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Ajuste da suspensão.
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11 participantes
:: Manutenção :: Mecânica Geral
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Re: Ajuste da suspensão.
Quando comprei a X pensei em alterar o ajuste da suspensão traseira devido a rigidez. Mas depois de rodar 3500 Km, a percepção que tenho que ficou menos rigida. Não sei se é adaptação a moto ou devido a carga cíclica houve uma certa fadiga que condicionou o" amaciamento". Será que outros proprietários tiverem esta sensação após um determinado Km?
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Localização : Caeté MG
Re: Ajuste da suspensão.
Positivo Marcos.
A minha quando peguei era dura a suspensão traseira....bem firme, até minha mulher estranhou.
Parece que agora ela fatigou e está bem macia......o canal.
A minha quando peguei era dura a suspensão traseira....bem firme, até minha mulher estranhou.
Parece que agora ela fatigou e está bem macia......o canal.
CHARTÃO- Moderador
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Re: Ajuste da suspensão.
Não podemos deixar de considerar que o ser humano se adapta a quase todas as situações inclusive as desconfortáveis. No inicio tudo parece diferente e consequentemente desconfortável. Com o passar do tempo nós mesmos nos condicionamos a adaptarmos ao desconforto e passamos a achar que o mesmo deixou de existir ou diminuiu bastante ao ponto de não mais o percebermos.
Concordo que, com o tempo, o desgaste das peças geram mudanças para melhor ou para pior na moto, mas, a soma da nossa fácil adaptação mais os desgastes naturais da moto acabam proporcionado um sensação de melhora no relacionamento moto X usuários. E assim caminha a humanidade. Abraços.
Concordo que, com o tempo, o desgaste das peças geram mudanças para melhor ou para pior na moto, mas, a soma da nossa fácil adaptação mais os desgastes naturais da moto acabam proporcionado um sensação de melhora no relacionamento moto X usuários. E assim caminha a humanidade. Abraços.
Marcuscb- Amador
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Re: Ajuste da suspensão.
Estou achando que falta é massa corpórea, hoje levando a moto em BH para revisão, passei por uma rua cheia de remendos. Estava a 50 km foi tanto arranco que tomei nos braços e proveniente do acento, que a reação foi diminuir a velocidade, mas preocupado com os carros que vinham atrás não passarem por cima.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Ajuste da suspensão.
E aí Marcão, tudo bem? Moto pra rodar nas cidades do "Brazil" só a XT660R as outras sofrem mais.Marcos Oliveira escreveu:Estou achando que falta é massa corpórea, hoje levando a moto em BH para revisão, passei por uma rua cheia de remendos. Estava a 50 km foi tanto arranco que tomei nos braços e proveniente do acento, que a reação foi diminuir a velocidade, mas preocupado com os carros que vinham atrás não passarem por cima.
Abraços.
Porque você não aproveitou e possou aqui em casa?
Marcuscb- Amador
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Re: Ajuste da suspensão.
Marcus,
Tudo bem?
Cheguei em cada agora, fui fazer a revisão de 12.000 km na loja Honda do barreiro. Realmente, para rodar nestas oscilações (remendos mal feitos), só uma trail.
Abraços.
Tudo bem?
Cheguei em cada agora, fui fazer a revisão de 12.000 km na loja Honda do barreiro. Realmente, para rodar nestas oscilações (remendos mal feitos), só uma trail.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Data de inscrição : 27/02/2015
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Localização : Caeté MG
Re: Ajuste da suspensão.
Marcus,
Outro dia lhe enviei duas MPs.
Abraços.
Outro dia lhe enviei duas MPs.
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Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Ajuste da suspensão.
Hoje na BR 381, saindo de Caeté sentido João Monlevade, onde o pavimento está péssimo.. Fiquei com medo de perder minha garupa (esposa). São tantas irregularidades na pista, que a moto pula muito, lembro que estava em velocidade moderada. Moderada, pois se andar muito devagar as carretas passam por cima, em suma desconfortável e perigoso.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Ajuste da suspensão.
Marcos talvez seja hora de pensar numa almofada, principalmente para a garupa, elas sofrem muito.
Convidado- Convidado
Como inverter o link
Pessoal, para quem quer aumentar a altura da suspensão traseira em 4 cm, sem gastar nada, pode fazer Você mesmo em casa: Coloque uma tabua de uma polegada no chão e sobre a tábua a moto no cavalete central. Após, desparafuse os triângulos do link e no sentido anti-horário avance um furo do link. As tábuas embaixo do cavalete são para facilitar a colocação dos triângulos, pois a roda com o cavalete no chão fica rente solo, impossibilitando que se mova a balança para a colocação dos parafusos.Fiz na minha, ficou ótimo. Não demora mais que 15 minutos o serviço.
Convidado- Convidado
Re: Ajuste da suspensão.
Mbsouza,
Testou na estrada, afetou no comportamento da moto em curvas?
Abraço!
Testou na estrada, afetou no comportamento da moto em curvas?
Abraço!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
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Re: Ajuste da suspensão.
Marcos Oliveira escreveu:Mbsouza,
Testou na estrada, afetou no comportamento da moto em curvas?
Abraço!
Ainda não testei na estrada Marcos, mas assim que o fizer, posto aqui minhas considerações. Um abraço.
Convidado- Convidado
Re: Ajuste da suspensão.
Viajei cerca de 360 km com o link invertido, não senti nenhuma diferença na estabilidade da moto. O que me incomodou um pouco, foram os apoios que ficaram desregulados: no lateral, a moto fica mais inclinada e no central, a roda traseira fica apoiada no chão. Coloquei na posição original novamente e aí fui verificar a altura do solo, me surpreendi, apenas 14 cm, voltei a reverter o link, 19 cm o carter fica do solo, vai ficar sempre assim, mais seguro. Nos apoios, vou da um jeito, quem sabe soldar uma pequena barra de ferro de 2 cm de espessura já resolva.
Convidado- Convidado
Re: Ajuste da suspensão.
MB,
Tire uma fotos se possível, tinha um rapaz que participava por aqui que instalou um Link comprado fora do Brasil, para elevar altura da moto.
Com este link a moto ficou mais alta, na época ele comprou o suporte lateral da XRE e instalou.
Abraço.
Tire uma fotos se possível, tinha um rapaz que participava por aqui que instalou um Link comprado fora do Brasil, para elevar altura da moto.
Com este link a moto ficou mais alta, na época ele comprou o suporte lateral da XRE e instalou.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Ajuste da suspensão.
Desculpe-me, tirei as fotos, mas não consegui anexar as imagens.
Convidado- Convidado
Re: Ajuste da suspensão.
mbsouza
Fui um dos que comprou alongador (os triângulos do link com medidas alteradas),
e alteração ao solo ficou semelhante a sua entre uns 5 cm
e não tem como ser maior sem que a balança bata ao escape,
as alterações do Rally Ride suspenção mais alongada as CBs estão sem escape original.
O pé lateral foi alongada creio que uns 40,0 mm, não sabia da probabilidade da XRE300.
E cavalete para erguer a roda traseira coloco um calço ao chão de 1 polegada.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718263381-alongador-de-suspenso-para-cb-500x-cb-500f-cb-500r-_JM
Triângulo do link original, distâncias entre centros dos furos
(“MGZA” diz a direção de montagem existente nas 2 peças,
curva para cima, flecha apontada para frente da moto):
A – B = 88,0 mm (curva)
B – C = 74,0 mm
A – C = 80,0 mm
Imagens subpostas do alongador sobre o triangulo do link original:
Alongador montado:
Fui um dos que comprou alongador (os triângulos do link com medidas alteradas),
e alteração ao solo ficou semelhante a sua entre uns 5 cm
e não tem como ser maior sem que a balança bata ao escape,
as alterações do Rally Ride suspenção mais alongada as CBs estão sem escape original.
O pé lateral foi alongada creio que uns 40,0 mm, não sabia da probabilidade da XRE300.
E cavalete para erguer a roda traseira coloco um calço ao chão de 1 polegada.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718263381-alongador-de-suspenso-para-cb-500x-cb-500f-cb-500r-_JM
Triângulo do link original, distâncias entre centros dos furos
(“MGZA” diz a direção de montagem existente nas 2 peças,
curva para cima, flecha apontada para frente da moto):
A – B = 88,0 mm (curva)
B – C = 74,0 mm
A – C = 80,0 mm
Imagens subpostas do alongador sobre o triangulo do link original:
Alongador montado:
Gilberto RLM- Amador
- Mensagens : 210
Pontos : 214
Data de inscrição : 02/04/2017
Localização : Guaíba RS
Re: Ajuste da suspensão.
Gilberto,
Obrigado por compartilhar.
Abraço.
Obrigado por compartilhar.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Ajuste da suspensão.
Olá, Gilberto, também estou utilizando um calço no cavalete central. Quanto ao lateral, vou aproveitar o original mesmo, soldando uma pequena barra de ferro bem embaixo, de aproximadamente 2 cm de espessura, utilizando somente uns dois pingos de solda, a fim de facilitar a reversão para a forma original. consegui levantar a suspensão da minha, colocando os triângulos de forma que a parte côncava, aquela com marca "MGZA", ficou para baixo, ou seja, conforme suas fotos, o ponto B ficou no A e o A no C. Um abraço.
Convidado- Convidado
Re: Ajuste da suspensão.
A ideia de girar o triângulo do link havia visto num comentário (Perguntas e respostas)
no ML, 5 cm ao cárter, não fica bem claro o procedimento.
“Mas é bem notorio se eu deixar no maximo para ficar macia? Ja q tem 500x vou dar uma dica , inverte o triangulo do pro link q aumenta exatamente 4cm na traseira , fiz na minha e ja deveria ser assim de fabrica . Ficou mto mais bonita e nao perdi estabilidade ,valeu a pena com custo 0,00”. Pergunta sem data, entre os dias 22/12/2016 e 02/04/2017.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789630159-regulador-pre-carga-suspencao-honda-cb650-cbr650-cb500-_JM
Mas me interessei pelo alongador do ML que prometia 8 (OITO) cm,
porem não ficava claro na venda do produto que 8 cm é à rabeta traseira e não ao cárter.
Mesmo assim gostei do resultado deu entre 5 cm ao cárter não dá para ser maior devido ao escape.
O alongador também se ficar girando da para optar a distancia do solo ao cárter.
Aumentar 5 cm: curva para cima e parte de menor distância entre os furos para trás.
& Diminuir 5 cm: curva para cima e parte de maior distância entre os furos para trás.
Desmontar o link é bem fácil no cavalete, com calço de 1” (madeira),
não é montado sobre pressão, tirado os 3 parafusos dos triangulos o garfo fica apoiado no escape,
precisei de ajuda para montar para levantar o garfo / roda
para encachar os parafusos de volta, as porcas travantes o certo é trocar depois tira os,
usei uma cola silicone como trava química.
Certamente modificar link altera o a durabilidade do amortecedor,
e também tenho dúvida sobre a qualidade e durabilidade depois que vi um alongador (triângulo)
quebrar no Rally Raid.
http://advrider.com/index.php?threads/rally-raid-products-honda-cb500x.1012021/page-24
mbsouza creio seja essa a sua modificação, se na manutenção de engraxamento do garfo
perceber desgate nos triângulos usarei sua ideia.
Tudo de bom!
no ML, 5 cm ao cárter, não fica bem claro o procedimento.
“Mas é bem notorio se eu deixar no maximo para ficar macia? Ja q tem 500x vou dar uma dica , inverte o triangulo do pro link q aumenta exatamente 4cm na traseira , fiz na minha e ja deveria ser assim de fabrica . Ficou mto mais bonita e nao perdi estabilidade ,valeu a pena com custo 0,00”. Pergunta sem data, entre os dias 22/12/2016 e 02/04/2017.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789630159-regulador-pre-carga-suspencao-honda-cb650-cbr650-cb500-_JM
Mas me interessei pelo alongador do ML que prometia 8 (OITO) cm,
porem não ficava claro na venda do produto que 8 cm é à rabeta traseira e não ao cárter.
Mesmo assim gostei do resultado deu entre 5 cm ao cárter não dá para ser maior devido ao escape.
O alongador também se ficar girando da para optar a distancia do solo ao cárter.
Aumentar 5 cm: curva para cima e parte de menor distância entre os furos para trás.
& Diminuir 5 cm: curva para cima e parte de maior distância entre os furos para trás.
Desmontar o link é bem fácil no cavalete, com calço de 1” (madeira),
não é montado sobre pressão, tirado os 3 parafusos dos triangulos o garfo fica apoiado no escape,
precisei de ajuda para montar para levantar o garfo / roda
para encachar os parafusos de volta, as porcas travantes o certo é trocar depois tira os,
usei uma cola silicone como trava química.
Certamente modificar link altera o a durabilidade do amortecedor,
e também tenho dúvida sobre a qualidade e durabilidade depois que vi um alongador (triângulo)
quebrar no Rally Raid.
http://advrider.com/index.php?threads/rally-raid-products-honda-cb500x.1012021/page-24
mbsouza creio seja essa a sua modificação, se na manutenção de engraxamento do garfo
perceber desgate nos triângulos usarei sua ideia.
Tudo de bom!
Última edição por Gilberto RLM em Qua Nov 01, 2017 1:24 pm, editado 1 vez(es)
Gilberto RLM- Amador
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Re: Ajuste da suspensão.
Gilberto RLM escreveu:A ideia de girar o triângulo do link havia visto num comentário (Perguntas e respostas)
no ML, 5 cm ao cárter, não fica bem claro o procedimento.
“Mas é bem notorio se eu deixar no maximo para ficar macia? Ja q tem 500x vou dar uma dica , inverte o triangulo do pro link q aumenta exatamente 4cm na traseira , fiz na minha e ja deveria ser assim de fabrica . Ficou mto mais bonita e nao perdi estabilidade ,valeu a pena com custo 0,00”. Pergunta sem data, entre os dias 22/12/2016 e 02/04/2017.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789630159-regulador-pre-carga-suspencao-honda-cb650-cbr650-cb500-_JM
Mas me interessei pelo alongador do ML que prometia 8 (OITO) cm,
porem não ficava claro na venda do produto que 8 cm é à rabeta traseira e não ao cárter.
Mesmo assim gostei do resultado deu entre 5 cm ao cárter não dá para ser maior devido ao escape.
O alongador também se ficar girando da para optar a distancia do solo ao cárter.
Aumentar 5 cm: curva para cima e parte de menor distância entre os furos para trás.
& Diminuir 5 cm: curva para cima e parte de maior distância entre os furos para trás.
Desmontar o link é bem fácil no cavalete, com calço de 1” (madeira),
não é montado sobre pressão, precisei de ajuda para montar para levantar o garfo / roda
para encachar os parafusos, as porcas travantes o certo é trocar depois tira os,
usei uma cola silicone como trava química.
Certamente modificar link altera o a durabilidade do amortecedor,
e também tenho dúvida sobre a qualidade e durabilidade depois que vi um alongador (triângulo)
quebrar no Rally Raid.
http://advrider.com/index.php?threads/rally-raid-products-honda-cb500x.1012021/page-24
mbsouza creio seja essa a sua modificação, se na manutenção de engraxamento do garfo
perceber desgate nos triângulos usarei sua ideia.
Tudo de bom!
Exatamente, Gilberto, como na foto acima. Ficou ótimo e não pretendo mais usar na forma original.
Convidado- Convidado
Re: Ajuste da suspensão.
Por favor, se alguém tiver a imagens da moto do Marcuscb da primeira página
tem como posta as novamente ou me enviar via e-mail.
mbsouza vizinho.
tem como posta as novamente ou me enviar via e-mail.
mbsouza vizinho.
Gilberto RLM- Amador
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Data de inscrição : 02/04/2017
Localização : Guaíba RS
Re: Ajuste da suspensão.
Exatamente, somos vizinhos. Infelizmente pra mim também estão bloqueadas as imagens, já verifiquei em dois computadores.Gilberto RLM escreveu:Por favor, se alguém tiver a imagens da moto do Marcuscb da primeira página
tem como posta as novamente ou me enviar via e-mail.
mbsouza vizinho.
Convidado- Convidado
Re: Ajuste da suspensão.
alguém saberia informar se existe prolongador de bengalas pra cb500x
Convidado- Convidado
Re: Ajuste da suspensão.
Alongador de bengala
também procurei bastante, não achei no mercado a venda,
pelo jeito, por enquanto só torneiro como fez Marcusb.
Se instalados às CBs de 2016 e em diante
perderão a função da válvula de regulagem de pré carga (existente as tampas).
As tampas são mesmas da CBR 650.
também procurei bastante, não achei no mercado a venda,
pelo jeito, por enquanto só torneiro como fez Marcusb.
Se instalados às CBs de 2016 e em diante
perderão a função da válvula de regulagem de pré carga (existente as tampas).
As tampas são mesmas da CBR 650.
Gilberto RLM- Amador
- Mensagens : 210
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Data de inscrição : 02/04/2017
Localização : Guaíba RS
Re: Ajuste da suspensão.
Cheguei ver a moto do Marcus CB antes do mesmo vender. A moto ficou mais alta, os alongadores ele de fato fez em torneiro. O link traseiro na época comprou, lembro que no anúncio era para rebaixar a moto. Mas como havia um ajuste no link ele fez o contrário, ou seja, aumentou a distância do solo. Voltando a extensão, eu não teria coragem de fabricar com qualquer material e talvez executaria um tratamento térmico.
Abraços!
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
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