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Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
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:: Manutenção :: Mecânica Geral
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Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Substitui agora cedo e fiz esse vídeo, a troca é simples, o chato são dois parafusos de difícil acesso, o resto é de boa!
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Percebeu alguma diferença na potência da moto? Observa a economia com o tempo também.
JulianZ- Profissional
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Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Em relação ao filtro uma pergunta, será que pode passar ar no filtro pra tirar ma poeira ou não é recomendado ??
Convidado- Convidado
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Daniel K escreveu:Em relação ao filtro uma pergunta, será que pode passar ar no filtro pra tirar ma poeira ou não é recomendado ??
O K&N sim, mas o original não porque não é lavável. Lembrando ainda que ar comprimido pode furar o filtro e estragar ele, então no caso do K&N deve-se limpar com o kit original de limpeza dele.
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
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Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Não acho recomendável, salvo se houver um filtro secador na linha de ar, existir um manômetro para que a pressão seja controlada e claro se o fabricante indicar. Alguns fabricantes de equipamentos indicam "soprar" o filtro com uma pressão máxima de 40 PSI. Os compressores de ar normalmente gerar um fluxo que confinado em de reservatorio propicia um pressão de 120 PSI. Imagina "soprar" um filtro com está pressão...
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
A seringa (aquela torneira de ar e agua) do consultorio do dentista sopra a 40 psi. Hehe
Convidado- Convidado
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Bom dia!
A minha experiência com filtros de alto rendimento, K&N e BMC air filter.
Tudo começou em 1999, com a minha lata VW Passat TDI 110 cvs, comprei na altura um filtro K&N para substituir o original. Diziam que aquele filtro dava mais força ao motor devido à maior quantidade de ar que deixava passar para a combustão.
Não notei nenhuma melhoria no rendimento do motor, chegou até ficar com pior rendimento. Hoje sei que meter mais ar com o mesmo combustível os resultados são inversos. No entanto, porque me disseram que o problema da falta de potência estava relacionada com o filtro igual ao original, seria melhor comprar um kit K&N de admissão direta. Comprei então o kit, a admissão de ar passou a ser feita pelos tubos K&N e não pela caixa original. Resultado tudo na mesma! Gastei uma pipa de grana para nada. Resolvi então enganar outro como eu e vendi o kit. Recoloquei o filtro K&N em substituição do original, para aproveitar algum investimento.
Após 3000 kms, o motor deixou de funcionar definitivamente, acionei a garantia e levei á oficina com o filtro original VW, para a VW não me azucrinar a cabeça com a perda de garantia. Resultado caudalímetro (MAF) estourado!
Cheguei a casa e montei o K&N, resultado cerca de 1000 kms depois outro caudalímetro!! Desisti e voltei a usar o original. Caudalímetro a funcionar por mais de 150000 kms. Hoje o motor tem mais de 500000 kms e levou apenas dois caudalímetros depois da aventura K&N.
As avarias no caudalímetro deviam-se a passagem de partículas sólidas pelo filtro K&N que se acumulavam no filamento do caudalímeto e não conseguia medir a massa de ar que passava para a admissão. Além disso toda a conduta de ar após o filtro estava sempre suja com pó fino, coisa que não voltou a acontecer com o filtro original.
Em 2009 esqueci-me da minha experiência com o K&N e voltei a cair na mesma asneira! Comprei um K&N para uma Suzuki Burgman 400. Após 6000 kms surgiram problemas nas válvulas e na cabeça do motor. Resposta da Suzuki (estes são difíceis de enganar): a anomalia resultou de acumulação de partículas sólidas na zona de vedação das válvulas de admissão!
Como se não basta-se, em 2011 comprei um K&N par uma BMW R1200GS, novamente problemas nos dois caudalímetros!
Está difícil aprender a lição !
Companheiros, sabemos que o filtro de ar da X é caro!! Mas apenas se muda a cada 24000 kms se não a usarmos exclusivamente em zonas poeirentas!
Além disso, o filtro da X vem humedecido com um líquido especial que retém todas as partículas prejudiciais ao motor. Se ficar entupido, trocamos.
Já agora, deixei-me pensar em voz alta . A honda manda mudar óleo a cada 12000 kms e nós mudamos a cada 6000 kms para cuidar perfeitamente os nossos motores, gastando o dobro na manutenção da moto. Pergunto: Vamos aplicar um K&N porquê?
A moto não vai andar mais, não vai gastar menos, segundo o que li acontece precisamente o contrário!
Um abraço.
A minha experiência com filtros de alto rendimento, K&N e BMC air filter.
Tudo começou em 1999, com a minha lata VW Passat TDI 110 cvs, comprei na altura um filtro K&N para substituir o original. Diziam que aquele filtro dava mais força ao motor devido à maior quantidade de ar que deixava passar para a combustão.
Não notei nenhuma melhoria no rendimento do motor, chegou até ficar com pior rendimento. Hoje sei que meter mais ar com o mesmo combustível os resultados são inversos. No entanto, porque me disseram que o problema da falta de potência estava relacionada com o filtro igual ao original, seria melhor comprar um kit K&N de admissão direta. Comprei então o kit, a admissão de ar passou a ser feita pelos tubos K&N e não pela caixa original. Resultado tudo na mesma! Gastei uma pipa de grana para nada. Resolvi então enganar outro como eu e vendi o kit. Recoloquei o filtro K&N em substituição do original, para aproveitar algum investimento.
Após 3000 kms, o motor deixou de funcionar definitivamente, acionei a garantia e levei á oficina com o filtro original VW, para a VW não me azucrinar a cabeça com a perda de garantia. Resultado caudalímetro (MAF) estourado!
Cheguei a casa e montei o K&N, resultado cerca de 1000 kms depois outro caudalímetro!! Desisti e voltei a usar o original. Caudalímetro a funcionar por mais de 150000 kms. Hoje o motor tem mais de 500000 kms e levou apenas dois caudalímetros depois da aventura K&N.
As avarias no caudalímetro deviam-se a passagem de partículas sólidas pelo filtro K&N que se acumulavam no filamento do caudalímeto e não conseguia medir a massa de ar que passava para a admissão. Além disso toda a conduta de ar após o filtro estava sempre suja com pó fino, coisa que não voltou a acontecer com o filtro original.
Em 2009 esqueci-me da minha experiência com o K&N e voltei a cair na mesma asneira! Comprei um K&N para uma Suzuki Burgman 400. Após 6000 kms surgiram problemas nas válvulas e na cabeça do motor. Resposta da Suzuki (estes são difíceis de enganar): a anomalia resultou de acumulação de partículas sólidas na zona de vedação das válvulas de admissão!
Como se não basta-se, em 2011 comprei um K&N par uma BMW R1200GS, novamente problemas nos dois caudalímetros!
Está difícil aprender a lição !
Companheiros, sabemos que o filtro de ar da X é caro!! Mas apenas se muda a cada 24000 kms se não a usarmos exclusivamente em zonas poeirentas!
Além disso, o filtro da X vem humedecido com um líquido especial que retém todas as partículas prejudiciais ao motor. Se ficar entupido, trocamos.
Já agora, deixei-me pensar em voz alta . A honda manda mudar óleo a cada 12000 kms e nós mudamos a cada 6000 kms para cuidar perfeitamente os nossos motores, gastando o dobro na manutenção da moto. Pergunto: Vamos aplicar um K&N porquê?
A moto não vai andar mais, não vai gastar menos, segundo o que li acontece precisamente o contrário!
Um abraço.
Dobest- Júnior
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Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
KKK que tal entrar um paciente e o Teles metendo ar num filtro de moto kkk que cena.Marcos Teles escreveu:A seringa (aquela torneira de ar e agua) do consultorio do dentista sopra a 40 psi. Hehe
Convidado- Convidado
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Daniel K escreveu:KKK que tal entrar um paciente e o Teles metendo ar num filtro de moto kkk que cena.Marcos Teles escreveu:A seringa (aquela torneira de ar e agua) do consultorio do dentista sopra a 40 psi. Hehe
Boa Daniel, dá pra imaginar a cena, kkk,
Renato Pagano- Sênior
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Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Interessante a experiência dobest, não sabia desses relatos de problemas com os filtros K&N, bom saber.
Para quem não sabe, caudalimetro é medidor de fluxo da injeção, aqui no Brasil não temos o costume de usar esse termo.
Para quem não sabe, caudalimetro é medidor de fluxo da injeção, aqui no Brasil não temos o costume de usar esse termo.
JulianZ- Profissional
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Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Olá! R$ 330,00 co o frete. Então, o original da Honda custa R$ 110,00 aqui onde moro, mas não tem em lugar nenhum, nem na cc. Comprei o K&N por ser uma marca renomada, não pra ganhar mais 1/2cv de potência, visto que pra mim a velocidade final não é o que fez comprar a X.Marcos Teles escreveu:Qto vc pagou por ele Douglas?
Mas, relatado os problemas citados acima por usuários de filtro K&N, irei acompanhar a cada intervalo de 3000km, e vou comprar depois um kit de limpeza pra este filtro. Realmente não acho que eles iriam vender filtros desde 1969 que vivem dando pau nos motores, MAS vou acompanhar!
Abraços!!!
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Olá!
Referi noutro sítio aqui no fórum que as minhas intervenções são apenas a minha opinião. Por isso mesmo inteiramente discutíveis, porque gosto de aprender todos os dias.
Partilhei portanto a minha experiência sobre filtros de alto rendimento, que por acaso são reutilizáveis. Não me baseei no que os outros dizem, porque, tal como eu, são opiniões discutíveis.
Claro que K&N, BMC, DNA, entre outras, são conceituadas e estão no mercado da competição há várias décadas. Reparem que referi competição! Neste caso, a grana não deve ser problema e a duração dos motores também não deve ser.
Caro Douglas, a melhor forma de testar a eficácia do filtro é verificar após alguns milhares de kms a conduta de ar após o filtro, basta passar um pano branco para ver.
Há várias discussões acerca dos filtros pela Internet, várias opiniões, imensas experiências e até alguns testes. Por exemplo:
http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest3.htm
Agora outra questão, mais relacionada com prática. Sabemos que o filtro de ar é mudado de 24 em 24 mil kms em condições normais. Se rodarmos em ambientes poeirentos talvez metade, 12 em 12 mil. O K&N quando é que deve ser limpo e oleado?
Lavar e olear o que se segue, que é plano, é fácil. Meter detergente próprio no lado que segura as partículas, usar água corrente a baixa pressão no lado contrário à direção do ar e olear no sentido do ar.
O da X: parece-me ser um pouco mais difícil:
Ainda outra detalhe: o de origem parece-me ter muito mais área de filtragem:
Estive a fazer umas contitas só para eu ter uma ideia, assim por alto.
Se admitir que passam no filtro por cada rotação do motor 500 cc de ar e se circularmos 1 hora nas 5000 rpms, passam pelo filtro 150000 litros! Se as minhas contas derem certo, o filtro de ar tem um trabalho muito significativo!
Um abraço
Referi noutro sítio aqui no fórum que as minhas intervenções são apenas a minha opinião. Por isso mesmo inteiramente discutíveis, porque gosto de aprender todos os dias.
Partilhei portanto a minha experiência sobre filtros de alto rendimento, que por acaso são reutilizáveis. Não me baseei no que os outros dizem, porque, tal como eu, são opiniões discutíveis.
Claro que K&N, BMC, DNA, entre outras, são conceituadas e estão no mercado da competição há várias décadas. Reparem que referi competição! Neste caso, a grana não deve ser problema e a duração dos motores também não deve ser.
Caro Douglas, a melhor forma de testar a eficácia do filtro é verificar após alguns milhares de kms a conduta de ar após o filtro, basta passar um pano branco para ver.
Há várias discussões acerca dos filtros pela Internet, várias opiniões, imensas experiências e até alguns testes. Por exemplo:
http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest3.htm
Agora outra questão, mais relacionada com prática. Sabemos que o filtro de ar é mudado de 24 em 24 mil kms em condições normais. Se rodarmos em ambientes poeirentos talvez metade, 12 em 12 mil. O K&N quando é que deve ser limpo e oleado?
Lavar e olear o que se segue, que é plano, é fácil. Meter detergente próprio no lado que segura as partículas, usar água corrente a baixa pressão no lado contrário à direção do ar e olear no sentido do ar.
O da X: parece-me ser um pouco mais difícil:
Ainda outra detalhe: o de origem parece-me ter muito mais área de filtragem:
Estive a fazer umas contitas só para eu ter uma ideia, assim por alto.
Se admitir que passam no filtro por cada rotação do motor 500 cc de ar e se circularmos 1 hora nas 5000 rpms, passam pelo filtro 150000 litros! Se as minhas contas derem certo, o filtro de ar tem um trabalho muito significativo!
Um abraço
Dobest- Júnior
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Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Dobest essa é a parte boa desse forum, nós partilhamos opiniões e experiencias e todos se respeitam. Fica tranquilo que entendemos o que vc quer dizer. Tudo é de boa.
Convidado- Convidado
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
É claro que sim e estou-vos muito agradecido por aprender todos os dias convosco.Daniel K escreveu:(...) Tudo é de boa.
Dobest- Júnior
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Localização : Portugal
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Muito bom, valeu Douglas!
Também preciso fazer a troca e esse vídeo vai facilitar muito.
Acabei comprando o filtro original, saiu por R$92,00 na Valecross aqui de Porto Alegre, vou instalar no final de semana.
Interessante tua experiência Dobest, é bom ficarmos atentos sempre que fazemos trocas de peças que tenham especificações diferentes das originais. Valeu pela dica.
Abraços.
Também preciso fazer a troca e esse vídeo vai facilitar muito.
Acabei comprando o filtro original, saiu por R$92,00 na Valecross aqui de Porto Alegre, vou instalar no final de semana.
Interessante tua experiência Dobest, é bom ficarmos atentos sempre que fazemos trocas de peças que tenham especificações diferentes das originais. Valeu pela dica.
Abraços.
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
O filtro K&N muda o ronco da moto?
Usei filtro esportivo no meu carro e por mais que lavasse com frequencia tive problema de sujeira no corpo da borboleta. O carro nao ligava no alcool apos a primeira partida e depois de rodar muitas oficinas com todo mundo dizendo que era problema no sistema de partida a frio, finalmente uma oficina famosa em BH descobriu que nada tinha a ver com partida a frio, e sim sujeira da brava no corpo de borboleta.
flw
Lucas
Usei filtro esportivo no meu carro e por mais que lavasse com frequencia tive problema de sujeira no corpo da borboleta. O carro nao ligava no alcool apos a primeira partida e depois de rodar muitas oficinas com todo mundo dizendo que era problema no sistema de partida a frio, finalmente uma oficina famosa em BH descobriu que nada tinha a ver com partida a frio, e sim sujeira da brava no corpo de borboleta.
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Lucas
lucasmoura- Júnior
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Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Ainda não temos as impressões do Douglas quanto ao uso do K&N, mas por enquanto o filtro original parece ser a decisão mais acertada, certo?
Convidado- Convidado
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Olá pessoal! Ainda não dei uma volta em rodovia com a moto, portanto não sei se ela andará mais, porém como disse antes, comprei o K&N por que onde moro não encontrei o original.
Na caixa do filtro, diz pra fazer uma limpeza aos 80000km de uso em caso de rodar e rodovias, mas como onde moro é a cidade da poeira irei verificar com menor tempo.
Na caixa do filtro, diz pra fazer uma limpeza aos 80000km de uso em caso de rodar e rodovias, mas como onde moro é a cidade da poeira irei verificar com menor tempo.
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
na minha ta com k&n e iridium... a moto acho que ficou mais solta... ou seria psicologico hehe
fpsrj- Amador
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Localização : Rio de Janeiro
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
A Honda recomenda trocar com quantos mil kms ? A minha já vai com 12 mil km
Convidado- Convidado
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
A limpeza parece que é com 18k km, mas se tiver necessidade troca antes.k3p13r escreveu:A Honda recomenda trocar com quantos mil kms ? A minha já vai com 12 mil km
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
Dessa vez to errando feio, ainda nao conferi o filtro de oleo, e já passou dos 22kkm
Convidado- Convidado
Re: Substituindo o filtro de ar - K&N HA-5013
????? Filtro de óleo????Marcos Teles escreveu:Dessa vez to errando feio, ainda nao conferi o filtro de oleo, e já passou dos 22kkm
Mas esse tópico é do filtro de ar....
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