Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Troca de óleo - Página 5 EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Troca de óleo - Página 5 EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Troca de óleo - Página 5 EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Troca de óleo - Página 5 EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Troca de óleo - Página 5 EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Troca de óleo - Página 5 EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Troca de óleo - Página 5 EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Troca de óleo - Página 5 EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Troca de óleo - Página 5 EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Troca de óleo - Página 5 EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


Troca de óleo

+27
Fabio Liguori Arieta
LívioMax
Gargamel
cheesepaulo
Walter_VR
MotociclistaHenrique
_Júlio_
andre v
Renato Pagano
Mmcampos
kadu_01
everteen
Marcelo Clemente
MFMI
akantunes
Gustavo Matos
ElmoV6
Jones*
Mateus Grillo
André Dias
Marcos Ávila
Marcos Oliveira
klauber.santilli
Renato Aguias RP
CHARTÃO
Douglas
JulianZ
31 participantes

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por _Júlio_ Qui Dez 03, 2015 12:29 pm

Não querendo desenterrar o tópico mas já desenterrando.  Ontem em conversa com um "meXanico" ele me passou uma insegurança quanto aos 12mil km alegando que eu deveria era trocar de 3 em 3 (achei pouquíssimo ) poie ele tinha dito que as demais era metade disso.

Então (como curioso nato) fiz um leve pesquisa de alguns motores Hondas "parecidos" com o regime de trabalho da 500 , pra saber a periodicidade de troca e quanto cada litro de óleo teoricamente roda dendro do motor o lubrificando.  vamos la 

hornet  2007<  20W50 = troca 6.000 km capacidade de 3,8lt  = 1.578 km  ( daria 1.578 km por litro de óleo)
hornet 2008> 10W30 = troca 12.000 km capacidade de 2,8 lt = 4.285 km
CB300R = troca  4.000 km cpacidade 1,5 lt  = 2.666 km (qui reduz muito pelo fato do sistema de refrigeração não ser por água)
NC700 = troca 12.000 km capacidade 3,4 lt = 3.529 km

CB500 = troca 12.000km capacidade 2,7lt = 4.444 km (é a que tem a maior quilometragem por litro)

O ideal mesmo seria a troca  nos  intervalos 6.000 km. Assim diminuiria para 2.222km por litro o que estaria ótimo pela media dos demais.  e o prazo de tempo reduzir também para 6 a 8 meses , pois acredito que 1 ano é um tempo longo.
_Júlio_
_Júlio_
Amador
Amador

Mensagens : 105
Pontos : 111
Data de inscrição : 29/09/2015
Localização : Aparecida do Taboado - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Douglas Qui Dez 03, 2015 12:35 pm

É que esses ditos "mecânicos" fazem revisões nas grandes pensando nas pequenas, que usam aquela água preta da MOBIL nos motores... as vezes penso se o cara ganha comissão por litro de óleo vendido, ou se o patrão diz no começo do ano "galera, todo o dinheiro do óleo é pra festa de final de ano..." aí os caras forçam a barra pra vender.
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 41
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por JulianZ Qui Dez 03, 2015 3:37 pm

Tem que tomar cuidado com mexânico porque eles colocam óleo errado na moto, eles amam esse mobil 20w50 que por ele na nossa moto é decretar uma morte lenta para nosso motor.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Marcos Oliveira Sex Dez 04, 2015 5:37 am

Quando penso em óleo lubrificante e motores, de início sigo as especificações do fabricante no que diz respeito ao óleo. Com relação ao período de troca no caso da X, achei prudente reduzir para 6.000 km, nas vejo está decisão como uma ação pró ativá. Nesta relação lubrificante e motor, o que mais me preocupa é a "partida" do motor e a utilização da moto imediatamente este procedimento. Este momento é crucial para o motor, pois o óleo tem um delta de tempo para atingir todas as partes móveis do motor. Mesmo utilizando o óleo cujo o primeiro número que aparece ante do W na especificações ser baixo.

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Convidado Sex Dez 04, 2015 8:20 am

_Júlio_ escreveu:Não querendo desenterrar o tópico mas já desenterrando.  Ontem em conversa com um "meXanico" ele me passou uma insegurança quanto aos 12mil km alegando que eu deveria era trocar de 3 em 3 (achei pouquíssimo ) poie ele tinha dito que as demais era metade disso.

Então (como curioso nato) fiz um leve pesquisa de alguns motores Hondas "parecidos" com o regime de trabalho da 500 , pra saber a periodicidade de troca e quanto cada litro de óleo teoricamente roda dendro do motor o lubrificando.  vamos la 

hornet  2007<  20W50 = troca 6.000 km capacidade de 3,8lt  = 1.578 km  ( daria 1.578 km por litro de óleo)
hornet 2008> 10W30 = troca 12.000 km capacidade de 2,8 lt = 4.285 km
CB300R = troca  4.000 km cpacidade 1,5 lt  = 2.666 km (qui reduz muito pelo fato do sistema de refrigeração não ser por água)
NC700 = troca 12.000 km capacidade 3,4 lt = 3.529 km

CB500 = troca 12.000km capacidade 2,7lt = 4.444 km (é a que tem a maior quilometragem por litro)

O ideal mesmo seria a troca  nos  intervalos 6.000 km. Assim diminuiria para 2.222km por litro o que estaria ótimo pela media dos demais.  e o prazo de tempo reduzir também para 6 a 8 meses , pois acredito que 1 ano é um tempo longo.
Julio sempre tem que desenterrar os topicos, pois cada dia surge uma coisa nova e a moral é não deixar a peteca cair, precisamos movimentar o forum, ajudar uns aos outros, colocar informações frescas. Muito legal sua pesquisa, parabens.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por JulianZ Sex Dez 04, 2015 8:27 am

Uma vez li uma texto assim:

Melhor algum óleo que nenhum óleo
Melhor óleo novo do que óleo velho
Melhor óleo dentro da especificação do que abaixo da especificação

Esses três itens estão em ordem de importância para um motor, se não atender o primeiro, o motor estraga na hora, já se não atender o segundo, o motor vai estragar em pouco tempo, ja no terceiro caso o motor vai levar um longo tempo para sentir os efeitos, dependendo do quanto o óleo fugiu da especificação, pode levar anos dependendo do quanto a pessoa roda.
Dentro desses três pressupostos, as pessoas que "se aventuram" em colocar qualquer óleo que acha melhor mas não se atentam se o mesmo atende as especificações mínimas ainda estão atendendo os dois primeiros itens. O não atendimento ao terceiro gera uma morte lenta ao motor, e quando a pessoa perceber isso pode ser muito tarde.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Marcos Oliveira Sex Dez 04, 2015 8:39 am

Há uma tendência dos motores atuais terem trocas com escalonamento maior. Outro exemplo do fato é a G650GS a troca é a cada 10.000 km, claro a primeira premissa é utilizar o óleo que atenda ou exceda as especificações do fabricante do produto. Os óleos sim, acompanham as evoluções tecnologias dos motores.

Abraços
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Marcos Oliveira Dom Dez 13, 2015 8:15 pm

A percepção visual pode enganar, um óleo com viscosidade 50 acho uma mudança pouco aconselhável. De fosse um motor com elevado número de kms, talvez seria uma opção... Os motores diesel de 1.2 litros até 127 litros utilizados em equipamentos em que a CC que trabalho como analista, o especificado é o CI4 SAE15W40.  Claro o assunto é moto, só ilustrei. Já executei análise de falhas em vários motores, alguns a causa raiz foi deficiência de lubrificação. Conclusão, é impressindivel utilizar as especificações do óleo, a não ser que utilize um lubrificante que exceda as especificações (API).
Bom é só uma opinião, abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Convidado Seg Dez 14, 2015 8:19 am

Como sempre uma aula Marcos. Sobre a sua revisão vc mexeu em alguma coisa fora do habitual ou foi só o recomendado no manual ??
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Dez 14, 2015 8:21 am

Daniel,

Só no que consta no manual, o objetivo é manter a garantia pois faltam dois meses para expirar.

Abraços
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Convidado Seg Dez 14, 2015 8:24 am

Sobre o liquido do radiador estava td normal ou precisou completar. E o óleo vc notou algo de diferente ?
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Dez 14, 2015 9:20 am

O óleo visualmente não apresenta com fuligem, cesta claro, estou substituindo a cada 6000 km. O líquido de arrefecinento está OK, não troca com este km.

Abraços
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Convidado Seg Dez 14, 2015 9:31 am

A minha tb foi trocado com 6000km e vou trocar com 12000km, não vou seguir o manual que diz a cada 12000km.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por MotociclistaHenrique Seg Dez 14, 2015 6:04 pm

estou trocando a minha a cada 6000km óleo e filtro.
MotociclistaHenrique
MotociclistaHenrique
Júnior
Júnior

Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 06/12/2015
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Walter_VR Sex Dez 18, 2015 10:08 pm

E o filtro de óleo, é bom não esquecer dele. Para o Teles (Pirassununga) e Thanzin (ribeirão preto), na SBS de rib preto tem o filtro da fran ph6017 por 25reais. Alguem tem preço melhor ou se já trocaram o filtro de óleo?
Walter_VR
Walter_VR
Amador
Amador

Mensagens : 150
Pontos : 150
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 69
Localização : Volta Redonda, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Convidado Sex Dez 18, 2015 11:01 pm

Minha ultima troca foi óleo Ipiranga e filtro Eksim por 95 reais. Levei no mecânico, troca de óleo eu nao gosto de fazee, sou meio estabanado e corre o risco de acabar tropeçando na lata e derrubando tudo no piso. Kkk
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por cheesepaulo Sex Jan 22, 2016 12:42 pm

Agora que achei o fórum, Xzona já esta com 2600km com 1 mês e meio que tirei da loja. Já fiz a primeira revisão, deu 162 que acredito que é valor padrão. Levaram a moto lá pra dentro, fiquei zoado pois tirei o dia de folga e gosto de acompanhar de perto torrando a paciência do mecânico querendo saber de tudo que está sendo feito.

Não tinha me atentado ao manual e as trocas de 12k, mosquei e troquei DENOVO com 2.000km pra desencargo de consiência lembro que o óleop saiu meio preto, já tinha dado topspeed na moto depois de 1.600km e forçado uma rabela mais pra saber o limite de consumo da moto. Andando feito doido com giro alto sempre na pior das situações consome 18, 19 km/l aferidos na bomba no painel fica acusando 16km/l. Andando mais tiozão sem fazer gracinha com o giro na casa das 4.000 5.000 rpm trocando de marcha a 6.000rpm a moto bate nas duas pernas de muito motor 250 e consome 23, 24km/l dentro da cidade como sempre aferidos na bomba. Na estrada, andando com sangue no zóio a 160/ 170 faz 24, 25km/l na bomba. Se andar bem tiozão na manha a 110, 120 esticando 140 pra ultrapassar a moto vira uma pop e consome de 27 a 30 km/l.

Esse é meu primeiro post, e essas foram as minhas impressões com a moto até agora. Sinto que joguei óleo no lixo e foi aquela troca de oficina de esquina, "ei me dá o óleo dubão" não olhei se era sintético, semi, mineral... enfim tô com a pulga atrás da orelha, sair o pagamento compro um óleo melhor que o que tá no manual e troco de novo só por desencargo de consiência e vou manter as trocas a cada 6.000km já que rodo todo santo dia com a Xzona.
cheesepaulo
cheesepaulo
Amador
Amador

Mensagens : 200
Pontos : 222
Data de inscrição : 22/01/2016
Localização : Rio Branco - Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Marcos Oliveira Sex Jan 22, 2016 12:49 pm

Chees,

A troca de óleo indicada no óleo é realmente a cada 12.000 Km, mas a maioria, neste caso me incluo troca o fluido / filtro a cada 6.000 km.
Fique a vontade para abrir um novo "post" na pagina inicial do fórum, no tópico apresentação e se apresente para nós.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Convidado Sex Jan 22, 2016 1:07 pm

Bem vindo ao grupo Paulo, se apresente lá no início.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por cheesepaulo Sex Jan 22, 2016 1:20 pm

Daniel K escreveu:Bem vindo ao grupo Paulo, se apresente lá no início.
Farei isso assim que lavar a moto huauuah, a Xzona ta na maior sujeira, a chuva não tem dado trégua.
cheesepaulo
cheesepaulo
Amador
Amador

Mensagens : 200
Pontos : 222
Data de inscrição : 22/01/2016
Localização : Rio Branco - Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por JulianZ Sex Jan 22, 2016 2:33 pm

Fala XPaulo, o óleo original Honda, é um óleo semissintetico de muito boa qualidade, da para trocar ele tranquilamente com 6 mil, o nosso colega aqui, o Lucas Paiva que tem a moto mais rodada de todas trocou com 12 mil e não viu diferença, os outros ainda não tiveram coragem disso. Se o óleo que você pos é duvidoso recomendo trocar e por o original Honda, vai gastar 65 reais com ele e mais uns 25 em um filtro Fram.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por cheesepaulo Sex Jan 22, 2016 2:58 pm

Eu farei isso, mas antes vou olhar a garrafa de óleo e ver que porcaria eu coloquei, comprei 3L usei 2 e alguma coisa.
cheesepaulo
cheesepaulo
Amador
Amador

Mensagens : 200
Pontos : 222
Data de inscrição : 22/01/2016
Localização : Rio Branco - Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Convidado Sex Jan 22, 2016 3:08 pm

Paulo, se foi oleo semi sintético 10/30, nao importa muito a marca. Lembrando que a Honda nao faz óleo.  Ela paga p coloxar sua marca em algum existente no mercado. Eu uso ipiranga, faco teoxas a cada 6 mil km revezando a troca do filtro.  Ela twm 8 meses e ta chegando nos 30 mil sem nenhuma intercorrencia
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Mateus Grillo Sex Jan 22, 2016 5:41 pm

Fiz a troca novamente no natal e como não tinha o yamalube e estava indo pegar a estrada, acabei colocando o original. O cambio realmente fica muito ruim com o original, senti a diferença logo que fiz a troca, voltou a ficar ruidosas e desconfortáveis as passagens de marcha, é preciso soltar a embreagem para fazer algumas reduções e a marcha cair etc., o yamalube até bater os 6k estava uma manteiga, eu estava muito satisfeito com o câmbio, na próxima troca volto pra ele.

Sem me dar conta, acho que acabei utilizando o Yamalube mineral, sei que a indicação correta é o semi-sintético, foi um descuido meu mesmo, só vi depois que a mecânica que utilizo não vende, mas posso estar  enganado, na próxima vou ficar mais ligado e acompanhar de perto pra colocar o semi e ver se tem o mesmo resultado. E vou tentar confirmar se no mês que coloquei eles tinham o sintético a venda...

Se alguém mais estiver afim de testar pra vermos se realmente faz diferença ou é uma percepção minha.

Abração.


Última edição por Mateus Grillo em Sex Jan 22, 2016 9:26 pm, editado 3 vez(es)
Mateus Grillo
Mateus Grillo
Pleno
Pleno

Mensagens : 706
Pontos : 776
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

http://www.ageofmotorcycle.com

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Convidado Sex Jan 22, 2016 5:43 pm

Mas vcs estão dizendo que o óleo do motor influencia no cambio da moto ?? Não sabia disso.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo - Página 5 Empty Re: Troca de óleo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos