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Amaciamento Motor primeiros 1000km
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Dobest
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:: Manutenção :: Ajustes e afins
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Amaciamento Motor primeiros 1000km
Boa noite a todos
Minha X está com 480 km, to seguindo a recomendação do fabricante e mantendo acelerações progressivas e respeitando o aviso no manual " evite ultrapassar os 5000 RPM antes dos 1000 KM". Também como passar de 5000 na 23 de maio aqui em Sampa ?? rsrs não dá a cidade esta a no máximo 60 km/h, marginais a 60/50km....
Freios mesma coisa, frenagens tranquilas para a adaptação dos freios também....
Depois dos 1000 km, ja começar a acelerar um pouco mais, uma estrada seria uma boa, porém não mantendo em uma marcha continuamente por muito tempo, até um motor amaciando não é bom levar dessa forma.
Depois dos 2000 km, só alegria rsrs.. ai o motor se mostra... se foi bem amaciado vai ser show ! Os primeiros 1000 km definem a vida útil da sua moto, pode não parecer logo de cara, mas quando chegar aos seus 35 mil, 40 mil começa a se mostrar.
Mas é isso, usei essa forma de amaciamento em todas minhas motos, até hoje tranquilo...
Abs.,
Michael
Minha X está com 480 km, to seguindo a recomendação do fabricante e mantendo acelerações progressivas e respeitando o aviso no manual " evite ultrapassar os 5000 RPM antes dos 1000 KM". Também como passar de 5000 na 23 de maio aqui em Sampa ?? rsrs não dá a cidade esta a no máximo 60 km/h, marginais a 60/50km....
Freios mesma coisa, frenagens tranquilas para a adaptação dos freios também....
Depois dos 1000 km, ja começar a acelerar um pouco mais, uma estrada seria uma boa, porém não mantendo em uma marcha continuamente por muito tempo, até um motor amaciando não é bom levar dessa forma.
Depois dos 2000 km, só alegria rsrs.. ai o motor se mostra... se foi bem amaciado vai ser show ! Os primeiros 1000 km definem a vida útil da sua moto, pode não parecer logo de cara, mas quando chegar aos seus 35 mil, 40 mil começa a se mostrar.
Mas é isso, usei essa forma de amaciamento em todas minhas motos, até hoje tranquilo...
Abs.,
Michael
MichAlmeida- Júnior
- Mensagens : 17
Pontos : 25
Data de inscrição : 05/10/2015
Localização : São Paulo
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
A minha também estar com esta kilometragem e estou seguindo o que recomenda o manual mas não é fácil segurar a vontade de ir mais rápido.
Abs,
Abs,
SILVESTRE- Amador
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Data de inscrição : 30/07/2015
Idade : 64
Localização : Currais Novos/RN
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
O importante além de não ultrapassar os 5000 RPM nos primeiros 1000 km. É executar a revisão inicial de 1000 km, onde é impressindivel a troca do óleo e filtro do motor.
Abraço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Verdade... difícil manter hehe... mas em breve poderemos desfrutar 100 % do bi cilíndrico !!!!!!!!SILVESTRE escreveu:A minha também estar com esta kilometragem e estou seguindo o que recomenda o manual mas não é fácil segurar a vontade de ir mais rápido.
Abs,
MichAlmeida- Júnior
- Mensagens : 17
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Data de inscrição : 05/10/2015
Localização : São Paulo
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Exato ... Importantíssimo mesmo Marcos !Marcos Oliveira escreveu:O importante além de não ultrapassar os 5000 RPM nos primeiros 1000 km. É executar a revisão inicial de 1000 km, onde é impressindivel a troca do óleo e filtro do motor.
Abraço.
Abs.,
Michael
MichAlmeida- Júnior
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Data de inscrição : 05/10/2015
Localização : São Paulo
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Bom dia!
Peço desculpas, mas sou curioso por natureza. Nada a fazer!
Tenho o manual de bordo da CB500X, em várias línguas, de vários países, e de vários anos (2013 a 2015). Curiosamente nenhum deles refere o número de rotações máximas no período de rodagem! A Honda Brasil adicionou esse detalhe nos manuais de bordo?
Cumprimentos.
Peço desculpas, mas sou curioso por natureza. Nada a fazer!
Tenho o manual de bordo da CB500X, em várias línguas, de vários países, e de vários anos (2013 a 2015). Curiosamente nenhum deles refere o número de rotações máximas no período de rodagem! A Honda Brasil adicionou esse detalhe nos manuais de bordo?
Cumprimentos.
Dobest- Júnior
- Mensagens : 64
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Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 58
Localização : Portugal
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Dobest,
Consta no manual do proprietário, veja abaixo, espero que fique legível.
Abraço.
Consta no manual do proprietário, veja abaixo, espero que fique legível.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Muito obrigado caro Marcos.
É sempre bom saber as diferentes informações da mesma coisa!
Aqui está o que diz o manual de bordo da minha X. Espanha, França, Itália, UK e Alemanha dizem a mesma coisa .
Como sou de seguir regras, fiz a rodagem (amaciamento) da minha como diz o manual!
Cumprimentos.
É sempre bom saber as diferentes informações da mesma coisa!
Aqui está o que diz o manual de bordo da minha X. Espanha, França, Itália, UK e Alemanha dizem a mesma coisa .
Como sou de seguir regras, fiz a rodagem (amaciamento) da minha como diz o manual!
Cumprimentos.
Dobest- Júnior
- Mensagens : 64
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Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 58
Localização : Portugal
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Dobest,
Conseguiu ler no anexo que enviei?
Abraços.
Conseguiu ler no anexo que enviei?
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Perfeito Marcos, obrigado.Marcos Oliveira escreveu:Dobest,
Conseguiu ler no anexo que enviei?
Abraços.
Dobest- Júnior
- Mensagens : 64
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Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 58
Localização : Portugal
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Isso é muito interessante!! o mesmo motor tem recomendações de uso diferente conforme o continente.
ats,
ats,
SILVESTRE- Amador
- Mensagens : 115
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Idade : 64
Localização : Currais Novos/RN
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Silvestre,
Por mais estranho que possa parecer, as recomendações contidas no manual do Brasil, são mais completas. A que do Dobest nos enviou são descrições genéricas, é uma pena não existir um padrão de informações.
Abraço.
Por mais estranho que possa parecer, as recomendações contidas no manual do Brasil, são mais completas. A que do Dobest nos enviou são descrições genéricas, é uma pena não existir um padrão de informações.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Dobest, muito mais genérico esse manual. Penso o seguinte, em outros países realmente pode mudar a forma como é exposta as recomendações, uma vez que temos clima diferente, cultura diferente e assim por diante.Dobest escreveu:Muito obrigado caro Marcos.
É sempre bom saber as diferentes informações da mesma coisa!
Aqui está o que diz o manual de bordo da minha X. Espanha, França, Itália, UK e Alemanha dizem a mesma coisa .
Como sou de seguir regras, fiz a rodagem (amaciamento) da minha como diz o manual!
Cumprimentos.
Acredito que a Honda muitas vezes aproveita o mesmo manual para outras motos, o seu manual é idêntico ao da minha ex ex XRE, sem tirar nem por.
Mas é isso, vamos cuidar do brinquedo pra que ele nos proporcione de forma plena seu melhor.
Abs.,
Michael
MichAlmeida- Júnior
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Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Marcos Oliveira escreveu:Silvestre,
Por mais estranho que possa parecer, as recomendações contidas no manual do Brasil, são mais completas. A que do Dobest nos enviou são descrições genéricas, é uma pena não existir um padrão de informações.
Abraço.
o/
MichAlmeida- Júnior
- Mensagens : 17
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Data de inscrição : 05/10/2015
Localização : São Paulo
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Boa noite!
A minha opinião sobre amaciamento.
Já são uns anitos a fazer rodagem (amaciamento) a motos. Referi motos e não motores, porque na verdade as primeiras centenas de kms são fundamentais para a vida de toda a moto e não apenas os motores. Motor, embraiagem, caixa de velocidades, pneus, travões, rolamentos, suspensões, vedantes,… isto é tudo o que "mexe". Todas as partes têm de ter um período de adaptação umas às outras.
No dia em que fui buscar a minha ao concessionário, comprei longe por questões de preço e oportunidade de negócio, fiz cerca de 350 kms.
A minha primeira preocupação foram os pneus e travões. A moto não tinha aderência nenhuma e os travões eram na verdade "abrandões".
Segunda preocupação foi o motor. Optei por fazer todo o trajeto em estradas nacionais. Evitei assim rotações constantes do motor, usando as subidas e descidas para adicionar carga cuidada no motor e descarga nas desacelerações. As curvas serviram para usar toda a área útil dos pneus e controlar o desgaste inicial dos travões.
Terceira preocupação foram os contrastes térmicos do motor. É fundamental usar várias temperaturas naturais do motor para que a rodagem inicial se faça de forma a usar o motor em diferentes temperaturas, fase de aquecimento, fase de temperatura de funcionamento e fase de arrefecimento. Então parei de 50 em 50 kms.
Quarta preocupação era verificar toda a moto. Fugas, níveis, aperto geral da moto, verificação de anomalias. Tudo isto feito nas paragens referidas.
Agora novamente o motor. A rodagem não acaba aos 1000 kms! Não há ninguém que consiga prever ou confirmar quando é que ela está feita. É fundamental ter cuidado com as rotações, acelerações, reduções bruscas ou repentinas e temperatura de funcionamento, talvez para além dos 1000 kms
Os meus conceitos de perigos para o motor em rodagem:
- puxar em frio, deixar aquecer o motor a baixa velocidade e rotações baixas;
- rotações constantes, variar as rotações sem esforçar o motor, elas devem subir e baixar de forma natural;
- rotações baixas em esforço, procurar marchas mais baixas para que o motor não se esforce, comparando com uma bicicleta quando se usam marchas que obrigam o ciclista a fazer força;
- deixar o motor a trabalhar com a moto parada, usar sempre o motor com a deslocação da moto, o ar vai ajudar a manter a temperatura de componentes essenciais do motor na temperatura ideal, coletores, carter, óleo, regulador de tensão, farol,... etc. A X tem radiador mas penso sempre como se não tivesse. A minha primeira moto, da qual tenho muitas saudades, foi a CB500 Four de 1971 e antes da CB500X tive duas BMW com motor boxer. Por isso, sei bem do que falo com refrigeração ar óleo.
- rotações prolongadas perto da região máxima, nos primeiros 1000 kms, é fundamental explorar a faixa de rotações totais do motor algumas vezes;
- pressão de óleo e refrigerante baixa, devesse usar o motor na gama de rotações onde as pressões são mais elevadas, permitindo lubrificação e refrigeração mais eficaz de todo o sistema, normalmente situada na região de torque máximo do motor. Rodar nas 5000 rpms pode ser tão prejudicial como nas 8600 rpms ou nas 2000 rpms.
Portanto, é uma questão de sentir a moto e todos nós, com mais ou menos experiência sentimos isso naturalmente. Melhor ainda, é questão de bom senso.
Então o que é verdadeiramente perigoso para o motor nos primeiros 1000 kms? O óleo!! Nos primeiros milhares de kms são libertadas partículas metálicas microscópicas para o óleo, o filtro não as consegue reter e são autênticas matérias abrasivas. Para além disso, o óleo fica altamente contaminado pelos vapores e restos da combustão que passam para o óleo devido à falta de acerto dos segmentos e dos cilindros. Daí a troca de óleo e filtro fundamental aos 1000 kms.
Eu sempre fiz muda de óleo e filtro aos 1000 kms, aos 3000 kms e aos 6000 kms, depois sigo o calendário da marca.
Por isso, nunca estive ligado ao que o manual diz sobre rodagem. Como viram, para a mesma moto há indicações diferentes.
Esta é apenas a minha opinião baseada na minha experiência. Portanto, altamente criticável .
Cumprimentos.
A minha opinião sobre amaciamento.
Já são uns anitos a fazer rodagem (amaciamento) a motos. Referi motos e não motores, porque na verdade as primeiras centenas de kms são fundamentais para a vida de toda a moto e não apenas os motores. Motor, embraiagem, caixa de velocidades, pneus, travões, rolamentos, suspensões, vedantes,… isto é tudo o que "mexe". Todas as partes têm de ter um período de adaptação umas às outras.
No dia em que fui buscar a minha ao concessionário, comprei longe por questões de preço e oportunidade de negócio, fiz cerca de 350 kms.
A minha primeira preocupação foram os pneus e travões. A moto não tinha aderência nenhuma e os travões eram na verdade "abrandões".
Segunda preocupação foi o motor. Optei por fazer todo o trajeto em estradas nacionais. Evitei assim rotações constantes do motor, usando as subidas e descidas para adicionar carga cuidada no motor e descarga nas desacelerações. As curvas serviram para usar toda a área útil dos pneus e controlar o desgaste inicial dos travões.
Terceira preocupação foram os contrastes térmicos do motor. É fundamental usar várias temperaturas naturais do motor para que a rodagem inicial se faça de forma a usar o motor em diferentes temperaturas, fase de aquecimento, fase de temperatura de funcionamento e fase de arrefecimento. Então parei de 50 em 50 kms.
Quarta preocupação era verificar toda a moto. Fugas, níveis, aperto geral da moto, verificação de anomalias. Tudo isto feito nas paragens referidas.
Agora novamente o motor. A rodagem não acaba aos 1000 kms! Não há ninguém que consiga prever ou confirmar quando é que ela está feita. É fundamental ter cuidado com as rotações, acelerações, reduções bruscas ou repentinas e temperatura de funcionamento, talvez para além dos 1000 kms
Os meus conceitos de perigos para o motor em rodagem:
- puxar em frio, deixar aquecer o motor a baixa velocidade e rotações baixas;
- rotações constantes, variar as rotações sem esforçar o motor, elas devem subir e baixar de forma natural;
- rotações baixas em esforço, procurar marchas mais baixas para que o motor não se esforce, comparando com uma bicicleta quando se usam marchas que obrigam o ciclista a fazer força;
- deixar o motor a trabalhar com a moto parada, usar sempre o motor com a deslocação da moto, o ar vai ajudar a manter a temperatura de componentes essenciais do motor na temperatura ideal, coletores, carter, óleo, regulador de tensão, farol,... etc. A X tem radiador mas penso sempre como se não tivesse. A minha primeira moto, da qual tenho muitas saudades, foi a CB500 Four de 1971 e antes da CB500X tive duas BMW com motor boxer. Por isso, sei bem do que falo com refrigeração ar óleo.
- rotações prolongadas perto da região máxima, nos primeiros 1000 kms, é fundamental explorar a faixa de rotações totais do motor algumas vezes;
- pressão de óleo e refrigerante baixa, devesse usar o motor na gama de rotações onde as pressões são mais elevadas, permitindo lubrificação e refrigeração mais eficaz de todo o sistema, normalmente situada na região de torque máximo do motor. Rodar nas 5000 rpms pode ser tão prejudicial como nas 8600 rpms ou nas 2000 rpms.
Portanto, é uma questão de sentir a moto e todos nós, com mais ou menos experiência sentimos isso naturalmente. Melhor ainda, é questão de bom senso.
Então o que é verdadeiramente perigoso para o motor nos primeiros 1000 kms? O óleo!! Nos primeiros milhares de kms são libertadas partículas metálicas microscópicas para o óleo, o filtro não as consegue reter e são autênticas matérias abrasivas. Para além disso, o óleo fica altamente contaminado pelos vapores e restos da combustão que passam para o óleo devido à falta de acerto dos segmentos e dos cilindros. Daí a troca de óleo e filtro fundamental aos 1000 kms.
Eu sempre fiz muda de óleo e filtro aos 1000 kms, aos 3000 kms e aos 6000 kms, depois sigo o calendário da marca.
Por isso, nunca estive ligado ao que o manual diz sobre rodagem. Como viram, para a mesma moto há indicações diferentes.
Esta é apenas a minha opinião baseada na minha experiência. Portanto, altamente criticável .
Cumprimentos.
Última edição por Dobest em Sáb Out 10, 2015 7:14 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Fontes do texto diferente.)
Dobest- Júnior
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Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Dobest,
Concordo com número gênero e grau, no entanto o manual tem por obrigação de balizar as informações, não só de motor. Pois infelizmente nem todos os proprietário tem bagagem técnica para agir de forma pró ativá. Desta forma a descrição no manual iria agregar para os proprietários, aguçando o senso crítico. Mas mais uma vez índico, concordo com seu relato.
Abraços.
Concordo com número gênero e grau, no entanto o manual tem por obrigação de balizar as informações, não só de motor. Pois infelizmente nem todos os proprietário tem bagagem técnica para agir de forma pró ativá. Desta forma a descrição no manual iria agregar para os proprietários, aguçando o senso crítico. Mas mais uma vez índico, concordo com seu relato.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
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Localização : Caeté MG
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Marcos Oliveira escreveu:(...) o manual tem por obrigação de balizar as informações, não só de motor (...)
Exatamente caro Marcos, mas na realidade não é isso que acontece. As marcas limitam os manuais de bordo a infos genéricas, muitas delas com cópias de outros modelos ou fabricantes, com traduções muito mal feitas, etc.
Abraço.
Dobest- Júnior
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Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 58
Localização : Portugal
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Dobest,
Por este e outros motivos é bom participar do fórum. Pois todos os membros ganham com os debates saudáveis neste espaço. Portanto os debates vão ocupando as lacunas existentes no manual do proprietário.
Abraços.
Por este e outros motivos é bom participar do fórum. Pois todos os membros ganham com os debates saudáveis neste espaço. Portanto os debates vão ocupando as lacunas existentes no manual do proprietário.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Boa Dobest, muito bom o texto e as dicas, concordo sem tirar nem por!
Arthur Medeiros- Júnior
- Mensagens : 95
Pontos : 113
Data de inscrição : 28/11/2015
Idade : 41
Localização : Rio Verde
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Minha maior dúvida é na parte que fala: Não pilote a motocicleta por longos períodos em velocidade constante.
Qual seria esse período, 10 minutos, 30 minutos, uma hora?
Qual seria esse período, 10 minutos, 30 minutos, uma hora?
Rodrigo R. Peracini- Pleno
- Mensagens : 480
Pontos : 490
Data de inscrição : 25/01/2016
Idade : 49
Localização : Matão - SP
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Nao tem nenhuma especificação, creio q um e pedem p nso deixar o motor estagnado em uma determinada faixa de rotação.
Convidado- Convidado
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Nem na CC consegui uma resposta satisfatória.
Rodrigo R. Peracini- Pleno
- Mensagens : 480
Pontos : 490
Data de inscrição : 25/01/2016
Idade : 49
Localização : Matão - SP
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Pra mim não existe "um Tempo", e sim para ser evitado uma aceleração constante, o que é bem difícil para as nossas estradas.
Evite não ultrapassar os 5K giros.
Evite não ultrapassar os 5K giros.
dominguinhos- Amador
- Mensagens : 170
Pontos : 176
Data de inscrição : 05/10/2015
Idade : 67
Localização : Barra Mansa RJ
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
Eu nao sirvo de base, como eu disse beeeem la atrás, na primeira semana, mesmo antes dos 1000km, eu ja tinha dado 160 umas duas vezes e meu cumhado deu 172 nela.
Isso pode refletir em algum dano mais a frente, mas espero ha ter passado pra outro. Hehe
Isso pode refletir em algum dano mais a frente, mas espero ha ter passado pra outro. Hehe
Convidado- Convidado
Re: Amaciamento Motor primeiros 1000km
É verdade Dominguinhos, nossas estradas não nos permitem andar muito tempo na mesma velocidade.
Rodrigo R. Peracini- Pleno
- Mensagens : 480
Pontos : 490
Data de inscrição : 25/01/2016
Idade : 49
Localização : Matão - SP
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