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Mensagem por Marcuscb Qui Fev 12, 2015 9:39 pm

Hoje fui conferir a calibragem dos pneus e vi na balança a recomendação da fábrica quanto à pressão em cada pneu. Achei muito alta a recomendação, pois, é a mesma da CBR1000RR que é uma moto esportiva e que só roda em asfalto e se possível bom. No caso da CBX, vocês colocam quanto nos pneus?
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Mensagem por CHARTÃO Qui Fev 12, 2015 10:48 pm

Marcus isso é interessante porque na tornado e xre se vc seguir o que ta na balança a moto parece um ganguru sem contar que faz um barulhao quando se está andando.  A solução que achei foi sempre colocando 23 libras na frente e 25 atrás bem menos do que recomendado e numca me deu problema,  usava assim até para pista e não comia o pneu só no meio na minha ex Tornado. 
Para a X eu notei que se usar a calibragem da balança ela fica meia dura, ja usei calibragem menor e ficou bom mas fiquei com medo porque os pneus são perfil baixo acho que é perigoso cortar o pneu em buraco, entortar a roda e até mesmo quando se estiver fazendo curvas que ela é boa para isso.
Tinha trocado uma idéia com o Douglas sobre isso, e ele coloca o que está na balança.  Um amigo meu que tem uma 1000 coloca a mesma coisa.
To seguindo então a regra da balança.....36 - 42
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Mensagem por Douglas Qui Fev 12, 2015 11:06 pm

CHARTÃO escreveu:
Tinha trocado uma idéia com o Douglas sobre isso...

Então, eu também coloco a pressão que está indicada na balança pra andar no on road. No off road tem que tirar um pouco a pressão (isto foi dica, nunca andei muito em off com a X).
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Mensagem por JulianZ Sex Fev 13, 2015 12:29 am

Eu ando com a pressão de balança até no off hehehehe, claro que se o terreno começar a ficar muito difícil eu abaixo na hora, mas nunca precisei.
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Mensagem por Marcuscb Sex Fev 13, 2015 6:15 am

Pra cada situação pede-se uma calibragem. Tive três Hornet's sendo que a ultima foi uma CBRF. Na de farol redondo a recomendação era 32 e 36 (maior atrás). As outras duas, mesmo usando os meus pneus e rodas passaram para 36 e 42. Eu nunca usei esta calibragem e nunca amacei rodas. Quando minha esposa viaja comigo + bauleto eu coloco 32 e 36. Ai vai para asfalto e terra se for o caso. Mas 36 e 42 nunca usarei.
Quando rodava com a 1000 colocávamos 28 e 32 o que proporcionava maior aderência nas curvas. Também, costumamos curvar a 180 as vezes até 200 em curvas menos fechadas. Na X (codorninha) ontem já calibrei 30 e 33. Geralmente uso a metade entre um usuário e dois usuários (na X não tem diferença) e sempre deu certo. Vamos continuar relatando as experiencias. Abraço.
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Mensagem por CHARTÃO Sex Fev 13, 2015 9:06 am

Marcus na X sozinho você esta colocando quanto? e com garupa?
A minha o que eu noto (36 e 42 ) é que a frente fica dura.....qualquer buraco treme o guidão.....na cidade.
Vou arriscar este mês de novo e colocar menos na frente visto que na cidade ando mais sozinho, agora pista sempre com a patroa.
Atrás vou ver se coloco menos também.
Vou fazer o teste e vou passando para vocês.
Quando for pegar pista eu vejo quanto eu vou colocar e posto para vcs.
Abraço.
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Mensagem por Marcuscb Sex Fev 13, 2015 1:11 pm

Eu coloco 30 e 33 sozinho e 32 3 35 com dois.
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Mensagem por Marcos Oliveira Seg Abr 06, 2015 8:11 am

Pessoal,

Voltando ao assunto, sobre a questão de calibragem dos pneus das motos, no manual indica uma carga máxima (peso) para a motocicleta de 180 k, entre piloto, garupa e carga. Quanto a calibragem dos pneus, no manual não se faz referência se está com garupa e ou bagagem. Por isto entendo que andar sem garupa e sendo o piloto de baixo peso esta pressão de 36 PSI para dianteira e 42 PSI para traseira, deixará a moto um tanto desconfortável ao trafegar onde o piso (pavimento) apresenta ondulações. Pois a pressão especificada para mim, visa atender mais o extremo da carga máxima da motocicleta, o interessante seria o fabricante de pneus / Honda abrir um pouco o leque sobre estão questão. Lembro descrevi apenas uma análise pessoal, portanto não é uma verdade absoluta, sendo assim pode e deve ser questionada pelos demais.

Abraço.
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Mensagem por Renato Pagano Sex Abr 10, 2015 12:15 pm

Apesar de concordar que a moto fica quicando muito neste nosso asfalto lunar, coloco o recomendado na balança.
Se for andar na terra, faço o que sempre fiz com carros; retiro o ar contando até oito, o que dá de tres a quatro libras menos em cada roda.
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Mensagem por Fernando Braga Sex Abr 10, 2015 4:40 pm

meus caros,
quando peguei a minha x na concessionária ela tava com a frente muita pesada e constatei que eles me entregaram a moto com 20 e 24, fui no posto e calibrei para 36 e 42 e a moto ficou outra, uma maravilha de leve.
abraços
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Mensagem por Marcuscb Sex Abr 10, 2015 4:48 pm

Pela prática que tenho, coloco 30 e 33 sozinho e 32 e 36 com garupa + bagagem. Serve para asfalto e terra.
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Mensagem por Douglas Qui Abr 23, 2015 9:26 pm

Hoje dando uma navegada na net, vi que uns gringos utilizam 20 na frente e 25 na traseira no off road.
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Mensagem por Marcuscb Qui Abr 23, 2015 9:34 pm

Pude observar hoje que mesmo no asfalto meia boca (normal no Brasil), a moto fica muito dura com 30 e 33. Vou experimentar 27 e 30 para ver se melhora.
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Mensagem por Mmcampos Sex Abr 24, 2015 9:04 am

Uso sempre 30-35, sozinho ou com garupa.

Como sempre diz meu velho pai, nunca vi um pneu estragar por estar cheio, mas já vi vários se perderem por estarem murchos.

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Mensagem por Marcuscb Sex Abr 24, 2015 11:27 am

Mmcampos escreveu:Uso sempre 30-35, sozinho ou com garupa.

Como sempre diz meu velho pai, nunca vi um pneu estragar por estar cheio, mas já vi vários se perderem por estarem murchos.

Tudo tem seu preço. Se você quer mais conforto abre mão de parte da segurança. Se quer mais aderência abre mão da economia, daí por diante. Não existe uma solução ideal. Cada situação exige uma escolha de calibragem dos pneus.
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Mensagem por JulianZ Sex Abr 24, 2015 11:49 am

Douglas escreveu:Hoje dando uma navegada na net, vi que uns gringos utilizam 20 na frente e 25 na traseira no off road.

Uma hora vou esperimentar essa calibração pra ver como fica na terra.
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Mensagem por brasilfest Sex maio 08, 2015 5:40 pm

Na minha uso sempre o recomendado no Manual. Se bem que o Manual não é como uma bula, ao menos pra CB500X pq lá diz pra trocar o oléo a cada 12mil km, jamais vou arriscar seguir o manual nessa parte de troca de óleo, vou trocar a cada revisão de 6mil e troca de filtro uma vez sim outra não. Em relação a calibragem, comprei a minha em 26/12/2014 e até agora já está beirando aos 7.500km já fiz duas viagens mais longas pra mim, que ambas deu cerca de 1.300km ida e volta. Andando com alforges lotados e báu lotado a moto se comportou muito bem e senti ela bem confortavel e confiavel nas curvas. Acredito que os pneus com menor calibragem vai desgastar o pneu mais prematuramente, dado que dizem q esse pneu só aguenta no maximo 10mil o traseiro. Rodei até agora 7.500 e se continuar assim acredito chegar as 12mil. OU seja até a terceira revisão. Sempre usei o recomendado pelo Manual e balança 36 e 42psi.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sex maio 08, 2015 7:48 pm

Maurício,

Na minha reduzi 3 PSI (libras) ns dianteira e traseira, pois meu peso é 62 kg. No manual indica a capacidade máxima de carga da moto de 180 Kg, entendo que a pressão do manual atende mais este extremo. Concluindo, em viagem com garupa e bagagem no meu entendimento também usaria a pressão recomendada. 

Abraço.
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Mensagem por Marcuscb Sex maio 08, 2015 7:59 pm

Marcos Oliveira escreveu:Maurício,

Na minha reduzi 3 PSI (libras) ns dianteira e traseira, pois meu peso é 62 kg. No manual indica a capacidade máxima de carga da moto de 180 Kg, entendo que a pressão do manual atende mais este extremo. Concluindo, em viagem com garupa e bagagem no meu entendimento também usaria a pressão recomendada. 

Abraço.
Concordo em gênero, numero e grau. A pressão dos pneus depende do peso que a moto está carregando. Se ficar cheio de mais, vai desgastar somente o meio do pneu. Se ficar vazio, vai desgastar as laterais. Sendo assim, o melhor é calibrar de acordo com o peso total da moto + carga e de acordo com o tipo do terreno.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sex maio 08, 2015 8:02 pm

Marcus,

Meu jovem, você sumiu achei que tinha ganhado na sena e mudado para Europa. Brincadeira bom ler seu comentário.

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Mensagem por Marcuscb Sex maio 08, 2015 9:41 pm

Marcos Oliveira escreveu:Marcus,

Meu jovem, você sumiu achei que tinha ganhado na sena e mudado para Europa. Brincadeira bom ler seu comentário.

Abraço.
E ai Xará, tudo bem?  E a família tudo bem também?
Hoje estive na CC da Yamaha para ver de perto a MT07. Gostei do visual e dos teste que assisti no Youtube. 
Tomara que a Dona Ya lance algo parecido com a nossa X para poder aumentar a concorrência na categoria.
Mas, a que eu cotaria mesmo que tivesse uma X é a MT09. A Tracer (se é assim que escreve), parece ser uma moto de final de semana e não daria para rodar no dia-a-dia. Vamos esperar para ver o que pode vir por ai. 
Se quando eu comprei a X já existisse a 7 provavelmente eu ficaria com a 7 pelo desempenho, torque e mais alguns quesitos que a deixam mais atrativa como o pneu traseiro 180,  aliás, são as mesmas rodas da 9.  Abraço.
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Mensagem por luiz60 Seg Set 21, 2015 4:43 pm

Pessoal , eu vim de uma Fazer 250 que utilizava 33 na frente e 36 atras, na minha opniao a fazer sentia menos o asfalto ruim ,  estou achando que a minha x esta com muitas libras,   sera que 33 36 não ficaria melhor?
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Mensagem por Convidado Seg Set 21, 2015 4:49 pm

Eu sempre uso 1 libra a mais que o manual pede nos dois pneus pois se der uma murchada ela compensa. Além do que se vc esquecer de calibrar e andar com ela com menos libras acaba desgastando mais o pneu.
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Mensagem por Marcuscb Seg Set 21, 2015 4:56 pm

luiz60 escreveu:Pessoal , eu vim de uma Fazer 250 que utilizava 33 na frente e 36 atras, na minha opniao a fazer sentia menos o asfalto ruim ,  estou achando que a minha x esta com muitas libras,   sera que 33 36 não ficaria melhor?
Luiz, pode calibrar com 30 e 33. que não terá problemas. Esta é a calibragem que uso na MT-09 no dia-a-dia.
Quando vou para estrada coloco 33 e 36 que era a calibragem recomendada por todas as fabricas até 2007. Até hoje não entendi porque mudaram.
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Mensagem por luiz60 Seg Set 21, 2015 4:57 pm

Marcuscb escreveu:
luiz60 escreveu:Pessoal , eu vim de uma Fazer 250 que utilizava 33 na frente e 36 atras, na minha opniao a fazer sentia menos o asfalto ruim ,  estou achando que a minha x esta com muitas libras,   sera que 33 36 não ficaria melhor?
Luiz, pode calibrar com 30 e 33. que não terá problemas. Esta é a calibragem que uso na MT-09 no dia-a-dia.
Quando vou para estrada coloco 33 e 36 que era a calibragem recomendada por todas as fabricas até 2007. Até hoje não entendi porque mudaram.
vou colocar esta pois a moto esta muito dura.
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