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Pneu de fábrica
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Marcos Oliveira
Ivan Pires junior
6 participantes
:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Re: Pneu de fábrica
Me tirem uma dúvida... peguei minha cb500x agora, usada ano 15, gostaria de saber qual pneu vem de fabrica nela
Ivan Pires junior- Júnior
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Data de inscrição : 09/05/2018
Localização : São Luís
Re: Pneu de fábrica
Me tirem uma dúvida... Qual pneu vem de fabrica na cb500x
Ivan Pires junior- Júnior
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Data de inscrição : 09/05/2018
Localização : São Luís
Pneu de fábrica
As primeiras CB500X utilizavam os Pirelli Scorpion trail, atualmente são os Dunlop trail max.
Os Dunlop atual também vem na NC, para quem utiliza só no asfalto, eles desgastam rapidamente em comparação com os Michelin Pilot Street.
Abraços!
Os Dunlop atual também vem na NC, para quem utiliza só no asfalto, eles desgastam rapidamente em comparação com os Michelin Pilot Street.
Abraços!
Última edição por Marcos Oliveira em Qui maio 10, 2018 10:54 am, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Localização : Caeté MG
Pneu de fábrica
Ivan,
As CB500X de 2015, vieram de fábrica com o Pirelli Scorpion Trail, eles tem um pouco de viés "off", para quem usa moto só em rodovias pavimentadas, há outras opções que possuem maior longevidade.
Abraços!
As CB500X de 2015, vieram de fábrica com o Pirelli Scorpion Trail, eles tem um pouco de viés "off", para quem usa moto só em rodovias pavimentadas, há outras opções que possuem maior longevidade.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Pneu de fábrica
Opa... Marcos, qual seria as melhores opções apenas para asfalto e com maior longevidade?
Ivan Pires junior- Júnior
- Mensagens : 5
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Data de inscrição : 09/05/2018
Localização : São Luís
Re: Pneu de fábrica
Ivan, Isso eu posso responder com propriedade de quem já testou meia dúzia de pneus na X.
O melhor é sem dúvida o Pilot Street da Michelin.
O melhor é sem dúvida o Pilot Street da Michelin.
Teles- Júnior
- Mensagens : 39
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Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Pirassununga
Re: Pneu de fábrica
Gostaria de tirar uma duvida com os mais experientes, acredito que este topico tenha haver. Estou esperando pneu traseiro chegar pelos correios, mas com essa greve e a lentidão natural dos correios, acho que vai demorar muito ainda. Queria saber se eu colocar um pneu com medidas diferentes de fábrica, por exemplo, um 140/70/17 na traseira, a marcação de velocidade vai ser alterada? Tenho que botar um pneu quebra galho, o que estou usando já está no limite do limite.
phnunees- Júnior
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Data de inscrição : 30/12/2016
Localização : Boa Vista - RR
Re: Pneu de fábrica
Ph,
160/70VR16 ou 170/60R16V
160/70VR16 ou 170/60R16V
160mm ou 170mm significa a largura da banda de rodagem do pneu.
70 ou 60 é o perfil. (Perfil % = Altura / Largura) Sendo: Altura = 0.70 * 160 mm = 112mm.
R16 nos dois casos significa que o aro tem 16 polegadas de altura.
A letra V indica o índice de velocidade máxima que o pneu pode atingir.
A letra R indica que o pneu foi construído em formato Radial.
70 ou 60 é o perfil. (Perfil % = Altura / Largura) Sendo: Altura = 0.70 * 160 mm = 112mm.
R16 nos dois casos significa que o aro tem 16 polegadas de altura.
A letra V indica o índice de velocidade máxima que o pneu pode atingir.
A letra R indica que o pneu foi construído em formato Radial.
Baseado nos dados acima, chegasse a conclusão que o pneu 140 terá menor perímetro devido a altura de 98 mm, em relação ao 160mm que tem 112 mm de altura . Portanto usando um pneu 140 a leitura da velocidade e distancia percorrida, será levemente inferior se comparado com o pneu 160.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Pneu de fábrica
Mas o velocímetro da X calcula pelo número de voltas da roda traseira?
Teles- Júnior
- Mensagens : 39
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Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Pirassununga
Re: Pneu de fábrica
Se o calculo for na roda traseira sim o pneu 140 terá influencia, não pesquisei se de fato seria nesta roda. Caso seja quando há o sensor do ABS ele faria esta função.
Descrição da influencia de leitura de velocidade se for utilizado a roda traseira:
O pneu com maior altura (160) terá maior diâmetro, o menor altura (140) menor diâmetro..
Agora imaginemos o comprimento destes diâmetros (do pneu 140 e do 160), ou seja, o perímetro.
Iremos obter o comprimento (perímetro) ligeiramente maior do pneu 160, em relação ao 140.
Portanto maior comprimento significa maior distância percorrida, em relação ao menor comprimento (perímetro) do pneu 140.
Abaixo descrição de diâmetro, onde há um ponto escuro que foi "aberto" onde se obtém o comprimento (perímetro):
Circunferência formada por uma linha. Linha aberta
Descrição da influencia de leitura de velocidade se for utilizado a roda traseira:
O pneu com maior altura (160) terá maior diâmetro, o menor altura (140) menor diâmetro..
Agora imaginemos o comprimento destes diâmetros (do pneu 140 e do 160), ou seja, o perímetro.
Iremos obter o comprimento (perímetro) ligeiramente maior do pneu 160, em relação ao 140.
Portanto maior comprimento significa maior distância percorrida, em relação ao menor comprimento (perímetro) do pneu 140.
Abaixo descrição de diâmetro, onde há um ponto escuro que foi "aberto" onde se obtém o comprimento (perímetro):
Circunferência formada por uma linha. Linha aberta
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Pneu de fábrica
Kkkk. Usou o 2pi r. Hahaha
Teles- Júnior
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Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Pirassununga
Re: Pneu de fábrica
Quem faz a leitura é o sensor denominado VS (sensor de velocidade), a informação é enviada para o painel de instrumentos, este por sua vez interpreta a velocidade da moto.
Neste caso o cálculo da velocidade contempla o pneu instalado de fábrica o 160, portanto uma alteração na altura, que altera o diâmetro e o perímetro fatalmente causará discrepância da velocidade indicada.
Abraços!
Neste caso o cálculo da velocidade contempla o pneu instalado de fábrica o 160, portanto uma alteração na altura, que altera o diâmetro e o perímetro fatalmente causará discrepância da velocidade indicada.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Pneu de fábrica
Boa noite senhores
Gostaria de uma orientação quanto a como avaliar o desgaste do pneu para considerar a subistuição!
Grato
Gostaria de uma orientação quanto a como avaliar o desgaste do pneu para considerar a subistuição!
Grato
Marcos Sousa- Júnior
- Mensagens : 4
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Data de inscrição : 31/05/2018
Idade : 47
Localização : São Paulo - Santos
Re: Pneu de fábrica
Bom dia Marcos
Segue um link com as Recomendacoes:
www.gfpneus.com.br/blog/o-que-e-o-indicador-twi-do-pneu/
Segue um link com as Recomendacoes:
www.gfpneus.com.br/blog/o-que-e-o-indicador-twi-do-pneu/
Teles- Júnior
- Mensagens : 39
Pontos : 39
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Pirassununga
Re: Pneu de fábrica
Os ditos mais experientes, tbem conhecidos como mais inconsequentes costumam passar do limite TWI, porém essa marca e o indicador de segurança, principalmente em piso molhado, pois os sulcos são necessários p o escoamento da água mantendo a aderência do pneu ao solo.
Então o ideal é fazer a substituição dos pneus assim que chegar nesse limite.
Abraço.
Então o ideal é fazer a substituição dos pneus assim que chegar nesse limite.
Abraço.
Teles- Júnior
- Mensagens : 39
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Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Pirassununga
Re: Pneu de fábrica
Desculpa se eu não entendi, mas então se eu for trocar o pneu, tenho que tentar deixar a altura (60) a mesma, para não alterar a marcação da velocidade, já a largura(160) pode haver variações que não tem problema?
phnunees- Júnior
- Mensagens : 5
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Data de inscrição : 30/12/2016
Localização : Boa Vista - RR
Re: Pneu de fábrica
Veja explicação sobre as descrições dos pneus e irá entender.
O pneu 160 terá a altura de 112 mm.
O pneu 140 tera a altura de 98 mm.
Logo menor altura tera menor diâmetro e menor perímetro.
O pneu 160 terá a altura de 112 mm.
O pneu 140 tera a altura de 98 mm.
Logo menor altura tera menor diâmetro e menor perímetro.
Exemplo
160/70VR16 ou 170/60R16V
160/70VR16 ou 170/60R16V
[size=51]160mm ou 170mm significa a largura da banda de rodagem do pneu.
70 ou 60 é o perfil. (Perfil % = Altura / Largura) Sendo: Altura = 0.70 * 160 mm = 112mm.
R16 nos dois casos significa que o aro tem 16 polegadas de altura.
A letra V indica o índice de velocidade máxima que o pneu pode atingir.
A letra R indica que o pneu foi construído em formato Radial.
Se houvesse a letra B significaria que foi construído em formato [/size]
70 ou 60 é o perfil. (Perfil % = Altura / Largura) Sendo: Altura = 0.70 * 160 mm = 112mm.
R16 nos dois casos significa que o aro tem 16 polegadas de altura.
A letra V indica o índice de velocidade máxima que o pneu pode atingir.
A letra R indica que o pneu foi construído em formato Radial.
Se houvesse a letra B significaria que foi construído em formato [/size]
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Pneu de fábrica
Teles escreveu:Ivan, Isso eu posso responder com propriedade de quem já testou meia dúzia de pneus na X.
O melhor é sem dúvida o Pilot Street da Michelin.
Em relação à durabilidade, tbém defendo fortemente o Michelin Pilot Street Radial!
Comprei essa semana um substituto para o PS da minha antiga Fazer 250, que está com o meu filho há cerca de um ano e meio.
O pneu atingiu a marca de incríveis 40mil km rodados! 40mil!!!! Impressionante!
Quando chegar a hora de trocar o Dunlop Trail Max da minha CB500x (que está com 19mil rodados), optarei por um Michelin Pilot Street Radial! Com certeza!
Um abraço.
RENATO DE MATOS- Júnior
- Mensagens : 35
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Data de inscrição : 22/03/2017
Localização : Florianópolis SC Brasil
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