Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira |
| |||
Renato Pagano |
| |||
JulianZ |
| |||
Douglas |
| |||
Mateus Grillo |
| |||
Mmcampos |
| |||
CLAUDINEI DE GOIS |
| |||
CHARTÃO |
| |||
Rodrigo R. Peracini |
| |||
rickbrand77 |
|
A cegueira de movimento no motociclismo
:: Piloto :: Dicas de Pilotagem
Página 1 de 1 • Compartilhe
A cegueira de movimento no motociclismo
Pilotos militares recebem instrução sobre cegueira de movimento durante o treinamento porque ela ocorre em velocidades mais altas e, até certo ponto, isto é aplicável a motociclistas também...
Os pilotos são instruídos a alternar o olhar entre varrer o horizonte e o painel de instrumentos quando em vôo, e nunca fixá-lo mais que alguns segundos num único objeto. Eles são orientados a manter a cabeça como se ela estivesse montada numa rótula e a movimentar os olhos continuamente.
Isso porque quando se está em movimento, fixar o olhar num objeto por algum tempo faz a visão periférica sumir. Essa é a razão desse fenômeno ser chamado de cegueira de movimento.
Num acidente em que uma moto pilotada rapidamente atinge um veículo mais lento saindo de uma via transversal, os motociclistas geralmente afirmam não terem visto o veículo vindo da direita ou da esquerda. Eles não estão mentindo, apenas não viram realmente o outro veículo, mesmo à plena luz do dia, devido a cegueira de movimento.
Desse modo, nós motociclistas precisamos estar atentos a este importante detalhe ao pilotar nossas motocicletas.
Até cerca de três décadas atrás, esta técnica de "cabeça numa rótula & olhos se movimentando" era a única maneira de avistar outros aviões por perto. Hoje, os pilotos contam com radares, sensores e os mais modernos equipamentos de detecção, mas a velha técnica ainda tem utilidade.
Participe de uma pequena demonstração da cegueira de movimento.
É a mesma usada para pilotos em treinamento na salas de simulação antes mesmo que cheguem perto de um avião.
No link abaixo, vê-se um conjunto de cruzes azuis sobre um fundo preto.
Há um ponto verde piscando no centro e três pontos amarelos fixos à volta dele. Se fixarmos o olhar no ponto verde mais que alguns segundos, os pontos amarelos desaparecerão aleatoriamente, isolados ou em pares, ou os três de uma vez. Na verdade, os pontos amarelos estão sempre lá.
Confira em http://www.msf-usa.org/motion.HTML
ANTES de fazer o teste, observe os pontos amarelos por algum tempo para você ter certeza de que não foram parar em algum lugar, que são constantes.
Assim, se estivermos dirigindo em velocidade numa rodovia e fixarmos o olhar na estrada à frente ou em qualquer outro ponto ou objeto, poderemos não ver um carro, uma moto, uma bicicleta, uma vaca ou um ser humano vindo de um dos lados ou mesmo à nossa frente. Mesmo na cidade em baixa velocidade é importante não fixar o olhar por mais de alguns segundos.
Recomendo que durante a pilotagem, procure sempre girar a cabeça olhando dos lados, assim também massageando sua nuca, piscando os olhos e nunca fixar algum ponto por demasiado tempo, como às vezes fazemos tentando ler a cidade da placa de um veículo que segue a nossa frente.
Pense nisso.
Otavio Araujo – Gugu - 71 anos, motociclista a mais de 50, administrador, empresário em Taubaté/SP, roda de Honda Varadero XLV 1.000cc
Os pilotos são instruídos a alternar o olhar entre varrer o horizonte e o painel de instrumentos quando em vôo, e nunca fixá-lo mais que alguns segundos num único objeto. Eles são orientados a manter a cabeça como se ela estivesse montada numa rótula e a movimentar os olhos continuamente.
Isso porque quando se está em movimento, fixar o olhar num objeto por algum tempo faz a visão periférica sumir. Essa é a razão desse fenômeno ser chamado de cegueira de movimento.
Num acidente em que uma moto pilotada rapidamente atinge um veículo mais lento saindo de uma via transversal, os motociclistas geralmente afirmam não terem visto o veículo vindo da direita ou da esquerda. Eles não estão mentindo, apenas não viram realmente o outro veículo, mesmo à plena luz do dia, devido a cegueira de movimento.
Desse modo, nós motociclistas precisamos estar atentos a este importante detalhe ao pilotar nossas motocicletas.
Até cerca de três décadas atrás, esta técnica de "cabeça numa rótula & olhos se movimentando" era a única maneira de avistar outros aviões por perto. Hoje, os pilotos contam com radares, sensores e os mais modernos equipamentos de detecção, mas a velha técnica ainda tem utilidade.
Participe de uma pequena demonstração da cegueira de movimento.
É a mesma usada para pilotos em treinamento na salas de simulação antes mesmo que cheguem perto de um avião.
No link abaixo, vê-se um conjunto de cruzes azuis sobre um fundo preto.
Há um ponto verde piscando no centro e três pontos amarelos fixos à volta dele. Se fixarmos o olhar no ponto verde mais que alguns segundos, os pontos amarelos desaparecerão aleatoriamente, isolados ou em pares, ou os três de uma vez. Na verdade, os pontos amarelos estão sempre lá.
Confira em http://www.msf-usa.org/motion.HTML
ANTES de fazer o teste, observe os pontos amarelos por algum tempo para você ter certeza de que não foram parar em algum lugar, que são constantes.
Assim, se estivermos dirigindo em velocidade numa rodovia e fixarmos o olhar na estrada à frente ou em qualquer outro ponto ou objeto, poderemos não ver um carro, uma moto, uma bicicleta, uma vaca ou um ser humano vindo de um dos lados ou mesmo à nossa frente. Mesmo na cidade em baixa velocidade é importante não fixar o olhar por mais de alguns segundos.
Recomendo que durante a pilotagem, procure sempre girar a cabeça olhando dos lados, assim também massageando sua nuca, piscando os olhos e nunca fixar algum ponto por demasiado tempo, como às vezes fazemos tentando ler a cidade da placa de um veículo que segue a nossa frente.
Pense nisso.
Otavio Araujo – Gugu - 71 anos, motociclista a mais de 50, administrador, empresário em Taubaté/SP, roda de Honda Varadero XLV 1.000cc
Re: A cegueira de movimento no motociclismo
Douglas,
Hoje dando uma geral no fórum, verifiquei a matéria acima e lhe agradeço por compartilhar estas informações relevantes para nós motociclistas, em suma está fazendo a diferença participar deste espaço.
Abraço.
Hoje dando uma geral no fórum, verifiquei a matéria acima e lhe agradeço por compartilhar estas informações relevantes para nós motociclistas, em suma está fazendo a diferença participar deste espaço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3388
Pontos : 3540
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 48
Localização : Caeté MG
Re: A cegueira de movimento no motociclismo
Opa Marcos, valeu! A ideia do fórum é esta mesmo: não só ter conteúdo específico para nossas máquinas mas ter também dicas de viagens, seguranças, lançamentos do mundo das duas rodas, competições etc.Marcos Oliveira escreveu:Douglas,
Hoje dando uma geral no fórum, verifiquei a matéria acima e lhe agradeço por compartilhar estas informações relevantes para nós motociclistas, em suma está fazendo a diferença participar deste espaço.
Abraço.
É bom saber que estamos no caminho certo!
Abraços!!

» Telemovel que nos liga com o movimento
» Dia Nacional do Motociclismo 16/17 Abril em Coimbra
» Revista Motociclismo - Técnicas de pilotagem
» IPO-Lá por fora as referidas inspecções para motos têm apanhado na cara
» Sym XS 125 - Nova reparação na caixa de velocidades
» Dia Nacional do Motociclismo 16/17 Abril em Coimbra
» Revista Motociclismo - Técnicas de pilotagem
» IPO-Lá por fora as referidas inspecções para motos têm apanhado na cara
» Sym XS 125 - Nova reparação na caixa de velocidades
:: Piloto :: Dicas de Pilotagem
Página 1 de 1
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
» Novo no fórum
» Pneus - opções
» Me apresentando ao fórum
» Protetor de cárter
» INTERRUPTOR DO MOTOR COM PROBLEMA
» Bolha alta para CB 500X
» Começando na CB 500X
» Vazamento de liquido de arrefecimento pela junta da bomba d'agua.
» RELAÇÃO DE PEÇAS CAMBIÁVEIS