Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
O surgimento das motos crossovers no mercado mundial
4 participantes
:: Piloto :: Motociclismo Geral
Página 1 de 1
O surgimento das motos crossovers no mercado mundial
As crossovers - hoje um estilo de moto novo mas consagrado - é a nova tendência mundial das motos e com muitos lançamentos nos ultmos anos. Mas como elas vieram a surgir? E por que viraram um sucesso?
A paixão por motociclismo é algo que remonta décadas, e muitos querem ir cada vez mais longe nas suas motos. Então para realizar seus sonhos muitos se perguntavam: que moto escolher? As motos nakeds, esportivas, e motos pequenas em geral eram muito cansativas para longos percursos por motivos como posição cansativa de pilotagem, incômodo pelo vento, desconforto para a garupa. Já as customs tinham problemas de autonomia, além de não serem adequadas para a maioria das estradas do mundo. Nisso encontraram um estilo que satisfazia seus interesses: as bigtrails. Motos com posição mais confortável de pilotagem, maiores tanques, proteção contra o vento, suspensão que absorve melhor as imperfeições do asfalto.
Por muito tempo esse estilo se tornou o sinônimo de mototurismo, mas suas características trail eram cada vez mais ignoradas: muitos colocaram nelas pneus de asfalto, modificavam escapamento, trocavam o banco duro ou modificavam ele para ficar mais confortável. Os fabricantes viram ai que a maioria das motos vendidas não estavam sendo usadas na terra e sim no asfalto, então pensaram, porque não tirar as características dispensáveis e melhorar ou baratear o projeto?
Foi ai que surgiram motos como as Versys, Ducati Multistrada, NC 700X, que a princípio, por não se encaixarem em nenhum estilo, eram chamadas de bigtrails.
O que foi feito nessas motos? Mantiveram as características das bigtrails necessárias para um bom conforto nas estradas, que no caso são a suspensão alta, a bolha corta-vento, posição ereta de pilotagem e somaram com outras de motos mais apropriadas para o asfalto, como rodas dianteiras de 17", escapamento baixo, e motores mais esportivos e menos voltados para torque em baixa.
Com o sucesso desses modelos outros vieram em seguida aproveitando o espaço no mercado para esse estilo de moto que atualmente é o que mais tem crescido. Assim o estilo crossover se tornou um estilo consagrado no mercado.
No Brasil a CB 500X é a porta de entrada para esse estilo de moto, mas temos modelos de até 1200cc disponíveis como a Ducati Multistrada, além de outras chegando futuramente como a MT 09 Tracer e a Honda Crossrunner 800.
Se ficar a dúvida: qual moto é Bigtrail e qual é Crossover?
Alguns modelos são muito claros mas outros parecem um intermediário das duas, tipo híbridos, então aí vai uma ajuda:
Características comuns as duas motos: Suspensão alta, bolha corta-vento, posição ereta de pilotagem.
Bigtrails: Motores mono ou bicilindricos, no máximo três cilindros; escapamento alto; rodas dianteiras de 21" ou 19".
Crossovers: Motores de dois até 4 cilindros; escapamento baixo; rodas dianteiras de 17" ou no máximo 19".
Tipo de pneu não é relevante porque é item de consumo que pode facilmente ser trocado por outro tipo, não é porque você poe um pneu off em uma Harley que ela vira uma trail.
Espero que esse guia ajude a entender, até porque devido ao modelo crossover ser novo no mercado, muitos fazem confusões, eu mesmo já fiz, revistas especializadas já fizeram, mas as crossovers agora tem agora sua própria pedigree.
A paixão por motociclismo é algo que remonta décadas, e muitos querem ir cada vez mais longe nas suas motos. Então para realizar seus sonhos muitos se perguntavam: que moto escolher? As motos nakeds, esportivas, e motos pequenas em geral eram muito cansativas para longos percursos por motivos como posição cansativa de pilotagem, incômodo pelo vento, desconforto para a garupa. Já as customs tinham problemas de autonomia, além de não serem adequadas para a maioria das estradas do mundo. Nisso encontraram um estilo que satisfazia seus interesses: as bigtrails. Motos com posição mais confortável de pilotagem, maiores tanques, proteção contra o vento, suspensão que absorve melhor as imperfeições do asfalto.
Por muito tempo esse estilo se tornou o sinônimo de mototurismo, mas suas características trail eram cada vez mais ignoradas: muitos colocaram nelas pneus de asfalto, modificavam escapamento, trocavam o banco duro ou modificavam ele para ficar mais confortável. Os fabricantes viram ai que a maioria das motos vendidas não estavam sendo usadas na terra e sim no asfalto, então pensaram, porque não tirar as características dispensáveis e melhorar ou baratear o projeto?
Foi ai que surgiram motos como as Versys, Ducati Multistrada, NC 700X, que a princípio, por não se encaixarem em nenhum estilo, eram chamadas de bigtrails.
O que foi feito nessas motos? Mantiveram as características das bigtrails necessárias para um bom conforto nas estradas, que no caso são a suspensão alta, a bolha corta-vento, posição ereta de pilotagem e somaram com outras de motos mais apropriadas para o asfalto, como rodas dianteiras de 17", escapamento baixo, e motores mais esportivos e menos voltados para torque em baixa.
Com o sucesso desses modelos outros vieram em seguida aproveitando o espaço no mercado para esse estilo de moto que atualmente é o que mais tem crescido. Assim o estilo crossover se tornou um estilo consagrado no mercado.
No Brasil a CB 500X é a porta de entrada para esse estilo de moto, mas temos modelos de até 1200cc disponíveis como a Ducati Multistrada, além de outras chegando futuramente como a MT 09 Tracer e a Honda Crossrunner 800.
Se ficar a dúvida: qual moto é Bigtrail e qual é Crossover?
Alguns modelos são muito claros mas outros parecem um intermediário das duas, tipo híbridos, então aí vai uma ajuda:
Características comuns as duas motos: Suspensão alta, bolha corta-vento, posição ereta de pilotagem.
Bigtrails: Motores mono ou bicilindricos, no máximo três cilindros; escapamento alto; rodas dianteiras de 21" ou 19".
Crossovers: Motores de dois até 4 cilindros; escapamento baixo; rodas dianteiras de 17" ou no máximo 19".
Tipo de pneu não é relevante porque é item de consumo que pode facilmente ser trocado por outro tipo, não é porque você poe um pneu off em uma Harley que ela vira uma trail.
Espero que esse guia ajude a entender, até porque devido ao modelo crossover ser novo no mercado, muitos fazem confusões, eu mesmo já fiz, revistas especializadas já fizeram, mas as crossovers agora tem agora sua própria pedigree.
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: O surgimento das motos crossovers no mercado mundial
Me tirou uma série de duvidas sobre isso ai.vlw
Marcos Ávila- Amador
- Mensagens : 209
Pontos : 215
Data de inscrição : 06/06/2015
Localização : Patrocínio-Mg
Re: O surgimento das motos crossovers no mercado mundial
Então qdo surgir aquela erguida clássica "Qual o estilo da tua moto?", agora respondo sem titubear. "É uma Crossover".
Gostei.
Gostei.
Convidado- Convidado
Re: O surgimento das motos crossovers no mercado mundial
X2Marcos Teles escreveu:Então qdo surgir aquela erguida clássica "Qual o estilo da tua moto?", agora respondo sem titubear. "É uma Crossover".
Gostei.
Marcos Ávila- Amador
- Mensagens : 209
Pontos : 215
Data de inscrição : 06/06/2015
Localização : Patrocínio-Mg
Re: O surgimento das motos crossovers no mercado mundial
Gostei, bem definido explicaçao curta e clara...
lpolido- Amador
- Mensagens : 281
Pontos : 297
Data de inscrição : 09/06/2015
Idade : 48
Localização : Estrela - RS
Re: O surgimento das motos crossovers no mercado mundial
Muito boa explanação!
Rubão- Amador
- Mensagens : 388
Pontos : 434
Data de inscrição : 26/03/2015
Localização : Santa Cruz do Sul - RS
Tópicos semelhantes
» Mundial de SBK 2015
» Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes
» Kit de báus givi com melhor CxB do mercado
» Seguros para motos
» Suporte do farol, aranha CB500X Suporte da bolha. Original Honda usado. Frete Grátis por PAC. Aceitamos cartão pelo Mercado Pago. R$400,00
» Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes
» Kit de báus givi com melhor CxB do mercado
» Seguros para motos
» Suporte do farol, aranha CB500X Suporte da bolha. Original Honda usado. Frete Grátis por PAC. Aceitamos cartão pelo Mercado Pago. R$400,00
:: Piloto :: Motociclismo Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Seg Jul 08, 2024 8:05 pm por rcratto
» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Seg Jul 08, 2024 7:59 pm por rcratto
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Sáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini
» Pneus - opções
Sex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal
» Barulho estranho
Qua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR
» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Dom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0
» Bolha alta para CB 500X
Ter Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar
» Guidon para Cb500x
Qua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0
» Óleo lubrificante - opções
Ter Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues
» Ajuste da suspensão.
Qui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0