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Mensagem por Douglas Sex Fev 06, 2015 2:56 am


É uma Transalp, mas as dicas são válidas!
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Pilotagem no off-road Empty Re: Pilotagem no off-road

Mensagem por Douglas Sex Fev 06, 2015 2:56 am

Confira algumas dicas de pilotagem Off Road
02 de Dezembro de 2013
Paulo Souza

O prazer proporcionado por uma aventura de moto fora de estrada é tão grande, que todos os motociclistas deveriam experimentar um dia. Só provando mesmo para entender este esporte apaixonante que mistura motor e natureza.

Mas, para que sua diversão na trilha não se torne um pesadelo, é importante seguir algumas dicas de pilotagem, principalmente para quem esta iniciando no mundo off road. São coisas simples que podem facilitar muito sua vida fora da estrada e te dar maior segurança na pilotagem.

Separamos as principais instruções para os iniciantes do off road com noções básicas para prática deste esporte.

Equipamentos de segurança

É imprescindível o uso de equipamentos de segurança para a pratica de off road. São muitos os perigos e obstáculos naturais que podem comprometer sua integridade física, por isso, o uso completo destes equipamentos abaixo são essenciais para sua segurança.

. Capacete (de preferência leve, deve ter queixeira e se ajustar bem à cabeça)
. Óculos (de material flexível para proteger os olhos de pedras e poeira)
. Colete (protege a parte superior do corpo, principalmente por pedras arremessadas da moto da frente)
. Botas (de material resistente com proteção na parte dianteira e calcanhar, para evitar lesões com os constantes impactos)
. Camisa (de material leve e manga comprida para proteção contra insetos e galhos)
. Luvas (para proteção da mão contra galhos, pedras e também para evitar calos)
. Calça (de material resistente, de preferência nylon)
. Joelheira e cotoveleira (de material resistente com forro interno para proteção em caso de queda)



Depois dos equipamentos essenciais de segurança reunimos algumas dicas para os iniciantes:

Nunca pratique o off road sozinho, sua moto pode quebrar ou se você sofrer algum acidente poderá ficar perdido na trilha.

Não ande em alta velocidade ao transitar em entradas de terra, vilarejos ou locais que tenham trânsito de pessoas e veículos do campo. Dobre a atenção, principalmente em curvas sem visão do que vem á frente.

Ao passar por uma fazenda, mantenha as porteiras fechadas.

Respeite a natureza e os animais.

Aquecimento físico

Andar de moto fora de estrada é uma das práticas mais cansativas dentro do motociclismo, por isso, ter um bom condicionamento físico e fazer aquecimento e alongamento é essencial antes de iniciar uma trilha.

Uma das regiões que mais pesa para o piloto são os punhos e antebraços, que são exigidos o tempo todo. Por isso, um alongamento reforçado nesta região pode ajudar. Além desta parte é aconselhável um aquecimento na região cervical, braços, ombros, pernas tronco e lombar.



Postura básica

Nas trilhas o terreno muda constantemente e o piloto deve estar atento e preparado. Por isso, andar em pé na motocicleta é fundamental para ultrapassar os obstáculo. Posicione-se em pé sobre as pedaleiras sustentando a moto com os joelhos. Mantenha os cotovelos levemente elevados e relaxados sem endurecer os ombros.

Sempre quando houver algum obstáculo ou rampas (saltos) pelo caminho posicione-se em pé, pois assim, você minimiza os impactos recebidos das suspensões, principalmente na coluna.



Quando for realizar curvas fechadas (cotovelos) mantenha-se sentado o mais próximo possível do tanque prensando firmemente o tanque com as coxas. A perna que esta fora sustenta e equilibra a moto.

Na trilha você também irá se deparar várias vezes com morros e consequentemente terá subir e descer. Quando estiver subindo uma ladeira inclinada escolha uma marcha que dará força ao motor, fique de pé próximo ao tanque com postura levemente inclinada para frente.




Já na hora da descida permaneça em pé com o corpo para trás e com os braços estendidos. Isso fará com que o peso do corpo se aplique na roda traseira melhorando a tração. Se a descida for muito inclinada, deixe a moto na primeira marcha e desça controlando os freios traseiro e dianteiro com a embreagem apertada, se a moto estiver perdendo o controle e ganhando velocidade solte a embreagem, pois assim, o motor dará uma segurada para que você controle a moto novamente.

Frenagem/Embreagem

Na prática off road o uso dos freios não é semelhante a utilizada no uso urbano, onde o dianteiro é o responsável por parar a moto. Quando estiver fora de estrada você deverá utilizar em média 50% de cada freio para parar a moto.
Se for aplicada muita força no freio dianteiro a roda poderá travar e você perde a frente da moto resultando em queda. Já o traseiro, mesmo travado você consegue controlar a moto.

Outra dica importante principalmente para quem precisa realizar uma frenagem de emergência é o freio motor. Esqueça a embreagem na hora de acionar os freios, ela acionada deixa a moto ainda mais rápida e dificulta mais a frenagem.

No caso de estar em alta velocidade e encontrar algum obstáculo pelo caminho, se posicione de pé na moto controlando-a com os joelhos, freie os dois comandos e reduza uma marcha de cada vez sem utilizar a embreagem. Ela só deve ser acionada quando a moto estiver parando para evitar o desligamento do motor.

Para retomadas rápidas em uma saída de curva por exemplo, ai sim utilize a embreagem, reduza uma marcha e de uma queimada na embreagem, a posição para retomadas também deve ser de pé próximo ao tanque para evitar que a roda dianteira saia do chão.

Fonte: moto.com.br
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Pilotagem no off-road Empty Re: Pilotagem no off-road

Mensagem por Douglas Sex Fev 06, 2015 3:02 am

Apostila com dicas básicas de off-road para motociclistas
Vai encarar terra e pisos fora do asfalto? Essa apostila pode te ajudar...

O motociclista André Carrazzone Neto, residente em São José do Rio Preto/SP, elaborou já há alguns anos, uma apostila que o ajudou a ministrar pequenos cursos de off-road em sua cidade, para novatos, na maioria seus próprios amigos, sem compromisso.

As dicas continuam válidas nos dias de hoje e podem ajudar a muitos que estão iniciando no mundo do motociclismo off-road. Mesmo para aqueles que somente querem aprimorar suas técnicas para rodarem em alguns trechos de terra, rípio ou outros do gênero em suas viagens de moto.

André Carrazzone é também diretor da empresa fabricante de segunda-pele para motociclistas, 100% Go Ahead

Clique AQUI para fazer o download da apostila.
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Pilotagem no off-road Empty Re: Pilotagem no off-road

Mensagem por Douglas Sex Fev 06, 2015 3:03 am

10 dicas para andar com uma Big Trail na terra
Quinta, 21 Agosto 2014
Pelo piloto Felipe Zanol...

Motos Big Trails foram feitas para transpor obstáculos em qualquer tipo de terreno, mas é preciso técnicas para isso. Uma boa forma de adquiri-las é através de cursos de pilotagem off-road, como os organizados e ministrados pela Moto Atacama Entretenimento em São Paulo (www.motoatacamaentretenimento.com.br).

Abaixo seguem algumas recomendações pelo piloto mineiro Felipe Zanol, o melhor piloto sulamericano na edição do Rally Dakar 2012.

1 - Recomendações para pilotar na terra

Pequenos ajustes podem melhorar a pilotagem em trechos de terra, mesmo com uma bigtrail de uso misto em terrenos muito lisos, como lama. “Baixar a calibragem é um deles; se normalmente você utiliza 30 libras, baixe esse número para 15. Assim, a moto terá uma maior tração", explica o piloto de enduro e rali. "Uma proteção de mão também se faz necessária, já que um galho pode bater no manete, te atrapalhar e até mesmo acionar o freio dianteiro por acidente."

2 - Subidas íngremes

O segredo é ter muito controle sobre o acelerador e ‘queimar’ um pouco a embreagem para transmitir a potência adequada para a moto e evitar que ela patine. “Acelerar em cima do barranco fará a moto patinar. O certo é acelerar antes, com tranquilidade, porque daí o motociclista sobe no embalo”.

3 - Declives de terra

Utilize sempre o freio-motor. “Aqui o motociclista precisa se posicionar bem antes de descer e soltar a moto. Use primeira marcha, utilizando o freio traseiro. O motociclista pode descer em pé ou sentado e isso vai mais da confiança de cada um. A vantagem de descer em pé na pedaleira é que seu pé já está em cima do freio traseiro”, explica Zanol.

4 - De pé sobre as pedaleiras

O terreno irregular tira o piloto de sua zona de conforto, e isso pode exigir uma pilotagem mais agressiva. No caminho o moto-aventureiro encontra pedras soltas, pisos irregulares e troncos. Ficar em pé facilita bastante a pilotagem porque o corpo não absorve aquela irregularidade, aumentando o equilíbrio e a segurança", diz Zanol.

5 - Frenagem em trechos irregulares

A técnica de dosar os freios dianteiros e traseiros é parecida com a utilizada no asfalto, mas na terra a atenção deve ser redobrada. "O freio dianteiro é aquele que efetivamente para a moto. Já o freio traseiro tem a função de equilibrá-la. Outra dica é utilizar ao máximo o freio motor para evitar o bloqueio das rodas. Você reduz as marchas e já solta a embreagem, acionando o freio em seguida”, explica o piloto.

6 – Na lama

Com piso escorregadio e com lama, a primeira providência e baixar a libragem dos pneus. Assim a moto estará mais equilibrada e oferecerá maior tração. Para pilotar a moto na lama o corpo do motociclista deve estar relaxando. Nunca faça acelerações ou frenagens bruscas. É “chão” na certa. Aqui a palavra-chave e suavidade.

7 - Encarando trechos alagados

No caso de uma poça d’água ou rio com pouca profundidade, o motociclista aventureiro precisa apenas tomar cuidado para não aquaplanar, dosando o acelerador, com calma. Agora se o caminho tiver muitas pedras e escorregadio, a melhor opção é passar ao lado da moto. “Se for um riacho com correnteza, a melhor opção é você descer da moto, escorá-la com seu corpo e controlar acelerador e embreagem.”

8 - Pilotando sobre pedras

Subir e descer pedras também exige muito cuidado com a aceleração e embreagem, mas o piloto precisa levar em consideração que o piso pode estar escorregadio. A dica é ir sempre devagar, com o pé próximo ao chão, sem deixar a moto embalar ou arrancar muito forte - principalmente quando for necessário superar trechos com pedras irregulares. “Neste caso é melhor ficar sentado, já que os pés mais próximos do solo pode ajudar a manter o equilíbrio.”

9 - Ponte estreita

Na visão de Felipe Zanol, o mais recomendado seria rodar com a moto onde está a marca do pneu do carro. “Mas se você perceber que é possível passar pelo meio, essa é a melhor escolha”, conta o piloto mineiro dizendo que toda vez que você encontrar uma ponte estreita, reduza a velocidade e alinhe a moto antes de passar por ela, porque o piso normalmente é mais escorregadio. “Se você deixar para corrigir uma trajetória em cima da ponte, a moto pode te jogar para fora”, explica Zanol.

10 - Levantando a moto

Agora se o tombo foi inevitável, tenha calma. A maneira mais eficiente de erguer a moto é mais simples do que se imagina. O certo é levantar pelo guidão mesmo, fazendo uma alavanca com o corpo para ficar mais leve. Antes disso é preciso verificar a condição da motocicleta. É normal “empenar” um pedal de freio ou o próprio câmbio, comprometendo a pilotagem.

Fonte: Dicas pelo piloto Felipe Zanol
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