Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
Dicas e cuidados para a conservação da motocicleta
4 participantes
:: Piloto :: Motociclismo Geral
Página 1 de 1
Dicas e cuidados para a conservação da motocicleta
Deixar sua bike parada por muito tempo é bastante prejudicial ao seu perfeito funcionamento, além de ser prejudicial a saúde.
Todo proprietário de uma motocicleta, seja ela de qualquer categoria: naked, sport, custom etc., deveria pelo menos uma vez por semana, dar uma “voltinha” com sua bike, nem que seja para duas voltas no quarteirão.
Deixar a moto parada sem uso por certo tempo, é prejudicial para todos os componentes como: motor; embreagem; pneus; tanque de combustível; bateria; carburador; cromados; comandos de farol, seta, partida; pintura, o que leva ao início de um processo de oxidação e deposição, comprometendo rapidamente sua motocicleta.
Porém, muitos proprietários, por conta as vezes de suas atividades, não dispõe de tempo suficiente para dedicar-se a limpeza e conservação de sua motocicleta. Uma boa lavagem e lubrificação somado aquela “voltinha”, fazem toda a diferença na hora de manter a sua máquina pronta e bonita para um eventual passeio.
Hoje em dia é possível recorrer a profissionais especializados, que cuidam da aparência e conservação da motocicleta.
Não é recomendável levar sua bike a um lava rápido de carro, pois os produtos e técnicas de lavagem de um carro e de uma moto é completamente diferente.
Assim, vamos a umas dicas importantes:
1º – Nunca lave sua moto com máquina de alta pressão. Isto pode causar danos a componentes eletroeletrônicos, mecânicos, acessórios e até da pintura.
2º – Não permita que utilizem, por mais suja que esteja sua moto, a aplicação de produtos agressivos como “solupan”, ativados, querosene, óleo diesel, entre outros. O uso destes produtos pode manchar a pintura, os cromados, danificar e oxidar a estrutura e peças da motocicleta.
3º – Não deve ser aplicado nos pneus, produtos chamados de “pretinhos” que alegram muito a vista, mas são extremamente prejudiciais ao bolso. Estes produtos, quando aplicados nos pneus, quer pela gravidade ou, pela força centrifuga, migram para a banda de rodagem o que pode provocar a queda do motociclista, pois os pneus tornam-se escorregadios. Aliado a isto, eles deterioram a borracha, ressecando o pneu ou provocando rachaduras.
Conservação de uma motocicleta requer além de técnica de lavagem e limpeza, muita paciência, uso de produtos adequados e cuidados especiais com partes importantes, como acessórios e pintura, alem de fazer tudo isto com muito prazer, é claro!
Acostumado a realizar o trabalho de revitalização e conservação de motocicletas, vale destacar algumas dicas importantes para você cuidar bem da sua bike:
Primeiro retire ou proteja os acessórios / peças da moto que não podem ser molhadas.
Com uma mangueira, molhe toda a moto procurando tirar a poeira e a maior quantidade possível de sujeira.
Inicie a limpeza e remoção da sujeira, primeiro pelas rodas, pneus e as partes baixas do quadro da moto. Se puder levantar a roda melhor, vai facilitar em muito a limpeza. Use uma escova e sabão em pedra neutro (sabão de coco).
Depois, comece a lavar a moto utilizando shampoo neutro e uma espuma macia. Cuidado com algumas esponjas que possuem um dos lados abrasivo. Repita esta operação duas vezes. Tenha atenção com cantos e reentrâncias. A lavagem é muito importante, pois vai garantir uma limpeza perfeita.
Com uma toalha ou um pano macio seque bem toda a moto.
Em seguida, limpe os cromados e partes em alumínio, aplicando um polidor de metais. Retire o excesso e aplique um pouco de cera automotiva para conservar. Não passe cera nos cromados que vão se aquecer, como escapamento e tampas do motor.
Aplique gradativamente cera também em todas as peças pintadas, nos retrovisores, guidão, farol, bengalas e em todos os pontos que isto seja possível e não seja prejudicial. Depois retire o excesso com uma estopa, algodão automotivo ou pano macio. Para quem mora na praia, este cuidado vai retardar a ação da maresia e consequentemente a ferrugem.
Lubrifique com óleo fino, todas as partes móveis, como pedais, pedaleiras, cabos e manetes.
Limpe os acessórios de couro com um pano levemente úmido para retirar as impurezas. Seque com um pano limpo. Aplique em toda a superfície uma leve camada de óleo de amêndoa, retirando o excesso com um pano macio, seco e limpo.
Para finalizar, pegue um pano limpo e macio – serve uma camiseta de algodão de preferência branca, e dê aquele brilho em toda a moto.
Pronto! Depois de umas poucas horas de puro prazer, vista aquela roupa estilosa, coloque os equipamentos de segurança enquanto o motor esquenta, engate a primeira e dê um role com sua bike, no mais puro estilo “desfilar”.
Voltando a garage, espere sua bike esfriar bem e cubra-a com um lençol ou uma capa macia e que possa ser lavada periodicamente. Evite as capas plásticas ou aquelas que tenham o seu interior abrasivo ou que sejam pesadas.
Fonte: http://advogadomotociclista.com.br/?page_id=1698
Todo proprietário de uma motocicleta, seja ela de qualquer categoria: naked, sport, custom etc., deveria pelo menos uma vez por semana, dar uma “voltinha” com sua bike, nem que seja para duas voltas no quarteirão.
Deixar a moto parada sem uso por certo tempo, é prejudicial para todos os componentes como: motor; embreagem; pneus; tanque de combustível; bateria; carburador; cromados; comandos de farol, seta, partida; pintura, o que leva ao início de um processo de oxidação e deposição, comprometendo rapidamente sua motocicleta.
Porém, muitos proprietários, por conta as vezes de suas atividades, não dispõe de tempo suficiente para dedicar-se a limpeza e conservação de sua motocicleta. Uma boa lavagem e lubrificação somado aquela “voltinha”, fazem toda a diferença na hora de manter a sua máquina pronta e bonita para um eventual passeio.
Hoje em dia é possível recorrer a profissionais especializados, que cuidam da aparência e conservação da motocicleta.
Não é recomendável levar sua bike a um lava rápido de carro, pois os produtos e técnicas de lavagem de um carro e de uma moto é completamente diferente.
Assim, vamos a umas dicas importantes:
1º – Nunca lave sua moto com máquina de alta pressão. Isto pode causar danos a componentes eletroeletrônicos, mecânicos, acessórios e até da pintura.
2º – Não permita que utilizem, por mais suja que esteja sua moto, a aplicação de produtos agressivos como “solupan”, ativados, querosene, óleo diesel, entre outros. O uso destes produtos pode manchar a pintura, os cromados, danificar e oxidar a estrutura e peças da motocicleta.
3º – Não deve ser aplicado nos pneus, produtos chamados de “pretinhos” que alegram muito a vista, mas são extremamente prejudiciais ao bolso. Estes produtos, quando aplicados nos pneus, quer pela gravidade ou, pela força centrifuga, migram para a banda de rodagem o que pode provocar a queda do motociclista, pois os pneus tornam-se escorregadios. Aliado a isto, eles deterioram a borracha, ressecando o pneu ou provocando rachaduras.
Conservação de uma motocicleta requer além de técnica de lavagem e limpeza, muita paciência, uso de produtos adequados e cuidados especiais com partes importantes, como acessórios e pintura, alem de fazer tudo isto com muito prazer, é claro!
Acostumado a realizar o trabalho de revitalização e conservação de motocicletas, vale destacar algumas dicas importantes para você cuidar bem da sua bike:
Primeiro retire ou proteja os acessórios / peças da moto que não podem ser molhadas.
Com uma mangueira, molhe toda a moto procurando tirar a poeira e a maior quantidade possível de sujeira.
Inicie a limpeza e remoção da sujeira, primeiro pelas rodas, pneus e as partes baixas do quadro da moto. Se puder levantar a roda melhor, vai facilitar em muito a limpeza. Use uma escova e sabão em pedra neutro (sabão de coco).
Depois, comece a lavar a moto utilizando shampoo neutro e uma espuma macia. Cuidado com algumas esponjas que possuem um dos lados abrasivo. Repita esta operação duas vezes. Tenha atenção com cantos e reentrâncias. A lavagem é muito importante, pois vai garantir uma limpeza perfeita.
Com uma toalha ou um pano macio seque bem toda a moto.
Em seguida, limpe os cromados e partes em alumínio, aplicando um polidor de metais. Retire o excesso e aplique um pouco de cera automotiva para conservar. Não passe cera nos cromados que vão se aquecer, como escapamento e tampas do motor.
Aplique gradativamente cera também em todas as peças pintadas, nos retrovisores, guidão, farol, bengalas e em todos os pontos que isto seja possível e não seja prejudicial. Depois retire o excesso com uma estopa, algodão automotivo ou pano macio. Para quem mora na praia, este cuidado vai retardar a ação da maresia e consequentemente a ferrugem.
Lubrifique com óleo fino, todas as partes móveis, como pedais, pedaleiras, cabos e manetes.
Limpe os acessórios de couro com um pano levemente úmido para retirar as impurezas. Seque com um pano limpo. Aplique em toda a superfície uma leve camada de óleo de amêndoa, retirando o excesso com um pano macio, seco e limpo.
Para finalizar, pegue um pano limpo e macio – serve uma camiseta de algodão de preferência branca, e dê aquele brilho em toda a moto.
Pronto! Depois de umas poucas horas de puro prazer, vista aquela roupa estilosa, coloque os equipamentos de segurança enquanto o motor esquenta, engate a primeira e dê um role com sua bike, no mais puro estilo “desfilar”.
Voltando a garage, espere sua bike esfriar bem e cubra-a com um lençol ou uma capa macia e que possa ser lavada periodicamente. Evite as capas plásticas ou aquelas que tenham o seu interior abrasivo ou que sejam pesadas.
Fonte: http://advogadomotociclista.com.br/?page_id=1698
Re: Dicas e cuidados para a conservação da motocicleta
Alguns amigos meu aqui já vi aplicando WD apos a lavagem e secagem no motor e algumas partes evitando pneus e painel e tipo tanque banco tirando o excesso com pano, depois liga a moto e deixa o motor esquentar sai um pouquinho de fumaça por alguns minutos, mais diz que conserva bem principalmente contra maresia, outra dica para quem deixa a moto muito tempo parada e colocar uma borracha embaixo do descanso pois evita descarregar a bateria mais rápido devido a isolar a moto do aterramento com o chão.
Renato Aguias RP- Amador
- Mensagens : 149
Pontos : 169
Data de inscrição : 04/02/2015
Idade : 49
Localização : Ribeirão Preto
Re: Dicas e cuidados para a conservação da motocicleta
"Cubra-a com um lençol" hahaha nuncaa, se ficar 1 dia sem andar de moto já fico louco! fora que a noite dou no mínimo umas 2 ou 3 espiadas nela na esperança de que um dia ela fale comigo hahah
Boas dicas!
Abraço
Boas dicas!
Abraço
Re: Dicas e cuidados para a conservação da motocicleta
Essa da borracha no descanso é boa dica mesmo Renato. Isola toda a moto.
Re: Dicas e cuidados para a conservação da motocicleta
Aham, tive esse problema com a fazer, descarregou a bateria, achei muito estranho mas a bateria yuasa original durou apenas 1 ano, depois não segurou mais carga, a partir daí comecei a usar um quadradinho de mdf, pintei de preto pra dar uma isolada e uso até hoje, a borracha certamente faria um melhor isolamento.
Pensei em colocar um big foot ele já vem com borracha pra fazer esse isolamento.
Pensei em colocar um big foot ele já vem com borracha pra fazer esse isolamento.
Re: Dicas e cuidados para a conservação da motocicleta
Sempre usei isso mas a finalidade é não riscar o piso branco da garagem.Douglas escreveu:Essa da borracha no descanso é boa dica mesmo Renato. Isola toda a moto.
cheesepaulo- Amador
- Mensagens : 200
Pontos : 222
Data de inscrição : 22/01/2016
Localização : Rio Branco - Acre
Tópicos semelhantes
» Cuidados com sua motocicleta .
» Veja 8 dicas para que motociclistas evitem atropelamentos
» Mais um amante da Motocicleta
» Cuidados contra a maresia
» Cuidados ao remover / instalar a bateria
» Veja 8 dicas para que motociclistas evitem atropelamentos
» Mais um amante da Motocicleta
» Cuidados contra a maresia
» Cuidados ao remover / instalar a bateria
:: Piloto :: Motociclismo Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Seg Jul 08, 2024 8:05 pm por rcratto
» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Seg Jul 08, 2024 7:59 pm por rcratto
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Sáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini
» Pneus - opções
Sex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal
» Barulho estranho
Qua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR
» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Dom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0
» Bolha alta para CB 500X
Ter Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar
» Guidon para Cb500x
Qua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0
» Óleo lubrificante - opções
Ter Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues
» Ajuste da suspensão.
Qui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0