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:: Manutenção :: Mecânica Geral
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Re: Filtro de ar - opções
Para o conhecimento,
Embora esteja descrito no manual do proprietário, acho prudente reforçar que o filtro de ar é úmido do tipo viscoso. Não sendo aconselhavam "soprar' o mesmo utilizando ar comprimido, no intuito de remover as partículas de sílica (poeira).
Embora esteja descrito no manual do proprietário, acho prudente reforçar que o filtro de ar é úmido do tipo viscoso. Não sendo aconselhavam "soprar' o mesmo utilizando ar comprimido, no intuito de remover as partículas de sílica (poeira).
Marcos Oliveira- Mestre
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Data de inscrição : 27/02/2015
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Re: Filtro de ar - opções
Não ficou muito bom, mas vamos lá...
Substituição do filtro de ar.
1-Primeiro remova o banco:
Tarefa simples sem maiores entraves.
2-Desligue os terminais da bateria, primeiro o negativo depois o positivo:
Está forma é a correta, pois evita "fechar curto", caso se remova o positivo primeiro e a chave encoste no quadro (terra).
3-Remova a presilha (cinta) que fixa a bateria:
A cinta de retenção mantém a bateria estatística, em seu alojamento.
4-Remova a bateria (alojamento da bateria):
Não posicione a bateria "deitada"ao remover a mesma. Mantenha a bateria em sua posição correta, ou seja, com os pólos para cima.
5-Na parte frontal do alojamento da bateria, está o filtro de ar, para ter acesso se faz necessário a remoção de quatro parafusos tipo Philips:
Cuidado, fique atento para não deixar os parafusos caírem, durante este procedimento.
Observação: Também há um parafuso que fixa um conector no alojamento do filtro de ar.
Abaixo, duto de admissão (3) e o alojamento do filtro (9):
6-Abertura onde foi removido o alojamento do filtro:
Fique atento para não cair nada para o interior do duto de admissão.
7-Remova o filtro de ar de seu alojamento, que é fixado por quatro parafusos:
É utilizado também uma chave Philips, para esta remoção.
8-Fuligem verificada no filtro que estava na moto:
O filtro já possuía pouco mais de 14.000 km, a troca é a cada 12.000 km. No entanto utilizando em estradas não pavimentadas, este período deve ser reduzido.
Observação: Ao comprar o filtro achei que a filtragem era de fora para dentro do elemento, na realidade a filtragem é de dentro para fora.
A instalação do filtro deve ser feita de ordem inversa, considerando os passos descritos.
Abraços e desculpem foi feito as pressas.
Substituição do filtro de ar.
1-Primeiro remova o banco:
Tarefa simples sem maiores entraves.
2-Desligue os terminais da bateria, primeiro o negativo depois o positivo:
Está forma é a correta, pois evita "fechar curto", caso se remova o positivo primeiro e a chave encoste no quadro (terra).
3-Remova a presilha (cinta) que fixa a bateria:
A cinta de retenção mantém a bateria estatística, em seu alojamento.
4-Remova a bateria (alojamento da bateria):
Não posicione a bateria "deitada"ao remover a mesma. Mantenha a bateria em sua posição correta, ou seja, com os pólos para cima.
5-Na parte frontal do alojamento da bateria, está o filtro de ar, para ter acesso se faz necessário a remoção de quatro parafusos tipo Philips:
Cuidado, fique atento para não deixar os parafusos caírem, durante este procedimento.
Observação: Também há um parafuso que fixa um conector no alojamento do filtro de ar.
Abaixo, duto de admissão (3) e o alojamento do filtro (9):
6-Abertura onde foi removido o alojamento do filtro:
Fique atento para não cair nada para o interior do duto de admissão.
7-Remova o filtro de ar de seu alojamento, que é fixado por quatro parafusos:
É utilizado também uma chave Philips, para esta remoção.
8-Fuligem verificada no filtro que estava na moto:
O filtro já possuía pouco mais de 14.000 km, a troca é a cada 12.000 km. No entanto utilizando em estradas não pavimentadas, este período deve ser reduzido.
Observação: Ao comprar o filtro achei que a filtragem era de fora para dentro do elemento, na realidade a filtragem é de dentro para fora.
A instalação do filtro deve ser feita de ordem inversa, considerando os passos descritos.
Abraços e desculpem foi feito as pressas.
Última edição por Marcos Oliveira em Sáb Set 03, 2016 11:45 am, editado 6 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
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Gilberto RLM gosta desta mensagem
Re: Filtro de ar - opções
Pessoal,
Como falei não ficou muito bom, mas espero ajudar aqueles que irão executar esta intervenção.
Abraços.
Como falei não ficou muito bom, mas espero ajudar aqueles que irão executar esta intervenção.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Filtro de ar - opções
Ficou bem explicado Oliveir.
Rodrigo R. Peracini- Pleno
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Re: Filtro de ar - opções
Rodrigo,
Prazer em você por aqui, então pode se aventurar quando for trocar o filtro na revisão de 12.000 km.
Forte abraço e boa semana!
Prazer em você por aqui, então pode se aventurar quando for trocar o filtro na revisão de 12.000 km.
Forte abraço e boa semana!
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Filtro de ar - opções
De vez enquando apareço, esse fórum tira muitas dúvidas que tenho sobre a X.
Rodrigo R. Peracini- Pleno
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Re: Filtro de ar - opções
Kepler,
Espero que este tutorial possa ajudar a todos na substituição do filtro de ar.
Abraços!
Espero que este tutorial possa ajudar a todos na substituição do filtro de ar.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Filtro de ar - opções
Show Oliveira. Obrigado
Renato Pagano- Sênior
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Re: Filtro de ar - opções
Renato,
Obrigado, por achar que foi valido.
Abraço.
Obrigado, por achar que foi valido.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Localização : Caeté MG
Re: Filtro de ar - opções
è isso mesmo, Thiago, os filtros da K&N, estão fora de cogitação. Oliveira postou o passo a passo da desmontagem do filtro, ficou bastante didático, acho que não tem problemas.A minha X ta com 12k vou rodar um pouco mais (2K) e depois fazer a troca tb.
Heley Peixoto Murta- Júnior
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Re: Filtro de ar - opções
Oliveira;
qual filtro você colocou? Original?
Exitem filtros paralelos confiaveis no mercado?
Estou chegando perto dos 12.000km, não penso em levar na CC pois já passou a garantia, também penso em fazer uma coisa por vez pra não salgar muito no custo.
Penso em a cada dois meses fazer uma coisa:
1º trocar oleo + filtro(ultima troca com 6000km);
2º filtro de ar;
3º freios (pastilhas);
4º suspensão
5º demais itens
qual filtro você colocou? Original?
Exitem filtros paralelos confiaveis no mercado?
Estou chegando perto dos 12.000km, não penso em levar na CC pois já passou a garantia, também penso em fazer uma coisa por vez pra não salgar muito no custo.
Penso em a cada dois meses fazer uma coisa:
1º trocar oleo + filtro(ultima troca com 6000km);
2º filtro de ar;
3º freios (pastilhas);
4º suspensão
5º demais itens
lpolido- Amador
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Pontos : 297
Data de inscrição : 09/06/2015
Idade : 48
Localização : Estrela - RS
Re: Filtro de ar - opções
Ipolido,
Só achei o original na CC, comprei e substituí como descrito acima, após rodar 12.000km.
Abraços!
Só achei o original na CC, comprei e substituí como descrito acima, após rodar 12.000km.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Filtro de ar - opções
Ipolido,
Com 12.000 km substitui na CC na revisão, com 24.000 km comprei o filtro na CC, pois no paralelo não encontrei o da Fram ou da Mann, marcas que tenho maior confiança.
Abraços!
Com 12.000 km substitui na CC na revisão, com 24.000 km comprei o filtro na CC, pois no paralelo não encontrei o da Fram ou da Mann, marcas que tenho maior confiança.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Filtro de ar - opções
Para comparação de preços, por aqui o filtro de oleo mann ou fram custa mais ou menos r$ 25,00, mesmo preço do litro de oleo original da honda.
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ
Re: Filtro de ar - opções
Renato,
O filtro de óleo não tem problema encontra destas marcas consolidadas no mercado, inclusive foi o que instalei. O filtro de ar não encontrá, pelo menos por enquanto.
Abraço e bom fim de semana!
O filtro de óleo não tem problema encontra destas marcas consolidadas no mercado, inclusive foi o que instalei. O filtro de ar não encontrá, pelo menos por enquanto.
Abraço e bom fim de semana!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Filtro de ar - opções
Já pesquisei bastante sobre o filtro de ar, e aqui no Brasil só existe o original e o K&N (caro demais).
Infelizmente
Infelizmente
Renato Pagano- Sênior
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Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ
Re: Filtro de ar - opções
Renato,
Para mim este K&N vende sonho, bom é só minha opinião, claro que tem gente que irá defender.
Abraços!
Para mim este K&N vende sonho, bom é só minha opinião, claro que tem gente que irá defender.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Filtro de ar - opções
Marcos Oliveira escreveu:Renato,
Para mim este K&N vende sonho, bom é só minha opinião, claro que tem gente que irá defender.
Abraços!
Tenho certeza que o K&N é bom, mas cobra caro tanto no preço dele quanto pela durabilidade do motor.
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
Pontos : 1472
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Idade : 64
Localização : Macaé - RJ
Re: Filtro de ar - opções
Pessoal, comprei ontem na cc daqui de Macaé o filtro de ar original por R$ 106,00. Bom preço uma vez que encontrei pela internet por 149,00 e também não achei nenhum paralelo a não ser o caro K&N.
Renato Pagano- Sênior
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Data de inscrição : 30/03/2015
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Localização : Macaé - RJ
Re: Filtro de ar - opções
Renato,
Boa compra, para substituir é bem simples.
Abraço.
Boa compra, para substituir é bem simples.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Data de inscrição : 27/02/2015
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Localização : Caeté MG
Re: Filtro de ar - opções
Marcos Oliveira escreveu:Renato,
Boa compra, para substituir é bem simples.
Abraço.
Acabei de trocar, não demorou mais do que 10 minutos. Suas dicas valeram muito.
Para conhecimento de todos, o que me fez trocar foi o consumo dela ter piorado bastante. Apesar de estar com 15K, o filtro, que deve ser trocado a cada 18k em condições normais (que é a minha), estava muito sujo mesmo.
Velho
[img][/img]
Novo
[img][/img]
Renato Pagano- Sênior
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Localização : Macaé - RJ
Re: Filtro de ar - opções
Boa tarde pessoal
Estou precisando trocar o filtro de ar da minha X e não estou encontrando o filtro original em lugar nenhum.Encontrei o K&N, mas o preço muito salgado, cerca de 350,00 400,00 no ML.Quero saber de vcs se tem outra opção e uma indicção de compra (site).Obrigado
Estou precisando trocar o filtro de ar da minha X e não estou encontrando o filtro original em lugar nenhum.Encontrei o K&N, mas o preço muito salgado, cerca de 350,00 400,00 no ML.Quero saber de vcs se tem outra opção e uma indicção de compra (site).Obrigado
Heley Peixoto Murta- Júnior
- Mensagens : 19
Pontos : 19
Data de inscrição : 20/12/2015
Localização : Aguas Vermelhas MG
Re: Filtro de ar - opções
Heley,
Não achou em nenhuma CC, eu não usaria outro a não ser o original.
Tente comprar em outra cidade dá região,se utiliza a moto em estradas de chão, não deixe passar muitos km para trocar.
Eu não acho a pena investir em k e n.
Abraços!
Não achou em nenhuma CC, eu não usaria outro a não ser o original.
Tente comprar em outra cidade dá região,se utiliza a moto em estradas de chão, não deixe passar muitos km para trocar.
Eu não acho a pena investir em k e n.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Filtro de ar - opções
Heley, tem um site http://remotox.com.br/Filtro-de-Ar-Original-Honda-CB-500X-2013-a-2015 vendendo por 149,00. Não conheço esta loja.
Mas é mais barato na cc. Se não tem em estoque a cc providencia a te avisa.
Mas é mais barato na cc. Se não tem em estoque a cc providencia a te avisa.
Renato Pagano- Sênior
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Localização : Macaé - RJ
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