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Mensagem por ppdneto Sáb Out 10, 2015 7:12 pm

E aí, pessoal? Tranquilidade?

Quando me apresentei aqui no fórum, falei que ainda não era proprietário de uma 500x, e a intenção de participação aqui seria conhecer melhor a moto através das opiniões de vocês, proprietários, que conhecem como ninguém suas qualidades e defeitos. Pois bem, ainda não comprei a moto.

O que busco é uma motocicleta boa para viagens longas, com aptidão off road, econômica (manutenção e consumo de combustível), boa para o uso urbano e que tenha um preço justo.

Nesse sentido, a CB500X apresenta-se com uma mecânica razoavelmente potente e robusta, o que coopera para longas viagens (além da boa posição de pilotagem e autonomia), é bastante econômica trazendo boa autonomia em viagens e barateando seu uso urbano.

No que toca o "preço justo" e a aptidão off road, encontro um dilema... Considerando-a como uma trail para longas viagens, ela seria a opção mais barata. Mas no entanto, de trail ela não tem nada, e seu off road é demasiadamente fraco. Daí surgem as comparações com a XT 660... e por que não com a f 800 gs usada?

Pois é... Quanto à XT, os dois cilidros fazem faltam. O banco trail, não seria um problema, mas o de 2 níveis da 500X é um conforto a mais. Tem como vantagem as rodas raiadas em alumínio, principalmente a de 21" da dianteira e os maiores cursos das suspensões. No entanto o desenho atual e a mecânica mais moderna da 500X me chamam mais a atenção.

Já olhando a F800 GS, o que ela pode ter de inferior à 500X seria totalmente desprezado pelo fator "sonho de consumo". Acho ela fantástica em quase tudo o que busco. Mas vem um fator que hoje é decisivo: valores... Só seria possível comprar uma usada, e a manutenção é bem mais pesada. Dois pontos que deixariam essa escolha cara. Tudo me faz voltar à CB500X e pensar em soluções para a falta dela no que busco... a aptidão off road.

Tenho uma "sucata" de uma XR Tornado, conhecida pela sua excelente disposição para o off road, e sem conhecimentos sobre a possível adaptação, venho perguntar:
-Não seria possivel adaptar a suspensão dianteira da XR na 500X, trazendo um curso monstruosamente maior (de 244mm se não me engano)?
-Não seria possível adaptar as rodas raiadas da XR (dianteira de 21" e traseira de 18" em alumínio)?
-Tendo ambas suspensões traseiras do tipo pro-link, não poderíamos adaptar o conjunto amortecedor/mola da XR, que possui curso de 240mm?

Sei que se possível, teriamks outras preocupações, como o funcionamento do ABS, por exemplo. Mas quanto a qualidade e robustez das peças da XR Tornado, acredito ser indiscutíveis. O que vocês pensam sobre esses questionamentos?
Forte abraço a todos.
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Mensagem por Convidado Sáb Out 10, 2015 8:20 pm

Boa noite Paulo
Qto a F800, vc se esqueceu de mencionar o consumo que é bem elevado.
O diâmetro da bengala da Tornado e o mesmo da X?
Caso negativo um extensor de bengala não resolveria o problema do curso?
Eu acho que as rodas raiadas já foram discutidas em um topico aqui sobre transformar a X em realmente Trail,  parece que tem inclusive kits a venda no exterior p essa finalidade.
Mas vale ressaltar que cada alteração que vc fizer nela transformando-a  em trail vai tirar uma característica dela no asfalto, no fim vc vai ter uma moto razoável p off roda e piorada na pista. A capacidade dessa moto em fazer curvas é impressionante, vc chega a marcar a lateral do pneu até perto do limite ( experiência propria), da p fazer uma alça de acesso em rodovia em velocidade superior aos 100km/h. Ela nem sente o vento lateral, roda na chuva acima dos 140km/h como se estivesse na pista seca. Vc quer perder essas características? EU NAO GOSTARIA.
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Mensagem por Convidado Sáb Out 10, 2015 8:28 pm

Uma opção talvez seria mudar para um pneu biscoito ou mais borrachudo, vai ajudar bastante no conforto e pilotagem off road. Mas como disse o Teles, perde na BR.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Out 10, 2015 8:33 pm

Paulo,

A X não vai bem no uso fora de estrada, a aptidão dela dela é o asfalto, gosta de curvas. A XT com motor mono com vocação para o fora de estrada, pode frustar em viagens longas devido a vibração, mas tem gente que curte. Agora caso tenha pelo menos 1,80 metros a F800GS é uma boa moto. Claro não é prefeita como nenhuma é. Neste caso relatos de vazamento de bomba dágua, custo de manutenção...
Voltando a X, o custo benefício é interessante, mas tem que tomar cuidado para não frustar suas espectativas. É importante se possível um teste ride, para ter suas próprias percepções. Comprar moto e modificar gera um custo, que na venda não agrega em valor, algumas vezes até deprecia o preço

Abraços.
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Mensagem por ppdneto Qui Out 15, 2015 10:31 pm

Boa noite, pessoal.

Agradeço a atenção e a ajuda de vocês. Devagar estou amadurecendo a ideia, considerando a opinião de todos.

Forte abraço.
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Mensagem por andre v Sex Out 16, 2015 7:18 am

Só uma pergunta. Vc já fez o test ride na BMW ??? Bem, quando estava para comprar minha segunda moto, fiz uma tabela com todas as motos a qual pretendia comprar.
F800, DL650, Versys 650, CB500X, F650GS, ER6N, CB500F, XT660.
Coloquei na tabela itens como: Seguro, consumo, manutenção e preço.
Reservei 2 dias só para fazer o test ride.

Te falo com propriedade que a CB500X ganhou disparado de todas as motos. O seguro dela é BEM mais barato que das outras, manutenção então nem se fala. Consumo tb é a mais econômica e só perdeu em preço para sua irmã menor. Mas como tenho 1.83m dei preferência para motos mais altas.
Quando fiz o test ride na F800GS tive uma surpresa. Toda vez que vou "conhecer" uma moto, minha esposa sempre vai comigo, afinal de contas ela está sempre dando uns passeios comigo. Uma coisa que pra mim é muito importante, são os freios. Independente do estilo, modelo e capacidade da moto ela tem que freiar bem. Por isso sempre compro motos.com ABS. E neste quesito a BMW 800 me surpreendeu. Eu simulei uma freada de emergência para testar a atuação do ABS e a 800gs afunda demasiadamente a frente por ter um curso longo de amortecedor dianteiro, ocasionando o levantamento da roda traseira. O ABS dela pra mim demora muito a atuar.
Por duas vezes no test ride eu quase perdi o controle da moto numa frenagem simples a 60km/h. O vendedor que me acompanhava no test chegou a me perguntar se eu tinha desativado o sistema de ABS.
Com isso desisti de comprar ela. Já a 650GS me surpreendeu, apesar de ser monocilindrica vibra pouco e o freio dela é excelente. Somente perdeu no seguro e na manutenção.
A 500x posso te falar, assim como o pessoal do fórum que é uma moto que "quase" atingiu a perfeição. 
Muito boa para o dia-dia, consumo bom, seguro mais barato que das concorrentes e manutenção relativamente barata. Pode comprar que vc não vai se arrepender.

Mesmo que vc vá comprar uma 800gs usada, vá numa concessionária e dê uma volta para conhecer a moto. Faça o teste dos freios, simule uma frenagem de emergência de 60-0km mas se prepare para soltar o freio dianteiro antes de parar que caso contrário vai tomar um susto.
Grande abraço.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sex Out 16, 2015 7:56 am

André,

Muito bom seu relato principalmente sobre a F800GS pois nunca andei nesta moto e suas percepções sobre a mesma são muitíssimi interessante. Quanto a G650GS também pensei nela, desistiu por alguns motivos, seguro mais caro R$1.000,00 se comparado a X, problemas crônico nos rolamentos da direção em torno de 9000 km, custo de manutenção.
Quanto a X, após 10.000 km estou satisfeito, no entanto a suspensão que um tanto rígida trás desconforto em ruas com calçamento e quando a "remendos" mal feito no asfalto ao passar pelos mesmos há uma sensação de insegurança.

Abraços.
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Mensagem por andre v Sex Out 16, 2015 9:51 am

Marcos, o asfalto aqui do Rio tb é uma porcaria, mas sinceramente não sei se é pq a suspensão da Diavel é um pouco dura com isso tira a minha percepção se a da 500x é dura ou não, pq eu acho ela bem macia. Fiz agora a revisão de 12 k e depois de ler numa revista que eles trocaram o óleo das "canelas" e que tinha mudado bastante a motocicleta, solicitei a troca da minha tb. Achei que a moto ficou mais "firme". Mas mesmo assim nunca achei ela "dura" não.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sex Out 16, 2015 9:54 am

André,

A minha percepção é reforçada talvez pela falta de massa, pois peso 62 kg. Quando com garupa a soma é de 117 kg, sozinho "pula" mais.

Abraços.
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Mensagem por Convidado Sex Out 16, 2015 11:03 am

Andre boa essa sua comparação, pouca gente tira tempo pra fazer isso.
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Mensagem por Convidado Sex Out 16, 2015 11:06 am

Não sei se acontece com vcs mas pra mim a hora do forum aparece 5hs na frente
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Mensagem por JulianZ Sex Out 16, 2015 11:50 am

Já cogitou uma Transalp?
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Mensagem por Mateus Grillo Sex Out 16, 2015 4:03 pm

Fala Neto,

Acho a substituição do conjunto de suspensão inviável caso fosse comprar, seria mais prático partir pra outro modelo, já a adaptação da suspensão da tornado acho até possível mas corre grande risco de estragar a ciclística bem acertada da X. Posso estar errado, mas o maior peso da X não faria a suspensão mais macia da tornado ficar comprimida? Anulando assim a vantagem de ter um maior curso e tal..

Mas teria que ver qual o nível de OFF tu busca, para ver se a X suporta, digo isso porque pego muito trecho de terra e não tive problemas até o momento, ela não serve pra um OFF pesado no qual tu precise passar por trechos de lama pesada etc... mas isso por conta da altura do solo e os pneus, fora isso ela vai muito bem na terra, talvez a alteração dos pneus para um modelo mais cravado já resolva.

Boa Julian. a Transalp seria uma boa mas acho que barra na questão de custos de manutenção, já ouvi alguns proprietarios reclamando do alto custo das peças etc...

Abração.
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Mensagem por Mateus Grillo Sex Out 16, 2015 11:00 pm

A Ténéré 660 também seria uma opção, não sei com relação a valor de manutenção mas imagino que não seja muito diferente de uma XT...
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Mensagem por Convidado Sáb Out 17, 2015 12:13 pm

Um problema que eu acho na tenere e xt é altura. eu tenhoo 1,76 e sofro pra colocar ospes no chao
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Mensagem por Convidado Sáb Out 17, 2015 12:19 pm

Imagina eu que tenho 1,65, Kkkkkkk
Eu tive um colega que usava uma X250,  que é bem alta e ele tinha 1,57. Como a partida não era elétrica ele colocava a moto na calçada e subia numa mureta pra dar a partida. Kkkkkk
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Mensagem por Convidado Sáb Out 17, 2015 12:22 pm

Boa essa solução kkkk. Se a XT fosse sem partida eu tb iria fazer isso kkkk
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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Out 17, 2015 2:28 pm

Na tenere 660 versão ABS ela é mais baixa que a versão STD.

Abraços.
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Mensagem por Douglas0 Seg Abr 22, 2019 7:49 am

Marcos Oliveira escreveu:Paulo,

A X não vai bem no uso fora de estrada, a aptidão dela dela é o asfalto, gosta de curvas. A XT com motor mono com vocação para o fora de estrada, pode frustar em viagens longas devido a vibração, mas tem gente que curte. Agora caso tenha pelo menos 1,80 metros a F800GS é uma boa moto. Claro não é prefeita como nenhuma é. Neste caso relatos de vazamento de bomba dágua, custo de manutenção...
Voltando a X, o custo benefício é interessante, mas tem que tomar cuidado para não frustar suas espectativas. É importante se possível um teste ride, para ter suas próprias percepções. Comprar moto e modificar gera um custo, que na venda não agrega em valor, algumas vezes até deprecia o preço

Abraços.

Gosta de curvas a CV500X? Olha, a suspensão acho que deixa a desejar. Se tem irregularidades na curva dá uma sensação de instabilidade, coisa que eu não senti por exemplo na BMW G650GS. Muito menos na MT03 660, se é que vale a comparação.

Troquei o amortecedor traseiro dentro da garantia já nos primeiros 6 meses porque achei insegura. Melhorou mas ainda fico com vontade de fazer upgrade na suspensão traseira.
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Mensagem por Marcos Sousa Ter maio 14, 2019 8:56 am

Não são raros as sentidas de escapada da traseira da moto, mas como estou dando uma "forçada" para trocar o pneu traseiro, estou atribuindo estas "pré escapadas" pelo motivo do desgaste na banda central do pneu que o deixou "quadrado".

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Mensagem por Douglas0 Ter maio 14, 2019 9:33 am

Eu não tinha associado à questão do desgaste irregular do pneu mas parece ter lógica, mesmo. Fico imaginando as possíveis coisas que afetam essa sensação da traseira pulando:

1 - pressão muito alta dos pneus (parece bastante alta a indicada no manual);
2 - banco muito macio, com efeito elástico;
3 - regulagem muito tensa da pré-carga de mola;
4 - pegada muito firme das mãos no guidão, atrapalhando a ciclística da moto;
5 - impossibilidade do ajuste da velocidade do retorno da suspensão;

Eu ajustei o item 3 no ponto que achei mais adequado e andei tomando mais cuidado quanto ao item 4. Quando coloquei aqueles adesivos no tanque e carenagem pra perna segurar melhor eu me senti mais firme na moto e portanto passei a segurar mais leve no guidão, o que ajudou. Ainda não andei com pressão um pouco abaixo do indicado mas é o próximo item que vou experimentar. Se achar que ficou no agrado aí devo mexer no item 2. O item 5 infelizmente ficaria muito caro então o jeito é me conformar.
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