Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
+2
Mateus Grillo
JulianZ
6 participantes
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Mateus, as nossas motos são só montadas no Brasil, as peças vem 100% de fora, o que não quer dizer que não há substitutos de boa qualidade no mercado nacional, mas peças originais, só na cc mesmo, e muitas a preços surreais.
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Julian,
No fim dessa matéria sobre a linha CB, tem um pronunciamento da Honda sobre a possibilidade de recall nas R e F e eles comentam:
"Embora sejam nacionalizados e montados na fábrica da marca japonesa em Manaus (AM), muitos componentes da família 500 têm a mesma origem em todo mundo: a Thai Honda Manufacturing Co., Ltd, subsidiária da empresa na Tailândia."
Daí fui tentar achar algo sobre a atual lei de nacionalização pra ter idéia de quantas peças seriam obrigatórias e só encontrei uma notícia de 2012 que previa um novo cálculo de nacionalização, se ainda for vigente, fica em torno de 10% e tem a ver com o volume de produção anual.
"A pontuação mínima varia de acordo com o volume produzido e a faixa de potência. Por exemplo, no caso de motocicletas até 100 cc, com produção de até 10 mil unidades ao ano, a montadora deve atingir 30 pontos, com a utilização de no mínimo 15 peças nacionais. Se a produção do mesmo modelo atingir 50 mil unidades ao ano, a exigência mínima sobe para 50 pontos, com 20 peças nacionais. No caso de motocicletas acima de 450 cc, com produção até 10 mil unidades, a pontuação mínima será de 15 pontos, com utilização de oito peças nacionais."
Se tu puder dar uma olhada na tabela de vendas da revista motociclismo, vai ajudar pra ver onde ela se enquadra, mas se for uma produção de 10 mil unidades ao ano por exemplo, ela precisar ter 8 peças nacionais, imagino que pneus, plásticos, espelhos, setas, borrachas, manoplas, parafusos e a relação seriam os produtos que temos em nosso mercado que poderiam ser os substitutos sem perder características e qualidade do produto original.
Seria massa se conseguíssemos a lista dessas peças nacionais...
Segue o link da notícia sobre o novo cálculo.
Vou criar um novo tópico com esse assunto e mover nossos posts...
Me desculpem galera
Abraço.
No fim dessa matéria sobre a linha CB, tem um pronunciamento da Honda sobre a possibilidade de recall nas R e F e eles comentam:
"Embora sejam nacionalizados e montados na fábrica da marca japonesa em Manaus (AM), muitos componentes da família 500 têm a mesma origem em todo mundo: a Thai Honda Manufacturing Co., Ltd, subsidiária da empresa na Tailândia."
Daí fui tentar achar algo sobre a atual lei de nacionalização pra ter idéia de quantas peças seriam obrigatórias e só encontrei uma notícia de 2012 que previa um novo cálculo de nacionalização, se ainda for vigente, fica em torno de 10% e tem a ver com o volume de produção anual.
"A pontuação mínima varia de acordo com o volume produzido e a faixa de potência. Por exemplo, no caso de motocicletas até 100 cc, com produção de até 10 mil unidades ao ano, a montadora deve atingir 30 pontos, com a utilização de no mínimo 15 peças nacionais. Se a produção do mesmo modelo atingir 50 mil unidades ao ano, a exigência mínima sobe para 50 pontos, com 20 peças nacionais. No caso de motocicletas acima de 450 cc, com produção até 10 mil unidades, a pontuação mínima será de 15 pontos, com utilização de oito peças nacionais."
Se tu puder dar uma olhada na tabela de vendas da revista motociclismo, vai ajudar pra ver onde ela se enquadra, mas se for uma produção de 10 mil unidades ao ano por exemplo, ela precisar ter 8 peças nacionais, imagino que pneus, plásticos, espelhos, setas, borrachas, manoplas, parafusos e a relação seriam os produtos que temos em nosso mercado que poderiam ser os substitutos sem perder características e qualidade do produto original.
Seria massa se conseguíssemos a lista dessas peças nacionais...
Segue o link da notícia sobre o novo cálculo.
Vou criar um novo tópico com esse assunto e mover nossos posts...
Me desculpem galera
Abraço.
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Legal, não sabia desses detalhes, de cara acho que duas são os pneus, outro pode ser as lâmpadas, e alguns plásticos vagabundos, kkkkkkkkkk.
Da para ver que eles não se esforçam em nacionalizar, exemplo prático é a bateria Yuasa que custa 900 reais no varejo e aqui achamos baterias de qualidade como Heliar e Moura muito mais baratas, mas eles não usam.
Da para ver que eles não se esforçam em nacionalizar, exemplo prático é a bateria Yuasa que custa 900 reais no varejo e aqui achamos baterias de qualidade como Heliar e Moura muito mais baratas, mas eles não usam.
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Pois é, achei até baixo o número de peças, mas deve ter relação com o fornecimento, não adianta exigir e não ter mercado para alimentar as fábricas...
A de automóveis é bem maior a exigência, em torno de 60%
Concordo sobre as baterias, tive uma experiência muito boa com a marca nacional Naja, a Yuasa durou 1 ano e morreu e a Naja durou 3 anos, por menos da metade do valor, ainda deve estar na ativa, pois vendi a moto com ela ainda em funcionamento...
A de automóveis é bem maior a exigência, em torno de 60%
Concordo sobre as baterias, tive uma experiência muito boa com a marca nacional Naja, a Yuasa durou 1 ano e morreu e a Naja durou 3 anos, por menos da metade do valor, ainda deve estar na ativa, pois vendi a moto com ela ainda em funcionamento...
Última edição por Mateus Grillo em Qui Dez 03, 2015 2:59 pm, editado 2 vez(es)
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Na reposição eu procuro sempre pecas nacionais, mas tem hora que é difícil.
Convidado- Convidado
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
A margem de lucro das montadoras de motocicletas são boas, haja visto o aumento do dólar (taxa de câmbio). As motocicletas não sofreram reajustes algumas até caíram o preço, estão "queimado" a um pouco da gordura. Mesmo boa parte dos componentes sendo fornecidos por outros países.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Montadoras como Honda, Suzuki e BMW, que possuem motocicletas e veículos. Acredito que as motos possuem maior margem de lucro se comparado com os custos fe producão envolvidos automóveis.
Abraços
Abraços
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Uma vez ouvi falar que quanto mais luxuoso o carro e a moto maior a margem de lucro, pois como quem compra tem mais poder 5 mil a mais ou a menos não faz tanta diferença.
Convidado- Convidado
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Nas primeiras CB400 (1980) o índice de nacionalização não chegava a 1%.
Pois foi na peça nacional (um filtro na saída do tanque) que ocorreu o único problema nessa CB do meu pai, que ficou mais de vinte anos com essa moto !
Pois foi na peça nacional (um filtro na saída do tanque) que ocorreu o único problema nessa CB do meu pai, que ficou mais de vinte anos com essa moto !
rickbrand77- Pleno
- Mensagens : 450
Pontos : 478
Data de inscrição : 04/05/2015
Localização : rio de janeiro
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Ótima matéria Mateus. Parabéns!
Matérias como essa é que tornam o Forum cada vez mais interessante!
Matérias como essa é que tornam o Forum cada vez mais interessante!
Laercio Altino- Amador
- Mensagens : 106
Pontos : 106
Data de inscrição : 01/10/2015
Localização : Paracatu/MG
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Ótimo tópico mesmo! Concordo com o Laércio!
Esse negócio de nacionalização... Julian conhece bem sobre o nosso trabalho... nem sempre quer dizer "qualidade" e "preço baixo".
Esse negócio de nacionalização... Julian conhece bem sobre o nosso trabalho... nem sempre quer dizer "qualidade" e "preço baixo".
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
É verdade Douglas!
Por causa desse Forum nos tornamos mais críticos e conhecedores do universo que envolve não só a nossa paixão (500X),
mas também, boa parte do que é inerente ao motociclismo de maneira geral.
Por causa desse Forum nos tornamos mais críticos e conhecedores do universo que envolve não só a nossa paixão (500X),
mas também, boa parte do que é inerente ao motociclismo de maneira geral.
Laercio Altino- Amador
- Mensagens : 106
Pontos : 106
Data de inscrição : 01/10/2015
Localização : Paracatu/MG
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Mas esse negocio de nacionalização só ocorre com motos médias a grandes, pq as pequenas devem ser quase tudo nacional. To Certo ??
Convidado- Convidado
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Daniel K escreveu:Mas esse negocio de nacionalização só ocorre com motos médias a grandes, pq as pequenas devem ser quase tudo nacional. To Certo ??
Sim Daniel, o índice de nacionalização dessas motos é muito maior, até porque é obrigado por lei.
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: Processo de nacionalização de Motocicletas no Brasil
Mas então se o veículo não é popular ele tem mais margem para material importado ??
Convidado- Convidado
Tópicos semelhantes
» Renaissance no Brasil
» BMW F700GS no Brasil
» Nova fabrica da BMW no Brasil
» Simulador de ergonomia para motocicletas
» Novidades para motocicletas e motociclistas
» BMW F700GS no Brasil
» Nova fabrica da BMW no Brasil
» Simulador de ergonomia para motocicletas
» Novidades para motocicletas e motociclistas
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Seg Jul 08, 2024 8:05 pm por rcratto
» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Seg Jul 08, 2024 7:59 pm por rcratto
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Sáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini
» Pneus - opções
Sex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal
» Barulho estranho
Qua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR
» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Dom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0
» Bolha alta para CB 500X
Ter Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar
» Guidon para Cb500x
Qua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0
» Óleo lubrificante - opções
Ter Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues
» Ajuste da suspensão.
Qui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0