Últimos assuntos
» Chegando...
A cegueira de movimento no motociclismo EmptyQui Out 10, 2019 1:11 pm por Douglas0

» REVISÃO DE 24.000 KM.
A cegueira de movimento no motociclismo EmptyTer Out 08, 2019 5:40 pm por rcratto

» Membro novo
A cegueira de movimento no motociclismo EmptyDom Out 06, 2019 10:42 pm por Leandro Roim

» Emerson Fábio - Campina Grande PB
A cegueira de movimento no motociclismo EmptyQua Out 02, 2019 1:41 pm por Gilberto RLM

» Barulho estranho
A cegueira de movimento no motociclismo EmptyTer Out 01, 2019 10:43 pm por Walter_VR

» Suporte BAU GIVI
A cegueira de movimento no motociclismo EmptyTer Out 01, 2019 10:37 pm por Walter_VR

» Novo Membro
A cegueira de movimento no motociclismo EmptyTer Out 01, 2019 10:29 pm por Walter_VR

» Pneus - opções
A cegueira de movimento no motociclismo EmptyDom Set 29, 2019 10:06 am por Gilberto RLM

» Foto da Máquina
A cegueira de movimento no motociclismo EmptyDom Set 22, 2019 8:07 am por Antonio Savi Demo

» Cavalete central SCAM
A cegueira de movimento no motociclismo EmptySab Set 21, 2019 2:57 pm por Douglas0

Outubro 2019
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário


A cegueira de movimento no motociclismo

Ir em baixo

A cegueira de movimento no motociclismo Empty A cegueira de movimento no motociclismo

Mensagem por Douglas em Sex Fev 06, 2015 3:15 am

Pilotos militares recebem instrução sobre cegueira de movimento durante o treinamento porque ela ocorre em velocidades mais altas e, até certo ponto, isto é aplicável a motociclistas também...

Os pilotos são instruídos a alternar o olhar entre varrer o horizonte e o painel de instrumentos quando em vôo, e nunca fixá-lo mais que alguns segundos num único objeto. Eles são orientados a manter a cabeça como se ela estivesse montada numa rótula e a movimentar os olhos continuamente.

Isso porque quando se está em movimento, fixar o olhar num objeto por algum tempo faz a visão periférica sumir. Essa é a razão desse fenômeno ser chamado de cegueira de movimento.

Num acidente em que uma moto pilotada rapidamente atinge um veículo mais lento saindo de uma via transversal, os motociclistas geralmente afirmam não terem visto o veículo vindo da direita ou da esquerda. Eles não estão mentindo, apenas não viram realmente o outro veículo, mesmo à plena luz do dia, devido a cegueira de movimento.

Desse modo, nós motociclistas precisamos estar atentos a este importante detalhe ao pilotar nossas motocicletas.

Até cerca de três décadas atrás, esta técnica de "cabeça numa rótula & olhos se movimentando" era a única maneira de avistar outros aviões por perto. Hoje, os pilotos contam com radares, sensores e os mais modernos equipamentos de detecção, mas a velha técnica ainda tem utilidade.

Participe de uma pequena demonstração da cegueira de movimento.

É a mesma usada para pilotos em treinamento na salas de simulação antes mesmo que cheguem perto de um avião.

No link abaixo, vê-se um conjunto de cruzes azuis sobre um fundo preto.

Há um ponto verde piscando no centro e três pontos amarelos fixos à volta dele. Se fixarmos o olhar no ponto verde mais que alguns segundos, os pontos amarelos desaparecerão aleatoriamente, isolados ou em pares, ou os três de uma vez. Na verdade, os pontos amarelos estão sempre lá.

Confira em http://www.msf-usa.org/motion.HTML

ANTES de fazer o teste, observe os pontos amarelos por algum tempo para você ter certeza de que não foram parar em algum lugar, que são constantes.

Assim, se estivermos dirigindo em velocidade numa rodovia e fixarmos o olhar na estrada à frente ou em qualquer outro ponto ou objeto, poderemos não ver um carro, uma moto, uma bicicleta, uma vaca ou um ser humano vindo de um dos lados ou mesmo à nossa frente. Mesmo na cidade em baixa velocidade é importante não fixar o olhar por mais de alguns segundos.

Recomendo que durante a pilotagem, procure sempre girar a cabeça olhando dos lados, assim também massageando sua nuca, piscando os olhos e nunca fixar algum ponto por demasiado tempo, como às vezes fazemos tentando ler a cidade da placa de um veículo que segue a nossa frente.

Pense nisso.

Otavio Araujo – Gugu - 71 anos, motociclista a mais de 50, administrador, empresário em Taubaté/SP, roda de Honda Varadero XLV 1.000cc
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 36
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

A cegueira de movimento no motociclismo Empty Re: A cegueira de movimento no motociclismo

Mensagem por Marcos Oliveira em Qua Mar 18, 2015 9:08 pm

Douglas,

Hoje dando uma geral no fórum, verifiquei a matéria acima e lhe agradeço por compartilhar estas informações relevantes para nós motociclistas, em suma está fazendo a diferença participar deste espaço.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3388
Pontos : 3540
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 48
Localização : Caeté MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

A cegueira de movimento no motociclismo Empty Re: A cegueira de movimento no motociclismo

Mensagem por Douglas em Qua Mar 18, 2015 10:28 pm

Marcos Oliveira escreveu:Douglas,

Hoje dando uma geral no fórum, verifiquei a matéria acima e lhe agradeço por compartilhar estas informações relevantes para nós motociclistas, em suma está fazendo a diferença participar deste espaço.

Abraço.
Opa Marcos, valeu! A ideia do fórum é esta mesmo: não só ter conteúdo específico para nossas máquinas mas ter também dicas de viagens, seguranças, lançamentos do mundo das duas rodas, competições etc.
É bom saber que estamos no caminho certo!

Abraços!!
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 36
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

A cegueira de movimento no motociclismo Empty Re: A cegueira de movimento no motociclismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum