Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
Gasolina Podium (alta octanagem)
+8
Rubão
andre.senna
Marcos Oliveira
Marcuscb
brasilfest
JulianZ
CHARTÃO
Douglas
12 participantes
:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Gasolina Podium (alta octanagem)
A algumas semanas atrás fiz 2 tanques com a gasolina premium da BR: podium. Não senti grandes diferenças no quesito consumo, porém percebi ligeiramente que a moto ficou mais nervosa e rápida nas saídas. A premium é recomendada para motores com taxa de compressão acima de 10:1, a X tem compressão na ordem de 10,7:1. Se não fosse o valor do litro, utilizaria com maior frequência a podium.
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Douglas, vi no manual e o mecânico da Honda disse que não pode colocar gasolina aditivada nela.
Você já colocou ou alguém no site coloca gasolina aditivado...porque desde que eu peguei a minha nunca coloquei.
Da algum B.O. será?
Você já colocou ou alguém no site coloca gasolina aditivado...porque desde que eu peguei a minha nunca coloquei.
Da algum B.O. será?
Douglas escreveu:A algumas semanas atrás fiz 2 tanques com a gasolina premium da BR: podium. Não senti grandes diferenças no quesito consumo, porém percebi ligeiramente que a moto ficou mais nervosa e rápida nas saídas. A premium é recomendada para motores com taxa de compressão acima de 10:1, a X tem compressão na ordem de 10,7:1. Se não fosse o valor do litro, utilizaria com maior frequência a podium.
CHARTÃO- Moderador
- Mensagens : 494
Pontos : 504
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 43
Localização : BIRIGUI- SP
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Eu coloquei aditivada uma vez e senti que a moto consumiu mais, depois nunca mais coloquei por causa do manual.
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Chartão, eu nunca usei aditivada na minha X. Uso sempre comum mesmo.
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Isso mesmo, no manual não recomenda gasolina aditivada. Acho melhor seguirmos o manual.
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Hoje completei o tanque com a podium. Foram 12 litros a módicos R$ 4,49/l aqui no sertão. Vou fazer uma nova média com este combustível.
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Ja vi alguns que estão colocando aditivada na CB500F e R e não deu nada.
Mas como no manual da X fala para não por ADITIVADA e não coloquei ainda e nem vou por.
A podium eu colocaria para ver como ficaria a danada, mas aqui não tem.
Nas minhas outras motos eu coloquei gasolina aditivada e nunca vi nenhuma diferença.
Mas como no manual da X fala para não por ADITIVADA e não coloquei ainda e nem vou por.
A podium eu colocaria para ver como ficaria a danada, mas aqui não tem.
Nas minhas outras motos eu coloquei gasolina aditivada e nunca vi nenhuma diferença.
CHARTÃO- Moderador
- Mensagens : 494
Pontos : 504
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 43
Localização : BIRIGUI- SP
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
O que eu sei sobre gasolina comum, premium (Grid) e podium é que a comum não tem aditivos, a premium (Grid) tem aditivos e a podium não tem aditivos e tem maior octanagem. A Honda recomenda usa comum ou podium porque elas não tem aditivos.
Já a Yamaha recomenda usar a gasolina aditivada na XT660. Uma coisa é certa: a quantidade de álcool em todas elas é de 27% declarados. Sem muita explicação eu sigo as normas das duas.
No caso da Shell, tem a comum e a V Power que é a aditivada desta bandeira. Acho que eles não têm uma para competir com a podium da Petrobras.
Já a Yamaha recomenda usar a gasolina aditivada na XT660. Uma coisa é certa: a quantidade de álcool em todas elas é de 27% declarados. Sem muita explicação eu sigo as normas das duas.
No caso da Shell, tem a comum e a V Power que é a aditivada desta bandeira. Acho que eles não têm uma para competir com a podium da Petrobras.
Marcuscb- Amador
- Mensagens : 219
Pontos : 241
Data de inscrição : 03/02/2015
Localização : Belo Horizonte
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
BINGO! O problema mesmo é a aditivada.Marcuscb escreveu:O que eu sei sobre gasolina comum, premium (Grid) e podium é que a comum não tem aditivos, a premium (Grid) tem aditivos e a podium não tem aditivos e tem maior octanagem. A Honda recomenda usa comum ou podium porque elas não tem aditivos.
Combustível de alta octanagem hoje no Brasil só a podium da Petrobras mesmo.
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Comentário atrasado,
Não me agrada muito motores a gasolina com taxa de compressão muito elevada, quando decidi comprar uma moto, fiquei entre duas, uma de um fabricante da Europa ou a X. Verifiquei algumas vantagens na X, no caso do outro modelo uma das coisas que me desanimou foi a taxa de compressão do motor que é de 11,5:1 (motor mono). Para mim este motor deveria utilizar um combustível com uma octanagem maior, para evitar os efeitos da pré equinição, mas no caso do Brasil está gasolina é mais cara inviabilizando seu uso.
Abraço.
Não me agrada muito motores a gasolina com taxa de compressão muito elevada, quando decidi comprar uma moto, fiquei entre duas, uma de um fabricante da Europa ou a X. Verifiquei algumas vantagens na X, no caso do outro modelo uma das coisas que me desanimou foi a taxa de compressão do motor que é de 11,5:1 (motor mono). Para mim este motor deveria utilizar um combustível com uma octanagem maior, para evitar os efeitos da pré equinição, mas no caso do Brasil está gasolina é mais cara inviabilizando seu uso.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Nas minhas motos carburadas sempre coloquei aditivada!! Tecnicamente nao enxergo o porque da fabrica direcionar para somente gasolina comum.
Tendo em vista que a Aditivada nada mais é a a Comum adicionada de aditivos para redução da formação de residuos.
Fazendo um paralelo, a manual cita em troca de oleo com 12.000km, alguem está obedecendo está recomendação?
Li que varios membros nao estão com receio de borras e afins! Eu mesmo troquei o oleo na revisao dos 6.000km
Minha filosofia, Gasolina Aditivada e Troca de oleo (e filtro) a cada 6.000!!
Vamos aos debates!!
Tendo em vista que a Aditivada nada mais é a a Comum adicionada de aditivos para redução da formação de residuos.
Fazendo um paralelo, a manual cita em troca de oleo com 12.000km, alguem está obedecendo está recomendação?
Li que varios membros nao estão com receio de borras e afins! Eu mesmo troquei o oleo na revisao dos 6.000km
Minha filosofia, Gasolina Aditivada e Troca de oleo (e filtro) a cada 6.000!!
Vamos aos debates!!
andre.senna- Júnior
- Mensagens : 58
Pontos : 64
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 50
Localização : RJ > BH > RJ
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Andre,
Minha X está com 2500 Km, irei trocar óleo e filtro com 6000 Km. O que motiva a atuar desta forma primeiro, qualidade do combustível, neste caso a grande quantidade de adição de etanol na gasolina, postos com gasolinas "batizadas". Pois no funcionamento do motor é normal uma quantidade ínfima de gases proveniente da combustão, passar entre os anéis de segmento e se depositar bo óleo. Mesmo o óleo tendo aditivos dispersantes haverá uma saturação do óleo potencializada pelo qualidade da gasolina.
Bom este é um dos vários argumentos que poderia em minha concepção substituir o óleo com 6000 Km.
Abraço.
Minha X está com 2500 Km, irei trocar óleo e filtro com 6000 Km. O que motiva a atuar desta forma primeiro, qualidade do combustível, neste caso a grande quantidade de adição de etanol na gasolina, postos com gasolinas "batizadas". Pois no funcionamento do motor é normal uma quantidade ínfima de gases proveniente da combustão, passar entre os anéis de segmento e se depositar bo óleo. Mesmo o óleo tendo aditivos dispersantes haverá uma saturação do óleo potencializada pelo qualidade da gasolina.
Bom este é um dos vários argumentos que poderia em minha concepção substituir o óleo com 6000 Km.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Só uso gasolina normal, conforme diz no manual...
Sábado abasteci, estava com 216 km no odômetro parcial e coube 7 litros...tá fazendo boa média...
Sábado abasteci, estava com 216 km no odômetro parcial e coube 7 litros...tá fazendo boa média...
Rubão- Amador
- Mensagens : 388
Pontos : 434
Data de inscrição : 26/03/2015
Localização : Santa Cruz do Sul - RS
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Quanto a gasolina só utlizo a comum na X, pois no meu carro vinha utilizando aditivada a 1ano e tive que trocar a sonda lambda por três vezes. Peça instalada original, após a ultima falha passei a abastecer com a gasolina comum também no carro. Concluo que esta aditivação é
meio suspeita, pelo menos no posto da minha cidade.
Abraço.
meio suspeita, pelo menos no posto da minha cidade.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
GASOLINA ADITIVADA
Olá Amigos!!
Desde que peguei minha CB eu só uso gasolina aditivada e algumas vezes a Podium, não entendo essa postura da Honda de indicar o uso da gasolina sem aditivos, todo mundo sabe que a aditivada é melhor para o funcionamento, ainda mais em se tratando de uma moto nova, tive uma Yamaha antes da CB e no manual indicava somente o uso de aditivada, quero ver o que a Honda vai dizer quando todas as gasolinas forem aditivadas, medida que o governo tomará futuramente. Atualmente é até recomendável utilizar a Podium visto que o teor de álcool dela é de 25% enquanto o da aditivada é de 27%. Não sendo o motor da CB bicombustível a regulagem de fábrica vem para a gasolina com teor de 25%. O problema é o preço elevado da Podium, aqui em Aracaju eu paguei 4,50 o litro.
Desde que peguei minha CB eu só uso gasolina aditivada e algumas vezes a Podium, não entendo essa postura da Honda de indicar o uso da gasolina sem aditivos, todo mundo sabe que a aditivada é melhor para o funcionamento, ainda mais em se tratando de uma moto nova, tive uma Yamaha antes da CB e no manual indicava somente o uso de aditivada, quero ver o que a Honda vai dizer quando todas as gasolinas forem aditivadas, medida que o governo tomará futuramente. Atualmente é até recomendável utilizar a Podium visto que o teor de álcool dela é de 25% enquanto o da aditivada é de 27%. Não sendo o motor da CB bicombustível a regulagem de fábrica vem para a gasolina com teor de 25%. O problema é o preço elevado da Podium, aqui em Aracaju eu paguei 4,50 o litro.
EDMIR MOREIRA DE CASTRO- Júnior
- Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 10/04/2015
Idade : 65
Localização : ARACAJU-SE
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Edmir,
Eu utilizou s gasolina comum, ha outro tópico sobre esta questão.
Mas utilizando a gasolina comum, irei substituir o óleo a cada 6000 km, minha justificativa esta descrita em outro tópico.
Particularmente acho que a médio ou longo prazo o aumento do percentual de etanol pode impactar na vida útil dos componentes do sistema de injeção.
Abraço.
Eu utilizou s gasolina comum, ha outro tópico sobre esta questão.
Mas utilizando a gasolina comum, irei substituir o óleo a cada 6000 km, minha justificativa esta descrita em outro tópico.
Particularmente acho que a médio ou longo prazo o aumento do percentual de etanol pode impactar na vida útil dos componentes do sistema de injeção.
Abraço.
Última edição por Marcos Oliveira em Dom maio 24, 2015 8:03 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Acho que a Honda diz isso no manual pra se precaver pois a gasolina aditivada é a que mais sofre com adulterações. Também uso podium quando aqui em Três Lagoas/MS; R$ 4,49 o litro.
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Douglas,
Você tocou em ponto crucial, quanto a gasolina aditivada e acho que sua conclusão e acertada.
Abraço.
A
Você tocou em ponto crucial, quanto a gasolina aditivada e acho que sua conclusão e acertada.
Abraço.
A
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Uso a comum acho que a adtivada gasta mais.
rodrigo almeida- Amador
- Mensagens : 174
Pontos : 190
Data de inscrição : 26/03/2015
Idade : 37
Localização : sete lagoas/MG
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Douglas escreveu:BINGO! O problema mesmo é a aditivada.Marcuscb escreveu:O que eu sei sobre gasolina comum, premium (Grid) e podium é que a comum não tem aditivos, a premium (Grid) tem aditivos e a podium não tem aditivos e tem maior octanagem. A Honda recomenda usa comum ou podium porque elas não tem aditivos.
Combustível de alta octanagem hoje no Brasil só a podium da Petrobras mesmo.
Apenas uma correção, a podium tem aditivos sim.
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
O carro chefe da propaganda vinculada e alta octanagem da mesma comparada com a comum.
Para mim caso estivesse disponível com um preço competitivo deixaria de usar a comum.
Mas se tivesse opitado pela G650gs na minha concepção seria essencial utilizar, pois este motor tem uma alta de compressão se me recordo 11:5 por um. Neste caso com esta taxa acho propício a ocorrência de pré ignição, esta é uma análise pessoal.
Caso alguém tiver dúvida sobre os conceitos técnicos informe.
Abraço.
Para mim caso estivesse disponível com um preço competitivo deixaria de usar a comum.
Mas se tivesse opitado pela G650gs na minha concepção seria essencial utilizar, pois este motor tem uma alta de compressão se me recordo 11:5 por um. Neste caso com esta taxa acho propício a ocorrência de pré ignição, esta é uma análise pessoal.
Caso alguém tiver dúvida sobre os conceitos técnicos informe.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Alguns valores de taxa de compressão de alguns modelos de motos.
Taxa de compressão deG650gs: 11,5 : 1
Taxa de compressão DS XT 660: 10 : 1
Taxa de compressão da CB500 X: 10,7 : 1
Abraços.
Taxa de compressão deG650gs: 11,5 : 1
Taxa de compressão DS XT 660: 10 : 1
Taxa de compressão da CB500 X: 10,7 : 1
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Pessoal,
Para quem não tem familiaridades com mecânica e as vezes fica um pouco perdido em algumas explicações, estou fazendo um relato breve e simples sem muita abrangência técnica.
Acho que desta forma podemos tentar imputar um conhecimento básico, sei que alguns nunca não tiveram a oportunidade de visualizar um motor desmontado sei que é difícil imaginar mas...
Me desculpem os que vão achar sem necessidade as explicações.
Motor:
A descrição é de um motor fictício monocilíndrico de 500 CC, ou seja, apenas um cilindro.
500 CC (centímetros cúbicos) de cilindrada que é igual a 0,5 Litros.
Cilindrada:
O volume interno do cilindro que compreende o curso do pistão entre o PMS e o PMI.
O pistão do motor desloca entre os dois pontos, que tem as definições abaixo:
PMS = Quando o pistão está no seu curso máximo superior, se dá a definição de ponto morto superior.
PMI = Quando o pistão está no seu curso máximo inferior, se dá a definição de ponto morto inferior.
Taxa de compressão:
Voltando ao motor fictício de 500 CC, este volume (ar / combustível) ao ser comprimido pelo pistão irá ocupar um espaço menor que se define como câmara de combustão (vide desenho). Quanto menor este espaço em relação ao volume do cilindro maior é a taxa de compressão.
Exemplo:
Taxa de compressão 10:1 comparado com 12:1 qual é a maior?
A mistura ar combustível será comprimida em um espaço menor na relação 12:1, nesta comparação esta portanto é a maior taxa de compressão.
Detonação:
Ignição espontânea da mistura ar combustível, ou seja, sem ocorre a centelha da vela.
Podem ter vários fatores, dentre elas combustível com baixa octanagem.
Octanagem:
Índice de resistência a detonação do combustível.
Para quem não tem familiaridades com mecânica e as vezes fica um pouco perdido em algumas explicações, estou fazendo um relato breve e simples sem muita abrangência técnica.
Acho que desta forma podemos tentar imputar um conhecimento básico, sei que alguns nunca não tiveram a oportunidade de visualizar um motor desmontado sei que é difícil imaginar mas...
Me desculpem os que vão achar sem necessidade as explicações.
Motor:
A descrição é de um motor fictício monocilíndrico de 500 CC, ou seja, apenas um cilindro.
500 CC (centímetros cúbicos) de cilindrada que é igual a 0,5 Litros.
Cilindrada:
O volume interno do cilindro que compreende o curso do pistão entre o PMS e o PMI.
O pistão do motor desloca entre os dois pontos, que tem as definições abaixo:
PMS = Quando o pistão está no seu curso máximo superior, se dá a definição de ponto morto superior.
PMI = Quando o pistão está no seu curso máximo inferior, se dá a definição de ponto morto inferior.
Taxa de compressão:
Voltando ao motor fictício de 500 CC, este volume (ar / combustível) ao ser comprimido pelo pistão irá ocupar um espaço menor que se define como câmara de combustão (vide desenho). Quanto menor este espaço em relação ao volume do cilindro maior é a taxa de compressão.
Exemplo:
Taxa de compressão 10:1 comparado com 12:1 qual é a maior?
A mistura ar combustível será comprimida em um espaço menor na relação 12:1, nesta comparação esta portanto é a maior taxa de compressão.
Detonação:
Ignição espontânea da mistura ar combustível, ou seja, sem ocorre a centelha da vela.
Podem ter vários fatores, dentre elas combustível com baixa octanagem.
Octanagem:
Índice de resistência a detonação do combustível.
Última edição por Marcos Oliveira em Sex maio 29, 2015 12:25 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Gasolina Podium (alta octanagem)
Parabéns Marcos pela explicação! O fórum está cheio de boas informações!!!
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?
» Gasolina Utilizada
» gasolina comum ou não
» Barulho na aceleração - alta rotação - cb 500 X
» Bolha Alta Givi - Primeiras impressões
» Gasolina Utilizada
» gasolina comum ou não
» Barulho na aceleração - alta rotação - cb 500 X
» Bolha Alta Givi - Primeiras impressões
:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Seg Jul 08, 2024 8:05 pm por rcratto
» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Seg Jul 08, 2024 7:59 pm por rcratto
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Sáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini
» Pneus - opções
Sex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal
» Barulho estranho
Qua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR
» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Dom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0
» Bolha alta para CB 500X
Ter Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar
» Guidon para Cb500x
Qua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0
» Óleo lubrificante - opções
Ter Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues
» Ajuste da suspensão.
Qui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0