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Motores quatro tempos e dois tempos
4 participantes
:: Manutenção :: Mecânica Geral
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Motores quatro tempos e dois tempos
Para não poluir o tópico, segue abaixo.
Os motores de combustão interna quatro tempos, se faz necessário duas voltas no virabrequim (720°) para se ter um tempo motor (ciclo).
Admissão:
O pistão faz um movimento descendente, a válvula de admissão "abre", a mistura ar combustível é aspirada para o interior do cilindro do motor.
Observação: primeira meia volta do virabrequim, ou seja, 180°.
Compressão:
As válvulas de admissão e escape estão fechadas, o pistão faz o movimento ascendente, comprimindo a mistura ara combustível, agora ocorreu uma volta completa do virabrequim (360°) . A mistura irá ocupara apenas um espaço que se denomina câmara de combustão.
Observação: a relação do volume inicial do cilindro e a final que a mistura ocupa na câmara de combustão, se define como taxa de compressão.
Combustão:
Este é o único tempo que gera trabalho mecânico, ele é caraterizado tempo liberação da centelha (faísca elétrica) é liberada pela vela de ignição, ocorrendo a combustão, ambas as válvulas permanecem fechadas. O pistão desloca de forma descendente, devido ao expansão dos gases inerentes a combustão, o virabrequim somando todos os ciclos até agora girou 540°.
Observação: Apenas um percentual relativamente pequeno (25% a 30%) é convertido em trabalho mecânico, o restante é absorvido do pelo sistema de arrefecimento, lubrificação e expelido para atmosfera pelos gases de escape..
Descarga ou escape:
Como foi mencionado a combustão inerente ao tempo anterior, gerou os gases que tem ser expulsos para a atmosfera. Portanto a válvula de escape "abre" o pistão faz o movimento ascendente, expulsando os gases para a atmosfera, completa desta forma o ciclo, finalizando duas voltas do virabrequim, ou seja, 720°.
Os motores dois tempos que se caracterizam por um ciclo motor com apenas uma volta do virabrequim, descrevo apenas a imagem abaixo, pois atualmente são pouco usuais e não atenderiam as normas de emissões vigentes.
Abraços.
Os motores de combustão interna quatro tempos, se faz necessário duas voltas no virabrequim (720°) para se ter um tempo motor (ciclo).
Admissão:
O pistão faz um movimento descendente, a válvula de admissão "abre", a mistura ar combustível é aspirada para o interior do cilindro do motor.
Observação: primeira meia volta do virabrequim, ou seja, 180°.
Compressão:
As válvulas de admissão e escape estão fechadas, o pistão faz o movimento ascendente, comprimindo a mistura ara combustível, agora ocorreu uma volta completa do virabrequim (360°) . A mistura irá ocupara apenas um espaço que se denomina câmara de combustão.
Observação: a relação do volume inicial do cilindro e a final que a mistura ocupa na câmara de combustão, se define como taxa de compressão.
Combustão:
Este é o único tempo que gera trabalho mecânico, ele é caraterizado tempo liberação da centelha (faísca elétrica) é liberada pela vela de ignição, ocorrendo a combustão, ambas as válvulas permanecem fechadas. O pistão desloca de forma descendente, devido ao expansão dos gases inerentes a combustão, o virabrequim somando todos os ciclos até agora girou 540°.
Observação: Apenas um percentual relativamente pequeno (25% a 30%) é convertido em trabalho mecânico, o restante é absorvido do pelo sistema de arrefecimento, lubrificação e expelido para atmosfera pelos gases de escape..
Descarga ou escape:
Como foi mencionado a combustão inerente ao tempo anterior, gerou os gases que tem ser expulsos para a atmosfera. Portanto a válvula de escape "abre" o pistão faz o movimento ascendente, expulsando os gases para a atmosfera, completa desta forma o ciclo, finalizando duas voltas do virabrequim, ou seja, 720°.
Os motores dois tempos que se caracterizam por um ciclo motor com apenas uma volta do virabrequim, descrevo apenas a imagem abaixo, pois atualmente são pouco usuais e não atenderiam as normas de emissões vigentes.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Motores quatro tempos e dois tempos
Como sempre sabias palavras Marcos. Estou encantado com as explicações, eu não sabia a diferença dos 2 motores.
Convidado- Convidado
Re: Motores quatro tempos e dois tempos
Excelente como sempre
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ
Re: Motores quatro tempos e dois tempos
Motores 2 tempos precisam misturar o famoso "óleo 2 tempos" no combustível, para melhorar a lubrificação do cilindro. Por isso eles soltam mais fumaça que os 4 tempos, pois eles também queimam esse óleo durante a explosão.
Essa mistura (combustível e óleo) também tem que ser bem feita:
- Se colocar óleo demais, suja a vela e a centelha para produzir a explosão não acontece.
- Se colocar pouco óleo, o motor pode superaquecer e travar, ou furar o cilindro como tempo.
Vale lembrar, que o motor 4 tempos também queima o óleo que vai dentro dele ao lubrificar o cilindro, mas é muito pouco. E é por isso que o manual pede, para conferir o nível do óleo do motor com frequência.
Essa mistura (combustível e óleo) também tem que ser bem feita:
- Se colocar óleo demais, suja a vela e a centelha para produzir a explosão não acontece.
- Se colocar pouco óleo, o motor pode superaquecer e travar, ou furar o cilindro como tempo.
Vale lembrar, que o motor 4 tempos também queima o óleo que vai dentro dele ao lubrificar o cilindro, mas é muito pouco. E é por isso que o manual pede, para conferir o nível do óleo do motor com frequência.
Re: Motores quatro tempos e dois tempos
Gostava da potência, do ronco e do cheiro dos motores 2 tempos nas corridas de motocross que eu ia.
Rodrigo R. Peracini- Pleno
- Mensagens : 480
Pontos : 490
Data de inscrição : 25/01/2016
Idade : 49
Localização : Matão - SP
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