Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
Calibrar Pneus
+12
kadu_01
Thiago de Paula Araújo
luiz60
brasilfest
Mmcampos
Fernando Braga
Renato Pagano
Marcos Oliveira
JulianZ
Douglas
CHARTÃO
Marcuscb
16 participantes
Página 2 de 4
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Calibrar Pneus
No final de semana passado rodei 200 km em estrada com 33 e 36. A moto ficou dura e dando pancadas na frente. Já fui ao mesmo lugar usando 30 e 33 e foi bem melhor. Além de ficar mais confortável da maior aderência nas curvas. É claro que se você pesar mais de 100 quilos esta calibragem tem que ser repensada. Quando você for rodar com garupa também tem que ser modificada. Neste caso seria melhor 33 e 36. Abraço.luiz60 escreveu:vou colocar esta pois a moto esta muito dura.Marcuscb escreveu:Luiz, pode calibrar com 30 e 33. que não terá problemas. Esta é a calibragem que uso na MT-09 no dia-a-dia.luiz60 escreveu:Pessoal , eu vim de uma Fazer 250 que utilizava 33 na frente e 36 atras, na minha opniao a fazer sentia menos o asfalto ruim , estou achando que a minha x esta com muitas libras, sera que 33 36 não ficaria melhor?
Quando vou para estrada coloco 33 e 36 que era a calibragem recomendada por todas as fabricas até 2007. Até hoje não entendi porque mudaram.
Marcuscb- Amador
Pontos : 241
obrigado.Marcuscb escreveu:No final de semana passado rodei 200 km em estrada com 33 e 36. A moto ficou dura e dando pancadas na frente. Já fui ao mesmo lugar usando 30 e 33 e foi bem melhor. Além de ficar mais confortável da maior aderência nas curvas. É claro que se você pesar mais de 100 quilos esta calibragem tem que ser repensada. Quando você for rodar com garupa também tem que ser modificada. Neste caso seria melhor 33 e 36. Abraço.luiz60 escreveu:vou colocar esta pois a moto esta muito dura.Marcuscb escreveu:Luiz, pode calibrar com 30 e 33. que não terá problemas. Esta é a calibragem que uso na MT-09 no dia-a-dia.luiz60 escreveu:Pessoal , eu vim de uma Fazer 250 que utilizava 33 na frente e 36 atras, na minha opniao a fazer sentia menos o asfalto ruim , estou achando que a minha x esta com muitas libras, sera que 33 36 não ficaria melhor?
Quando vou para estrada coloco 33 e 36 que era a calibragem recomendada por todas as fabricas até 2007. Até hoje não entendi porque mudaram.
luiz60- Amador
Pontos : 125
Já tem pelo menos uns 7 meses que aboli a pressão específica pela fábrica. Depois disto rodei uns 7500 km, neste caso calibro com 36 e 39 PSI.
Abraço
Abraço
Marcos Oliveira- Mestre
Pontos : 3552
Marcos Oliveira escreveu:Já tem pelo menos uns 7 meses que aboli a pressão específica pela fábrica. Depois disto rodei uns 7500 km, neste caso calibro com 36 e 39 PSI.
Abraço
E ai Xará, tudo bem? Pelo que eu conheço e te conheço, acho que está com a calibragem muito alta tornando a moto dura e desconfortável. Se você passar a usar 30 e 33 perceberá que a moto vai ficar mais "amigável". Esta calibragem é para quando você estiver sozinho na moto. Se levar garupeiro use 33 e 36 para compensar o peso.
Abraço.
Marcuscb- Amador
Pontos : 241
Marcus,
Beleza, tudo bem contigo?
Bomm vou fazer um teste pois acredito que vale a pena pois pesando 62 kg pode de fato resultar em conforto. Agora i especificado 36 e 42 PSI é muito elevado, principalmente pelo meu peso.
Abraço.
Beleza, tudo bem contigo?
Bomm vou fazer um teste pois acredito que vale a pena pois pesando 62 kg pode de fato resultar em conforto. Agora i especificado 36 e 42 PSI é muito elevado, principalmente pelo meu peso.
Abraço.
Última edição por Marcos Oliveira em Seg Set 21, 2015 9:09 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
Oliveira, o especificado é 36 e 42, que é exatamente o quanto uso na minha, peso 87 quilos (baixei 5 quilos, ainda bem), e so rodo em pista padrão FIFA.
Não contesto as calibagens abaixo, mas meu pneu traseiro já passou dos 15 mil km e ainda da p rodar mais uns 1500 a 2000.
Não contesto as calibagens abaixo, mas meu pneu traseiro já passou dos 15 mil km e ainda da p rodar mais uns 1500 a 2000.
Convidado- Convidado
Um dos fatores que me incomodou muito quando comprei a moto era a transmissão de irregularidades do pavimento ao condutor. Após algumas centenas de km achei que o retorno do amortecedor (pro link), melhorou. Porém ainda sentia desconforto inerentes ao pavimento, então baixei a pressão dos pneus em 3 PSI. A partir desta modificação o conforto melhorou, claro dentro das características da crossover, visto que não é uma trail. Por outro lado o fato de não ser trail a torna muito boa de curva e pouco suscetível a ventos laterais, por causa da suspensão firme.
Abraço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
Poisé Marcos a moto como todas, tem suas desvantagens e vantagens (que são muitas). Se fosse pneu biscoito dava para emparelhar os buracos, mas perderia para andar nas BRs.Marcos Oliveira escreveu:Um dos fatores que me incomodou muito quando comprei a moto era a transmissão de irregularidades do pavimento ao condutor. Após algumas centenas de km achei que o retorno do amortecedor (pro link), melhorou. Porém ainda sentia desconforto inerentes ao pavimento, então baixei a pressão dos pneus em 3 PSI. A partir desta modificação o conforto melhorou, claro dentro das características da crossover, visto que não é uma trail. Por outro lado o fato de não ser trail a torna muito boa de curva e pouco suscetível a ventos laterais, por causa da suspensão firme.
Abraço.
Convidado- Convidado
No meu caso o pneu deve estar sempre bem calibrado, pois rodo em asfalto rapido, sem buracos, e o pneu mais baixo aumenta o arrasto.se observarem a foto do meu pneu traseiro, verão que a sujeira esta concentrada exatamente na faixa de rodagem, com alguns tracos nas laterais, visto que a moto curva muito bem.
Convidado- Convidado
Observo na minha moto que o desgaste está mais na lateral da banda de rodegem do lado esquerdo e pouco menos na do lado direito. Já no centro há mais material se comparado com as extremidades, fato observado pela TWI. Como passo muito em uma estrada sinuosa entre a cidade de Caeté e Sabará, acredito que seja por este motivo, além da caraterística do asfalto que tem um aspecto de ser muito abrasivo.
Abraço.
Abraço.
Última edição por Marcos Oliveira em Ter Set 22, 2015 12:57 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
Oliveira, as alcas de acesso as rodovias sao semore com curvas à direita, por isso o pmeu suja mais do lado direito que do lado esquerdo.
Convidado- Convidado
Quanto ao procedimento para calibrar eu adoto o seguinte, saio com a moto de casa no sábado pela manhã até um posto que fica a dois quarteirões. Chegando lá calibro os pneus dianteiro e traseiro, faço desta forma toda a semana. Só calibro os pneus do carro ou moto com os pneus "frios", visto que os reservatórios dos postos de combustível são de ar pressurizado. O ar está sujeito a alterações de volume após o deslocamento (pneu quente), fato que condiciona aumento da pressão. Mas em tese este efeito é previsto pelos fabricantes, desde que os pneus sejam calibrados inicialmente " frios". Caso nos postos de combustíveis houvesse disponível nitrogênio, que por sua vez tem menor alterações de volume inerentes ao aumento da temperatura, este gás sem dúvida seria a melhor opção.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Marcos faço a mesma coisa que vc, vou a um posto 3 quadras de casa.Marcos Oliveira escreveu:Quanto ao procedimento para calibrar eu adoto o seguinte, saio com a moto de casa no sábado pela manhã até um posto que fica a dois quarteirões. Chegando lá calibro os pneus dianteiro e traseiro, faço desta forma toda a semana. Só calibro os pneus do carro ou moto com os pneus "frios", visto que os reservatórios dos postos de combustível são de ar pressurizado. O ar está sujeito a alterações de volume após o deslocamento (pneu quente), fato que condiciona aumento da pressão. Mas em tese este efeito é previsto pelos fabricantes, desde que os pneus sejam calibrados inicialmente " frios". Caso nos postos de combustíveis houvesse disponível nitrogênio, que por sua vez tem menor alterações de volume inerentes ao aumento da temperatura, este gás sem dúvida seria a melhor opção.
Abraços.
Convidado- Convidado
Eu noto também essa reprodução de irregularidades do asfalto para o condutor...irei fazer um teste como o Oliveira disse...pois meu peso é 70 Kg e ando se,pre com a especificação 36/42 passarei a usar 33/39.
Thiago de Paula Araújo- Amador
Pontos : 235
É uma dúvida: deixar a moto mais macia ou fazer render mais o pneu.
Convidado- Convidado
Não faço apologia a redução das pressões dos pneus, no entanto para as condições das vias que utilizo, associado com o meu peso, foi o que melhorou o conforto sem afetar os pneus.
Abraço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
Oliveira, o Nitrogênio foi uma febre uma epoca nos postos, alguns até cobravam, mas ele foi sendo descartado pois essa estabilidade dimensional nao condizia com a realidade, uma vez que o ar comprimido tem 73% de nitrogenio em sua composição, assim como o ar que respiramos.
Convidado- Convidado
Vc não matou essa aula de ciências Marcos kkkkMarcos Teles escreveu:Oliveira, o Nitrogênio foi uma febre uma epoca nos postos, alguns até cobravam, mas ele foi sendo descartado pois essa estabilidade dimensional nao condizia com a realidade, uma vez que o ar comprimido tem 73% de nitrogenio em sua composição, assim como o ar que respiramos.
Convidado- Convidado
Eu vou preferir render mais o pneu..pois na atual conjuntura financeira o melhor a fazer forçar os braços...kkkkk..aproveita e já faz uma musculação de leve..heheheh
Thiago de Paula Araújo- Amador
Pontos : 235
Thiago eu sigo a tua linha, durar ao máximo para economizar.Thiago de Paula Araújo escreveu:Eu vou preferir render mais o pneu..pois na atual conjuntura financeira o melhor a fazer forçar os braços...kkkkk..aproveita e já faz uma musculação de leve..heheheh
Convidado- Convidado
KKKK cara eu sou péssimo de ciencias, biologia essas coisas, tanto é que fui pro lado da ADM kkkk.Marcos Teles escreveu:Daniel, era isso mesmo que falava na aula, não era? . Kkkkk
Convidado- Convidado
Eu tô brincando. Mas o lance do Nitrogênio nos postos era esse mesmo.
Convidado- Convidado
Sim eu me lembro dessa época do nitrogenio, td mundo queria colocar pq tava na moda.Marcos Teles escreveu:Eu tô brincando. Mas o lance do Nitrogênio nos postos era esse mesmo.
Convidado- Convidado
Daniel K escreveu:Sim eu me lembro dessa época do nitrogenio, td mundo queria colocar pq tava na moda.Marcos Teles escreveu:Eu tô brincando. Mas o lance do Nitrogênio nos postos era esse mesmo.
Não era moda não Daniel, era melhor pois o nitrogenio nao altera tanto a temperatura. O problema foi que nem todos os postos tinham (é mais caro) e não é bom misturar, decretando o fim deste beneficio.
Renato Pagano- Sênior
Pontos : 1472
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4