Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes

3 participantes

Ir para baixo

Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes Empty Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes

Mensagem por JulianZ Qui Fev 12, 2015 5:06 pm

Fonte:

http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/crossovers_viram_nova_tendencia_entre_os_fabricantes-83665.html
Carlos Bazela

O termo crossover já é velho conhecido dos fãs de automóveis. Em essência, ele serve para descrever um modelo que mistura dois estilos diferentes. No caso dos carros, crossover costuma definir um veículo com o conforto e a dirigibilidade de um sedã embrulhado na carroceria de um SUV. Entretanto, o conceito já não se limita mais aos veículos de quatro rodas e é apontado como a nova tendência dos fabricantes de motos.

“A crossover faz uma junção entre as trail, as motos de uso misto, e as street esportivas”, comenta Alfredo Guedes Junior, engenheiro da Honda. A marca japonesa, aliás, iniciou recentemente no Brasil a produção da NC 750X, evolução da moto apresentada em 2012 como o primeiro modelo assumidamente crossover do País. Segundo ele, a “mistura” integra o melhor das nakeds esportivas com os modelos de orientação Off Road.

No caso, ficaram as suspensões de curso mais longo das trails e somam-se itens para deixar a moto mais utilizável em condições cotidianas. “Aspectos como a postura de pilotagem e as rodas de aro 17, como as da CB 650F, por exemplo, deixaram o modelo ágil no asfalto”, explica Guedes.

Transformação das big-trails
Salvo algumas exceções, robustez para transpassar obstáculos, cruzar rios e se aventurar por pedras já não são mais o principal motivo de quem compra uma big-trail. Conforto agora é o mais importante. “Nós focamos em construir uma moto com o desempenho de um modelo de grande capacidade cúbica, mas no qual o piloto pudesse aproveitar uma pilotagem confortável e com grande maneabilidade”, comentou Tomohira Ichimaru, chefe do projeto que criou a nova Suzuki V-Strom 1000, apresentada em 2012 e já à venda no Brasil.

Na Triumph, essa “transformação” começou mais cedo. A Tiger 1050, por exemplo, passou de uma aventureira com rodas raiadas de 19’’ em 2004 para uma moto on-road com pneus aro 17’’ em 2007. Embora a reformulação da família em 2010 tenha dado foco para a aventura nos modelos de 800 e 1200 cc e tirado a Tiger 1050 de cena, ela não permaneceu fora por muito tempo. Um ano depois, a moto ressurgiu com o nome Tiger Sport e as mesmas características visuais. Mas, além do motor tricilíndrico de 1050 cc, incorporou o monobraço traseiro da naked Speed Triple, abraçando de vez a mistura de estilos que caracteriza as motos crossover.

“Existe uma procura grande pela Explorer 1.200cc, mas a Tiger 1050 era muito solicitada. É uma moto para longas viagens no asfalto, na qual foi feito um grande trabalho na questão do conforto e do desempenho”, comenta Claudio Peruche, gerente de Pós-Venda da subsidiária brasileira da Triumph. “Além de ser mais uma opção disponível para o consumidor, ela tem um bom posicionamento de preço”, completa ele. Vendida aqui por R$ 45.990, a moto posiciona-se entre os modelos de 800 e 1200 cc da família Tiger.

Tendência mundial
Posicionar uma crossover como produto central de uma linha também foi a estratégia da BMW com a S 1000 XR. Estreante no mercado europeu – e confirmada para chegar ao Brasil no segundo semestre desse ano – a moto custa 16.200 euros (cerca de R$ 50.000). O valor é mais do que os 13.200 euros cobrados pela naked, porém menos do que os 17.900 pedidos pela superesportiva S 1000 RR no Velho Mundo.

A BMW, aliás, não foi a única marca que resolveu embarcar no segmento recentemente. No mesmo Salão de Milão 2014, a Yamaha revelou a MT-09 Tracer. Com visual esportivo e também investindo na proposta de conforto para viagens longas, a moto é feita sobre a mesma base da naked MT-09, com a qual partilha também o propulsor tricilíndrico de 847 cm³.

Na batalha das crossovers, quem está ganhando, pelo menos em quantidade, é a Honda. Entre o lançamento da NC 700X e sua evolução, a marca inseriu outros dois modelos com essa proposta: a CB 500X, cujo visual é semelhante ao da NC, mas com capacidade cúbica menor, e a versão reestilizada da VFR 800X Crossrunner, que traz motor de quatro cilindros em “V” e diversos itens eletrônicos, como controle de tração. Sempre defendendo a versatilidade dos modelos e o apreço do motociclista moderno pelo asfalto como justificativas para apostar alto no segmento.

Para Alfredo Guedes Junior, a demanda pelas crossovers aumentou por conta do momento que o motociclismo vive no mundo todo. “O planeta está partindo para coisas mais racionais e versáteis”, explica. Todavia, vale lembrar que as big-trails aptas para sair do asfalto não estão ameaçadas de extinção. Afinal, modelos como a BMW R 1200 GS Adventure e a própria Honda XL 700V Transalp têm seu público fiel.

“A Transalp, por exemplo, tem DNA mais aventureiro. Quem tem uma, às vezes, até prefere utilizar o carro no dia-a-dia e tem a moto para o lazer aos finais de semana”, finaliza o engenheiro da marca japonesa.

QUEM SÃO AS CROSSOVERS?

Modelo Motorização Preço sugerido


Honda NC 750X Dois cilindros paralelos, 745 cm³ R$ 28.990 e R$ 31.100 (ABS)


Honda CB 500X Dois cilindros paralelos, 471 cm³ R$ 24.624 e R$ 26.198 (ABS)


Triumph Tiger Sport Três cilindros em linha, 1050 cm³ R$ 45.990 (ABS)

BMW S 1000 XR Quatro cilindros em linha, 999 cm³ (prevista para chegar no 2º semestre)

Yamaha MT-09 Tracer Três cilindros em linha, 847 cm3 (sem previsão de vir ao Brasil)

Honda VFR 800X Crossrunner Quatro cilindros em “V”, 782 cm³ (sem previsão de vir ao Brasil)
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes Empty Re: Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes

Mensagem por Douglas Sex Fev 13, 2015 2:09 pm

Saindo das classificações tradicionais de motos (custom, street, scooter, cub, SS, trail e aí vai...) imaginava que a X era um mid-trail, embora concorde com o autor do texto sobre suas qualidades no asfalto.
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 40
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Ir para o topo Ir para baixo

Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes Empty Re: Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes

Mensagem por CHARTÃO Sex Fev 13, 2015 3:42 pm

He He gostei Douglas.
CHARTÃO
CHARTÃO
Moderador
Moderador

Mensagens : 494
Pontos : 504
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 43
Localização : BIRIGUI- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes Empty Re: Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes

Mensagem por JulianZ Sex Fev 13, 2015 9:54 pm

As motos vão misturando tanto estilos que fica difícil de classificar mesmo, também imaginava ela como mid trail, mas vejo que uma nova família é onde ela mais se encaixa.
E se tivesse que apontar uma característica para diferenciar as crossovers das big-trails eu diria que é a roda, crossovers vem com rodas de 17 na frente e atrás, enquanto as big trails vem com 21.
As de 19 ficam difíceis de definir, mas acho que tendem mais para crossover, porque as disponíveis no mercado tem vocação mais onroad.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes Empty Re: Crossovers viram nova tendência entre os fabricantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos