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Calibrar Pneus
Hoje fui conferir a calibragem dos pneus e vi na balança a recomendação da fábrica quanto à pressão em cada pneu. Achei muito alta a recomendação, pois, é a mesma da CBR1000RR que é uma moto esportiva e que só roda em asfalto e se possível bom. No caso da CBX, vocês colocam quanto nos pneus?
Marcuscb- Amador
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Localização : Belo Horizonte
Re: Calibrar Pneus
Marcus isso é interessante porque na tornado e xre se vc seguir o que ta na balança a moto parece um ganguru sem contar que faz um barulhao quando se está andando. A solução que achei foi sempre colocando 23 libras na frente e 25 atrás bem menos do que recomendado e numca me deu problema, usava assim até para pista e não comia o pneu só no meio na minha ex Tornado.
Para a X eu notei que se usar a calibragem da balança ela fica meia dura, ja usei calibragem menor e ficou bom mas fiquei com medo porque os pneus são perfil baixo acho que é perigoso cortar o pneu em buraco, entortar a roda e até mesmo quando se estiver fazendo curvas que ela é boa para isso.
Tinha trocado uma idéia com o Douglas sobre isso, e ele coloca o que está na balança. Um amigo meu que tem uma 1000 coloca a mesma coisa.
To seguindo então a regra da balança.....36 - 42
Para a X eu notei que se usar a calibragem da balança ela fica meia dura, ja usei calibragem menor e ficou bom mas fiquei com medo porque os pneus são perfil baixo acho que é perigoso cortar o pneu em buraco, entortar a roda e até mesmo quando se estiver fazendo curvas que ela é boa para isso.
Tinha trocado uma idéia com o Douglas sobre isso, e ele coloca o que está na balança. Um amigo meu que tem uma 1000 coloca a mesma coisa.
To seguindo então a regra da balança.....36 - 42
CHARTÃO- Moderador
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Data de inscrição : 03/02/2015
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Re: Calibrar Pneus
CHARTÃO escreveu:
Tinha trocado uma idéia com o Douglas sobre isso...
Então, eu também coloco a pressão que está indicada na balança pra andar no on road. No off road tem que tirar um pouco a pressão (isto foi dica, nunca andei muito em off com a X).
Re: Calibrar Pneus
Eu ando com a pressão de balança até no off hehehehe, claro que se o terreno começar a ficar muito difícil eu abaixo na hora, mas nunca precisei.
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
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Localização : Mirandópolis SP
Re: Calibrar Pneus
Pra cada situação pede-se uma calibragem. Tive três Hornet's sendo que a ultima foi uma CBRF. Na de farol redondo a recomendação era 32 e 36 (maior atrás). As outras duas, mesmo usando os meus pneus e rodas passaram para 36 e 42. Eu nunca usei esta calibragem e nunca amacei rodas. Quando minha esposa viaja comigo + bauleto eu coloco 32 e 36. Ai vai para asfalto e terra se for o caso. Mas 36 e 42 nunca usarei.
Quando rodava com a 1000 colocávamos 28 e 32 o que proporcionava maior aderência nas curvas. Também, costumamos curvar a 180 as vezes até 200 em curvas menos fechadas. Na X (codorninha) ontem já calibrei 30 e 33. Geralmente uso a metade entre um usuário e dois usuários (na X não tem diferença) e sempre deu certo. Vamos continuar relatando as experiencias. Abraço.
Quando rodava com a 1000 colocávamos 28 e 32 o que proporcionava maior aderência nas curvas. Também, costumamos curvar a 180 as vezes até 200 em curvas menos fechadas. Na X (codorninha) ontem já calibrei 30 e 33. Geralmente uso a metade entre um usuário e dois usuários (na X não tem diferença) e sempre deu certo. Vamos continuar relatando as experiencias. Abraço.
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
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Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Calibrar Pneus
Marcus na X sozinho você esta colocando quanto? e com garupa?
A minha o que eu noto (36 e 42 ) é que a frente fica dura.....qualquer buraco treme o guidão.....na cidade.
Vou arriscar este mês de novo e colocar menos na frente visto que na cidade ando mais sozinho, agora pista sempre com a patroa.
Atrás vou ver se coloco menos também.
Vou fazer o teste e vou passando para vocês.
Quando for pegar pista eu vejo quanto eu vou colocar e posto para vcs.
Abraço.
A minha o que eu noto (36 e 42 ) é que a frente fica dura.....qualquer buraco treme o guidão.....na cidade.
Vou arriscar este mês de novo e colocar menos na frente visto que na cidade ando mais sozinho, agora pista sempre com a patroa.
Atrás vou ver se coloco menos também.
Vou fazer o teste e vou passando para vocês.
Quando for pegar pista eu vejo quanto eu vou colocar e posto para vcs.
Abraço.
CHARTÃO- Moderador
- Mensagens : 494
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Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 43
Localização : BIRIGUI- SP
Re: Calibrar Pneus
Eu coloco 30 e 33 sozinho e 32 3 35 com dois.
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
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Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Calibrar Pneus
Pessoal,
Voltando ao assunto, sobre a questão de calibragem dos pneus das motos, no manual indica uma carga máxima (peso) para a motocicleta de 180 k, entre piloto, garupa e carga. Quanto a calibragem dos pneus, no manual não se faz referência se está com garupa e ou bagagem. Por isto entendo que andar sem garupa e sendo o piloto de baixo peso esta pressão de 36 PSI para dianteira e 42 PSI para traseira, deixará a moto um tanto desconfortável ao trafegar onde o piso (pavimento) apresenta ondulações. Pois a pressão especificada para mim, visa atender mais o extremo da carga máxima da motocicleta, o interessante seria o fabricante de pneus / Honda abrir um pouco o leque sobre estão questão. Lembro descrevi apenas uma análise pessoal, portanto não é uma verdade absoluta, sendo assim pode e deve ser questionada pelos demais.
Abraço.
Voltando ao assunto, sobre a questão de calibragem dos pneus das motos, no manual indica uma carga máxima (peso) para a motocicleta de 180 k, entre piloto, garupa e carga. Quanto a calibragem dos pneus, no manual não se faz referência se está com garupa e ou bagagem. Por isto entendo que andar sem garupa e sendo o piloto de baixo peso esta pressão de 36 PSI para dianteira e 42 PSI para traseira, deixará a moto um tanto desconfortável ao trafegar onde o piso (pavimento) apresenta ondulações. Pois a pressão especificada para mim, visa atender mais o extremo da carga máxima da motocicleta, o interessante seria o fabricante de pneus / Honda abrir um pouco o leque sobre estão questão. Lembro descrevi apenas uma análise pessoal, portanto não é uma verdade absoluta, sendo assim pode e deve ser questionada pelos demais.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Calibrar Pneus
Apesar de concordar que a moto fica quicando muito neste nosso asfalto lunar, coloco o recomendado na balança.
Se for andar na terra, faço o que sempre fiz com carros; retiro o ar contando até oito, o que dá de tres a quatro libras menos em cada roda.
Se for andar na terra, faço o que sempre fiz com carros; retiro o ar contando até oito, o que dá de tres a quatro libras menos em cada roda.
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
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Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
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Re: Calibrar Pneus
meus caros,
quando peguei a minha x na concessionária ela tava com a frente muita pesada e constatei que eles me entregaram a moto com 20 e 24, fui no posto e calibrei para 36 e 42 e a moto ficou outra, uma maravilha de leve.
abraços
quando peguei a minha x na concessionária ela tava com a frente muita pesada e constatei que eles me entregaram a moto com 20 e 24, fui no posto e calibrei para 36 e 42 e a moto ficou outra, uma maravilha de leve.
abraços
Fernando Braga- Júnior
- Mensagens : 7
Pontos : 7
Data de inscrição : 27/03/2015
Re: Calibrar Pneus
Pela prática que tenho, coloco 30 e 33 sozinho e 32 e 36 com garupa + bagagem. Serve para asfalto e terra.
Marcuscb- Amador
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Localização : Belo Horizonte
Re: Calibrar Pneus
Hoje dando uma navegada na net, vi que uns gringos utilizam 20 na frente e 25 na traseira no off road.
Re: Calibrar Pneus
Pude observar hoje que mesmo no asfalto meia boca (normal no Brasil), a moto fica muito dura com 30 e 33. Vou experimentar 27 e 30 para ver se melhora.
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
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Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Calibrar Pneus
Uso sempre 30-35, sozinho ou com garupa.
Como sempre diz meu velho pai, nunca vi um pneu estragar por estar cheio, mas já vi vários se perderem por estarem murchos.
Como sempre diz meu velho pai, nunca vi um pneu estragar por estar cheio, mas já vi vários se perderem por estarem murchos.
Mmcampos- Pleno
- Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia
Re: Calibrar Pneus
Tudo tem seu preço. Se você quer mais conforto abre mão de parte da segurança. Se quer mais aderência abre mão da economia, daí por diante. Não existe uma solução ideal. Cada situação exige uma escolha de calibragem dos pneus.Mmcampos escreveu:Uso sempre 30-35, sozinho ou com garupa.
Como sempre diz meu velho pai, nunca vi um pneu estragar por estar cheio, mas já vi vários se perderem por estarem murchos.
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
Pontos : 241
Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Calibrar Pneus
Douglas escreveu:Hoje dando uma navegada na net, vi que uns gringos utilizam 20 na frente e 25 na traseira no off road.
Uma hora vou esperimentar essa calibração pra ver como fica na terra.
JulianZ- Profissional
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Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: Calibrar Pneus
Na minha uso sempre o recomendado no Manual. Se bem que o Manual não é como uma bula, ao menos pra CB500X pq lá diz pra trocar o oléo a cada 12mil km, jamais vou arriscar seguir o manual nessa parte de troca de óleo, vou trocar a cada revisão de 6mil e troca de filtro uma vez sim outra não. Em relação a calibragem, comprei a minha em 26/12/2014 e até agora já está beirando aos 7.500km já fiz duas viagens mais longas pra mim, que ambas deu cerca de 1.300km ida e volta. Andando com alforges lotados e báu lotado a moto se comportou muito bem e senti ela bem confortavel e confiavel nas curvas. Acredito que os pneus com menor calibragem vai desgastar o pneu mais prematuramente, dado que dizem q esse pneu só aguenta no maximo 10mil o traseiro. Rodei até agora 7.500 e se continuar assim acredito chegar as 12mil. OU seja até a terceira revisão. Sempre usei o recomendado pelo Manual e balança 36 e 42psi.
Re: Calibrar Pneus
Maurício,
Na minha reduzi 3 PSI (libras) ns dianteira e traseira, pois meu peso é 62 kg. No manual indica a capacidade máxima de carga da moto de 180 Kg, entendo que a pressão do manual atende mais este extremo. Concluindo, em viagem com garupa e bagagem no meu entendimento também usaria a pressão recomendada.
Abraço.
Na minha reduzi 3 PSI (libras) ns dianteira e traseira, pois meu peso é 62 kg. No manual indica a capacidade máxima de carga da moto de 180 Kg, entendo que a pressão do manual atende mais este extremo. Concluindo, em viagem com garupa e bagagem no meu entendimento também usaria a pressão recomendada.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Calibrar Pneus
Concordo em gênero, numero e grau. A pressão dos pneus depende do peso que a moto está carregando. Se ficar cheio de mais, vai desgastar somente o meio do pneu. Se ficar vazio, vai desgastar as laterais. Sendo assim, o melhor é calibrar de acordo com o peso total da moto + carga e de acordo com o tipo do terreno.Marcos Oliveira escreveu:Maurício,
Na minha reduzi 3 PSI (libras) ns dianteira e traseira, pois meu peso é 62 kg. No manual indica a capacidade máxima de carga da moto de 180 Kg, entendo que a pressão do manual atende mais este extremo. Concluindo, em viagem com garupa e bagagem no meu entendimento também usaria a pressão recomendada.
Abraço.
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
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Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Calibrar Pneus
Marcus,
Meu jovem, você sumiu achei que tinha ganhado na sena e mudado para Europa. Brincadeira bom ler seu comentário.
Abraço.
Meu jovem, você sumiu achei que tinha ganhado na sena e mudado para Europa. Brincadeira bom ler seu comentário.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
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Localização : Caeté MG
Re: Calibrar Pneus
E ai Xará, tudo bem? E a família tudo bem também?Marcos Oliveira escreveu:Marcus,
Meu jovem, você sumiu achei que tinha ganhado na sena e mudado para Europa. Brincadeira bom ler seu comentário.
Abraço.
Hoje estive na CC da Yamaha para ver de perto a MT07. Gostei do visual e dos teste que assisti no Youtube.
Tomara que a Dona Ya lance algo parecido com a nossa X para poder aumentar a concorrência na categoria.
Mas, a que eu cotaria mesmo que tivesse uma X é a MT09. A Tracer (se é assim que escreve), parece ser uma moto de final de semana e não daria para rodar no dia-a-dia. Vamos esperar para ver o que pode vir por ai.
Se quando eu comprei a X já existisse a 7 provavelmente eu ficaria com a 7 pelo desempenho, torque e mais alguns quesitos que a deixam mais atrativa como o pneu traseiro 180, aliás, são as mesmas rodas da 9. Abraço.
Marcuscb- Amador
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Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Calibrar Pneus
Pessoal , eu vim de uma Fazer 250 que utilizava 33 na frente e 36 atras, na minha opniao a fazer sentia menos o asfalto ruim , estou achando que a minha x esta com muitas libras, sera que 33 36 não ficaria melhor?
luiz60- Amador
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Localização : São Bernardo do Campo
Re: Calibrar Pneus
Eu sempre uso 1 libra a mais que o manual pede nos dois pneus pois se der uma murchada ela compensa. Além do que se vc esquecer de calibrar e andar com ela com menos libras acaba desgastando mais o pneu.
Convidado- Convidado
Re: Calibrar Pneus
Luiz, pode calibrar com 30 e 33. que não terá problemas. Esta é a calibragem que uso na MT-09 no dia-a-dia.luiz60 escreveu:Pessoal , eu vim de uma Fazer 250 que utilizava 33 na frente e 36 atras, na minha opniao a fazer sentia menos o asfalto ruim , estou achando que a minha x esta com muitas libras, sera que 33 36 não ficaria melhor?
Quando vou para estrada coloco 33 e 36 que era a calibragem recomendada por todas as fabricas até 2007. Até hoje não entendi porque mudaram.
Marcuscb- Amador
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Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Calibrar Pneus
vou colocar esta pois a moto esta muito dura.Marcuscb escreveu:Luiz, pode calibrar com 30 e 33. que não terá problemas. Esta é a calibragem que uso na MT-09 no dia-a-dia.luiz60 escreveu:Pessoal , eu vim de uma Fazer 250 que utilizava 33 na frente e 36 atras, na minha opniao a fazer sentia menos o asfalto ruim , estou achando que a minha x esta com muitas libras, sera que 33 36 não ficaria melhor?
Quando vou para estrada coloco 33 e 36 que era a calibragem recomendada por todas as fabricas até 2007. Até hoje não entendi porque mudaram.
luiz60- Amador
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Data de inscrição : 09/09/2015
Idade : 42
Localização : São Bernardo do Campo
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