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Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
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:: Manutenção :: Mecânica Geral
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Um amigo possui uma ER6n e uma vez que precisou trocou a tampa do radiador por uma da Ford Ranger. Ficou perfeito.
Não sei se pode se aplicar na CB500x. Talvez não precise achar similares já que é Honda.
Não sei se pode se aplicar na CB500x. Talvez não precise achar similares já que é Honda.
Convidado- Convidado
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
A tampa interfere muito no funcionmento de todo sistema de arrefecimento, só que nunca tinha sido citada aqui. Boa Kepler ( aliás, andou sumido, bem vindo de volta)
Convidado- Convidado
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Pois é! Sumi um pouco pelo corre corre de final de ano. Mas o forum é otimo. Nada de deixa-lo hehehehe
Convidado- Convidado
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Boa tarde!
Eu estava vendo os posts anteriores sobre o liquido de arrefecimento, e o caso de sumir do reservatório, então é ''normal'', de volta da CC após uma semana em avaliação, minha moto veio com o nível máximo, os mecânicos não tiveram uma resposta contundente sobre o caso, agora é andar e ver se vai sumir de novo.
Assim ficamos, sem resposta concreta de quem entende, na esperança de que seja mesmo ''normal''.
Att..
Eu estava vendo os posts anteriores sobre o liquido de arrefecimento, e o caso de sumir do reservatório, então é ''normal'', de volta da CC após uma semana em avaliação, minha moto veio com o nível máximo, os mecânicos não tiveram uma resposta contundente sobre o caso, agora é andar e ver se vai sumir de novo.
Assim ficamos, sem resposta concreta de quem entende, na esperança de que seja mesmo ''normal''.
Att..
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Marcos Oliveira escreveu:Everson,
Quantos km tem sua moto e o tempo de uso?
A maioria das motos foram entregues com o nível do reservatório abaixo do normal, em suma teve que completar.
O radiador do motor é completo com líquido arrefecedor, o mesmo possui uma tampa. Esta por sua vez possui duas válvulas, uma de pressão que tem a finalidade de retardar o ponto de ebulição do líquido. Quando está válvula "abre" há um alívio de pressão para o reservatório de expansão. A uns 30 anos atrás, quando ocorria este fato o líquido era direcionado para a atmosfera. Neste caso havia sempre a necessidade de completar o radiador. Com o sistema selado, há o reservatório de expansão, que armazena o líquido de arrefecinento ao "abrir" a citada válvula de pressão. Você deve estar pensando, o radiador vai perdendo o líquido... No entanto quando ocorre um diferencial de pressão internamente do radiado, em relação a pressão atmosferica (líquido no reservatório de expansão). A segunda válvula da tampa do radiador (vácuo), "abre" retornando parte do líquido do reservatório de expansão para o radiador, equalizando a pressão. Esta é apenas uma descrição básica, omite alguns pontos muito técnico.
Claro que ao serviçar o sistema de arrefecinento, o radiador é completado, a tampa do mesmo é posicionada e se adiciona o líquido de arrefecinento também no reservatório, dentro do nível indicado.
Tampa do radiador:
Abraços.
Não deixe de acompanhar o nível.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Localização : Caeté MG
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Pessoal onde fica a tampa do reservatório?
guigalhardo- Júnior
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
fica do lado esquerdo escondido atras da carenagem.guigalhardo escreveu:Pessoal onde fica a tampa do reservatório?
rodrigo almeida- Amador
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Bom dia a todos!
Depois que passei por isso também, de ''esvaziar'' o reservatório, hoje posso afirmar que era problema de nível baixo mesmo, depois de completado não baixou mais o nível do reservatório.
Obrigado!
Depois que passei por isso também, de ''esvaziar'' o reservatório, hoje posso afirmar que era problema de nível baixo mesmo, depois de completado não baixou mais o nível do reservatório.
Obrigado!
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
boa noite , o tópico é antigo mas valeu a leitura , fui olhar a moto e o reservatório estava branquinho , liso , o problema é que falei pro vendedor sobre completar o líquido de arrefecimento e óleo já que minha moto é uma 2014/2015 e ficou muito tempo parada na concessionária . Depois você tem um problema e alegam uso indevido. Vai ver , uma semana de finalizada a garantia começam os problemas . abraço a todos !
Remy Moreira- Júnior
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Esse problema é geral.
a minha peguei em maio de 2015 e pelas dicas daqui...levei na cc e estava bem baixo mesmo....os mecanicos esquecem na hr da montagem de colocar o nivel certo...perigoso...
a minha peguei em maio de 2015 e pelas dicas daqui...levei na cc e estava bem baixo mesmo....os mecanicos esquecem na hr da montagem de colocar o nivel certo...perigoso...
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
bom dia , olhando qui percebi que o compartimento do liquido esta vazio , o problema que não encontrei nenhuma marcação do nível mínimo e máximo , algum amigo tem alguma foto que mostra esta marcação ?não encontrei nem na internet , grato .
Remy Moreira- Júnior
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
No manual tem a indicação, para ver tem que deita no chão . Tem duas marcas na horizontal, o ideal é ficar entre as duas.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Renê,Marcos Oliveira escreveu:Reservatório de difícil acesso.
Veja se dá para ter noção.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
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Localização : Caeté MG
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
bom dia , desde ontem estou com dúvidas sobre o liquido de arrefecimento em minha moto , agradeço a todos pelo empenho em ajudar .
Tentei olhar hoje cedo e não vi nada no reservatório , peguei a moto e rodei com ela por uns 15 minutos e tirei esta foto , o nível esta bem abaixo do esperado , mas pelo menos não esta zerado !
Estou tentando postar a foto mas aqui tenho que fazer um curso de engenharia pra postar , negocio complicado !
Tentei olhar hoje cedo e não vi nada no reservatório , peguei a moto e rodei com ela por uns 15 minutos e tirei esta foto , o nível esta bem abaixo do esperado , mas pelo menos não esta zerado !
Estou tentando postar a foto mas aqui tenho que fazer um curso de engenharia pra postar , negocio complicado !
Remy Moreira- Júnior
- Mensagens : 16
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Data de inscrição : 09/02/2016
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Renê,
Foto ficou boa, os dois altos relevos no reservatório são os indicadores de nível. No seu caso esta abaixo do normal , tem de adicionar e deixar entre as duas marcas.
Abraços!
Foto ficou boa, os dois altos relevos no reservatório são os indicadores de nível. No seu caso esta abaixo do normal , tem de adicionar e deixar entre as duas marcas.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
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Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Cara, isso é um absurdo.
Rodrigo R. Peracini- Pleno
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Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Alemão,k3p13r escreveu:Passei hoje na Honda Fort Motos. Relatei o problema na oficina.
Eles disseram: "vai pegar uns 100ml somente. Não se preocupe."
Realmente pegou 100ml no reservatório.
O que não gostei. Tive que comprar por R$ 55,00 reais um litro do liquido original Honda.
Dica ! Vá numa concessionária Honda automóveis e compre um galão com 3,6l por R$89,00. Se você tem carro já pode usar na moto e no carro. Esse produto da Honda é um dos melhores do mercado.
Veja o texto acima sobre o líquido de arrefecimento, lembro que tem um bom tempo, este produto tem um preço meio salgado.
Abraços e bom final de semana!
Marcos Oliveira- Mestre
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Localização : Caeté MG
Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)
Sobre o fluído de arrefecimento fiz uma pesquisa,
após troca ter baixado um pouco depois de 1.000 km,
que até então parece ser normal para todos, 1,4 L troca com validade de 3 anos.
As especificações técnicas diferenciam se para cada país ou montadora de motor.
- Fluído de arrefecimento genuíno Honda para moto:
Cód. C2702ANT000 (o utilizado pela CB500, validade de 3 anos ao frasco)
Líquido de arrefecimento Honda, da Fuchs Lubrificantes do Brasil LTDA,
às antigas embalagens havia também a marca Pentosin descrito,
Responsável técnico Lucia Aparecida Nunes Puga CFQ 042.385 - 4ª Região,
especificações: não fornece.
Cód. 08C50-C321S01 (o utilizado pelas Hondas mais antigas)
Pro Honda HP coolant 50/50 blend,
especificação: ASTM D 3306.
- Fluído de arrefecimento genuíno Honda para carro:
Cód. OL999-9011
Long Life Antifreeze coolant Tipo 2, da Pentosin do Brasil Ltda,
Responsável técnico Lucia Aparecida Nunes Puga CFQ 042.385 - 4ª Região,
especificação: ASTM D 3306 / D 4340.
- Fluído de arrefecimento original Honda “moto” do Cód. C2702ANT000 da CB500
Da Fuchs Lubrificantes do Brasil LTDA (empresa alemã),
talvez devido contrato sejam proibidos da venda com especificações técnicas da Honda ao país
como para os de mais de 20 marcas aos quais fornecem seus lubrificantes, como Pentosin e SILKOLENE.
Em pesquisa a Fuchs fabrica 4 líquidos de arrefecimento, mas só uma é azul
o “Maintain Fricofin” (Super High Performance Coolant Additive):
Aditivo de Super Performance Coolant baseado em monoetilenoglicol. Livre de nitrito, amina e fosfato.
Especificações: SAE J814 / J1034, AFNOR NF R 15-601 TYPE 1, ASTM D 3306 TYPE l / D 4985, BS 6580:2010, CUNA NC 956-16.
https://www.fuchs.com/br/pt/produtos/programa-de-produtos/lubrificantes-automotivos/#191-fluidos-de-servio
- Fluídos de arrefecimento paralelos, pronto uso, com especificações para CB500 conforme “Maintain Fricofin” da Fuchs
Pentosin (da Fuchs Lubrificantes), suas embalagens são as mesmas do genuíno da Honda,
o importado Pentosin - Pentofrost A3, azul, 50 / 50, especificação: ASTM D 3306.
SILKOLENE (da Fuchs Lubrificantes), importado Pro Cool.
Motul moto, MOTOCOOL EXPERT, amarelo, especificações: SAE J1034, ASTM D 3306.
Motul carro (se auto recomenda para moto), Inugel Expert, azul (- 36º a 134 C), especificação SAE J1034, ASTM D 3306.
Valvoline MaxLife™ Coolant AF 50/50 RTU, vermelho, especificação SAE J814 / J1034, ASTM D 3306.
Radiex, TAP Coolant Pronto Uso R1834, azul, especificação SAE J1034, ASTM D 3306 (duração de só 1 ano).
Especificações das normas quais achei...
American Society for Testing and Materials (140 países)
ASTM D 3306: para serviço leve 40 a 70% base de etileno glicol ou propilenoglicol.
ASTM D 4985: para serviço pesado 50% ou mais de etileno glicol de baixo teor de silicato.
ASTM D 4340: melhor proteção a alumínio.
Society of Automotive Engineers (EUA)
SAE J814: normas da ASTM D 3306 e ASTM D 4985.
SAE J1034: normas da ASTM D 3306 e ASTM D 4985, melhor proteção a alumínio.
https://www.hemmings.com/blog/2014/08/01/tech-101-the-colors-of-antifreeze/
após troca ter baixado um pouco depois de 1.000 km,
que até então parece ser normal para todos, 1,4 L troca com validade de 3 anos.
As especificações técnicas diferenciam se para cada país ou montadora de motor.
- Fluído de arrefecimento genuíno Honda para moto:
Cód. C2702ANT000 (o utilizado pela CB500, validade de 3 anos ao frasco)
Líquido de arrefecimento Honda, da Fuchs Lubrificantes do Brasil LTDA,
às antigas embalagens havia também a marca Pentosin descrito,
Responsável técnico Lucia Aparecida Nunes Puga CFQ 042.385 - 4ª Região,
especificações: não fornece.
Cód. 08C50-C321S01 (o utilizado pelas Hondas mais antigas)
Pro Honda HP coolant 50/50 blend,
especificação: ASTM D 3306.
- Fluído de arrefecimento genuíno Honda para carro:
Cód. OL999-9011
Long Life Antifreeze coolant Tipo 2, da Pentosin do Brasil Ltda,
Responsável técnico Lucia Aparecida Nunes Puga CFQ 042.385 - 4ª Região,
especificação: ASTM D 3306 / D 4340.
- Fluído de arrefecimento original Honda “moto” do Cód. C2702ANT000 da CB500
Da Fuchs Lubrificantes do Brasil LTDA (empresa alemã),
talvez devido contrato sejam proibidos da venda com especificações técnicas da Honda ao país
como para os de mais de 20 marcas aos quais fornecem seus lubrificantes, como Pentosin e SILKOLENE.
Em pesquisa a Fuchs fabrica 4 líquidos de arrefecimento, mas só uma é azul
o “Maintain Fricofin” (Super High Performance Coolant Additive):
Aditivo de Super Performance Coolant baseado em monoetilenoglicol. Livre de nitrito, amina e fosfato.
Especificações: SAE J814 / J1034, AFNOR NF R 15-601 TYPE 1, ASTM D 3306 TYPE l / D 4985, BS 6580:2010, CUNA NC 956-16.
https://www.fuchs.com/br/pt/produtos/programa-de-produtos/lubrificantes-automotivos/#191-fluidos-de-servio
- Fluídos de arrefecimento paralelos, pronto uso, com especificações para CB500 conforme “Maintain Fricofin” da Fuchs
Pentosin (da Fuchs Lubrificantes), suas embalagens são as mesmas do genuíno da Honda,
o importado Pentosin - Pentofrost A3, azul, 50 / 50, especificação: ASTM D 3306.
SILKOLENE (da Fuchs Lubrificantes), importado Pro Cool.
Motul moto, MOTOCOOL EXPERT, amarelo, especificações: SAE J1034, ASTM D 3306.
Motul carro (se auto recomenda para moto), Inugel Expert, azul (- 36º a 134 C), especificação SAE J1034, ASTM D 3306.
Valvoline MaxLife™ Coolant AF 50/50 RTU, vermelho, especificação SAE J814 / J1034, ASTM D 3306.
Radiex, TAP Coolant Pronto Uso R1834, azul, especificação SAE J1034, ASTM D 3306 (duração de só 1 ano).
Especificações das normas quais achei...
American Society for Testing and Materials (140 países)
ASTM D 3306: para serviço leve 40 a 70% base de etileno glicol ou propilenoglicol.
ASTM D 4985: para serviço pesado 50% ou mais de etileno glicol de baixo teor de silicato.
ASTM D 4340: melhor proteção a alumínio.
Society of Automotive Engineers (EUA)
SAE J814: normas da ASTM D 3306 e ASTM D 4985.
SAE J1034: normas da ASTM D 3306 e ASTM D 4985, melhor proteção a alumínio.
https://www.hemmings.com/blog/2014/08/01/tech-101-the-colors-of-antifreeze/
Gilberto RLM- Amador
- Mensagens : 210
Pontos : 214
Data de inscrição : 02/04/2017
Localização : Guaíba RS
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