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vida util pastilhas de freio
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Marcos Oliveira
lincolnsol
willian.schaff
7 participantes
:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
vida util pastilhas de freio
Boa tarde pessoal,
iniciei este tópico para que possamos discutir sobre a durabilidade das pastilhas de freio de nossas motos.
Eu tenho uma CBR 500R ABS que comprei agora no meio de agosto de 2016, eu ja rodei 7.000 km com ela, sendo 70% do percurso em área urbana, sempre com garupa e bagagem no bauleto. (piloto + garupa + bagagem =185kg), mas esta semana eu vi que já tenho que fazer a troca das pastilhas dianteiras e traseiras que estão quase no ferro.
Eu sempre uso os freios de forma combinada para garantir máximo de eficiência, mas devido ao transito pesado, e a carga sobre a moto, meu uso é meio severo a ponto de os discos em dias quentes chegar a azular.
gostaria de saber se alguém usa a moto em condições próximas a que eu uso, e como se comportou as pastilhas de freio em suas CB500x/CBR.
abraço a todos e boas festas
iniciei este tópico para que possamos discutir sobre a durabilidade das pastilhas de freio de nossas motos.
Eu tenho uma CBR 500R ABS que comprei agora no meio de agosto de 2016, eu ja rodei 7.000 km com ela, sendo 70% do percurso em área urbana, sempre com garupa e bagagem no bauleto. (piloto + garupa + bagagem =185kg), mas esta semana eu vi que já tenho que fazer a troca das pastilhas dianteiras e traseiras que estão quase no ferro.
Eu sempre uso os freios de forma combinada para garantir máximo de eficiência, mas devido ao transito pesado, e a carga sobre a moto, meu uso é meio severo a ponto de os discos em dias quentes chegar a azular.
gostaria de saber se alguém usa a moto em condições próximas a que eu uso, e como se comportou as pastilhas de freio em suas CB500x/CBR.
abraço a todos e boas festas
willian.schaff- Júnior
- Mensagens : 10
Pontos : 14
Data de inscrição : 06/10/2016
Localização : jandira-sp
Re: vida util pastilhas de freio
A minha situação é o oposta da sua.
A minha moto é uma Cb500XA,
Condições de uso: sempre só, não ando com baus e nem bauletos, predominantemente uso em rodovia
a minha pastilha traseira esta acima de 60%, ja a dianteira está ja no ferro, troco na segunda, não fui hj por conta do feriado
a quilometragem que estou é 32mil
A minha moto é uma Cb500XA,
Condições de uso: sempre só, não ando com baus e nem bauletos, predominantemente uso em rodovia
a minha pastilha traseira esta acima de 60%, ja a dianteira está ja no ferro, troco na segunda, não fui hj por conta do feriado
a quilometragem que estou é 32mil
lincolnsol- Júnior
- Mensagens : 26
Pontos : 26
Data de inscrição : 31/03/2016
Idade : 41
Localização : Maceio / Al
Re: vida util pastilhas de freio
Willian,
De fato achei pouco Km para a substituição das pastilhas, embora o que me chamou a atenção foi um relato em post sobre o disco de freio.
Se não me falha a memoria, diz que o disco ficou azulado, este fato remete a não haver dissipação de calor devido a baixa velocidade associada com frenagens constantes.
Outro ponto importante é a combinação de passageiros / carga, que chega ao indicado pelo fabricante, que é 180 Kg.
Entendo que você tem o cuidado de estar com a marcha a adequada a cada velocidade, reduzindo as marchas nas frenagens (freio motor).
No seu caso especifico pode ser e a combinação de fator de carga elevado e trânsito pesado, quer condicionam o desgaste relatado.
Mesmo assim seria interessante, certificar que não há pressão exercida no pedal do freio e ou manete durante a condução da moto, fato que condicionaria um leve atrito das pastilhas nos discos, condicionando aquecimento e desgastes.
Quanto ao disco, tem de ficar atento a descoloração que pode ser um indicativo que afetou a "tempera" (tratamento térmico que propicia dureza do metal). Neste acaso tenderá haver um desgaste acelerado do disco, indiferente da qualidade das pastilhas.
Na minha moto aplicação 90% em rodovias, substitui as pastilhas em torno dos 30.000 Km, meu peso 62Kg e esposa 49 Kg.
Lembro que estou longe de ser o dono da verdade, é só um relato subjetivo.
Abraço.
De fato achei pouco Km para a substituição das pastilhas, embora o que me chamou a atenção foi um relato em post sobre o disco de freio.
Se não me falha a memoria, diz que o disco ficou azulado, este fato remete a não haver dissipação de calor devido a baixa velocidade associada com frenagens constantes.
Outro ponto importante é a combinação de passageiros / carga, que chega ao indicado pelo fabricante, que é 180 Kg.
Entendo que você tem o cuidado de estar com a marcha a adequada a cada velocidade, reduzindo as marchas nas frenagens (freio motor).
No seu caso especifico pode ser e a combinação de fator de carga elevado e trânsito pesado, quer condicionam o desgaste relatado.
Mesmo assim seria interessante, certificar que não há pressão exercida no pedal do freio e ou manete durante a condução da moto, fato que condicionaria um leve atrito das pastilhas nos discos, condicionando aquecimento e desgastes.
Quanto ao disco, tem de ficar atento a descoloração que pode ser um indicativo que afetou a "tempera" (tratamento térmico que propicia dureza do metal). Neste acaso tenderá haver um desgaste acelerado do disco, indiferente da qualidade das pastilhas.
Na minha moto aplicação 90% em rodovias, substitui as pastilhas em torno dos 30.000 Km, meu peso 62Kg e esposa 49 Kg.
Lembro que estou longe de ser o dono da verdade, é só um relato subjetivo.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: vida util pastilhas de freio
boa noite Marcos,
seu comentário é bem técnico, alem de fazer muito sentido.
referente a cor do disco, eu também concordo com você, e acredito que a baixa velocidade nos corredores aliado a frenagens constantes são o principal motivo do azulamento do disco, sem contar a carga máxima que faz exigir mais do sistema em todo.
inclusive, eu fiz a medição do disco traseiro com um paquímetro digital e o mesmo esta com 4,87mm de espessura, 0,13mm de desgaste com 7940km rodados. (pouco para minha opinião)
Já referente ao pedal e alavanca eu fico sempre atento para não ficar acionando e sempre que possível reduzo no freio motor.
na verdade eu sempre tive este problema de azulamento e destempera do disco com outras motos menores 250/300cc, para mim não é muita novidade, os disco raramente passava dos 10.000km.
inclusive na hora de comprar a moto minha ideia era uma XRE 300 com abs, mas em conversa com o técnico ele me disse que a xre não atenderia minha 100% da minha necessidade, isso devido ao peso excessivo que geraria um desgaste prematuro das peças,(discos, pastilhas e relação) ele me sugeriu a linha 500 ou a NC750x pois estaria mais adequada ao meu tipo de uso devido as peças de desgaste dela ser para um uso mais severo assim como o meu.
hoje a moto esta com 7.940 km e o único desgaste foi os da pastilha de freio mesmo.
tanto que as demais peças estão acima do que eu esperava,
meu pneu dianteiro desgastou apenas 0,5mm e ainda falta 3,5mm para o twi, acredito que chega aos 15.000 km fácil.
já a relação ainda não precisou esticar nada, coisa que em uma 250/300cc eu já teria feito pelo menos 2 esticada.
meu pneu traseiro chega nos 10.000 km de boa.
agora estou testando as pastilhas Fischer, vamos ver como ela vai se comportar.
Abraços e feliz 2017
seu comentário é bem técnico, alem de fazer muito sentido.
referente a cor do disco, eu também concordo com você, e acredito que a baixa velocidade nos corredores aliado a frenagens constantes são o principal motivo do azulamento do disco, sem contar a carga máxima que faz exigir mais do sistema em todo.
inclusive, eu fiz a medição do disco traseiro com um paquímetro digital e o mesmo esta com 4,87mm de espessura, 0,13mm de desgaste com 7940km rodados. (pouco para minha opinião)
Já referente ao pedal e alavanca eu fico sempre atento para não ficar acionando e sempre que possível reduzo no freio motor.
na verdade eu sempre tive este problema de azulamento e destempera do disco com outras motos menores 250/300cc, para mim não é muita novidade, os disco raramente passava dos 10.000km.
inclusive na hora de comprar a moto minha ideia era uma XRE 300 com abs, mas em conversa com o técnico ele me disse que a xre não atenderia minha 100% da minha necessidade, isso devido ao peso excessivo que geraria um desgaste prematuro das peças,(discos, pastilhas e relação) ele me sugeriu a linha 500 ou a NC750x pois estaria mais adequada ao meu tipo de uso devido as peças de desgaste dela ser para um uso mais severo assim como o meu.
hoje a moto esta com 7.940 km e o único desgaste foi os da pastilha de freio mesmo.
tanto que as demais peças estão acima do que eu esperava,
meu pneu dianteiro desgastou apenas 0,5mm e ainda falta 3,5mm para o twi, acredito que chega aos 15.000 km fácil.
já a relação ainda não precisou esticar nada, coisa que em uma 250/300cc eu já teria feito pelo menos 2 esticada.
meu pneu traseiro chega nos 10.000 km de boa.
agora estou testando as pastilhas Fischer, vamos ver como ela vai se comportar.
Abraços e feliz 2017
willian.schaff- Júnior
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Data de inscrição : 06/10/2016
Localização : jandira-sp
Re: vida util pastilhas de freio
lincolnsol escreveu:A minha situação é o oposta da sua.
A minha moto é uma Cb500XA,
Condições de uso: sempre só, não ando com baus e nem bauletos, predominantemente uso em rodovia
a minha pastilha traseira esta acima de 60%, ja a dianteira está ja no ferro, troco na segunda, não fui hj por conta do feriado
a quilometragem que estou é 32mil
boa noite lincolnsol
realmente seu uso é bem diferente, meu uso em rodovias é só no fim de semana, e quase nunca estou sozinho.
sua pastilha traseira esta durando muito bem, 32.000 km é uma boa distancia percorrida, parabéns.
muita sorte com sua 500X e feliz 2017
willian.schaff- Júnior
- Mensagens : 10
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Data de inscrição : 06/10/2016
Localização : jandira-sp
Re: vida util pastilhas de freio
William,
Entendido, beleza vamos em frente.
Abraços!
Entendido, beleza vamos em frente.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: vida util pastilhas de freio
Ola pessoal !
faz um tempo que não apareço por aqui.
após 19.000km percorridos em transito intenso, quero relatar para o pessoal minhas experiências com pastilhas de freios.
durabilidade das pastilhas originais:
Freio Dianteiro:
1º jogo: Original, marca Nissin composição sinterizada espessura de material de desgaste: 4,5mm/pastilha durou =7000km, ainda faltou 0,8mm/pastilha para chegar no ferro. (Não agrediu o disco)
2° jogo: Fischer metalica, espessura de material de desgaste: 5,5mm/pastilha durou = 2.000km, quebrou parte do material de desgaste.( (Agrediu o disco e ficou engripando)
3° jogo: EBC, FA196HH composição sinterizada, espessura de material de desgaste: 4,7mm/pastilha, rodou 10.000km e ainda tem 2mm/pastilha, previsão de vida util = 20.000km. (Não agrediu o disco)
Freio Traseiro:
1º jogo: original, marca Nissin azul, composição metálica, espessura de material de desgaste: 5,5mm/pastilha durou = 6.000km, faltou 1mm para o ferro (Não agrediu o disco)
2°jogo: Fischer metalica, espessura de material de desgaste: 5,8mm/pastilha durou = 2.000km, faltou 0,8mm para o ferro. (Agrediu o disco e ficou engripando)
3°jogo: marca Nissin azul, composição metálica, espessura de material de desgaste: 5,5mm/pastilha durou = 5.750km, faltou 0,6mm para o ferro (Não agrediu o disco)
4° jogo: Potenza GP corsa Sinterizada, espessura de material de desgaste: 5,9mm/pastilha, rodou 5.250 e ainda tem 4,7mm/pastilha para desgastar, previsão de vida util + 25.000km. (Não agrediu o disco)
Resumindo...
no meu caso as melhores pastilhas foram a marca EBC e Potenza ambas sinterizadas.
no jogo da Potenza GP corsa (cuidado com a GP Forza, esta não é tão durável), paguei 120,00 na general Osorio.
no jogo EBC FA196HH, paguei 165,00 pelo mercado livre + 20,00 de frete.
As demais marcas incluindo as originais nissin não foram economicamente vantajosas para meu tipo de uso da moto.
no caso da fischer eu não recomendo se o uso for médio ou intenso.
faz um tempo que não apareço por aqui.
após 19.000km percorridos em transito intenso, quero relatar para o pessoal minhas experiências com pastilhas de freios.
durabilidade das pastilhas originais:
Freio Dianteiro:
1º jogo: Original, marca Nissin composição sinterizada espessura de material de desgaste: 4,5mm/pastilha durou =7000km, ainda faltou 0,8mm/pastilha para chegar no ferro. (Não agrediu o disco)
2° jogo: Fischer metalica, espessura de material de desgaste: 5,5mm/pastilha durou = 2.000km, quebrou parte do material de desgaste.( (Agrediu o disco e ficou engripando)
3° jogo: EBC, FA196HH composição sinterizada, espessura de material de desgaste: 4,7mm/pastilha, rodou 10.000km e ainda tem 2mm/pastilha, previsão de vida util = 20.000km. (Não agrediu o disco)
Freio Traseiro:
1º jogo: original, marca Nissin azul, composição metálica, espessura de material de desgaste: 5,5mm/pastilha durou = 6.000km, faltou 1mm para o ferro (Não agrediu o disco)
2°jogo: Fischer metalica, espessura de material de desgaste: 5,8mm/pastilha durou = 2.000km, faltou 0,8mm para o ferro. (Agrediu o disco e ficou engripando)
3°jogo: marca Nissin azul, composição metálica, espessura de material de desgaste: 5,5mm/pastilha durou = 5.750km, faltou 0,6mm para o ferro (Não agrediu o disco)
4° jogo: Potenza GP corsa Sinterizada, espessura de material de desgaste: 5,9mm/pastilha, rodou 5.250 e ainda tem 4,7mm/pastilha para desgastar, previsão de vida util + 25.000km. (Não agrediu o disco)
Resumindo...
no meu caso as melhores pastilhas foram a marca EBC e Potenza ambas sinterizadas.
no jogo da Potenza GP corsa (cuidado com a GP Forza, esta não é tão durável), paguei 120,00 na general Osorio.
no jogo EBC FA196HH, paguei 165,00 pelo mercado livre + 20,00 de frete.
As demais marcas incluindo as originais nissin não foram economicamente vantajosas para meu tipo de uso da moto.
no caso da fischer eu não recomendo se o uso for médio ou intenso.
willian.schaff- Júnior
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Data de inscrição : 06/10/2016
Localização : jandira-sp
Re: vida util pastilhas de freio
Willian,
Muito obrigado por compartilhar.
Abraços.
Muito obrigado por compartilhar.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: vida util pastilhas de freio
Bom dia Willian,
Ótimo relato ! E vou seguir suas sugestões !
Sobre o potenza que informou, seria esse?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730092693-pastilha-dianteira-e-traseira-potenza-honda-cb-500-x-2014-_JM
Abraço
Ótimo relato ! E vou seguir suas sugestões !
Sobre o potenza que informou, seria esse?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730092693-pastilha-dianteira-e-traseira-potenza-honda-cb-500-x-2014-_JM
Abraço
Alexandre- Júnior
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Data de inscrição : 21/09/2016
Localização : Belo Horizonte
Re: vida util pastilhas de freio
Muito bom William. Valeu pelas sugestões.
Rodrigo R. Peracini- Pleno
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Data de inscrição : 25/01/2016
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Re: vida util pastilhas de freio
boa tarde alexandre, seria esta daqui: tanto a trazeira PTZ 140 quanto a dianteira PTZ 226:Alexandre escreveu:Bom dia Willian,
Ótimo relato ! E vou seguir suas sugestões !
Sobre o potenza que informou, seria esse?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730092693-pastilha-dianteira-e-traseira-potenza-honda-cb-500-x-2014-_JM
Abraço
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-884110396-pastilha-freio-diant-cb-500-cbr-500-potenza-226h-sinterizada-_JM
use sempre a da embalagem preta as outras não são tao duráveis
willian.schaff- Júnior
- Mensagens : 10
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Data de inscrição : 06/10/2016
Localização : jandira-sp
Re: vida util pastilhas de freio
willian.schaff escreveu:Ola pessoal !
faz um tempo que não apareço por aqui.
após 19.000km percorridos em transito intenso, quero relatar para o pessoal minhas experiências com pastilhas de freios.
durabilidade das pastilhas originais:
Freio Dianteiro:
1º jogo: Original, marca Nissin composição sinterizada espessura de material de desgaste: 4,5mm/pastilha durou =7000km, ainda faltou 0,8mm/pastilha para chegar no ferro. (Não agrediu o disco)
2° jogo: Fischer metalica, espessura de material de desgaste: 5,5mm/pastilha durou = 2.000km, quebrou parte do material de desgaste.( (Agrediu o disco e ficou engripando)
3° jogo: EBC, FA196HH composição sinterizada, espessura de material de desgaste: 4,7mm/pastilha, rodou 10.000km e ainda tem 2mm/pastilha, previsão de vida util = 20.000km. (Não agrediu o disco)
Freio Traseiro:
1º jogo: original, marca Nissin azul, composição metálica, espessura de material de desgaste: 5,5mm/pastilha durou = 6.000km, faltou 1mm para o ferro (Não agrediu o disco)
2°jogo: Fischer metalica, espessura de material de desgaste: 5,8mm/pastilha durou = 2.000km, faltou 0,8mm para o ferro. (Agrediu o disco e ficou engripando)
3°jogo: marca Nissin azul, composição metálica, espessura de material de desgaste: 5,5mm/pastilha durou = 5.750km, faltou 0,6mm para o ferro (Não agrediu o disco)
4° jogo: Potenza GP corsa Sinterizada, espessura de material de desgaste: 5,9mm/pastilha, rodou 5.250 e ainda tem 4,7mm/pastilha para desgastar, previsão de vida util + 25.000km. (Não agrediu o disco)
Resumindo...
no meu caso as melhores pastilhas foram a marca EBC e Potenza ambas sinterizadas.
no jogo da Potenza GP corsa (cuidado com a GP Forza, esta não é tão durável), paguei 120,00 na general Osorio.
no jogo EBC FA196HH, paguei 165,00 pelo mercado livre + 20,00 de frete.
As demais marcas incluindo as originais nissin não foram economicamente vantajosas para meu tipo de uso da moto.
no caso da fischer eu não recomendo se o uso for médio ou intenso.
Ótimo relato. Obrigado Willian.
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
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Re: vida util pastilhas de freio
Como reconhecer a composição da pastilha? Dá pra saber pela textura do material ?
rickbrand77- Pleno
- Mensagens : 450
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Data de inscrição : 04/05/2015
Localização : rio de janeiro
Re: vida util pastilhas de freio
Improvável que so em uma avaliação visual se consiga definir se as pastilhas são orgânicas, semi metalicas, metálicas, sintetizadas..
Tem pastilhas que acredito que sejam as metálicas, são mais barata que as originais, mas a minha preocupação é que elas "agridem" o disco, que é um item com maior custo de reparo.
Abraços!
Tem pastilhas que acredito que sejam as metálicas, são mais barata que as originais, mas a minha preocupação é que elas "agridem" o disco, que é um item com maior custo de reparo.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: vida util pastilhas de freio
Então tem que confiar no que o fabricante diz que é? As originais da X são Nissin sinterizadas ?Alguém sabe os códigos das pastilhas?
rickbrand77- Pleno
- Mensagens : 450
Pontos : 478
Data de inscrição : 04/05/2015
Localização : rio de janeiro
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