Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

+9
Rubão
Renato Aguias RP
Douglas
JulianZ
Mmcampos
rodrigo almeida
Jones*
Marcos Oliveira
antmarcos
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por antmarcos Qua Abr 22, 2015 9:11 pm

Fiz revisão de mil km na minha cb 500x e não deixei que trocassem o óleo e nem o filtro de óleo, penso que seja jogar dinheiro fora trocar o óleo e filtro na primeira revisão. Será que estou errado, isso de fato pode prejudicar o motor?
antmarcos
antmarcos
Júnior
Júnior

Mensagens : 21
Pontos : 29
Data de inscrição : 05/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Marcos Oliveira Qua Abr 22, 2015 9:29 pm

Antonio Marcos,

Como você perguntou vou responder e me sentirei a vontade para tal.
Trocar o óleo nos primeiros 1000 Km penso ser essencial, haja visto que o motor novo esta sujeito a um termo meio controverso que o "amaciamento". Neste período ha uma tendência de haver um saturamento rápido do óleo pois ha um aumento dos elementos de desgaste. Este fato não é empírico, pode ser comprovado através de análise de óleo, fato corriqueiro na CC de maquinas pesadas que trabalho como analista.
Portanto quando há uma amostra de óleo retirada em motor novo ou reformado é possível evidenciar este fato.
Concluindo, sugiro trocar o óleo como recomendado e no meu caso posteriormente trocarei posteriormente a cada 6000 Km e não a cada 12000 Km como consta no manual.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Jones* Qua Abr 22, 2015 9:57 pm

Antonio Marcos,

Como o amigo citou a primeira troca de óleo é de suma importância pois as peças  internas do motor estão se assentando criando assim pequenas limalhas de ferro que ficam retidas no filtro .

Recomendo que vc volte na concessionaria e troque óleo e filtro.

A concessionaria deixou vc fazer a revisão sem trocar o óleo e filtro ? Shocked
Jones*
Jones*
Júnior
Júnior

Mensagens : 68
Pontos : 78
Data de inscrição : 31/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por rodrigo almeida Qua Abr 22, 2015 11:29 pm

Nao trocar o oleo na primeira revisao e jogar com o azar.
avatar
rodrigo almeida
Amador
Amador

Mensagens : 174
Pontos : 190
Data de inscrição : 26/03/2015
Idade : 36
Localização : sete lagoas/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Marcos Oliveira Qui Abr 23, 2015 5:53 am

Complemento,

Elementos de desgaste são as diversas ligas de metais as quais são utilizadas nas peças do motor e caixa de marchas. Visto que os elementos que se depositam no óleo pertencem aos dois componentes citados. Pois o óleo lubrifica, refrigera e limpa (algumas das funções do óleo), ambos os compartimentos.
Quais são os elementos de desgaste?
Podemos citar dentre outros o ferro, alumínio, cobre e cromo.
Com estes dados se conclui o texto inicial.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Mmcampos Qui Abr 23, 2015 8:57 am

Cara os primeiros 1000km penso que não tem como deixar de trocar o óleo e filtro.

Normalmente nessa faixa o óleo sai muito sujo por causa do amaciamento do motor, e inclusive partículas das engrenagens costumam sair pois as peças ainda estão se ajustando umas as outras.
Mmcampos
Mmcampos
Pleno
Pleno

Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por JulianZ Qui Abr 23, 2015 9:18 am

Rapaz, que coragem a sua, acho que essa deva ser uma das trocas mais importantes da moto. Talvez os contaminantes do amaciamento tenham depositado tudo no filtro e não gere nenhum problema, mas eu não confiaria.
avatar
JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Douglas Qui Abr 23, 2015 9:37 am

Como todos já disseram, também repito: é essencial fazer a troca deste óleo em conjunto com o filtro. Este óleo deve estar cheio de limalha de ferro e outros produtos resultantes do ajuste entre as partes móveis do motor.
Volte na cc e troque tudo, é melhor que abusar da sorte!
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 41
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Marcos Oliveira Qui Abr 23, 2015 12:47 pm

Pessoal,

Me desculpem, mas vou me empolgar de novo!
Quanto ao filtro sua função é retirar as partículas do óleo (elementos de desgaste). No entanto no período inicial que há um aumento destas partículas o filtro tende a suturar (obstruir) rapidamente. Portanto não efetuando a troca como o próprio fabricante prevê, o filtro chegará a condição mencionada; permitindo que a válvula bypass "abra". A função desta válvula é derivar o óleo, caso haja a obstrução do filtro de óleo. Ocorrendo este fato, o óleo será direcionado para lubrificar os componentes móveis normalmente, porém sem passar por processo de filtragem. Esta condição é propicia a causar desgaste abrasivo das partes móveis, que tem potencial de causar problemas a curto ou médio prazo.
Por mais esta variável fica mais evidente a substituição do óleo / filtro inicialmente com 1000km.
Perdoem, mas quando entra no campo da manutenção me sinto tentado a explicar.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Renato Aguias RP Qui Abr 23, 2015 2:19 pm

Marcos Oliveira fique a vontade para se empolgar kkkkk a gente aprende muito com você, garanto que antmarcos agora depois dos esclarecimentos vai pensar melhor e não correr riscos.
Renato Aguias RP
Renato Aguias RP
Amador
Amador

Mensagens : 149
Pontos : 169
Data de inscrição : 04/02/2015
Idade : 49
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Marcos Oliveira Qui Abr 23, 2015 2:45 pm

Renato,

Trabalho na área da mecânica a alguns anos...
Tenho uma mania de explicar quando o assunto entra neste campo, mas as vezes fico com receio de ser mal interpretado por isto. Contudo o objetivo é compartilhar conhecimento.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por antmarcos Qui Abr 23, 2015 5:50 pm

Pessoal obrigado pelas respostas, não entendo muito de mecânica e não sabia desses detalhes amanhã mesmo vou a cc fazer a troca do óleo e do filtro.
Jones o rapaz da cc não me falou nada e até perguntei e ele disse que não importava muito.
antmarcos
antmarcos
Júnior
Júnior

Mensagens : 21
Pontos : 29
Data de inscrição : 05/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Rubão Qui Abr 23, 2015 6:03 pm

Sempre fiz as revisões dos 1000 km e troquei o óleo e filtro. Mês que vem já vai fazer um anos que comprei a X e terei que fazer nova revisão e outra troca de óleo e filtro, apesar de não ter ainda 6 mil km.
Rubão
Rubão
Amador
Amador

Mensagens : 388
Pontos : 434
Data de inscrição : 26/03/2015
Localização : Santa Cruz do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Jones* Qui Abr 23, 2015 7:42 pm

Antonio Marcos escreveu:Jones o rapaz da cc não me falou nada e até perguntei e ele disse que não importava muito.

Um vendedor não saber desse "detalhe" é um absurdo mas ainda da para aceitar, agora um mecânico ou aux mecânico não dá.

Evil or Very Mad

Tranquilo Antonio volta lá e faz a troca e se você tiver opção leve em outra concessionaria.

Lembrando que para efeito de revisão podemos realizar a mesma em qualquer concessionaria Honda.

Abraço
Jones*
Jones*
Júnior
Júnior

Mensagens : 68
Pontos : 78
Data de inscrição : 31/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por antmarcos Sex Abr 24, 2015 8:14 pm

Fui a outra cc hoje e fiz a troca do óleo e filtro, achei interessante que essa cc não me cobrou 3 litros de óleo que daria no caso R$ 72 dilmas e sim só 2 lts e 700ml ou seja, não cobrou o litro todo e ficou R$ 64 dilmas com mais R$ 83 do filtro.
antmarcos
antmarcos
Júnior
Júnior

Mensagens : 21
Pontos : 29
Data de inscrição : 05/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Marcos Oliveira Sex Abr 24, 2015 8:17 pm

Antônio Marcos,

Beleza contigo, deixa lhe perguntar qual o Km atual?

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Douglas Sex Abr 24, 2015 8:25 pm

antmarcos escreveu:Fui a outra cc hoje e fiz a troca do óleo e filtro, achei interessante que essa cc não me cobrou 3 litros de óleo que daria no caso R$ 72 dilmas e sim só 2 lts e 700ml ou seja, não cobrou o litro todo e ficou R$ 64 dilmas com mais R$ 83 do filtro.
Legal! Pode ser igual meu caso aqui na cc de Andradina: o óleo ou você compra o que vem em galões de 1 litro, ou eles colocam o óleo a partir de um tambor (acho que de 200 litros) que vem da fábrica, aí o valor do litro é mais em conta.
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 41
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por antmarcos Sáb Abr 25, 2015 8:24 am

Marcos Oliveira escreveu:Antônio Marcos,

Beleza contigo, deixa lhe perguntar qual o Km atual?

Abraço.
Ela está com exatos 1720km Marcos Oliveira
antmarcos
antmarcos
Júnior
Júnior

Mensagens : 21
Pontos : 29
Data de inscrição : 05/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Abr 25, 2015 8:44 am

Antonio Marcos,

É passeou um pouco dos 1000km, não esquenta.
Sugiro que faça a próxima troca de óleo e filtro com 6000 km. 

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Convidado Qui maio 21, 2015 7:19 pm

Troquei com 1000km óleo e filtro e com 4400 km só óleo. Depois que vi no manual que consta trocar com 12k km. Contudo, vou realizar as trocas a cada 6k km.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Convidado Qui Jun 04, 2015 1:41 am

A troca ficou em R$147,00.
Paulada. Isso porque não estão cobrando mão de obra ainda.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Javier Cabrera Sex Jul 24, 2015 4:04 pm

Exato antmarcos!!!!

A gestao da nossa vida e das nossas coisas, somos nós que decidimos... A partir das nossas escolhas, pagamos pelas decisoes certas ou erradas... Meu velho? Te sugiro a repensar a tua decisao e trocar esse oleo imediatamente. Trabalhei na industria automibilistica e posso te afirmar: Existem coisas que sao essenciais. Outra coisa: Perderas a garantia do motor da moto, caso nao faças o que esta estabelecido na revisao de 1000 e 6000 kilometros.

Pensa nisto.
Saudacoes,
Javier Cabrera
Javier Cabrera
Javier Cabrera
Júnior
Júnior

Mensagens : 2
Pontos : 2
Data de inscrição : 24/07/2015
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Convidado Sáb Jul 25, 2015 2:27 am

Javier, na revisão de 6000 não esta precista troca, so na de 1000 e de 12000
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por brasilfest Seg Jul 27, 2015 10:58 am

Pessoal, quem aqui já fez revisão dos 12mil, a minha está indo para essa revisão e gostaria de saber quanto o pessoal que já fez gastou nessa revisão para eu ter uma ideia e já me preparar aqui pra cacetada kkk.. 

Obs. Muitos dizem que trocam o pneu entre 10 a 12mil km o máximo, os meus vai ultrapassar dessa marca, pois estou acompanhando aquela marca de desgate e ainda está bom. Como uso mais o freio dianteiro (minha versão ABS) o da frente está mais desgatado que o traseiro, ao contrário de que muitos dizem que se desgasta mais o traseiro. Talvés seja minha forma de pilotar que uso mais o dianteiro mesmo para até mesmo preservar mais o pneu traseiro.
brasilfest
brasilfest
Amador
Amador

Mensagens : 139
Pontos : 169
Data de inscrição : 18/02/2015
Idade : 54
Localização : João Pessoa - PB

http://www.brasilfest.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Convidado Seg Jul 27, 2015 11:03 am

Maurício,  tem um topico da revisão de 12k, mas vai preparando o bolso que vem facada por aí.  Se nao estiver na garantia nem sei se vale a pena fazer na CC.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km? Empty Re: Quem trocou o oléo da x na revisão de mil km?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos