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A minha Negrinha
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Thiago de Paula Araújo
JulianZ
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Helcler Tosta
Dobest
10 participantes
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Re: A minha Negrinha
Pra falar a verdade eu não aguento mais ver chuva, faz uns 10 dias que não vemos sol, é deprimente.
Convidado- Convidado
Re: A minha Negrinha
Olá Companheiros!
Hoje foi dia de dar uma voltinha para observar com mais atenção o feeling da X com a coroa traseira de 39 dentes.
Mas antes de mais, no poste anterior referi que tenho de remover um elo da corrente para que o afinador esteja na zona ideal. Na verdade não se pode remover um elo, mas sim dois! Passará portanto a ter 100 elos. Peço desculpa pelo erro.
Vou agora partilhar o que melhorou e piorou na X:
- o síndrome da procura da 7ª desapareceu ;
- em 1ª e 2ª a moto é menos reativa ao acelerador, ajuda muito em marcha lenta, filas de trânsito por exemplo;
- o conta quilómetros é agora mais certo, a 100 kms/h a moto vai agora a 98 kms/h (medido com gps);
- onde andava em 6ª continuo a andar em 6ª sem esforço do motor;
- as ultrapassagens e recuperações de velocidade são feitas da mesma forma;
- sinto menos vibrações do motor,
- os sons da moto são agora menos audiveis.
O que pode vir a piorar:
na verdade ainda não observei nada de pior, mas:
- ainda não tenho dados do consumo, mas pode vir a alterar, há alterções entre a velocidade lida e a real, logo as distâncias percorridas também alteram,
- o deslizador da corrente pode vir a sofer um desgaste maior, porque agora a corrente está mais próxima dele devido à diminuição do diâmetro da coroa,
Isto é referente à utilização que dou à moto, rolo quase sempre em estradas de montanha, com muitas curvas, subidas e descidas e gosto de rolar a velocidades moderadas, entre os 80 kms/h e os 130 kms/h. Não gosto de andar de moto em autoestradas, faço sempre estradas regionais. E já agora, sou mamífero para pesar uns belos 90 kgs, que tento preservar há muitos anos .
Cumprimentos
Hoje foi dia de dar uma voltinha para observar com mais atenção o feeling da X com a coroa traseira de 39 dentes.
Mas antes de mais, no poste anterior referi que tenho de remover um elo da corrente para que o afinador esteja na zona ideal. Na verdade não se pode remover um elo, mas sim dois! Passará portanto a ter 100 elos. Peço desculpa pelo erro.
Vou agora partilhar o que melhorou e piorou na X:
- o síndrome da procura da 7ª desapareceu ;
- em 1ª e 2ª a moto é menos reativa ao acelerador, ajuda muito em marcha lenta, filas de trânsito por exemplo;
- o conta quilómetros é agora mais certo, a 100 kms/h a moto vai agora a 98 kms/h (medido com gps);
- onde andava em 6ª continuo a andar em 6ª sem esforço do motor;
- as ultrapassagens e recuperações de velocidade são feitas da mesma forma;
- sinto menos vibrações do motor,
- os sons da moto são agora menos audiveis.
O que pode vir a piorar:
na verdade ainda não observei nada de pior, mas:
- ainda não tenho dados do consumo, mas pode vir a alterar, há alterções entre a velocidade lida e a real, logo as distâncias percorridas também alteram,
- o deslizador da corrente pode vir a sofer um desgaste maior, porque agora a corrente está mais próxima dele devido à diminuição do diâmetro da coroa,
Isto é referente à utilização que dou à moto, rolo quase sempre em estradas de montanha, com muitas curvas, subidas e descidas e gosto de rolar a velocidades moderadas, entre os 80 kms/h e os 130 kms/h. Não gosto de andar de moto em autoestradas, faço sempre estradas regionais. E já agora, sou mamífero para pesar uns belos 90 kgs, que tento preservar há muitos anos .
Cumprimentos
Última edição por Dobest em Sáb Dez 05, 2015 10:51 am, editado 1 vez(es)
Dobest- Júnior
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Re: A minha Negrinha
Muito interessante, não sabia que se o pinhão passar sempre no mesmo elo ocorre desgaste prematuro, mas faz todo o sentido.
Ontem mesmo no tópico de relação estavamos falando sobre a possibilidade de retirar elo da corrente, se diminuir para 111 não resolveria seu problema Dobest?
Ontem mesmo no tópico de relação estavamos falando sobre a possibilidade de retirar elo da corrente, se diminuir para 111 não resolveria seu problema Dobest?
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
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Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: A minha Negrinha
Olá!JulianZ escreveu:Muito interessante, não sabia que se o pinhão passar sempre no mesmo elo ocorre desgaste prematuro, mas faz todo o sentido.
Ontem mesmo no tópico de relação estavamos falando sobre a possibilidade de retirar elo da corrente, se diminuir para 111 não resolveria seu problema Dobest?
Não pode ficar com 111 elos, tem de ficar com número par, tirando dois elos. Essa era a minha confusão.
Vou tentar explicar o meu raciocínio.
Na imagem estão 3 elos, o que se pode retirar e são dois elos.
Tenho de remover os pinos com ponto vermelho, e unir os elos de acordo com a seta.
Cumprimentos.
Dobest- Júnior
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Re: A minha Negrinha
A imagem mostra tudo, realmente não tem como tirar só um, mas para uma corrente que já está no final do curso, se tirar dois deve ficar bom, ou será que encurta demais?
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
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Re: A minha Negrinha
Julian, se a corrente chegou no fim do curso oor desgaste, nao se deve tirar os elos e sum realizar a substituicao do kit todo, pois o desgaste maior é das partes fixas, coroa e pinhão.
Convidado- Convidado
Re: A minha Negrinha
Olá!
Cuidado! A minha corrente tem perto de 4000 kms! Ainda não tem desgaste, por isso posso remover elos com segurança!
Com a coroa de origem a marca de afinação está na zona branca, ainda não chegou à zona verde.
Com a coroa de 39 dentes passa a marca vermelha como se vê na foto já postada.
O autocolante com as cores de afinação está posicionado de fábrica para a transmissão de origem, pinha 15, coroa 41 e corrente de 112 elos. Se a afina se posicionar na zona vermelha tem de se trocar todos os elementos.
No meu caso, volto a repetir, posso remover 2 elos com total segurança, depois faço os calculos da diferença entre a posição de origem e a alteração.
Se remover 2 elos a distancia entre o eixo da roda traseiro e o eixo do pinhão passa a ser menor 7,49 mm em relação ao equipamento original.
Neste site dá para verificar todos os cálculos.
http://www.gearingcommander.com/
Cumprimentos.
Cuidado! A minha corrente tem perto de 4000 kms! Ainda não tem desgaste, por isso posso remover elos com segurança!
Com a coroa de origem a marca de afinação está na zona branca, ainda não chegou à zona verde.
Com a coroa de 39 dentes passa a marca vermelha como se vê na foto já postada.
O autocolante com as cores de afinação está posicionado de fábrica para a transmissão de origem, pinha 15, coroa 41 e corrente de 112 elos. Se a afina se posicionar na zona vermelha tem de se trocar todos os elementos.
No meu caso, volto a repetir, posso remover 2 elos com total segurança, depois faço os calculos da diferença entre a posição de origem e a alteração.
Se remover 2 elos a distancia entre o eixo da roda traseiro e o eixo do pinhão passa a ser menor 7,49 mm em relação ao equipamento original.
Neste site dá para verificar todos os cálculos.
http://www.gearingcommander.com/
Cumprimentos.
Última edição por Dobest em Sáb Dez 05, 2015 12:05 pm, editado 2 vez(es)
Dobest- Júnior
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Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 58
Localização : Portugal
Re: A minha Negrinha
Exato Teles, é como o no caso do Dobest, que quando você troca a coroa e o pinhão normalmente você esta com corrente nova também, então não tem problema.
Dobest, muito legal esse site.
Dobest, muito legal esse site.
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: A minha Negrinha
Olá companheiros!
Como tinha prometido, é hora de partilhar a minha opinião definitiva sobre a alteração da relação de transmissão. Lembrando, troquei a coroa traseira para 39 dentes, queria testar o que se tem dito por todo o mundo sobre tornar a relação mais longa; resolvi testar montando a coroa de 39 dentes, não só por ser mais barato, como queira verificar a alteração menor possível para chegar a conclusões mais efetivas.
Já havia referido que o feeling da mota tinha mudado para pior, o motor mais preguiçoso e a necessitar de mais acelerador para todas as situações, faltava verificar os consumos. Contudo, notei aspetos positivos, mas poucos, menor procura da 7ª e 1ª e 2ª marchas menos nervosas, muito bom para trajetos urbanos. Conclusões após 2000 kms:
Positivos:
- menor rotação do motor em cada marcha, menos 500 rpms;
- conta quilómetros mais certo em relação à velocidade real e lida, verificado com GPS;
- motor mais suave e menos sensível ao acelerador.
Negativos:
- perda de resposta do motor nas recuperações de velocidade, principalmente em ultrapassagens, subidas e saídas das curvas;
- mais quantidade de acelerador em todas as situações;
- muita perda de rendimento do motor em 6ª quando queria manter velocidades acima dos 120 kms hora;
- fiquei com a ideia de aumento de desgaste da corrente;
- aumento de consumo de combustível em meio litro por cada 100 kms.
Ontem montei a coroa de origem. Só alegria! Voltei a ter um motor alegre e sempre à disposição do acelerador.
Devo dar os parabéns aos engenheiros da Honda que estudaram muito bem a relação de transmissão mais adequada à CB.
Fica a minha humilde opinião.
Cumprimentos e votos de muitas e boas geladinhas
Como tinha prometido, é hora de partilhar a minha opinião definitiva sobre a alteração da relação de transmissão. Lembrando, troquei a coroa traseira para 39 dentes, queria testar o que se tem dito por todo o mundo sobre tornar a relação mais longa; resolvi testar montando a coroa de 39 dentes, não só por ser mais barato, como queira verificar a alteração menor possível para chegar a conclusões mais efetivas.
Já havia referido que o feeling da mota tinha mudado para pior, o motor mais preguiçoso e a necessitar de mais acelerador para todas as situações, faltava verificar os consumos. Contudo, notei aspetos positivos, mas poucos, menor procura da 7ª e 1ª e 2ª marchas menos nervosas, muito bom para trajetos urbanos. Conclusões após 2000 kms:
Positivos:
- menor rotação do motor em cada marcha, menos 500 rpms;
- conta quilómetros mais certo em relação à velocidade real e lida, verificado com GPS;
- motor mais suave e menos sensível ao acelerador.
Negativos:
- perda de resposta do motor nas recuperações de velocidade, principalmente em ultrapassagens, subidas e saídas das curvas;
- mais quantidade de acelerador em todas as situações;
- muita perda de rendimento do motor em 6ª quando queria manter velocidades acima dos 120 kms hora;
- fiquei com a ideia de aumento de desgaste da corrente;
- aumento de consumo de combustível em meio litro por cada 100 kms.
Ontem montei a coroa de origem. Só alegria! Voltei a ter um motor alegre e sempre à disposição do acelerador.
Devo dar os parabéns aos engenheiros da Honda que estudaram muito bem a relação de transmissão mais adequada à CB.
Fica a minha humilde opinião.
Cumprimentos e votos de muitas e boas geladinhas
Dobest- Júnior
- Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 58
Localização : Portugal
Re: A minha Negrinha
Dobest,
Suas informações são relevantes, obrigado por compartilhar.
Abraços!
Suas informações são relevantes, obrigado por compartilhar.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
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