Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Falta de eficiência do freio dianteiro EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Falta de eficiência do freio dianteiro EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Falta de eficiência do freio dianteiro EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Falta de eficiência do freio dianteiro EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Falta de eficiência do freio dianteiro EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Falta de eficiência do freio dianteiro EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Falta de eficiência do freio dianteiro EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Falta de eficiência do freio dianteiro EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Falta de eficiência do freio dianteiro EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Falta de eficiência do freio dianteiro EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


Falta de eficiência do freio dianteiro

+2
Renato Pagano
Marcos Oliveira
6 participantes

Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Convidado Seg Dez 28, 2015 6:56 pm

Depois de rodar uns 300 km comecei a perceber que o freio dianteiro tinha perdido sua eficiência. Quando fui estacionar no hotel freiei a moto e o manete quase encostou em meus dedos da manopla. Todos sabem que os freios e so dar uma cutucadinha q ele ja aciona. Fiquei preocupado subi no hotel e depois de 2 hs sai de moto e vi que tava normal. Será que isso pode acontecer devido ao aquecimento dos componentes do freio ?? Fiquei meio cabrero pois freio e coisa seria. Minhas pastilhas e o líquido de freio estão normais. Alguém já notou algo parecido.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Dez 28, 2015 7:25 pm

Para mim você abusou do freio e houve um aquecimento anormal, estava fazendo algum trecho de serra?

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Renato Pagano Seg Dez 28, 2015 8:40 pm

Fadiga do freio. Acontece sempre quando o freio é muito acionado ou ficam o tempo todo acionados com em descidas de serra sem usar o freio motor
avatar
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Convidado Seg Dez 28, 2015 9:37 pm

O pior e q não foi em serra a estrada era até mais ou menos. Tomara q foi só isso q vçs falaram, fico mais tranquilo.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Convidado Seg Dez 28, 2015 9:39 pm

O freio motor prejudica o motor ou aumenta o consumo ???
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Dez 28, 2015 10:09 pm

Quanto ao consumo a posição do acelerador e o fator de carga (topografia, peso do condutor, garupa e bagagem) que determinam o consumo. Portanto ao descer um trecho de serra mantendo uma marcha pesada engatada, com o motor "segurando" tendendo a elevar o giro mesmo sem acionar o acelerador. Neste caso como o motor que é gerenciado eletronicamente, tenderá a manter uma quantidade de combustível mínima, na condição mencionada.
O polêmico freio a motor ao meu ver não impacta em danos, desde que não sofra elevação abrupita de giro e nem chegue a RPM de "corte".
Ficar elevando a rotação até próximo a RPM de corte durante a condução, isto sim pode a médio prazo impactar na vida útil do motor.


Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Convidado Seg Dez 28, 2015 10:15 pm

Marcos então e recomendado o uso do freio motor, desde q não forçado ?
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Dez 28, 2015 10:19 pm

Não sou um expert em pilotagem, mas em trecho em declives, que em Minas tem muitos, utilizo uma marcha mais reduzida a fim de não sacrificar o freio. Minha moto possui 13.000 km e as pastilhas estão meia vida.

Abraços.


Última edição por Marcos Oliveira em Ter Dez 29, 2015 1:40 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Mmcampos Ter Dez 29, 2015 12:58 pm

Daniel já tive algo parecido com a XT660, esquentou tanto que o freio negou e não parava, fiquei super preocupado e dá susto.

Depois disso sempre tento cuidar para não ficar pressionando freio sem necessidade.

Abrçs
Mmcampos
Mmcampos
Pleno
Pleno

Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Laercio Altino Ter Dez 29, 2015 2:48 pm

Não sei se é normal, mas, de vez em quando, freio a roda dianteira e sinto a frente da moto trepidar, ou tremer, na verdade.

Alguém sabe o que é?

Se for inexperiência em 500X, pode falar!
Laercio Altino
Laercio Altino
Amador
Amador

Mensagens : 106
Pontos : 106
Data de inscrição : 01/10/2015
Localização : Paracatu/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Renato Pagano Ter Dez 29, 2015 2:53 pm

Daniel, como sempre o Oliveira disse tudo. O freio motor deve sim ser usado sem forçar (andar com rpm muito alta) e com a injeção eletrônica no lugar dos carburadores gasta menos combustível do que na "banguela".
avatar
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Renato Pagano Ter Dez 29, 2015 2:56 pm

Laercio Altino escreveu:Não sei se é normal, mas, de vez em quando, freio a roda dianteira e sinto a frente da moto trepidar, ou tremer, na verdade.

Alguém sabe o que é?

Se for inexperiência em 500X, pode falar!

Se a sua for com abs isto é sinal dele atuando, ou seja, tudo normal. Dá até para sentir a trepidação no pedal. 
Caso não seja com abs....tudo anormal, procura o mecanico urgente.
avatar
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Laercio Altino Ter Dez 29, 2015 3:21 pm

Minha 500X não tem ABS, já levei a uma cc Honda, ele andou nela e não percebeu nada!

Se persistir, vou levar a um outro profissional.
Laercio Altino
Laercio Altino
Amador
Amador

Mensagens : 106
Pontos : 106
Data de inscrição : 01/10/2015
Localização : Paracatu/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Convidado Ter Dez 29, 2015 4:16 pm

Laercio, o Renato tem toda razão,  essa trepidação é comum no ABS, isso ja foi até discutido,  mas se m o ABS, pode see defeito do disco ou das pastilhas, se a CC nao achou nada e tua moto esta em garanria desconfie, pois na garantia eles nunca encontram defeito se vc nao insistir.
Daniel, o freio motor alem de nao aumentar o consumo, auxilia no funcionamento pela propria inercia do motor. Procure evitar em usar somente os freios com o motor livre, pois eles podem nao ser suficientes pra segurar o conjunto moto piloto bagagem sozinhos. Use sempre o freio motor, como disse o Oliveira, sem reduzir muito a marcha elevando o giro
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Marcos Oliveira Ter Dez 29, 2015 4:45 pm

Laercio,

Poderia ser ABS, caso a sua não possua de uma olhada no disco de freio, pode haver alguma deformação (empeno), que poderia propiciar tal vibração.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Limpeza dos discos e pastilhas.

Mensagem por SANDROJS Ter Jul 12, 2016 8:31 pm

Uma sugestão, a maioria dos mecânicos tem o péssimo costume de colocar as mãos sujas nos discos, outros usam CAR80 pra limpar o mesmo.

Façam assim, em um mecânico da sua confiança e que conheça seu "enjoamento", ehehehe, retire as pastilhas, lave-as com água e sabão até ficarem bem limpas, seque bem e lave novamente com álcool até ficarem bem limpinhas.
limpe bem os discos com alcool e uma flanela ou estopa branca. limpe até a flanela/estopa não sujarem.
monte as pastilhas sem tocar na área de contato das pastilhas, nem na área de contato da pastilha.

pra mim foi fantástico, o freio ficou perfeito.
Abraços a todos!
SANDROJS
SANDROJS
Júnior
Júnior

Mensagens : 16
Pontos : 20
Data de inscrição : 07/01/2016
Idade : 52
Localização : Planaltina

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por PedroLages Sex Jul 15, 2016 8:27 am

Laercio Altino escreveu:Não sei se é normal, mas, de vez em quando, freio a roda dianteira e sinto a frente da moto trepidar, ou tremer, na verdade.

Alguém sabe o que é?

Se for inexperiência em 500X, pode falar!

Laércio,

Estava acontecendo na minha, conforme postei em outro tópico era falta de lubrificação do sistema de pinças, no meu caso ficou bom.
PedroLages
PedroLages
Júnior
Júnior

Mensagens : 18
Pontos : 20
Data de inscrição : 24/04/2016
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de eficiência do freio dianteiro Empty Re: Falta de eficiência do freio dianteiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos