Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Dúvida sobre amaciamento de motor - Página 3 EmptySeg Jul 08, 2024 8:05 pm por rcratto

» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Dúvida sobre amaciamento de motor - Página 3 EmptySeg Jul 08, 2024 7:59 pm por rcratto

» Sistema de arrefecimento CB500X.
Dúvida sobre amaciamento de motor - Página 3 EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Dúvida sobre amaciamento de motor - Página 3 EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Dúvida sobre amaciamento de motor - Página 3 EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Dúvida sobre amaciamento de motor - Página 3 EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Dúvida sobre amaciamento de motor - Página 3 EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Dúvida sobre amaciamento de motor - Página 3 EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Dúvida sobre amaciamento de motor - Página 3 EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Dúvida sobre amaciamento de motor - Página 3 EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Dúvida sobre amaciamento de motor

+8
m@gro
luiz60
André Dias
Douglas
Thiago de Paula Araújo
Renato Pagano
Marcos Oliveira
nirabalcab
12 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida sobre amaciamento de motor - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre amaciamento de motor

Mensagem por Convidado Sáb Out 10, 2015 11:48 am

Existem algumas alterações que podem ser feitas, mas não sem prejudicar a vida útil do motor. Alterações na injeção,  entrada de ar, troca da transmissão,  configuração no modulo eletrônico.  Mas eu creio que o mais fácil seria encontrar uma moto com as características que te agradariam mais. Vc já pilotou a NC? Depois de dar uma volta nela vc vai achar a X super esperta. A NC é ainda mais frustrante no quesito aceleração.  Eu acho que é mais questão de se acostumar.
Convidado
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre amaciamento de motor - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre amaciamento de motor

Mensagem por m@gro Sáb Out 10, 2015 2:17 pm

Fiz a revisão dos 6000 da minha moto nesta semana....100 km de onde moro. Na ida tudo normal...como sempre...após a revisão e na volta notei que a vermelhinha ficou encapetada...não sei no que mexeram...não pude acompanhar, mas até lavaram, tá super nervosa, dá pra notar uma grande diferença. Ficou outra moto, até o ronco do motor mudou...
m@gro
m@gro
Júnior
Júnior

Pontos : 70

Mensagem por Convidado Sáb Out 10, 2015 2:21 pm

Magro,  vc pediu p trocar o óleo? Só por curiosidade. Eles devem ter dado algum ajuste na injeção.
Convidado
Convidado

Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Out 10, 2015 2:50 pm

Na revisão de 6000 km o prache é conferir os itens, torque de parafusos e ajustes. A troca de óleo em tese nem consta no manual, mas é prudente substituir com 6000 km.

Abraços
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Pontos : 3552

Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Out 10, 2015 2:54 pm

Luíz,

Aguarde até a revisá de 6000 km, a percepção de desempenho pode melhorar como ocorreu com o Magro. É uma boa moto, ao meu ver melhor que a NC, visto que esta é uma moto dita mais racional. Mas no meu entendimento moto é emoção e a X com motor de motocicleta não de carro preenche melhor este quesito. Mas claro nem todos pensam assim.

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por Convidado Sáb Out 10, 2015 6:49 pm

Marcos Teles escreveu:Luiz, essa percepção de "amarrada" pode ser subjetiva, vc nao espere que ela saia levantando a roda dianteira em terceira igual a XT, a aceleração dela é mais gradativamente,  mais linear ela vai ganhando velocidade. Observa, em sexta marcha quais as tuas velocidades, a média é a seguinte:
110 km/h  5000 rpm
130 km/h  6000
150 km/h  7000
170 km/h  8000
Isso são valores aproximados, mas não deve sair muito disso.
Abc
Teles como vc sabe a 110km/h alguem te falou kkkk
Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Sáb Out 10, 2015 6:51 pm

Marcos Oliveira escreveu:Outro ponto que observei sobre a mesma é a vibração a partir de 5000 giros é perceptível, porém o pessoal fala que não incomoda tanto. O motor é dois cilindros em linha, tem uma pegada esportiva se comparado com sua concorrente direta a V Strom 650.

Abraços.
Marcos como  que um motor 2 cilindros varia de um para o outro a vibração ? Tem alguma coisa diferente ?
Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Sáb Out 10, 2015 6:54 pm

Marcos Oliveira escreveu:Os motores monocilíndricos de alta cilindrada (650 / 660), além de ter uma características inerentes ao mesmo, que é a vibração. Também se observa outra característica que é o alto torque em baixo RPM.
Por outro lado alguns motores de 500 CC bicilíndricos mais antigos eram mais esportivos beneficiando uma certa esportividade. Pois não havia norma de emissões de poluentes rígidas e o consumo não era uma prioridade. É apenas uma análise subjetiva.

Abraços.
É o que nós comentavamos sobre a CB 500 antiga, mais coice, velocidade e consumo.
Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Sáb Out 10, 2015 6:57 pm

Marcos Teles escreveu:Existem algumas alterações que podem ser feitas, mas não sem prejudicar a vida útil do motor. Alterações na injeção,  entrada de ar, troca da transmissão,  configuração no modulo eletrônico.  Mas eu creio que o mais fácil seria encontrar uma moto com as características que te agradariam mais. Vc já pilotou a NC? Depois de dar uma volta nela vc vai achar a X super esperta. A NC é ainda mais frustrante no quesito aceleração.  Eu acho que é mais questão de se acostumar.
Confesso q achava q era mais esperta. Deve ser frustrante pagar esse valor e levar pau duma 500
Convidado
Convidado

Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Out 10, 2015 7:59 pm

[quote="Daniel K"]
Marcos Oliveira escreveu:Outro ponto que observei sobre a mesma é a vibração a partir de 5000 giros é perceptível, porém o pessoal fala que não incomoda tanto. O motor é dois cilindros em linha, tem uma pegada esportiva se comparado com sua concorrente direta a V Strom 650.

Abraços.
Marcos como  que um motor 2 cilindros varia de um para o outro a vibração ? Tem alguma coisa diferente ?[/quote

Daniel,

O comentário foi sobre a Versys sobre s vibração acima de 5000 RPM, que para alguns não chega incomodar,. Quanto aos motores quanto menor número de cilindros maior tenderá haver vibração. Cada motor tem um projeto de engenharia, no caso da X possuí eixos balanceadores para atenuar as vibrações. Não vou entrar em dados técnicos sobre o porque da vibração, pode ficar maçante. Curiosidade, na N 750 a Honda adicionou mais um eixo balanceadores.

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por Convidado Sáb Out 10, 2015 8:04 pm

Daniel K escreveu:
Marcos Teles escreveu:Luiz, essa percepção de "amarrada" pode ser subjetiva, vc nao espere que ela saia levantando a roda dianteira em terceira igual a XT, a aceleração dela é mais gradativamente,  mais linear ela vai ganhando velocidade. Observa, em sexta marcha quais as tuas velocidades, a média é a seguinte:
110 km/h  5000 rpm
130 km/h  6000
150 km/h  7000
170 km/h  8000
Isso são valores aproximados, mas não deve sair muito disso.
Abc
Teles como vc sabe a 110km/h alguem te falou kkkk
Daniel, e que eu passo pelos 110 e decorei. Kkkkkk
Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Sáb Out 10, 2015 8:09 pm

Daniel,  a 750 não toma pau da 500, o top speed dela parece que é 194 km/h, só que ela é diferente, como o Oliveira diz, parece que vc ta dirigindo um carro.  P ter uma idéia qdo eu fiz test ride na 700  fui até 160km/h e o conta giros marcava 4200 rpm. Muito baixo o giro, chega a ser frustrante pra quem  do giro subindo.  Mas ela é mais rápida e tem muito mais torque
Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Sáb Out 10, 2015 8:20 pm

Mas na arrancada ela não ganha da NC ?
Convidado
Convidado

Mensagem por m@gro Sáb Out 10, 2015 8:23 pm

Marcos Teles escreveu:Magro,  vc pediu p trocar o óleo? Só por curiosidade. Eles devem ter dado algum ajuste na injeção.

Não pedi...pretendo trocar com 9mil, troquei com 3 mil....eles me falaram que iriam trocar nos 12 mil....ou seja na próxima revisão...
m@gro
m@gro
Júnior
Júnior

Mensagem por Convidado Sáb Out 10, 2015 9:08 pm

Vc trocou nos 1000 e nos 3000?
Convidado
Convidado

Mensagem por m@gro Dom Out 11, 2015 10:23 am

Sim....troquei nos mil e nos 3000 óleo e filtro, agora pretendo trocar nos 9 mil...apesar da Concessionária dizer que vai trocar na próxima revisão dos 12 mil....
m@gro
m@gro
Júnior
Júnior

Mensagem por Hugo Júnior Qua Jan 11, 2017 12:15 pm

Manual só fala em altas rotações e acelerações bruscas que devem ser evitadas. Posso viajar com a moto zera mantendo no máximo 5 mil rpm (110 a 120)km/h) com breves ultrapassagens em velocidades pouco maiores (talvez uns 140 km/h) não excedendo o limite de 7 mil rpm? Isso sem garupa e sem bagagem?
Hugo Júnior
Hugo Júnior
Júnior
Júnior

Pontos : 32

Mensagem por Marcos Oliveira Qua Jan 11, 2017 7:58 pm

Hugo,

Não acho prudente viajar nas condições mencionadas antes de atingir uns 1.600 km

Abraço!
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por Hugo Júnior Qui Jan 12, 2017 8:47 pm

Agradecido Marcos. Até agora rodei pouco mais que 100 km com ela. Percursos pequenos de no máximo 20 km, de boa a menos de 5 mil rpm, todo cuidado possível, mas a vontade é já pegar viagens nas cidades até uns 100 km daqui. Vou evitar até a quilometragem indicada, depois disso as viagens passarão a ser de 500 km para cima rsrs. Abraços
Hugo Júnior
Hugo Júnior
Júnior
Júnior

Mensagem por Marcos Oliveira Qui Jan 12, 2017 8:56 pm

Hugo,

Pode viajar tranquilo a distância de 100 km de sua cidade. No entanto de preferência para ir aos domingos pela manhã, pois tem menos trânsito.
Desta forma fica tranquilo manter no máximo os 5000 RPM.
Bons passeios e abraço!
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por Hugo Júnior Qui Jan 12, 2017 9:01 pm

Blz, ótimas dicas. Obrigado novamente Marcos. Abços
Hugo Júnior
Hugo Júnior
Júnior
Júnior

Mensagem por Marcos Oliveira Qui Jan 12, 2017 9:04 pm

Hugo,

OK, menos trânsito equivale menos caminhões pressionando fazendo graça, fazendo com que a gente suba o giro do motor para escapar.

Abraço!
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por Monteiro Sáb Jan 14, 2017 9:31 am

Bom dia a todos.
Pessoal, comprei a moto na concessionária e o responsável pela manutenção me disse que poderia abastecer com gasolina aditivada. Assim o fiz e enchi o primeiro tanque com aditivada. Porém li no manual agora que a gasolina a ser utilizada tem que ser a comum. Estou na fase de amaciamento. Será que terá algum problema? Devo retirar e colocar a comum?
Abraço a todos
Monteiro
Monteiro
Júnior
Júnior

Pontos : 6

Mensagem por Rodrigo R. Peracini Sáb Jan 14, 2017 10:03 am

Acho que não precisa tirar a gasolina aditivada não irmão. Só procure respeitar o limite de 5 mil giros antes dos 1000 km.
Rodrigo R. Peracini
Rodrigo R. Peracini
Pleno
Pleno

Pontos : 490

Mensagem por Monteiro Sáb Jan 14, 2017 12:14 pm

Rodrigo R. Peracini escreveu:Acho que não precisa tirar a gasolina aditivada não irmão. Só procure respeitar o limite de 5 mil giros antes dos 1000 km.
Ok. Obrigado amigo. Estou respeitando sim. Apenas fiquei preocupado. Nos próximos abastecerei com gasolina comum, afinal o que vale é o manual. Abraço
Monteiro
Monteiro
Júnior
Júnior

Pontos : 6

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo