Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Velas Iridium na moto, valem a pena? EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Velas Iridium na moto, valem a pena? EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Velas Iridium na moto, valem a pena? EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Velas Iridium na moto, valem a pena? EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Velas Iridium na moto, valem a pena? EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Velas Iridium na moto, valem a pena? EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Velas Iridium na moto, valem a pena? EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Velas Iridium na moto, valem a pena? EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Velas Iridium na moto, valem a pena? EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Velas Iridium na moto, valem a pena? EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


Velas Iridium na moto, valem a pena?

+5
danielsteele
Dobest
fpsrj
Rubão
Douglas
9 participantes

Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Douglas Seg Fev 23, 2015 9:13 pm

Velas Iridium na moto, valem a pena?
Quarta, 11 Fevereiro 2015

Quais as suas vantagens?

Fizemos uma pesquisa através do Google e lemos diversos textos de variados motociclistas, mecânicos e claro, da fabricante NGK de velas, para entendermos melhor quais as vantagens da vela de iridium. Os textos abordam os mesmos aspectos e selecionamos o do motociclista Daniel Ribeiro, por ser um dos mais 'objetivos' a respeito. Segue o mesmo.

As velas são responsáveis por criar a faísca dentro da câmara de combustão no momento exato em que o combustível está comprimido, gerando assim a combustão do mesmo e, desta combustão, o movimento que faz o motor virar.

Irídio (Iridium no idioma Inglês) é um elemento metálico extremamente duro e raro, relacionado a platina. Além de sua dureza, a principal propriedade que faz o Irídio atraente como um material eletrodo para as velas de ignição é o seu altíssimo ponto de derretimento (quase 2.500 ºC).

O Irídio não é um excelente condutor energético, por isso ele é usado em forma de liga, misturado com outros metais como a platina, cobre e zinco, desta forma, se tornando uma liga extremamente dura, com alto ponto de derretimento e excelente condutividade elétrica.

Tradicionalmente as velas de ignição possuem eletrodos de cobre ou platina.

Sendo então um metal mais durável e resistente, o Irídio permite a fabricação de eletrodos mais finos, desta forma, a tensão necessária para fazer a faísca na vela é muito menor, o que trás algumas vantagens:

Menos tensão (volts) é necessária, o que diminui a carga no sistema de ignição do motor.
Permite um espaço maior entre o eletrodo e o aterramento da vela sem aumentar a carga no sistema de ignição. Mais espaço significa uma faísca maior e portanto, aumento na eficiência da combustão.
Faísca mais precisa, sempre na posição correta e com o tempo correto, o que aumenta a eficiência da combustão.
Melhora na resposta do acelerador.
Economia de combustível (que depende mais de como você aproveita a melhora na resposta do acelerador)
Aumento na vida útil da vela. Velas de Iridium costumam ter o dobro da durabilidade.
Aumento da potência do motor (em torno de 1 a 3%)
No entanto, substituir as velas do motor por velas iridium não significa ter todas essas vantagens, e cada motor vai ter um comportamento diferente com este tipo de vela. Alguns motores nem mesmo possuem uma vela Iridium recomendada como substituta de uma vela tradicional.

Em motores que usam apenas uma vela por cilindro (maioria), as velas Iridium podem trazer algum ganho de desempenho. Porém, mesmo em motores que usam duas velas por cilindro, só o fato de durarem mais já é um bom motivo para usar este tipo de vela.

Pesquisando em alguns fóruns de motociclistas na Internet, muitos que estão usando velas iridium comentam que sentiram uma melhora no desempenho da moto, no que tange a potência e rapidez de resposta na aceleração e também que depois que começaram a usar velas iridium, a troca é feita num tempo bem maior que as velas 'normais'. Enfim, comprova o que foi escrito acima, pelo motociclista Daniel Ribeiro.

Fonte: Texto pelo motociclista Daniel Ribeiro, adaptado por RockRiders.com.br.
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 41
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Rubão Qua Abr 01, 2015 1:50 pm

Usei velas de Iridium na CB 1300, na Varadero, uso no carro também e sempre obtive respostas melhores tanto na aceleração como na economia...só ainda não coloquei na CB devido ao alto preço atualmente...

Rubão
Rubão
Amador
Amador

Mensagens : 388
Pontos : 434
Data de inscrição : 26/03/2015
Localização : Santa Cruz do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por fpsrj Dom Ago 30, 2015 2:22 pm

botei na cb500x a vela iridium e filtro de ar e oleo k&N

melhorou.. senti a moto mais esperta Smile

se é psicologico ou nao nao sei hehehe
fpsrj
fpsrj
Amador
Amador

Mensagens : 164
Pontos : 204
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Douglas Dom Ago 30, 2015 2:25 pm

fpsrj escreveu:botei na cb500x a vela iridium e filtro de ar e oleo k&N

melhorou.. senti a moto mais esperta Smile

se é psicologico ou nao nao sei hehehe
Essa dúvida só no dinamômetro mesmo.
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 41
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por fpsrj Dom Ago 30, 2015 2:28 pm

vou comprar la fora o modulo de injecao para ela tipo power commander tem um amigo meu la fora e to vendo uns usados no ebay ai vale a pena ... seria melhor ainda se o dolar fosse 2 reais ainda hhehhe

fpsrj
fpsrj
Amador
Amador

Mensagens : 164
Pontos : 204
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Convidado Dom Ago 30, 2015 6:03 pm

Quanto e um jogo dessa vela? Muda alguma coisa no consumo?
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por fpsrj Dom Ago 30, 2015 6:35 pm

a vela comprei no mercadolivre 45 reais cada

a moto ficou mais esperta pois essa vela solta mais cetelha
sobre o consump sinceramente nao reparei ainda
fpsrj
fpsrj
Amador
Amador

Mensagens : 164
Pontos : 204
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Dobest Seg Ago 31, 2015 6:40 pm

Olá!
A minha experiência diz-me que é gastar dinheiro sem necessidade.
Noutras motos montei iridium e não verifiquei diferença em nada, a moto ficou rigorosamente igual.
A vantagem mais notória verifica-se apenas na duração das velas, mas quando chega a quilometragem de mudar, de acordo com o pano de manutenção, ficamos com as questões, quanto tempo ainda vão durar mais? Com as velas normais mudamos e está feito, porque o fabricante diz que se deve mudar naquele momento.
Quanto ao publicado no primeiro poste, discordo de muita coisa. Por exemplo, é referido que necessitam de menos energia para a faísca e que detonam a mistura na altura certa! Ok, mas a energia do sistema é sempre a mesma! O motor tem sensores que indicam ao sistema o momento certo para a detonar a mistura!

O dinheiro gasto a mais na troca das velas é melhor aplicado numas geladinhas Wink

Um abraço.
Dobest
Dobest
Júnior
Júnior

Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Convidado Seg Ago 31, 2015 8:15 pm

Dobest escreveu:
O dinheiro gasto a mais na troca das velas é melhor aplicado numas geladinhas Wink

Um abraço.

Esse e dos meus, kkkkk
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por danielsteele Qui Set 03, 2015 9:42 pm

Em outras motos que tive, usava iridium e realmente fica um pouco mais forte e dependendo da pilotagem mais econômica também, pois queima melhor o combustível injetado na câmara de combustão dando mais força, portanto você acelera menos pra ter a mesmo força que a vela normal.
danielsteele
danielsteele
Júnior
Júnior

Mensagens : 34
Pontos : 36
Data de inscrição : 02/09/2015
Idade : 41
Localização : Porto Velho, Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por JulianZ Qui Set 03, 2015 10:35 pm

No meu caso já coloquei vela de iridium no meu carro, notei uma melhora na potência, economia não. Mas carro flex tem um problema, as velas enferrujam, e por conta disso duram igual as normais, no fim não vale a pena por isso. Na moto que é só gasolina, o único ganho acho na manutenção, tirando isso mais nada.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Convidado Sex Set 04, 2015 8:26 am

Eu tenho um conceito que aumentando o desempenho aumenta o consumo, acho isso quase inevitavel.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por JulianZ Sex Set 04, 2015 8:39 am

Daniel K escreveu:Eu tenho um conceito que aumentando o desempenho aumenta o consumo, acho isso quase inevitavel.

Muito depende do meio que você usa para aumentar a potência, o princípio da vela de iridium é queimar melhor a mesma mistura que seria queimada com menos eficiência com outra vela, nesse caso não aumenta o consumo, apenas ele extrai mais daquele volume da mistura ar combustível.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Thiago de Paula Araújo Sex Set 04, 2015 8:48 am

Também concordo como Dobest quanto à precisão do sistema em gerar a queima...então as velas iridium não é lá uma grande vantagem a ser feita na motocicleta.
Thiago de Paula Araújo
Thiago de Paula Araújo
Amador
Amador

Mensagens : 227
Pontos : 235
Data de inscrição : 23/06/2015
Idade : 41
Localização : Ipatinga MG

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Marcos Oliveira Sex Set 04, 2015 12:57 pm

Tem acessórios que são imprescindíveis como, baús, cavalete central, para lama, protetor de motor, bolha mais alta, protetor de mão, dentre outros. 
Já outras ofertas do mercado eu observo o seguinte, se passarmos acreditar de todas as propostas milagrosas como, remapeamento de injeção, alteração do modulo, silencioso esportivo, indicadores de marcha, velas milagrosas e etc... Daqui a pouco nosso investimento em moto de 500 CC vais estar próximo a uma de 800 CC. Mais uma vez digo, tem acessórios que acho que valem a pena, na minha moto falta colocar um protetor de mão, que pretendo instalar. Agora ficar investindo muito, penso que o valor agregado nas nossas maquinas sobem, mas não na mesma proporção na hora da troca, é apenas uma opinião mas claro respeito outros pontos de vista.

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Convidado Sex Set 04, 2015 1:35 pm

Realmente Marcos, isso é uma questão pessoal. Eu nunca fui de enfeitar carros e motos. Uma coisa que quero colocar na minha é uma bolha.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Thiago de Paula Araújo Sex Set 04, 2015 2:23 pm

Marcos Oliveira escreveu:Tem acessórios que são imprescindíveis como, baús, cavalete central, para lama, protetor de motor, bolha mais alta, protetor de mão, dentre outros. 
Já outras ofertas do mercado eu observo o seguinte, se passarmos acreditar de todas as propostas milagrosas como, remapeamento de injeção, alteração do modulo, silencioso esportivo, indicadores de marcha, velas milagrosas e etc... Daqui a pouco nosso investimento em moto de 500 CC vais estar próximo a uma de 800 CC. Mais uma vez digo, tem acessórios que acho que valem a pena, na minha moto falta colocar um protetor de mão, que pretendo instalar. Agora ficar investindo muito, penso que o valor agregado nas nossas maquinas sobem, mas não na mesma proporção na hora da troca, é apenas uma opinião mas claro respeito outros pontos de vista.

Abraços.
Justamente Marcos, tenho essa mesma visão, o negócio é não dar brecha para o charlatanismo...kkk
Thiago de Paula Araújo
Thiago de Paula Araújo
Amador
Amador

Mensagens : 227
Pontos : 235
Data de inscrição : 23/06/2015
Idade : 41
Localização : Ipatinga MG

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Convidado Sex Set 04, 2015 2:33 pm

Marcos Oliveira escreveu:Tem acessórios que são imprescindíveis como, baús, cavalete central, para lama, protetor de motor, bolha mais alta, protetor de mão, dentre outros. 
Já outras ofertas do mercado eu observo o seguinte, se passarmos acreditar de todas as propostas milagrosas como, remapeamento de injeção, alteração do modulo, silencioso esportivo, indicadores de marcha, velas milagrosas e etc... Daqui a pouco nosso investimento em moto de 500 CC vais estar próximo a uma de 800 CC. Mais uma vez digo, tem acessórios que acho que valem a pena, na minha moto falta colocar um protetor de mão, que pretendo instalar. Agora ficar investindo muito, penso que o valor agregado nas nossas maquinas sobem, mas não na mesma proporção na hora da troca, é apenas uma opinião mas claro respeito outros pontos de vista.

Abraços.

Marcos muitas mensagens são até utilidade publica, pq quando vc compra a moto se enpolga tanto que o que eles te oferecem vc compra e nem pensa nos valores. Só depois é que percebe que levou uma tchavada.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por rawdir Sáb Abr 02, 2016 11:26 am

quem colocou iridium na 500x  teria o código correto para passar ??
rawdir
rawdir
Júnior
Júnior

Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 02/04/2016
Localização : areal rj

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium na moto, valem a pena? Empty Re: Velas Iridium na moto, valem a pena?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos