roda
para encachar os parafusos, as porcas travantes o certo é trocar depois tira os,
quebrar no Rally Raid.
Tudo de bom!
Exatamente, Gilberto, como na foto acima. Ficou ótimo e não pretendo mais usar na forma original.
Convidado- Convidado
Por favor, se alguém tiver a imagens da moto do Marcuscb da primeira página
tem como posta as novamente ou me enviar via e-mail.
mbsouza vizinho.
mbsouza vizinho.
Gilberto RLM- Amador
Exatamente, somos vizinhos. Infelizmente pra mim também estão bloqueadas as imagens, já verifiquei em dois computadores.Gilberto RLM escreveu:Por favor, se alguém tiver a imagens da moto do Marcuscb da primeira página
mbsouza vizinho.
Convidado- Convidado
alguém saberia informar se existe prolongador de bengalas pra cb500x
Convidado- Convidado
Alongador de bengala
também procurei bastante, não achei no mercado a venda,
pelo jeito, por enquanto só torneiro como fez Marcusb.
Se instalados às CBs de 2016 e em diante
perderão a função da válvula de regulagem de pré carga (existente as tampas).
As tampas são mesmas da CBR 650.
também procurei bastante, não achei no mercado a venda,
pelo jeito, por enquanto só torneiro como fez Marcusb.
Se instalados às CBs de 2016 e em diante
perderão a função da válvula de regulagem de pré carga (existente as tampas).
As tampas são mesmas da CBR 650.
Gilberto RLM- Amador
Cheguei ver a moto do Marcus CB antes do mesmo vender. A moto ficou mais alta, os alongadores ele de fato fez em torneiro. O link traseiro na época comprou, lembro que no anúncio era para rebaixar a moto. Mas como havia um ajuste no link ele fez o contrário, ou seja, aumentou a distância do solo. Voltando a extensão, eu não teria coragem de fabricar com qualquer material e talvez executaria um tratamento térmico.
Abraços!
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
Página 2 de 3 • 1, 2, 3