Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

5 participantes

Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Douglas Dom Ago 30, 2015 9:47 am

Esta pode ser uma pergunta que muitos podem ter. Dentre os benefícios já conhecidos da gasolina de alta octanagem, a saber:

  • Função anti-detonante (evita "bater biela");
  • Redução dos depósitos de carbono nas câmaras de combustão;
  • Sensível aumento de potência;
  • e outras menos perceptivas.


Será que ainda ela tem a capacidade de aumentar a eficiência quilométrica da moto por litro?
Vejamos.
Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Podium
gasolina de alta octanagem a disposição no Brasil

Possuo atualmente uma moto HONDA CB500X ano 2014, taxa de compressão do motor 10,7:1. O manual recomenda gasolina comum, porém motores com taxas acima de 10:1 é recomendável utilizar gasolina de alta octanagem, esta disponível no Brasil através da gasolina Petrobras Podium.

Desde minha antiga moto (YAMAHA YS250) criei o hábito de registrar os abastecimentos através do aplicativo FUELLY, e com a CB não foi diferente.
Através dos dados gravados neste aplicativo, observei - apenas estudando a relação "COMBUSTÍVEL vs. MÉDIA" - que a média de minha moto utilizando gasolina COMUM e ALTA OCTANAGEM é:

  • COMUM, média de 25,5 km/l
  • ALTA OCTANAGEM, média de 21,5 km/l


As melhores médias, respectivamente foram:

  • COMUM, melhor média - 34,4 km/l
  • ALTA OCTANAGEM, melhor média - 23,6 km/l



É uma boa ou baita diferença de consumo! Porém, esta melhor média foi realizada em uma viagem, em velocidade constante de cruzeiro. Médias da gasolina Podium foram realizadas praticamente em trechos urbanos, o que já dá médias mais baixas.

Porém, analisando friamente estes números (a planilha com todos meus abastecimentos) fica evidente que a COMUM tem uma eficiência quilométrica bem superior a gasolina de ALTA OCTANAGEM. Chega-se a conclusão que os maiores benefícios desta são realmente os citados lá no inicio do post.
Levando-se em conta o alto valor da gasolina Podium onde resido (Três Lagoas/MS, R$ 4,75 o litro da Podium hoje) e menor eficiência, voltei a abastecer a CB com gasolina comum.
E o amigo, tem abastecido sua moto com gasolina de ALTA OCTANAGEM? Percebe melhora nas médias ou verificou o mesmo que eu?

Abraços!

Fonte: http://www.motoviagens.net/2015/08/gasolina-de-alta-octanagem-sinonimo-de.html
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 40
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Convidado Dom Ago 30, 2015 11:47 am

Douglas eu senti diferença em relacao a VPOWER também,  a comum tras sempre melhores médias
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Douglas Dom Ago 30, 2015 1:18 pm

Teles, a VPower que você diz é a VPower Racing né? http://www.shell.com.br/motoristas/combustiveis/shell-v-power-racing.html
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 40
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Convidado Dom Ago 30, 2015 1:53 pm

Nao Douglas, a VPOWER mesmo, a Racing e de alta octnagem, né? Essa eu ainda nao vi aqui na região,  acho que ainda nao esta comercializando por aqui, mas ela teria o mesmo comportamento da Podium.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Douglas Dom Ago 30, 2015 2:22 pm

Isso, a Racing é de alta octanagem, porém tem menos octanas que a Podium ainda. A VPower Nitro é aditivada.
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 40
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Convidado Dom Ago 30, 2015 3:01 pm

Isso, Nitro e a que tem nos postos,  nao lembrava o nome.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Rubão Seg Ago 31, 2015 10:45 am

Eu prefiro usar a comum, como diz no manual.  Além do mais a podium é muito cara.
Rubão
Rubão
Amador
Amador

Mensagens : 388
Pontos : 434
Data de inscrição : 26/03/2015
Localização : Santa Cruz do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Convidado Seg Ago 31, 2015 11:14 am

Eu uso a da Petrobras, acho que é grid ou coisa assim, o preço é o mesmo da comum
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Ago 31, 2015 11:59 am

Acho que a taxa de compressão da X da para rodar legal com a gasolina comum. Mas se fosse a G650Gs que a taxa de compressao 11,5:1 no meu entendimento a gasolina de alta octanagem seria o ideal. Acho até que iria minimizar o barulho do motor,  anulando os efeitos da tendência da pré ignição.

Abraço.


Última edição por Marcos Oliveira em Seg Ago 31, 2015 8:43 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Convidado Seg Ago 31, 2015 1:39 pm

Acredito que cada um tem que usar a gasolina que melhor se ajustar a sua moto em termos de economia e desemprenho, mas isso claro sempre em posto confiável se possivel.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Renato Pagano Seg Ago 31, 2015 8:41 pm

Eu ja coloquei Grid, Podium e aditivadas da shell, ipiranga e etc, e comparando com a comum que mais uso não notei diferença no consumo nem no desempenho
avatar
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Marcos Oliveira Ter Set 01, 2015 5:52 am

É os números do Douglas provam que a gasolina comum é o melhor custo benefício. Tecnicamente com está taxa de compressão da X é plausível usar a comum. Ficaria preocupado em utilizar com uma taxa acima de 11,5:1. Mas pelo que já pesquisei a respeito as BMW G650 e F800 com motores com alta de compressão indica no manual a gasolina comum.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Convidado Ter Set 01, 2015 8:25 am

Eu to colocando a Grid mais pelo posto que é BR e é de confiança, aqui tem uma rede de postos que é meio suspeita então por enquanto vou ficar nesse.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Thiago de Paula Araújo Ter Set 01, 2015 3:49 pm

É a comum que é bom mesmo uai...e num se fala mais nisso sô....rsrsrsr
Fui a Valadares esse fds e a minha deu 30,1 andando na maciota e na volta deu 26 nos piques de 160 e média de 120.
Thiago de Paula Araújo
Thiago de Paula Araújo
Amador
Amador

Mensagens : 227
Pontos : 235
Data de inscrição : 23/06/2015
Idade : 41
Localização : Ipatinga MG

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Convidado Ter Set 01, 2015 3:54 pm

Thiago de Paula Araújo escreveu:É a comum que é bom mesmo uai...e num se fala mais nisso sô....rsrsrsr
Fui a Valadares esse fds e a minha deu 30,1 andando na maciota e na volta deu 26 nos piques de 160 e média de 120.

Thiago nessa média de 30 vc foi a que velocidade ? tb fiz essa média mas não passei de 90km/h
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Marcos Oliveira Qui Nov 03, 2016 10:27 am

Pessoal,

Estava olhando uma ficha técnica de uma motocicleta que prefiro não indicar qual modelo, que indica utilizar gasolina sem chumbo e com octanagem de no minimo 90.
Veja abaixo a condição as descrições de combustível fornecidos no Brasil.
Neste caso em questão só utilizando a Podium.



Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Rswzlt
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia? Empty Re: Gasolina de alta octanagem: sinônimo de economia?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos