Últimos assuntos
» Todas opções de protetor de motor
Ontem à(s) 6:07 am por Marcos Oliveira

» Mecânica em BH
Sab Ago 18, 2018 9:39 am por Marcos Oliveira

» resetar a injeção?
Ter Ago 14, 2018 3:34 am por mbsouza

» Pneus - opções
Dom Ago 12, 2018 9:17 pm por mbsouza

» Moto Shimando
Dom Ago 12, 2018 2:59 pm por Marcos Oliveira

» Vendo CB500X 2017/2017 com 6200km
Dom Ago 05, 2018 8:10 pm por Bruno Pontes

» CB 500X na estrada de terra.
Dom Ago 05, 2018 7:21 pm por Marcos Oliveira

» Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Ter Jul 24, 2018 1:11 pm por CLAUDINEI DE GOIS

» Capacetes - o seu e opções
Seg Jul 23, 2018 9:35 pm por CLAUDINEI DE GOIS

» Dificuldade em acessar o fórum
Qui Jul 19, 2018 1:33 pm por Laercio Altino

Agosto 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário


Carcteristicas das patilhas de freio

Ir em baixo

Carcteristicas das patilhas de freio

Mensagem por Marcos Oliveira em Qui Dez 22, 2016 11:43 am

Pessoal,

Vejam o texto abaixo.

Dúvida da Semana Pastilhas de freio



 
 
Amigos, trazemos hoje a dúvida do Amigo motociclista de Olinda, João Paulo pergunta:
"Meu amigo Ailton, estou na duvida entre pastilhas de freio originais ou as sinterizadas?
Pode me ajudar!!!
Obrigado
João Paulo "

Pesquisando na Internet, trago o que se diz sobre as pastilhas de freio, lembramos todos que há no mercado Brasileiro produtos falsificados e produtos de origem chinesa que são de baixíssima qualidade, hora flexível demais e hora dura demais, não seguem uma padronagem, portanto adquira somente em lojas cuja honestidade é conhecida, leia atentamente as embalagens, e procure adquirir e guardar as antigas, para averiguar se são realmente das matrcas escolhidas.


Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Orgânica, semi-metálica, metálica, sinterizada ou carbono – São tipos de materiais usados na pastilha de freio. Cada um tem diferentes características que afetam o coeficiente de atrito, a durabilidade da pastilha e do disco de freio, assim como o barulho e o pó gerados na frenagem, entre outros. Ao escolher o melhor material para o seu uso considere, além do aspecto técnico, a qualidade e a garantia oferecidas pelo fabricante e revendedor – peças de melhor qualidade lhe trarão economia no médio e longo prazo, além de maior prazer ao pilotar sua moto. A seguir temos uma visão geral de cada tipo, levando em conta apenas o material construtivo e a tendência de resultado final.
Orgânica – Feitas a base de celulose e resina fenólica. Antigamente se utilizava asbesto (amianto) para melhorar as propriedades em altas temperaturas, mas atualmente esse material está proibido por ser cancerígeno. Tem um razoável coeficiente de atrito sob baixos esforços e baixas temperaturas de operação. Desgastam pouco o disco de freio, são baratas e quase não produzem barulho. Por outro lado desgastam-se mais rápido e se degeneram sob alta temperatura (vitrificam). São mais indicadas para uso urbano, sem compromisso com alto desempenho e em motos de pequena cilindrada. São as mais comuns no mercado paralelo.
Semi-Metálica (ou ‘organometálica’) – Estas pastilhas tem, tipicamente, latão, ferro e/ou alumínio adicionados em diferentes proporções à resina, de forma à incrementar suas características em altas temperaturas e a resistência mecânica do composto. São pastilhas excelentes para o uso no dia-a-dia de motos médias (250 a 600 cc.). Em relação às orgânicas, tem um custo pouca coisa superior – largamente compensado pela maior durabilidade, eficiência e sensibilidade. Geram pouco ou nenhum desgaste adicional no disco de freio, mas são mais ruidosas que estas. Ao final, suas qualidades estão tornando-as padrão no uso diário em motos na faixa de 250 a 600 cc. e até em motos maiores (como as Harley-Davidson) - neste caso para as usadas esporadicamente. A maioria das motos médias saem de fábrica com este tipo de pastilha.
Metálica (também ‘organometálica’) – São parentes próximas das semi-metálicas. Levam uma carga maior de pó metálico para se adequarem às exigências de uso das motos de maior cilindrada (acima de 600cc.), mantendo os mesmos benefícios e qualidades. Praticamente todas as motos modernas dessa faixa de cilindrada utilizam originalmente pastilhas metálicas. Assim como as semi-metálicas, estas tem longa vida útil e trazem ao motociclista frenagens mais progressivas e consistentes.
Sinterizada – Estas pastilhas são feitas de uma mistura de metais em pó, tipicamente alumínio, bronze, cobre, ferro e cerâmicas - estes últimos voltados para altas temperaturas, moldada em alta temperatura e pressão de forma que torna-se um bloco sólido e homogêneo. Podem ser formuladas para funcionarem melhor a baixas, médias ou altas temperaturas, porém usualmente tem comportamento apenas mediano quando frias. Também dependendo de sua composição podem ser mais ou menos agressivas ao disco. É a tendência da indústria motociclística de alto desempenho e já são uma realidade nas pistas de corrida.
S-Sinter – Estas pastilhas, exclusividade da Fischer, são produzidas por um processo especial que lhes dão as boas características das pastilhas sinterizadas para uso no off-road (resistência ao desgaste e ótimo comportamento operando molhada) sem as principais limitações das sinterizadas: acelerado desgaste do disco de freio, demora no aquecimento e preço elevado. Ao contrário, trabalha bem desde fria e é menos agressiva ao disco de freio que uma sinterizada de desempenho equivalente. Já são amplamente usada pelas melhores equipes brasileiras de enduro, rally e motocross com excelentes resultados.

Lonas de Freio – São Produzidas com o mesmo material das pastilhas orgânicas, mas como os sistemas de freio baseados em tambor o esforço a que se submete o material de atrito é menor, este se mostra o mais adequado.
Fonte:
www.rcamoto.com.br 
avatar
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3381
Pontos : 3533
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 47
Localização : Caeté MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carcteristicas das patilhas de freio

Mensagem por willian.schaff em Qui Dez 22, 2016 5:07 pm

Parabéns Marcos, excelentes informações, 

eu ando 97% do tempo com garupa + bagagem no bau,(carga maxima 185 kg) e sempre em transito pesado, meu uso do freio é bem severo a ponto dos disco azular.
Estas informações me ajudaram muito, uma vez que a pastilha original tudo indica ser metálica também, vou fazer o teste da Fischer metálica e posto os resultados para todos.

abraços.
avatar
willian.schaff
Júnior
Júnior

Mensagens : 10
Pontos : 14
Data de inscrição : 06/10/2016
Localização : jandira-sp

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum