Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
A minha Negrinha - Página 2 EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
A minha Negrinha - Página 2 EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
A minha Negrinha - Página 2 EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
A minha Negrinha - Página 2 EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
A minha Negrinha - Página 2 EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
A minha Negrinha - Página 2 EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
A minha Negrinha - Página 2 EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
A minha Negrinha - Página 2 EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
A minha Negrinha - Página 2 EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
A minha Negrinha - Página 2 EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


A minha Negrinha

+6
Thiago de Paula Araújo
JulianZ
Marcos Oliveira
CHARTÃO
Helcler Tosta
Dobest
10 participantes

 :: Social :: Sua CB

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Dobest Dom Set 06, 2015 3:05 pm

Olá!
 Fica uma dica e aproveitei o vídeo para partilhar a parceira.


Não tenho grande jeito para vídeos Neutral .
Dobest
Dobest
Júnior
Júnior

Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por CHARTÃO Dom Set 06, 2015 4:45 pm

Eita Dobest.
Pensei que estas cagadas de erro de montagem e peças era só no Brasil.
Já reportaram outros erros iguais em algumas motos no site, este seu nós vamos ficar de olho.
Abraço.
CHARTÃO
CHARTÃO
Moderador
Moderador

Mensagens : 494
Pontos : 504
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 43
Localização : BIRIGUI- SP

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Convidado Dom Set 06, 2015 8:10 pm

Dobest, onde comprou o sistema de sonorização do alarme? Isto muito me interessa, pois esqueço sempre acionado.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Dobest Dom Set 06, 2015 8:54 pm

Marcos Teles escreveu:Dobest, onde comprou o sistema de sonorização do alarme? Isto muito me interessa, pois esqueço sempre acionado.
Olá!
Apenas comprei o besouro no ebay.
Todos os elementos tinha cá.
Basicamente, precisa de:
- 1 besouro 12V
- 2 diodos
- pedaços de fio elétrico
- 1 barra de ligadores.

Fiz uma foto do sistema para uma scooter que há cá em casa:
A minha Negrinha - Página 2 86038397
A fita que está colada no besouro é para abafar o som, sem ela fica muito forte.
Eu liguei os positivos dos piscas nas fichas atrás da CB.
Se tiver dois besouros, não é necessário mais mais nada, apenas liga os positivos dos piscas e negativo noutro sítio qualquer. Neste caso pode usar a ficha opcional que está atrás da caixa de fusíveis. Na europa essa ficha, 6P, tem terminais para piscas. Para o mercado USA essa ficha é 2P tem apenas um negativo e positivo.

Cumprimentos.
Dobest
Dobest
Júnior
Júnior

Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Convidado Dom Set 06, 2015 10:29 pm

Meu Deus, esse esquema está escrito em grego p mim, vou decifrar com calma e tentar montar em minha X.
Muito grato pela ajuda José.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Set 07, 2015 5:38 am

Dobest,

Obrigado por compartilhar as informações.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Dobest Ter Set 29, 2015 3:38 pm

Olá!

Desta vez venho partilhar o Recall que abrange a minha X. Recebi a carta da Honda a confirmar a verificação do relé de arranque, fusível e cablagem principal da moto. No final da tarde recebi telefonema do concessionário a confirmar o recall e o agendamento para a intervenção.
Não quero alarmar os companheiros, este recall apenas abrange alguns modelos de 2014. Isto é, nem todas as motos produzidas em 2014 estão abrangidas por este problema, alguns números de série são chamados apenas para verificação dos componentes referidos e alguns são chamados para substituir mesmo.

Irei aproveitar a ida à oficina para substituir os plásticos da frente da moto, farol e painel de informações, para se tentar solucionar o problema do encaixe dos mesmos, que partilhei no vídeo. Vamos ver se fica resolvido.

No vídeo tinha dito que o conta quilómetros totalizador tinha um problema, contava quilómetros a mais e por vezes parecia "maluco". Tive a moto parada 2 semanas, por motivos de férias, e desliguei a bateria para não ter surpresas. Quando regressei, liguei a bateria e fiz uma viagem longa este domingo. Surpresa! Ficou bom!! Agora já marca as distâncias corretas.

Como o inverno está quase a chegar já tem punhos aquecidos!

Cumprimentos.
Dobest
Dobest
Júnior
Júnior

Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Convidado Ter Set 29, 2015 4:03 pm

Dobest escreveu:Olá!

Desta vez venho partilhar o Recall que abrange a minha X. Recebi a carta da Honda a confirmar a verificação do relé de arranque, fusível e cablagem principal da moto. No final da tarde recebi telefonema do concessionário a confirmar o recall e o agendamento para a intervenção.
Não quero alarmar os companheiros, este recall apenas abrange alguns modelos de 2014. Isto é, nem todas as motos produzidas em 2014 estão abrangidas por este problema, alguns números de série são chamados apenas para verificação dos componentes referidos e alguns são chamados para substituir mesmo.

Irei aproveitar a ida à oficina para substituir os plásticos da frente da moto, farol e painel de informações, para se tentar solucionar o problema do encaixe dos mesmos, que partilhei no vídeo. Vamos ver se fica resolvido.

No vídeo tinha dito que o conta quilómetros totalizador tinha um problema, contava quilómetros a mais e por vezes parecia "maluco". Tive a moto parada 2 semanas, por motivos de férias, e desliguei a bateria para não ter surpresas. Quando regressei, liguei a bateria e fiz uma viagem longa este domingo. Surpresa! Ficou bom!! Agora já marca as distâncias corretas.

Como o inverno está quase a chegar já tem punhos aquecidos!

Cumprimentos.
Dobest mas o Recall envolve só as motos montadas na Europa ou no Brasil também. Como comprei a moto usada e é 2014 em caso de recall não serei informado pela CC.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Convidado Ter Set 29, 2015 5:08 pm

Só na Europa Daniel. As nossas estão livres. Por enquanto.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Convidado Ter Set 29, 2015 5:23 pm

Marcos Teles escreveu:Só na Europa Daniel. As nossas estão livres. Por enquanto.
Falou certo por enquanto. As vezes demora até 3, 4 anos pra fábrica detectar um problema e fazer um recall.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Dobest Ter Set 29, 2015 6:17 pm

Companheiros,

Estive a investigar, porque fiquei naturalmente preocupado devido à carta que a Honda Europa me enviou a dizer que a intervenção deverá ser feita quanto antes, o problema, caso exista, pode causar paragem do motor da moto, falha de energia geral e até risco de incêndio! Assim, o processo será desta forma:
- existem vários modelos a chamar à oficina dentro de um lote de números de produção, não posso precisar se são apenas de 2014 ou também alguns de 2013. Isto inclui, que eu saiba, várias zonas do globo, europa, usa, canadá, australia...
- a oficina vai verificar todos os modelos chamados,
- se houver zonas queimadas ou marcas suspeitas no relé e suporte do fusível de 30A substituem de imediato, caso haja fios da cablagem com marcas de aquecimento excessivo também é substituída toda a cablagem da moto,
- se o relé tiver "OK" escrito a amarelo junto ao número de série do relé não é feita nenhuma intervenção, o relé pertence ao lote onde surgiram os defeitos mas foi testado na linha de montagem e está perfeito,
- todos os outros relés que não apresentam anomalias mas foram fabricados entre 19 de setembro de 2013 até 1 de setembro de 2014 serão substituídos.

Já foi ver o da minha X, não tem qualquer problema, mas o relé é de 26 de julho de 2014, logo é para substituir!.

Perguntam os companheiros se é só na Europa. Duvido muito, porque os modelos afetados, não é só a X, foram montado todos no mesmo sítio: Malásia. Confirmem pelo número de série da moto se começar por ML foi Malásia, se começar por J foi Japão.

Os amigos que compraram usada e a Honda não consegue chegar ao novo proprietário é muito fácil, envie mail ou fax à honda com os novos dados. Também podem obter info de recall em qualquer concessionário honda, eles têm acesso à base de dados.

Para os companheiros que querem verificar os relés, seguindo o processo por vossa conta e risco, mas aconselho vivamente fazer isso numa oficina oficial Honda:
- desligar o negativo da bateria e isolar o polo para não haver o risco de contato, NÂO AVANCEM SEM FAZER ISTO PRIMEIRO.
- desmontar o painel direito da moto e têm logo acesso ao relé e suporte de fusível,
- desapertar os terminais diretos da bateria, por isso a bateria foi desligada primeiro, e desligar o suporte do fusível de 30 amperes,
- verificar todo o sistema de ligações nessa zona, caso haja sinais de aquecimento já sabem que têm um problema,
- caso tenham um OK amarelo junto aos 4 digitos do relé, tudo está mesmo OK,
- caso contrário, vejam os 4 digitos do relé. nº, letra, nº nº, exemplo 4G26 (2014, julho, 26). Primeiro nº é o ano(3-2013, 4-2014), letra o mês (A-janeiro, B-fevereiro) últimos números dia. Se o nº do relé estiver entre 19 de setembro de 2013 até 1 de setembro de 2014 perguntem junto da Honda o que fazer.

Cumprimentos.
Dobest
Dobest
Júnior
Júnior

Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Rubão Ter Set 29, 2015 8:34 pm

Bela 500X! Com todos acessórios parece uma moto de maior porte!
Rubão
Rubão
Amador
Amador

Mensagens : 388
Pontos : 434
Data de inscrição : 26/03/2015
Localização : Santa Cruz do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Dobest Ter Out 20, 2015 5:01 pm

Olá a todos.

Últimas novidades da minha X!

Na verdade estou fulo! Mas já lá iremos ao lado negro.

Estive na oficina no passado sábado para substituir o relé de arranque devido ao recall e, como sabem, tenho um problema nos plásticos que envolvem o painel de informações que não encaixam, era necessário montar a peça nova que envolve o farol.

Deixem-me resumir a epopeia:
- painel esquerdo, o que tem o grafismo, partiu um pino plástico ao desencaixar,
- surgiu um risco no guarda lamas dianteiro,
- o farol fica riscado na substituição de toda a peça dianteira,
- depois de tudo montado vi ferrugem na parte inferior do depósito de combustível,
- depois de tudo montado o painel de informações não ligou, esqueceu-se de ligar a ficha,
- voltou a desmontar tudo para ligar a ficha, 
- depois de tudo montado, as peças já não encaixam outra vez,
- para tentar remediar deu calor com pistola de ar quente e ficou a peça queimada no sítio,
- como se não bastasse, a peça em bico por baixo do farol ficou mal montada.

É tudo por agora  Shocked
Dobest
Dobest
Júnior
Júnior

Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Convidado Ter Out 20, 2015 5:08 pm

Meu Deus, tudo isso na concessionária? ???

Se vc falar que foi no Brasil eu acredito, mas aí? ??????
Um absurdo, como funcionam as leis de proteção ao consumidor aí em Portugal Dobest????
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Convidado Ter Out 20, 2015 5:33 pm

Caramba isso é demais, o que esses caras fizeram, que sacanagem. Vc ficou junto na manutenção ou chegou depois e viu toda essa papagaiada.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Dobest Ter Out 20, 2015 6:29 pm

Olá companheiros,

Existem leis que protegem os consumidores, mas não funcionam, isto porque as responsabilidades são empurradas de uns para os outros. Na verdade a moto já teve a frente desmontada para montar os faróis auxiliares noutro concessionário. E tudo começou aí.
Também não foi sacanagem. O mecânico trabalhou com extremo cuidado.

Nunca faço intervenções mecânicas, quer nas motos quer nos carros, sem estar a ver. Oficina que não me deixe ver onde gasto a minha grana e como a gasto não entrego trabalho nenhum.

Na verdade, a CB500X não pode ser mexida, cada vez que se mexe há estragos. A qualidade dos materiais é muito fraca, plásticos partem-se com facilidade, a pintura é muito fraca, e o tratamento anti corrosão é praticamente inexistente.  

O que aconteceu foi na verdade uma série de situações que levou ao fatídico resultado.

A peça que sempre deu problemas, a tal que envolve o painel de informações, foi desmontada ainda em nova para montar as ligações dos faróis. Desmontou-se uma vez e nunca mais encaixou e chegou a partir os entalhes de fixação. Desmontou-se outra vez para aplicar uma peça nova. A peça nova ao encaixar a primeira vez nos pinos de fixação dobrou os entalhes e nunca mais fixou....

Os outros estragos foram acidentes! O risco no guarda lamas foi feito por uma das peças que envolve o radiador ao desmontar os paneis laterais, um dos painéis tinha os pinos plásticos de fixação partidos, o farol foi riscado com alguma coisa existente na bancada de trabalho para mudar a peça frontal.

Agora não sei quem vai assumir tudo isto, estou a aguardar uma resposta, depois veremos.

Fica a partilha, o material é mesmo muito frágil! Ainda por cima, são peças que têm de ser mexidas para mudar velas ou verificar a folga das válvulas, tinham de ser mais resistentes ou de manuseamento mais fácil.

Se tiverem alguma intervenção que seja preciso mexer em plásticos, rezem muito.

Cumprimentos.
Dobest
Dobest
Júnior
Júnior

Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Convidado Ter Out 20, 2015 6:58 pm

Eu notei essa fragilidade ao tentar remover a carenagem p instalar um controle do automático do portão no farol, qdo comecei a remover os pinos de fixação a carenagem mostrou sinais de que iria se partir, acabei desistindo e remontando p que não ficasse pior a emenda que o soneto.


Última edição por Marcos Teles em Ter Out 20, 2015 8:50 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Convidado Ter Out 20, 2015 8:22 pm

Hj em dia e td descartavel tanto de carro qt de moto
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Mmcampos Qua Out 21, 2015 1:26 pm

Muito bacana essa sua moto Dobest.


Parabens
Mmcampos
Mmcampos
Pleno
Pleno

Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Dobest Qui Dez 03, 2015 8:54 pm

Olá Companheiros!

Faço votos que o calor por aí seja bem acalmado com umas geladinhas  Smile . Por aqui já faz frio e a Negrinha está em quase modo de inverno.

Como devem estar recordados, a última visita à oficina não correu nada bem! Mas, já há novidades, a Honda deu ordens para reparar todas as anomalias registadas na minha X o mais rapidamente possível. Espero é que não estraguem mais nada  Embarassed.

Adiante. O que me trás aqui hoje foi a montagem da coroa de 39 dentes. Já li e reli várias experiências e opiniões sobre o assunto e decidi testar uma nova relação de transmissão.
É sabido que a X tem uma relação um pouco curta. Por um lado é o ideal para a moto e para a utilização em estrada, cidade e fora de estrada. No entanto, eu não uso a X fora de estrada e faço pouca cidade com ela. Daí concluir que uma relação mais longa me seja o ideal.
Antes de investir em peças comparei as várias soluções, mas coloquei fora de hipótese as relações exageradamente longas que alguns usam nos USA.
Opção 1 - Pinhão de 16 dentes. Esta opção seria o ideal para mim. Usava a corrente com o mesmo número de elos, ganhava 11 kms hora de velocidade máxima, reduzia 500 rpms em toda a zona de utilização da moto. Mas, segundo os meus cálculos, a cada volta de corrente o mesmo elo toca no mesmo dente da coroa, isto iria permitir um desgaste prematuro na transmissão. Para além disso, teria de cortar o guia da corrente no pinhão, o pinhão é maior e haveria o risco da corrente tocar na guia. Portanto, fora de questão.
Opção 2 - Pinhão 16 e coroa 39. Mantém-se o mesmo problema do mesmo elo tocar os mesmos dentes a cada volta de corrente. Cheguei a testar. A relação fica muito longa, torna a moto muito lenta nas recuperações. Fora de questão.
Opção 3 - Coroa de 39. Ficou maravilha! A pouca diferença na relação final revelou-se surpreendente na resposta da moto. Ganhei cerca de 9 kms hora de velocidade máxima e reduzi 400 rpms na gama de utilização do motor. No entanto, mantive a resposta do motor mas de forma mais suave. Ficou esta opção.

Mas tenho um problema, como o diâmetro da coroa é menor do que a original o afinador da corrente já passou a marca do máximo! Tenho de remover um elo à corrente para regressar aos parâmetros de afinação normal.
A minha Negrinha - Página 2 11tty1e

Cumprimentos.
Dobest
Dobest
Júnior
Júnior

Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Mateus Grillo Qui Dez 03, 2015 9:09 pm

Inverno é muito bom pra andar de moto, ta pensando em hibernar com ela? hehe

Pra uma viagem longa pode valer a pena, ajuda no overdrive da 6 marcha.
Talvez não prejudique tanto em uso urbano, acredito que a retirada de torque ajude a preservar os pneus, principalmente em cidades pequenas que o relato de desgaste é grande.

Valeu por compartilhar!
Abração


Última edição por Mateus Grillo em Qui Dez 03, 2015 9:20 pm, editado 1 vez(es)
Mateus Grillo
Mateus Grillo
Pleno
Pleno

Mensagens : 706
Pontos : 776
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

http://www.ageofmotorcycle.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Convidado Qui Dez 03, 2015 9:18 pm

Mateus, no inverno é bom pra nós em que ele nao baixa muito,  no meu caso raramente chega proximo ao zero e no teu pode cair pouco abaixo, mas é raro, la na europa eles têm menos 10, menos 15. Imagina os dedos dos pés.  Kkkkk, e o nariz então.  Kkkkk
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Mateus Grillo Qui Dez 03, 2015 9:21 pm

Por aqui tem dias que o cara chega a ficar desidratado de tanto ranho que escorre... hehehe
Mateus Grillo
Mateus Grillo
Pleno
Pleno

Mensagens : 706
Pontos : 776
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 41
Localização : Porto Alegre

http://www.ageofmotorcycle.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Convidado Qui Dez 03, 2015 10:11 pm

Eu nunca fui pro sul no inverno, fico imaginando como é sentar no vaso de manhã. Kkkkkk
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Marcos Oliveira Qui Dez 03, 2015 11:17 pm

Dobest,

Obrigado por transcrever sua experiência na alteração da relação de transmissão.

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Negrinha - Página 2 Empty Re: A minha Negrinha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Social :: Sua CB

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos