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Mensagem por MichAlmeida Ter Out 06, 2015 9:20 pm

Boa noite a todos

Minha X está com 480 km, to seguindo a recomendação do fabricante e mantendo acelerações progressivas e respeitando o aviso no manual " evite ultrapassar os 5000 RPM antes dos 1000 KM". Também como passar de 5000 na 23 de maio aqui em Sampa ?? rsrs não dá a cidade esta a no máximo 60 km/h, marginais a 60/50km....

Freios mesma coisa, frenagens tranquilas para a adaptação dos freios também....

Depois dos 1000 km, ja começar a acelerar um pouco mais, uma estrada seria uma boa, porém não mantendo em uma marcha continuamente por muito tempo, até um motor amaciando não é bom levar dessa forma.

Depois dos 2000 km, só alegria rsrs.. ai o motor se mostra... se foi bem amaciado vai ser show ! Os primeiros 1000 km definem a vida útil da sua moto, pode não parecer logo de cara, mas quando chegar aos seus 35 mil, 40 mil começa a se mostrar.

Mas é isso, usei essa forma de amaciamento em todas minhas motos, até hoje tranquilo...

Abs.,
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Mensagem por SILVESTRE Ter Out 06, 2015 9:37 pm

A minha também estar com esta kilometragem e estou seguindo o que recomenda o manual mas não é fácil segurar a vontade de ir mais rápido.


Abs,

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Mensagem por Marcos Oliveira Qua Out 07, 2015 5:24 am

O importante além de não ultrapassar os  5000 RPM nos primeiros 1000 km. É executar a revisão inicial de 1000 km, onde é impressindivel a troca do óleo e filtro do motor.

Abraço.
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Mensagem por MichAlmeida Qua Out 07, 2015 8:25 am

SILVESTRE escreveu:A minha também estar com esta kilometragem e estou seguindo o que recomenda o manual mas não é fácil segurar a vontade de ir mais rápido.


Abs,

Verdade... difícil manter hehe... mas em breve poderemos desfrutar 100 % do bi cilíndrico !!!!!!!!
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Mensagem por MichAlmeida Qua Out 07, 2015 8:27 am

Marcos Oliveira escreveu:O importante além de não ultrapassar os  5000 RPM nos primeiros 1000 km. É executar a revisão inicial de 1000 km, onde é impressindivel a troca do óleo e filtro do motor.

Abraço.
Exato ... Importantíssimo mesmo Marcos !


Abs.,
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Mensagem por Dobest Qui Out 08, 2015 8:03 am

Bom dia!

Peço desculpas, mas sou curioso por natureza. Nada a fazer!

Tenho o manual de bordo da CB500X, em várias línguas, de vários países, e de vários anos (2013 a 2015). Curiosamente nenhum deles refere o número de rotações máximas no período de rodagem! A Honda Brasil adicionou esse detalhe nos manuais de bordo?

Cumprimentos.
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Mensagem por Marcos Oliveira Qui Out 08, 2015 8:16 am

Dobest,

Consta no manual do proprietário, veja abaixo, espero que fique legível.

Amaciamento  Motor primeiros 1000km 2n9fk75


Amaciamento  Motor primeiros 1000km 2rzzb5s

Abraço.
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Mensagem por Dobest Qui Out 08, 2015 2:01 pm

Muito obrigado caro Marcos.
É sempre bom saber as diferentes informações da mesma coisa!

Aqui está o que diz o manual de bordo da minha X. Espanha, França, Itália, UK e Alemanha dizem a mesma coisa Very Happy.

Amaciamento  Motor primeiros 1000km 2rxikav

Como sou de seguir regras, fiz a rodagem (amaciamento) da minha como diz o manual!

Cumprimentos.
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Mensagem por Marcos Oliveira Qui Out 08, 2015 2:32 pm

Dobest,

Conseguiu ler no anexo que enviei?

Abraços.
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Mensagem por Dobest Qui Out 08, 2015 3:31 pm

Marcos Oliveira escreveu:Dobest,

Conseguiu ler no anexo que enviei?

Abraços.
Perfeito Marcos, obrigado.
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Mensagem por SILVESTRE Qui Out 08, 2015 3:44 pm

Isso é muito interessante!! o mesmo motor tem recomendações de uso diferente conforme o continente.


ats,
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Mensagem por Marcos Oliveira Qui Out 08, 2015 3:48 pm

Silvestre,

Por mais estranho que possa parecer, as recomendações contidas no manual do Brasil, são mais completas. A que do Dobest nos enviou são descrições genéricas, é uma pena não existir um padrão de informações.

Abraço.
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Mensagem por MichAlmeida Qui Out 08, 2015 9:54 pm

Dobest escreveu:Muito obrigado caro Marcos.
É sempre bom saber as diferentes informações da mesma coisa!

Aqui está o que diz o manual de bordo da minha X. Espanha, França, Itália, UK e Alemanha dizem a mesma coisa Very Happy.

Amaciamento  Motor primeiros 1000km 2rxikav

Como sou de seguir regras, fiz a rodagem (amaciamento) da minha como diz o manual!

Cumprimentos.
Dobest, muito mais genérico esse manual. Penso o seguinte, em outros países realmente pode mudar a forma como é exposta as recomendações, uma vez que temos clima diferente, cultura diferente e assim por diante.



Acredito que a Honda muitas vezes aproveita o mesmo manual para outras motos, o seu manual é idêntico ao da minha ex ex XRE, sem tirar nem por.



Mas é isso, vamos cuidar do brinquedo pra que ele nos proporcione de forma plena seu melhor.



Abs.,

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Mensagem por MichAlmeida Qui Out 08, 2015 9:55 pm

Marcos Oliveira escreveu:Silvestre,

Por mais estranho que possa parecer, as recomendações contidas no manual do Brasil, são mais completas. A que do Dobest nos enviou são descrições genéricas, é uma pena não existir um padrão de informações.

Abraço.


o/
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Mensagem por Dobest Sáb Out 10, 2015 7:08 pm

Boa noite!
A minha opinião sobre amaciamento.
Já são uns anitos a fazer rodagem (amaciamento) a motos. Referi motos e não motores, porque na verdade as primeiras centenas de kms são fundamentais para a vida de toda a moto e não apenas os motores. Motor, embraiagem, caixa de velocidades, pneus, travões, rolamentos, suspensões, vedantes,… isto é tudo o que "mexe". Todas as partes têm de ter um período de adaptação umas às outras.
 
No dia em que fui buscar a minha ao concessionário, comprei longe por questões de preço e oportunidade de negócio, fiz cerca de 350 kms.
A minha primeira preocupação foram os pneus e travões. A moto não tinha aderência nenhuma e os travões eram na verdade "abrandões".
Segunda preocupação foi o motor. Optei por fazer todo o trajeto em estradas nacionais. Evitei assim rotações constantes do motor, usando as subidas e descidas para adicionar carga cuidada no motor e descarga nas desacelerações. As curvas serviram para usar toda a área útil dos pneus e controlar o desgaste inicial dos travões.
Terceira preocupação foram os contrastes térmicos do motor. É fundamental usar várias temperaturas naturais do motor para que a rodagem inicial se faça de forma a usar o motor em diferentes temperaturas, fase de aquecimento, fase de temperatura de funcionamento e fase de arrefecimento. Então parei de 50 em 50 kms.
Quarta preocupação era verificar toda a moto. Fugas, níveis, aperto geral da moto, verificação de anomalias. Tudo isto feito nas paragens referidas.

Agora novamente o motor. A rodagem não acaba aos 1000 kms! Não há ninguém que consiga prever ou confirmar quando é que ela está feita. É fundamental ter cuidado com as rotações, acelerações, reduções bruscas ou repentinas e temperatura de funcionamento, talvez para além dos 1000 kms

Os meus conceitos de perigos para o motor em rodagem:
- puxar em frio, deixar aquecer o motor a baixa velocidade e rotações baixas;
- rotações constantes, variar as rotações sem esforçar o motor, elas devem subir e baixar de forma natural;
- rotações baixas em esforço, procurar marchas mais baixas para que o motor não se esforce, comparando com uma bicicleta quando se usam marchas que obrigam o ciclista a fazer força;
- deixar o motor a trabalhar com a moto parada, usar sempre o motor com a deslocação da moto, o ar vai ajudar a manter a temperatura de componentes essenciais do motor na temperatura ideal, coletores, carter, óleo, regulador de tensão, farol,... etc. A X tem radiador mas penso sempre como se não tivesse. A minha primeira moto, da qual tenho muitas saudades, foi a CB500 Four de 1971 e antes da CB500X tive duas BMW com motor boxer. Por isso, sei bem do que falo com refrigeração ar óleo.
- rotações prolongadas perto da região máxima, nos primeiros 1000 kms, é fundamental explorar a faixa de rotações totais do motor algumas vezes;
- pressão de óleo e refrigerante baixa, devesse usar o motor na gama de rotações onde as pressões são mais elevadas, permitindo lubrificação e refrigeração mais eficaz de todo o sistema, normalmente situada na região de torque máximo do motor. Rodar nas 5000 rpms pode ser tão prejudicial como nas 8600 rpms ou nas 2000 rpms.

Portanto, é uma questão de sentir a moto e todos nós, com mais ou menos experiência sentimos isso naturalmente. Melhor ainda, é questão de bom senso.
 
Então o que é verdadeiramente perigoso para o motor nos primeiros 1000 kms? O óleo!! Nos primeiros milhares de kms são libertadas partículas metálicas microscópicas para o óleo, o filtro não as consegue reter e são autênticas matérias abrasivas. Para além disso, o óleo fica altamente contaminado pelos vapores e restos da combustão que passam para o óleo devido à falta de acerto dos segmentos e dos cilindros. Daí a troca de óleo e filtro fundamental aos 1000 kms.
Eu sempre fiz muda de óleo e filtro aos 1000 kms, aos 3000 kms e aos 6000 kms, depois sigo o calendário da marca.
 
Por isso, nunca estive ligado ao que o manual diz sobre rodagem. Como viram, para a mesma moto há indicações diferentes.

Esta é apenas a minha opinião baseada na minha experiência. Portanto, altamente criticável Cool .
 
Cumprimentos.


Última edição por Dobest em Sáb Out 10, 2015 7:14 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Fontes do texto diferente.)
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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Out 10, 2015 8:10 pm

Dobest,

Concordo com número gênero e grau, no entanto o manual tem por obrigação de balizar as informações, não só de motor. Pois infelizmente nem todos os proprietário tem bagagem técnica para agir de forma pró ativá. Desta forma a descrição no manual iria agregar para os proprietários, aguçando o senso crítico. Mas mais uma vez índico, concordo com seu relato.

Abraços.
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Mensagem por Dobest Sáb Out 10, 2015 8:24 pm

Marcos Oliveira escreveu:(...) o manual tem por obrigação de balizar as informações, não só de motor (...)

Exatamente caro Marcos, mas na realidade não é isso que acontece. As marcas limitam os manuais de bordo a infos genéricas, muitas delas com cópias de outros modelos ou fabricantes, com traduções muito mal feitas, etc.

Abraço.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Out 10, 2015 8:43 pm

Dobest,

Por este e outros motivos é bom participar do fórum. Pois todos os membros ganham com os debates saudáveis neste espaço. Portanto os debates vão ocupando as lacunas existentes no manual do proprietário.

Abraços.
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Mensagem por Arthur Medeiros Ter Dez 29, 2015 7:59 pm

Boa Dobest, muito bom o texto e as dicas, concordo sem tirar nem por!
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Mensagem por Rodrigo R. Peracini Qui Fev 25, 2016 9:37 am

Minha maior dúvida é na parte que fala: Não pilote a motocicleta por longos períodos em velocidade constante.
Qual seria esse período, 10 minutos, 30 minutos, uma hora?
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Mensagem por Convidado Qui Fev 25, 2016 6:20 pm

Nao tem nenhuma especificação, creio q um e pedem p nso deixar o motor estagnado em uma determinada faixa de rotação.
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Mensagem por Rodrigo R. Peracini Qui Fev 25, 2016 6:39 pm

Nem na CC consegui uma resposta satisfatória.
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Mensagem por dominguinhos Qui Fev 25, 2016 10:19 pm

Pra mim não existe "um Tempo", e sim para ser evitado uma aceleração constante, o que é bem difícil para as nossas estradas.

Evite não ultrapassar os 5K giros.
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Mensagem por Convidado Qui Fev 25, 2016 11:43 pm

Eu nao sirvo de base, como eu disse beeeem la atrás, na primeira semana, mesmo antes dos 1000km, eu ja tinha dado 160 umas duas vezes e meu cumhado deu 172 nela.
Isso pode refletir em algum dano mais a frente, mas espero ha ter passado pra outro. Hehe
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Mensagem por Rodrigo R. Peracini Sex Fev 26, 2016 8:45 am

É verdade Dominguinhos, nossas estradas não nos permitem andar muito tempo na mesma velocidade.
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