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Re: Calibrar Pneus
É que aqui na minha região eram muito poucos postos que tinham então o pessoal falava "eu enchi com nitrogenio" virou uma especie de status, quem colocava era o cara.Renato Pagano escreveu:Daniel K escreveu:Sim eu me lembro dessa época do nitrogenio, td mundo queria colocar pq tava na moda.Marcos Teles escreveu:Eu tô brincando. Mas o lance do Nitrogênio nos postos era esse mesmo.
Não era moda não Daniel, era melhor pois o nitrogenio nao altera tanto a temperatura. O problema foi que nem todos os postos tinham (é mais caro) e não é bom misturar, decretando o fim deste beneficio.
Convidado- Convidado
Re: Calibrar Pneus
Daniel K escreveu:É que aqui na minha região eram muito poucos postos que tinham então o pessoal falava "eu enchi com nitrogenio" virou uma especie de status, quem colocava era o cara.Renato Pagano escreveu:Daniel K escreveu:Sim eu me lembro dessa época do nitrogenio, td mundo queria colocar pq tava na moda.Marcos Teles escreveu:Eu tô brincando. Mas o lance do Nitrogênio nos postos era esse mesmo.
Não era moda não Daniel, era melhor pois o nitrogenio nao altera tanto a temperatura. O problema foi que nem todos os postos tinham (é mais caro) e não é bom misturar, decretando o fim deste beneficio.
Isto é verdade mesmo, parecia sonho de consumo, kkkkk.
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
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Re: Calibrar Pneus
Com os Pneus Pilot Road4 estou usando 32 e 36 (frente e traseira).
kadu_01- Amador
- Mensagens : 139
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Data de inscrição : 02/09/2015
Localização : MG
Re: Calibrar Pneus
Kadu, vc está deixando o pmeu muito baixo, isso bai resultar mm desgaste irregular e prematuro, principalmente no traseiro, é verdade que a moto fica mais maxia com os pneus baixos, mas cuidado, ta muito abaixo do especificado.
Convidado- Convidado
Re: Calibrar Pneus
Oi Marcos T,
Estou usando a pressão conforme o primeiro manual da Hornet (2005). Depois eles mudaram para 36/42.
O pneu não ficou baixo. Está bem firme.
Esta questão do especificado, é a máxima que a montadora recomenda. Tem que se achar o melhor equilíbrio para o conjunto. Ficando atento para não deixar baixo demais.
Sigo monitorando. Obrigado.
Abração
Estou usando a pressão conforme o primeiro manual da Hornet (2005). Depois eles mudaram para 36/42.
O pneu não ficou baixo. Está bem firme.
Esta questão do especificado, é a máxima que a montadora recomenda. Tem que se achar o melhor equilíbrio para o conjunto. Ficando atento para não deixar baixo demais.
Sigo monitorando. Obrigado.
Abração
kadu_01- Amador
- Mensagens : 139
Pontos : 145
Data de inscrição : 02/09/2015
Localização : MG
Calibragem pneus CB 500X
Minha opinião sobre a calibragem ideal da CB 500X, após ler e ouvir sobre diversas opiniões de usuários e especialistas do ramo motociclistico.
Dianteira com 36 e Traseira com 42, como ordena o manual, é muito. Muito mesmo, exceto se você for fazer viagem levando garupa, duas malas laterais e bauleto traseiro, ou seja: moto na capacidade máxima de carga. Essa é a "moda" das fábricas no momento: especificar a libragem para a moto com carga máxima.
Para uso no dia a dia (o Durval Careca, piloto de motocicleta, que tem vários vídeos no Youtube me ajudou a chegar a essa conclusão, após ouvir alguns vídeos dele), utilizo:
Dianteiro: 33 lb e Traseiro: 36 lb. Isso porque levo, de vez em quando, minha filha (60 kg de peso) na garupa. E eu peso 80 kg. Experimentem essa libragem que não terá problema e a moto ficará ligeiramente mais macia e risco zero de estragar pneu ou amassar aro (minha cidade tem piso péssimo e muitos buracos no asfalto).
Abraço!
Dianteira com 36 e Traseira com 42, como ordena o manual, é muito. Muito mesmo, exceto se você for fazer viagem levando garupa, duas malas laterais e bauleto traseiro, ou seja: moto na capacidade máxima de carga. Essa é a "moda" das fábricas no momento: especificar a libragem para a moto com carga máxima.
Para uso no dia a dia (o Durval Careca, piloto de motocicleta, que tem vários vídeos no Youtube me ajudou a chegar a essa conclusão, após ouvir alguns vídeos dele), utilizo:
Dianteiro: 33 lb e Traseiro: 36 lb. Isso porque levo, de vez em quando, minha filha (60 kg de peso) na garupa. E eu peso 80 kg. Experimentem essa libragem que não terá problema e a moto ficará ligeiramente mais macia e risco zero de estragar pneu ou amassar aro (minha cidade tem piso péssimo e muitos buracos no asfalto).
Abraço!
Róger Augusto- Júnior
- Mensagens : 76
Pontos : 84
Data de inscrição : 05/01/2016
Idade : 58
Localização : Marília - SP
Tô com o Kadu
Conforme escrevi num post há alguns minutos atrás, estou contigo Kadu.kadu_01 escreveu:Com os Pneus Pilot Road4 estou usando 32 e 36 (frente e traseira).
Apenas utilizo uma libra a mais, ou seja: 33 na dianteira e 36 na traseira. E assim faço há mais de 6 meses, sem problema algum (pelo contrário), numa cidade de piso péssimo. A única exceção é se rodar com carga máxima, como alertei.
Abraço.
Róger Augusto- Júnior
- Mensagens : 76
Pontos : 84
Data de inscrição : 05/01/2016
Idade : 58
Localização : Marília - SP
Re: Calibrar Pneus
Utilizo três PSI a menos do indicado no manual, meu peso 62 kg, esposa 49 kg. A capacidade máxima de carga da moto e 180 kg.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Calibrar Pneus
Vou baixar os meus atendendo a pedidos.
Viu valibrar com 33 e 39 e testar
Viu valibrar com 33 e 39 e testar
Convidado- Convidado
Re: Calibrar Pneus
O que me motivou a baixar estas pressões, foram algumas estradas que há por aqui, principalmente a BR381 sentido vitória e as vias de cidades de interior. Se não houvesse estas variáveis importantes, talvez manteria o recomendado.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Calibrar Pneus
Teles acredito que com seu peso e sua grande rodagem seu consumo de pneu pode aumentar.Marcos Teles escreveu:Vou baixar os meus atendendo a pedidos.
Viu valibrar com 33 e 39 e testar
Convidado- Convidado
Re: Calibrar Pneus
Ta me chamando de gordo é? Kkkkkk
Brincaderia.
Vou mudar e rodar um pouco, pois estou de férias e rodando só na cidade, qdo voltar ao ritmo normal volto a calibragem 26/42.
Brincaderia.
Vou mudar e rodar um pouco, pois estou de férias e rodando só na cidade, qdo voltar ao ritmo normal volto a calibragem 26/42.
Convidado- Convidado
Re: Calibrar Pneus
kkkk eu peso 83kg e não posso dar ao luxo de colocar pouca libra senão meus pneus vão pro espaço logo logo.
Convidado- Convidado
Re: Calibrar Pneus
Cara uso calibração padrão tanto carregado qndo estou só.
30 dian
32 tras
Abrçs
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32 tras
Abrçs
Mmcampos- Pleno
- Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia
Re: Calibrar Pneus
Galera,
Desde 0KM eu uso
36 Diant
42 Tras
Ando sempre sozinho,moto usado no dia a dia "transito infernal de SP"
Obs : Minha moto esta com 13.000KM e os pneus aparentam que vão chegar ate os 17.000 KM.
Desde 0KM eu uso
36 Diant
42 Tras
Ando sempre sozinho,moto usado no dia a dia "transito infernal de SP"
Obs : Minha moto esta com 13.000KM e os pneus aparentam que vão chegar ate os 17.000 KM.
Jones*- Júnior
- Mensagens : 68
Pontos : 78
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: Calibrar Pneus
Marcelo vc só usa 32 na traseira ?? Ou seria 42.Mmcampos escreveu:Cara uso calibração padrão tanto carregado qndo estou só.
30 dian
32 tras
Abrçs
Convidado- Convidado
Re: Calibrar Pneus
Daniel K escreveu:Marcelo vc só usa 32 na traseira ?? Ou seria 42.Mmcampos escreveu:Cara uso calibração padrão tanto carregado qndo estou só.
30 dian
32 tras
Abrçs
E Aê Daniel
No pneu traseiro uso 32, o máximo que usei foi 35 lbs.
Abrçs
Mmcampos- Pleno
- Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia
Re: Calibrar Pneus
Caramba 10 libras a menos que o manual. Vc não tem receio em relação ao desgaste. Sua moto deve ser muito macia de andar.
Convidado- Convidado
Re: Calibrar Pneus
Mmcampos escreveu:Cara uso calibração padrão tanto carregado qndo estou só.
30 dian
32 tras
Abrçs
Mas essa calibragem não é padrão conforme manual, só se for de outra motoca?
dominguinhos- Amador
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Pontos : 176
Data de inscrição : 05/10/2015
Idade : 67
Localização : Barra Mansa RJ
Por aí...
É isso aí, Marcos. Foi assim que achei o ponto ideal. Testando. Fui tirando de 2 em 2 libras (já rodei até com 31 lb na dianteira, mas fixei em 33 lb por achar que tinha baixado muito por conta do padrão de fábrica) até chegar na calibragem que indiquei.Marcos Teles escreveu:Vou baixar os meus atendendo a pedidos.
Viu valibrar com 33 e 39 e testar
Segundo o Durval Careca (piloto de corrida, com canal no Youtube) as motos esportivas devem rodar com libragem igual na frente e na traseira, e que as fábricas exageram na calibragem (utilizando sempre como referência a libragem para peso máximo). E ele afirma que já fez testes pessoais de tudo quanto é jeito antes de divulgar sua conclusão. E o cara é bem equilibrado e técnico em suas opiniões.
O que eu queria mesmo é que a CB 500X tivesse a suspensão dianteira um pouco mais macia. Soluções que a Honda poderia adotar: aumentar o perfil da roda para aro 19" dianteira (mantendo 17 na traseira); e/ou aumentando o curso do amortecedor na dianteira dos atuais 139 mm (nota: no manual está grafado 125 mm, mas acho que tá registrado errado lá; vide site da Honda nos USA e revistas especializadas) para 153 mm (como na NC 750X) e na traseira 150 mm (como na NC 750X também) contra os atuais 118 mm. Acho que adotando ambas as alterações a moto ficava TOP. Poderia disputar conforto, por exemplo, com uma V-Strom 650 (moto muito confortável, apesar de meio feinha).
Mas, sendo realista, vai ser difícil... A Honda gosta de suspensão mais dura justificando que dá mais estabilidade e manobrabilidade em curvas (e isto é verdade). Sigo sonhando com futuras mudanças para torná-la mais macia para uso urbano (pisos ruins e esburacados).
Inté.
Róger Augusto- Júnior
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Data de inscrição : 05/01/2016
Idade : 58
Localização : Marília - SP
Re: Calibrar Pneus
dominguinhos escreveu:Mmcampos escreveu:Cara uso calibração padrão tanto carregado qndo estou só.
30 dian
32 tras
Abrçs
Mas essa calibragem não é padrão conforme manual, só se for de outra motoca?
Realmente não é padrão Domingos, só relatei a pressão q eu uso habitualmente.
Mmcampos- Pleno
- Mensagens : 678
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Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia
Re: Calibrar Pneus
Daniel K escreveu:Caramba 10 libras a menos que o manual. Vc não tem receio em relação ao desgaste. Sua moto deve ser muito macia de andar.
Cara não tenho receio com desgaste até pq essa calibração ainda é considerável, não chega a proporcionar arrasto como abaixo de 25.
É assim q vejo.
Mmcampos- Pleno
- Mensagens : 678
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Data de inscrição : 03/02/2015
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Localização : Ariquemes / Rondônia
Legal... vide modelo CB 500X 2016 nos EUA e França
Nunca baixei para tanto... Mmcampos é Marcelo, OK?Mmcampos escreveu:Cara uso calibração padrão tanto carregado qndo estou só.
30 dian
32 tras
Abrçs
O máximo que fiz (em meus testes) foi: 32 na dianteira e 34 na traseira. E, de fato, não senti diferença em relação à que estou usando atualmente: 33 dianteira e 36 traseira.
Hoje liguei para o SAC 0800 da Honda (o Fale Conosco deles não aceita escrita, somente fone) e sugeri melhorias na suspensão, em especial no aumento de curso objetivando rodar mais macio em nossas vias esburacadas. Citei a Honda da Europa como modelo a ser seguido.
Fiz isso porque no modelo atualmente vendido nos USA (mod. 2016) a suspensão dianteira tem 140 mm de curso (vide: http://powersports.honda.com/2016/cb500x.aspx ) e na Europa (França) tem 150 mm (vide: http://moto.honda.fr/modeles/moto-trails/honda-cb500x-2016.html ).
Observem que vieram várias melhorias em 2016 por lá: 5 regulagens de tensão de molas na dianteira; melhoras na transmissão (reportagem na Europa falou isso), farol de LED na dianteira e na traseira (bonito e, talvez, mais eficiente), bolha 10 cm mais alta (podendo regular) e grafismo (cores vermelha e preta; mas cada país tem sua cor). Alavanca de freio regulável e tampa de combustível articulada. O assento banco ficou quase 1 cm mais baixo e moto perdeu uns 1,5 kg no peso final, mesmo tanque aumentando quase 1 litro.
A do Brasil, típico país de confusão e má informação, não tenho certeza absoluta de quanto é: as revistas especializadas falam em curso 20 mm maior que a da CB 500F (que tem 120 mm na dianteira), logo, presumo que a CB 500X tenha 140 mm de curso. Porém, no manual 2015 (e site da Honda no Brasil) tá grafado com curso em 125 mm na dianteira da CB 500X.
Em todo caso, fiz registro de meu pedido de melhoria na suspensão como cliente. Se muita gente ligar, quem sabe eles não melhoram a moto nesse quesito.
Abraço!
Róger Augusto- Júnior
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Localização : Marília - SP
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