Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Honda -  1948 Japão EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Honda -  1948 Japão EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Honda -  1948 Japão EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Honda -  1948 Japão EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Honda -  1948 Japão EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Honda -  1948 Japão EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Honda -  1948 Japão EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Honda -  1948 Japão EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Honda -  1948 Japão EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Honda -  1948 Japão EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


Honda - 1948 Japão

4 participantes

Ir para baixo

Honda -  1948 Japão Empty Honda - 1948 Japão

Mensagem por Mateus Grillo Sex maio 01, 2015 11:30 am

Honda -  1948 Japão Honda

Em 17 de novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão,  o filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda.

Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos! Nunca foi um bom aluno, pois não se interessava pelas teorias dos livros, preferindo a prática das coisas! Aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e aos 13 já tinha uma série de pequenas "invenções".

Aos 16 anos, Honda vai para Tókio como aprendiz numa oficina mecânica, e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina. Aos 25 anos, sua oficina já havia crescido e se tornado muito lucrativa.

Honda -  1948 Japão Honda_03

Nos bons tempos das competições


Com 30 anos de idade decidiu fabricar peças, ao invés de consertá-las, e começou a fabricar anéis para pistões, que não atenderam aos padrões da Toyota Corporation, a quem intendia vender seu produto. Após passar por dificuldades financeiras, descobriu com o auxilio de um antigo professor que o que faltava na liga dos anéis era o silício, e finalmente, no final de 1937, a "Tokai Seiki Heavy Industries" começa a fabricar anéis de qualidade e se torna novamente (muito) rentável.
 
Honda decide estudar mais os metais e entra no Instituto de Tecnologia de Hamamatsu. Como nunca foi estudioso, só assistia as aulas que lhe interessava. Quando o reitor foi explicar que não poderia receber o diploma, Honda lhe diz: "Diploma? Isso vale menos que um ingresso de cinema. O ingresso lhe garante a entrada no cinema pois você pagou, e o diploma não garante que se possa ganhar a vida com ele..."  (em suas empresas, as pessoas sempre foram promovidas pelo trabalho e competência, independente do grau de instrução).

Surgiu então um novo problema. O governo japonês se preparava para a guerra, e negou a Honda o concreto de que precisava para construir sua fábrica. Honda e sua equipe inventaram um processo para fabricarem o seu próprio concreto, e a fábrica foi construída.

Ainda na época da 2ª guerra, começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa. Mas a região onde estava instalado sofreu muitos bombardeios, e em janeiro de 1945, um terremoto acaba de destruir ao que restara dos bombardeios e de sua fábrica! Com futuro incerto, Honda vende sua fábrica para a Toyota ,que era cliente de seus anéis, Após mais de um ano em outubro de 1946, cria o Instituto  de Pesquisas Técnicas Honda, no centro de Hammamatsu.

O Japão pós guerra estava caótico e um dos piores problemas era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas. Comprou então um lote de motores usados para geradores, e com sua capacidade criativa, os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores. O primeiro lote de 500 motores arrematados foram vendidos rapidamente, e Honda começou a projetar seu próprio motor. Era um motor de 50 cc com potência de 0,5 cavalo. O sucesso de vendas foi tanto, que em setembro de 1948, era fundada a Honda Motor Company.
O primeiro ciclomotor Honda era de 90 cc, chamado de A. Este ciclomotor era conhecido como "Chaminé" pois a mistura combustível era rica em terebentina devido ao racionamento de gasolina, e fazia muita fumaça.
 

A "Chaminé" modelo A


Honda -  1948 Japão Honda_01

Mas Honda queria algo mais, e após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos , que seria chamada de "Dream" (sonho), a avó de todas as Hondas! A partir daí, a história de Soichiro se confunde com a própria história da Honda!  Sua competência e genialidade, sempre a frente dos negócios, e sempre dinâmico, fizeram da Honda a maior industria motociclística do mundo.

Honda Dream


Honda -  1948 Japão Honda_02

Honda esteve perto da falência. Uma situação que melhoraria com a chegada da Dream C70, em 1957, e da Super Cub C100 um ano depois — estrondoso sucesso que hoje acumula mais de 60 milhões de unidades vendidas. Antes delas vieram a Dream E (de quatro tempos e 150 cm³) em 1951, a Cub F (50 cm³) um ano depois e a Benly J (90 cm³) em 1953.

Em 1959 Honda inaugura sua primeira loja em Los Angeles com 6 empregados, escolheu logo o competitivo mercado norte-americano, que outras marcas evitavam, preferindo ganhar espaço na Europa e no restante da Ásia. Contudo, o governo japonês impôs limites aos investimentos que poderiam deixar o país, reduzindo em 25%. As motos acabaram tendo problemas de qualidade que não ajudaram a firmar a marca no exigente mercado. Ele então levou-as de volta ao Japão e refez grande parte de seu projeto, de modo a oferecer produtos adequados à realidade dos Estados Unidos, que incluía o tráfego a velocidades bem mais altas que no país de origem.

Honda -  1948 Japão Honda_05

Atento a tendências de mercado, Soichiro acompanhava também o setor de competições em busca de novas tecnologias para suas motos. Em 1961 a Honda vencia a prova Tourist Trophy na Ilha de Man, no Reino Unido, nas categorias de 125 e 250 cm³. Ele agora tinha outro plano em mente: fabricar automóveis.

Honda -  1948 Japão Honda_04

Após retorno ao mercado norte-americano, em 1963 a Honda já se tornaria líder de vendas nos EUA e, cinco anos depois, chegaria à milionésima moto produzida.

Soichiro sempre incentivou novas pesquisas, levando a Honda a participar de diversos campeonatos motorizados, como a Formula 1 (até 2008), Indy Car, Moto GP, SuperSport, Motocross, Trials, MTB ,entre outros, sempre com excelentes resultados. Honda não só fundou a maior empresa de motocicletas, mas principalmente popularizou o motociclismo e introduziu um alto nível de tecnologia e confiabilidade em veículos de duas rodas.

Em 5 de agosto de 1991, Soichiro não resiste aos sérios problemas hepáticos, e deixa, aos 84 anos, o mundo do motociclismo órfão. Foi uma vida inteira dedicada aos projetos audaciosos.

No final de 1999, Soichiro é eleito por jornalistas do mundo inteiro, o "Motociclista do Século". Graças ao seu sonho e sua grande obra, sem dúvida, foi um grande personagem do motociclismo.

História no Brasil


A história da Honda no Brasil começou em 1971, quando começou a importar, e, em 1976, a produzir motocicletas em Manaus (AM). Em 1992, a marca entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações. Cinco anos depois, a Honda Automóveis do Brasil (HAB) inaugurou sua fábrica na cidade de Sumaré, interior de São Paulo.
Desde 2001, a fabricante ainda produz, na planta de Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo.

Hoje, a Moto Honda da Amazônia posiciona-se como líder nacional absoluta no segmento, com mais de 80% de market share e mais de 20 milhões de unidades produzidas na fábrica de Manaus. A Honda Automóveis, por sua vez, vive uma trajetória de crescimento contínuo que permitiu a construção da sua segunda fábrica, em Itirapina, também no interior de São Paulo.

No País, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda que, presentes na rede autorizada de todo o Brasil, facilitam o acesso dos clientes aos produtos da empresa.

Atualmente a Honda Corporation emprega mais de cem mil pessoas no Japão e Estados Unidos, sendo considerado um dos maiores impérios automobilísticos japoneses, ultrapassando todos os demais, exceto a Toyota, nos Estados Unidos. É composta de 507 empresas, 134 unidades de produção em 28 países e 31 unidades de pesquisas e desenvolvimento em 15 nações. Aproximadamente 178 mil colaboradores são responsáveis pela produção de motocicletas, automóveis e produtos de força. Em 2007 o grupo atendeu 23 milhões de clientes em todo o mundo. The Power Of Dreams

História da Honda em vídeo:




www.honda.com
www.honda.com.br

Fonte: Wikipedia / Honda.com / Best Cars
Mateus Grillo
Mateus Grillo
Pleno
Pleno

Mensagens : 706
Pontos : 776
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

http://www.ageofmotorcycle.com

Ir para o topo Ir para baixo

Honda -  1948 Japão Empty Re: Honda - 1948 Japão

Mensagem por Marcos Oliveira Qua maio 06, 2015 12:13 pm

Mateus,

Legal, parabéns pela iniciativa.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Honda -  1948 Japão Empty Re: Honda - 1948 Japão

Mensagem por Mateus Grillo Qua maio 06, 2015 3:11 pm

Valeu Marcos, em breve teremos mais histórias completas e editadas, por enquanto somente Aprilia, Bimota e Honda.

Abração.
Mateus Grillo
Mateus Grillo
Pleno
Pleno

Mensagens : 706
Pontos : 776
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

http://www.ageofmotorcycle.com

Ir para o topo Ir para baixo

Honda -  1948 Japão Empty Re: Honda - 1948 Japão

Mensagem por Renato Pagano Sex maio 08, 2015 1:00 am

Valeu, muito bom mesmo. Obrigado
avatar
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Honda -  1948 Japão Empty Re: Honda - 1948 Japão

Mensagem por KV2 Qua Jun 15, 2016 11:16 am

Show de bola!
Boa pesquisa!
KV2
KV2
Amador
Amador

Mensagens : 113
Pontos : 119
Data de inscrição : 04/03/2016
Idade : 34
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Honda -  1948 Japão Empty Re: Honda - 1948 Japão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos