Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
Folga na articulação da pedaleira, alguém observou?
4 participantes
:: Manutenção :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Folga na articulação da pedaleira, alguém observou?
Pessoal observei uma folda na articulação da pedaleira, mais acentuada do lado esquerdo. Minha moto está com seis meses de uso e pouco mais de 7000 km, alguém mais observou o fato, no meu ver muito prematuro. Para verificar pegue com a mão e faça um movimento torcional.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Pontos : 3552
Re: Folga na articulação da pedaleira, alguém observou?
Membros do fórum que tiveram outros modelos de motos já observaram está folga inerente a desgaste com tão baixo km? Lembro que no meu caso peso 61 kg, não tenho hábito de posicionar em pé sobre as pedaleiras. O única atitude que tenho é que após passar a marcha recuou o pé, para evitar apoiar o mesmo sobre a alavanca, sobrecarregando o mecanismo de engate de forma desnecessária. Será que este movimento de vai e vem seria suficiente para potencializar o dano?
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Teles,
Já que está online, de uma lida neste tópico que "abri", ficaria grato se puder verificar em sua motocicleta está folga e der suas considerações, desde já agradeço.
Abraços.
Já que está online, de uma lida neste tópico que "abri", ficaria grato se puder verificar em sua motocicleta está folga e der suas considerações, desde já agradeço.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Marcos, coloca uma foto aí para a galera ver.
A minha esta indo para quase 1 ano, e tenho 100 kilos.
Esta normal, a única coisa que reparei, é que a pedaleira traseira do lado direito(vc sentado na moto), ela recuada esta sem pressão, tipo meia mole se der uma vibradinha com a mão(chacoalhar) notei que ela esta meia bamba, sendo que a do lado esquerdo esta firme com pressão.
Na questão de recuar e armar, a pressão das 2 estão ok.
A minha esta indo para quase 1 ano, e tenho 100 kilos.
Esta normal, a única coisa que reparei, é que a pedaleira traseira do lado direito(vc sentado na moto), ela recuada esta sem pressão, tipo meia mole se der uma vibradinha com a mão(chacoalhar) notei que ela esta meia bamba, sendo que a do lado esquerdo esta firme com pressão.
Na questão de recuar e armar, a pressão das 2 estão ok.
CHARTÃO- Moderador
Pontos : 504
Na foto não vai dar para evidênciar, mas pegando na pedaleira e fazendo um movimento torcional da para verificar a folga caso tenha, na minha está evidente.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Marcos, fui lá ver na minha, e ambos os lados tem, o esquerdo tem mais....mas pouquinha coisa, tipo o que tem é pelo uso da mesma...desgaste.
Mas não da nem para notar, é pouquinha coisa que não da nem para notar.
Mas não da nem para notar, é pouquinha coisa que não da nem para notar.
CHARTÃO- Moderador
Curiosidade, qual o km? Lembro que a minha tem 7200 km.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Kkkkkk a minha esta com a KM muito alta, 3400.
E olha que para testar ela, a cidade aqui é uma beleza de buracos.
Ando 90% na cidade com ela, por isso a media alta do consumo de combustível.
E olha que para testar ela, a cidade aqui é uma beleza de buracos.
Ando 90% na cidade com ela, por isso a media alta do consumo de combustível.
CHARTÃO- Moderador
Venho observando a folga a algum tempo, ou seja desde de uns 2000 km. E tenho observado a progressão da mesma, a moto atualmente possui 7200 km. Quando for a uma CC irei questionar, pois é muito prematuro. Acredito que sendo a peça de alumínio, nos furos da mesma deveria haver buchas passíveis de serem substituídas.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Oliveira, na minha também está apresentando e é exatamente devido ao suporte da pedaleira ser em alumínio. Esse desgaste é devido ao atrito e vibração. Eu creio que seria minimizado colocando dois anéis de borracha ou, melhor ainda, de nylon entre o pedal e o suporte. Isso auentaria a vida útil do suporte, que os mecânicos chamam de jacaré. Sempre uso como base a 300 que foi a moto que mais quilômetros rodei e os pedais estavam totalmente frouxos qdo vendi.
Última edição por Marcos Teles em Ter Ago 04, 2015 4:09 pm, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Teles,
Valeu por reportar, está é a primeira reclamação que tenho da X. Pelo preço cobrado pela moto fiquei surpreso de evidênciar este desgaste. Para mim uma deficiência de projeto, no que tange as pedaleiras principalmente na do lado esquerdo. O que contribui para o dano é o acionar a marcha e deslizar o pé para trás, fato inerente a condução da moto. Deveria haver buchas nos furos onde o pino é montado, ou até mesmo um ponto de lubrificação, bom está é minha humilde opinião.
Abraços.
Valeu por reportar, está é a primeira reclamação que tenho da X. Pelo preço cobrado pela moto fiquei surpreso de evidênciar este desgaste. Para mim uma deficiência de projeto, no que tange as pedaleiras principalmente na do lado esquerdo. O que contribui para o dano é o acionar a marcha e deslizar o pé para trás, fato inerente a condução da moto. Deveria haver buchas nos furos onde o pino é montado, ou até mesmo um ponto de lubrificação, bom está é minha humilde opinião.
Abraços.
Última edição por Marcos Oliveira em Ter Ago 04, 2015 5:14 pm, editado 2 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
Matou a charada, buchas seriam ideais.
Convidado- Convidado
Teles,
Para mim o problema é mais grave que eventual problemas de vazamentos de bomba d' água. Pois estes estão associados com falha de peças e ou processo de montagem (mão de obra), substituí corrige a falha. Agora um desgaste prematuro de uma peça, que ao ser reposta terá o mesmo desgaste com o km aproximado... Falha grave pois é projeto, mesmo que consiga uma garantia, uma nova peça progredira para o descaste evidenciado. Bom nada é prefeito, mas deveria chegar próximo da perfeição. A V Strom as alavancas de freio e embreagem, apresentam o mesmo problema, tem que substituir as alavancas.
Abraços.
Para mim o problema é mais grave que eventual problemas de vazamentos de bomba d' água. Pois estes estão associados com falha de peças e ou processo de montagem (mão de obra), substituí corrige a falha. Agora um desgaste prematuro de uma peça, que ao ser reposta terá o mesmo desgaste com o km aproximado... Falha grave pois é projeto, mesmo que consiga uma garantia, uma nova peça progredira para o descaste evidenciado. Bom nada é prefeito, mas deveria chegar próximo da perfeição. A V Strom as alavancas de freio e embreagem, apresentam o mesmo problema, tem que substituir as alavancas.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Quando a linha da 500 comecou a ter seu lancamento anunciado pela imprensa, o consenso entre jornalistas foi que a Honda projetou a linha toda com contenção de custos, vejamos o exemplo dos discos de freio que sao a mesma chapa cortada p os dois discos. Entao infelizmente e de se esperar materiais de qualidade inferior.
Triste realidade.
Triste realidade.
Convidado- Convidado
Chartão,
Veja fotos.
Fazendo um movimento torcional, indiquei a distancia com duas setas, observe que a alteração da mesma inerente ao desgaste do furo da peça (pedaleira).
Veja fotos.
Fazendo um movimento torcional, indiquei a distancia com duas setas, observe que a alteração da mesma inerente ao desgaste do furo da peça (pedaleira).
Marcos Oliveira- Mestre
Entendi Marcos, a minha esta assim.....mas pouquinha coisa.
É como o Teles disse, é pela peça ser de alumínio e não ter nenhuma bucha para não arriar he he.
Um exemplo é quem tinha Titan com freio a disco, a balança era separada da peça que segurava as pedaleiras traseiras, e todas estas Titam com o tempo, somente a pedaleira do lado esquerdo ficava frouxa e caída pelo desgaste da peça.
Quer ver bonito era as de moto táxi.
É como o Teles disse, é pela peça ser de alumínio e não ter nenhuma bucha para não arriar he he.
Um exemplo é quem tinha Titan com freio a disco, a balança era separada da peça que segurava as pedaleiras traseiras, e todas estas Titam com o tempo, somente a pedaleira do lado esquerdo ficava frouxa e caída pelo desgaste da peça.
Quer ver bonito era as de moto táxi.
CHARTÃO- Moderador
Pessoal, aproveitando o assunto da pedaleira quero fazer um comentário ou melhor uma pergunta.
Nas motos mais antigas a pedaleira era rigida ou seja, nao dobrava, dessa forma acabava servindo de proteçao no caso de quedas.
Qual seria o motivo de hoje as pedaleiras virem articulaveis?
Nas motos mais antigas a pedaleira era rigida ou seja, nao dobrava, dessa forma acabava servindo de proteçao no caso de quedas.
Qual seria o motivo de hoje as pedaleiras virem articulaveis?
lpolido- Amador
Pontos : 297
Ipolido
Eu creio que seja por motivo de segurança. Aquela barra rigida qdo amassava podia prensar o pé. A pedaleira móvel trnde a voltar ao original depois de deformação. Vc já reparou mas manetes dobráveis?
Elas e desmomtam pra não esmagar os dedos
Eu creio que seja por motivo de segurança. Aquela barra rigida qdo amassava podia prensar o pé. A pedaleira móvel trnde a voltar ao original depois de deformação. Vc já reparou mas manetes dobráveis?
Elas e desmomtam pra não esmagar os dedos
Convidado- Convidado
Teles, comentei sobre isso porque tenho outra visão, pois aconteceu comigo.
Uma vez, faz muito tempo, uma moto mais antiga com pedaleira rigida me salvou de uma esfolada.
O pneu traseiro estourou e a moto deitou e foi deslizando e eu me grudei nela e fui deslizando junto, mas como a pedaleira era rígida minha perna ficou entre a pedaleira e o asfalto, nao sofri um arranhão.
Se a pedaleira fosse articulável seria minha perna que teria riscado o asfalto.
Uma vez, faz muito tempo, uma moto mais antiga com pedaleira rigida me salvou de uma esfolada.
O pneu traseiro estourou e a moto deitou e foi deslizando e eu me grudei nela e fui deslizando junto, mas como a pedaleira era rígida minha perna ficou entre a pedaleira e o asfalto, nao sofri um arranhão.
Se a pedaleira fosse articulável seria minha perna que teria riscado o asfalto.
lpolido- Amador
Pontos : 297
Após constatar a "folga" na articulação da pedaleira esquerda já algum tempo, resolvi pedir um colega torneiro mecânico para confeccionar duas buchas. Abaixo estão as fotos da pedaleira com as respectivas buchas metálicas, elas foram instaladas com interferencia e também foi utilizado trava química.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
Oliveira, se não me engano o Renato teve problemas numa pedaleira, tenta falar com ele..
Amanhã checo e posto...
Abs.
Amanhã checo e posto...
Abs.
rickbrand77- Pleno
Pontos : 478
Ontem instalei a pedaleira, ficou melhor que a original. Certeza irá mais km que rodou a original, a do lado direito apresenta pouca "folga", por enquanto não irei intervir.
A peça é de alumínio, o atrito entre o pino e a pedaleira ovaliza os furos, propiciando"folga,".
Abraços!
A peça é de alumínio, o atrito entre o pino e a pedaleira ovaliza os furos, propiciando"folga,".
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre