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Honda - 1948 Japão
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Honda - 1948 Japão
Em 17 de novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão, o filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda.
Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos! Nunca foi um bom aluno, pois não se interessava pelas teorias dos livros, preferindo a prática das coisas! Aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e aos 13 já tinha uma série de pequenas "invenções".
Aos 16 anos, Honda vai para Tókio como aprendiz numa oficina mecânica, e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina. Aos 25 anos, sua oficina já havia crescido e se tornado muito lucrativa.
Nos bons tempos das competições
Com 30 anos de idade decidiu fabricar peças, ao invés de consertá-las, e começou a fabricar anéis para pistões, que não atenderam aos padrões da Toyota Corporation, a quem intendia vender seu produto. Após passar por dificuldades financeiras, descobriu com o auxilio de um antigo professor que o que faltava na liga dos anéis era o silício, e finalmente, no final de 1937, a "Tokai Seiki Heavy Industries" começa a fabricar anéis de qualidade e se torna novamente (muito) rentável.
Honda decide estudar mais os metais e entra no Instituto de Tecnologia de Hamamatsu. Como nunca foi estudioso, só assistia as aulas que lhe interessava. Quando o reitor foi explicar que não poderia receber o diploma, Honda lhe diz: "Diploma? Isso vale menos que um ingresso de cinema. O ingresso lhe garante a entrada no cinema pois você pagou, e o diploma não garante que se possa ganhar a vida com ele..." (em suas empresas, as pessoas sempre foram promovidas pelo trabalho e competência, independente do grau de instrução).
Surgiu então um novo problema. O governo japonês se preparava para a guerra, e negou a Honda o concreto de que precisava para construir sua fábrica. Honda e sua equipe inventaram um processo para fabricarem o seu próprio concreto, e a fábrica foi construída.
Ainda na época da 2ª guerra, começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa. Mas a região onde estava instalado sofreu muitos bombardeios, e em janeiro de 1945, um terremoto acaba de destruir ao que restara dos bombardeios e de sua fábrica! Com futuro incerto, Honda vende sua fábrica para a Toyota ,que era cliente de seus anéis, Após mais de um ano em outubro de 1946, cria o Instituto de Pesquisas Técnicas Honda, no centro de Hammamatsu.
O Japão pós guerra estava caótico e um dos piores problemas era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas. Comprou então um lote de motores usados para geradores, e com sua capacidade criativa, os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores. O primeiro lote de 500 motores arrematados foram vendidos rapidamente, e Honda começou a projetar seu próprio motor. Era um motor de 50 cc com potência de 0,5 cavalo. O sucesso de vendas foi tanto, que em setembro de 1948, era fundada a Honda Motor Company.
O primeiro ciclomotor Honda era de 90 cc, chamado de A. Este ciclomotor era conhecido como "Chaminé" pois a mistura combustível era rica em terebentina devido ao racionamento de gasolina, e fazia muita fumaça.
A "Chaminé" modelo A
Mas Honda queria algo mais, e após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos , que seria chamada de "Dream" (sonho), a avó de todas as Hondas! A partir daí, a história de Soichiro se confunde com a própria história da Honda! Sua competência e genialidade, sempre a frente dos negócios, e sempre dinâmico, fizeram da Honda a maior industria motociclística do mundo.
Honda Dream
Honda esteve perto da falência. Uma situação que melhoraria com a chegada da Dream C70, em 1957, e da Super Cub C100 um ano depois — estrondoso sucesso que hoje acumula mais de 60 milhões de unidades vendidas. Antes delas vieram a Dream E (de quatro tempos e 150 cm³) em 1951, a Cub F (50 cm³) um ano depois e a Benly J (90 cm³) em 1953.
Em 1959 Honda inaugura sua primeira loja em Los Angeles com 6 empregados, escolheu logo o competitivo mercado norte-americano, que outras marcas evitavam, preferindo ganhar espaço na Europa e no restante da Ásia. Contudo, o governo japonês impôs limites aos investimentos que poderiam deixar o país, reduzindo em 25%. As motos acabaram tendo problemas de qualidade que não ajudaram a firmar a marca no exigente mercado. Ele então levou-as de volta ao Japão e refez grande parte de seu projeto, de modo a oferecer produtos adequados à realidade dos Estados Unidos, que incluía o tráfego a velocidades bem mais altas que no país de origem.
Atento a tendências de mercado, Soichiro acompanhava também o setor de competições em busca de novas tecnologias para suas motos. Em 1961 a Honda vencia a prova Tourist Trophy na Ilha de Man, no Reino Unido, nas categorias de 125 e 250 cm³. Ele agora tinha outro plano em mente: fabricar automóveis.
Após retorno ao mercado norte-americano, em 1963 a Honda já se tornaria líder de vendas nos EUA e, cinco anos depois, chegaria à milionésima moto produzida.
Soichiro sempre incentivou novas pesquisas, levando a Honda a participar de diversos campeonatos motorizados, como a Formula 1 (até 2008), Indy Car, Moto GP, SuperSport, Motocross, Trials, MTB ,entre outros, sempre com excelentes resultados. Honda não só fundou a maior empresa de motocicletas, mas principalmente popularizou o motociclismo e introduziu um alto nível de tecnologia e confiabilidade em veículos de duas rodas.
Em 5 de agosto de 1991, Soichiro não resiste aos sérios problemas hepáticos, e deixa, aos 84 anos, o mundo do motociclismo órfão. Foi uma vida inteira dedicada aos projetos audaciosos.
No final de 1999, Soichiro é eleito por jornalistas do mundo inteiro, o "Motociclista do Século". Graças ao seu sonho e sua grande obra, sem dúvida, foi um grande personagem do motociclismo.
História no Brasil
A história da Honda no Brasil começou em 1971, quando começou a importar, e, em 1976, a produzir motocicletas em Manaus (AM). Em 1992, a marca entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações. Cinco anos depois, a Honda Automóveis do Brasil (HAB) inaugurou sua fábrica na cidade de Sumaré, interior de São Paulo.
Desde 2001, a fabricante ainda produz, na planta de Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo.
Hoje, a Moto Honda da Amazônia posiciona-se como líder nacional absoluta no segmento, com mais de 80% de market share e mais de 20 milhões de unidades produzidas na fábrica de Manaus. A Honda Automóveis, por sua vez, vive uma trajetória de crescimento contínuo que permitiu a construção da sua segunda fábrica, em Itirapina, também no interior de São Paulo.
No País, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda que, presentes na rede autorizada de todo o Brasil, facilitam o acesso dos clientes aos produtos da empresa.
Atualmente a Honda Corporation emprega mais de cem mil pessoas no Japão e Estados Unidos, sendo considerado um dos maiores impérios automobilísticos japoneses, ultrapassando todos os demais, exceto a Toyota, nos Estados Unidos. É composta de 507 empresas, 134 unidades de produção em 28 países e 31 unidades de pesquisas e desenvolvimento em 15 nações. Aproximadamente 178 mil colaboradores são responsáveis pela produção de motocicletas, automóveis e produtos de força. Em 2007 o grupo atendeu 23 milhões de clientes em todo o mundo. The Power Of Dreams
História da Honda em vídeo:
www.honda.com
www.honda.com.br
Fonte: Wikipedia / Honda.com / Best Cars
Re: Honda - 1948 Japão
Mateus,
Legal, parabéns pela iniciativa.
Abraço.
Legal, parabéns pela iniciativa.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
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Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Honda - 1948 Japão
Valeu Marcos, em breve teremos mais histórias completas e editadas, por enquanto somente Aprilia, Bimota e Honda.
Abração.
Abração.
Re: Honda - 1948 Japão
Valeu, muito bom mesmo. Obrigado
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
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Re: Honda - 1948 Japão
Show de bola!
Boa pesquisa!
Boa pesquisa!
KV2- Amador
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Localização : Porto Alegre - RS
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