Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
CB 500X na estrada de terra.
+4
lpolido
Brulsol
Marcos Oliveira
rodrigo almeida
8 participantes
Página 1 de 1
CB 500X na estrada de terra.
Pessoal eu já tive a cb500x porem tive que vender a mais de 01 ano, o máximo de terra que ela viu foi uma estrada de terra batida de uns 500 metros, hoje tenho uma tenere 250 eu uso muito ela pra ir na serra do cipo estrada de chão com muito cascalho . Eu estou querendo trocar de moto, estava esperando a versys 300 mas ta quase o preço da X. Minha duvida é a CB500x aguenta uma estrada chao com cascalho? Vi que agora ela vem com pneus dunlop TRail MAX que parecem ser um pouco mais off que os scorpion trail.
rodrigo almeida- Amador
- Mensagens : 174
Pontos : 190
Data de inscrição : 26/03/2015
Idade : 36
Localização : sete lagoas/MG
Re: CB 500X na estrada de terra.
Rodrigo,
As suspensões da CB 500x, tem vocação para o on. Ela é uma crossover, mesmo com pneus mais off, não a qualifica para terrenos que exigem uma trail. Não digo que não dá para andar em vias não pavimentadas, porém suas suspensões combinam mais com pavimento.
Para finalizar, vou muito na sua cidade passeando de moto.
Abraços!
As suspensões da CB 500x, tem vocação para o on. Ela é uma crossover, mesmo com pneus mais off, não a qualifica para terrenos que exigem uma trail. Não digo que não dá para andar em vias não pavimentadas, porém suas suspensões combinam mais com pavimento.
Para finalizar, vou muito na sua cidade passeando de moto.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: CB 500X na estrada de terra.
Peguei minha modelo 17/18 e coloquei na terra na Serra do Cipó, andei uns 12km e a sensação foi ruim, a estrada é muito "cascalhada" tive que andar muito devagar para não cair. Conclusão é que ela não passa muita segurança no cascalho solto e já na terra batida não posso falar pois não peguei nenhum trecho. Agora no asfalto só alegria.
Brulsol- Júnior
- Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 22/09/2017
Localização : BH
Re: CB 500X na estrada de terra.
Rodrigo;
Eu tive uma XRE 300 que pode se comparar com sua Tenere 250, eu achava a XRE fantástica na estrada de chão, trepava em qualquer barranco e subia em árvore, depois peguei a 500x logo vi que a "X" não é pra meto, mas fiz alguns poucos passeios em estrada de chão, posso dizer que ela não é pra isso. Como o Marcos falou, a "X" tem vocação para ON;
Hoje estou com a NC750X, não muda muito da 500X em relação a off.
Eu sempre falei pra mim mesmo, eu deveria ter duas ou três motos, pois curto on e off, então você tem que se identificar com qual você vai desfrutar mais, ou se adaptar ao estilo da sua moto.
Eu tive uma XRE 300 que pode se comparar com sua Tenere 250, eu achava a XRE fantástica na estrada de chão, trepava em qualquer barranco e subia em árvore, depois peguei a 500x logo vi que a "X" não é pra meto, mas fiz alguns poucos passeios em estrada de chão, posso dizer que ela não é pra isso. Como o Marcos falou, a "X" tem vocação para ON;
Hoje estou com a NC750X, não muda muito da 500X em relação a off.
Eu sempre falei pra mim mesmo, eu deveria ter duas ou três motos, pois curto on e off, então você tem que se identificar com qual você vai desfrutar mais, ou se adaptar ao estilo da sua moto.
lpolido- Amador
- Mensagens : 281
Pontos : 297
Data de inscrição : 09/06/2015
Idade : 47
Localização : Estrela - RS
Re: CB 500X na estrada de terra.
Cara, já andei bastante na terra e no cascalho com minha X, na Serra da Canastra. Horrível, nosso moto não é pra isso.
Rodrigo R. Peracini- Pleno
- Mensagens : 480
Pontos : 490
Data de inscrição : 25/01/2016
Idade : 48
Localização : Matão - SP
Re: CB 500X na estrada de terra.
Gostei da CB no off é bem boa com pneus mistos (largos),
confortável e segura (pés mais próxima do chão)
com tudo para garupa já não é, o quê vejo de problema é o cárter baixo.
Achei interessante sua relação longa com motor forte que se agregando aos pneus misto
dá uma sensação de existência de controle de tração (não patina).
O estranho que se fala em crossover é no manual do proprietário da CB500X
Página 2 “... projetada pra ser pilotada somente em estradas pavimentadas”,
então moto esta não deveria ser vendida ao Brasil onde mais de 80 % das vias não são pavimentadas.
Sobre pneu Dunlop Traimax D609 é um pneu slick não adianta dá pra pedir muito,
talvez andando com ele murcho daria, porém nessa situação eu não andaria
com um aro tubeless e sem câmara, com risco de pegar uma pedra.
Estou de uso de pneus Heidenau K73 (misto), sempre na calibragem de 40 psi,
gruda bem, problema é o vetor de velocidade máxima é inferior dos pneus originais,
no Dunlop Traimax D609 como no Pirelli Scorpion Trail são “W” 270 km/h,
no K73 é “H” 210 km/h.
Andar em estrada de chão claro que é mais técnica,
não mamar na embreagem, pneus murchos e frenar nas marchas.
Bem que modelo de pneus ajudam, muito mais que a moto em si,
não fará sucesso em via não pavimentada moto trail com pneus slick.
João Gonçalves - GAU, O PAI do Moto Turismo Brasileiro,
primeiro a cruzar a transamazônica de moto.
Essa é minha no Monumento a “Traição de Porongos” a vergonha gaúcha,
Pinheiro Machado RS.
confortável e segura (pés mais próxima do chão)
com tudo para garupa já não é, o quê vejo de problema é o cárter baixo.
Achei interessante sua relação longa com motor forte que se agregando aos pneus misto
dá uma sensação de existência de controle de tração (não patina).
O estranho que se fala em crossover é no manual do proprietário da CB500X
Página 2 “... projetada pra ser pilotada somente em estradas pavimentadas”,
então moto esta não deveria ser vendida ao Brasil onde mais de 80 % das vias não são pavimentadas.
Sobre pneu Dunlop Traimax D609 é um pneu slick não adianta dá pra pedir muito,
talvez andando com ele murcho daria, porém nessa situação eu não andaria
com um aro tubeless e sem câmara, com risco de pegar uma pedra.
Estou de uso de pneus Heidenau K73 (misto), sempre na calibragem de 40 psi,
gruda bem, problema é o vetor de velocidade máxima é inferior dos pneus originais,
no Dunlop Traimax D609 como no Pirelli Scorpion Trail são “W” 270 km/h,
no K73 é “H” 210 km/h.
Andar em estrada de chão claro que é mais técnica,
não mamar na embreagem, pneus murchos e frenar nas marchas.
Bem que modelo de pneus ajudam, muito mais que a moto em si,
não fará sucesso em via não pavimentada moto trail com pneus slick.
João Gonçalves - GAU, O PAI do Moto Turismo Brasileiro,
primeiro a cruzar a transamazônica de moto.
Essa é minha no Monumento a “Traição de Porongos” a vergonha gaúcha,
Pinheiro Machado RS.
Última edição por Gilberto RLM em Qua Dez 12, 2018 11:30 pm, editado 2 vez(es)
Gilberto RLM- Amador
- Mensagens : 210
Pontos : 214
Data de inscrição : 02/04/2017
Localização : Guaíba RS
Re: CB 500X na estrada de terra.
Gilberto,
Sempre bom ver fotos das nossas motos, seja no asfalto ou na estrada de chão, parabéns.
Abraço.
Sempre bom ver fotos das nossas motos, seja no asfalto ou na estrada de chão, parabéns.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: CB 500X na estrada de terra.
Resgatando,
havia a pergunta de rodrigo almeida
se a CB500X aguentaria uma estrada de chão com cascalho?
No tópico “Fotos em passeios – você e sua moto em...”
o Daniel Santos (de São José SC) em seu passeio
efetuou as 2 estradas consideradas as piores do Estado do Rio Grande do Sul
com pneus slick:
- São José dos Ausentes RS – Timbé do Sul SC (serra da Rocinha)
- Cambará do Sul RS – Praia Grande SC (cânions de Fortaleza e de Itaimbezinho)
Depoimento de Daniel Santos:
https://cb500x.forumeiros.com/t67p200-fotos-em-passeios-voce-e-sua-moto-em
A serra rio-grandense na região dos cânions é magnífico problema esta nas suas estradas.
havia a pergunta de rodrigo almeida
se a CB500X aguentaria uma estrada de chão com cascalho?
No tópico “Fotos em passeios – você e sua moto em...”
o Daniel Santos (de São José SC) em seu passeio
efetuou as 2 estradas consideradas as piores do Estado do Rio Grande do Sul
com pneus slick:
- São José dos Ausentes RS – Timbé do Sul SC (serra da Rocinha)
- Cambará do Sul RS – Praia Grande SC (cânions de Fortaleza e de Itaimbezinho)
Depoimento de Daniel Santos:
https://cb500x.forumeiros.com/t67p200-fotos-em-passeios-voce-e-sua-moto-em
A serra rio-grandense na região dos cânions é magnífico problema esta nas suas estradas.
Gilberto RLM- Amador
- Mensagens : 210
Pontos : 214
Data de inscrição : 02/04/2017
Localização : Guaíba RS
Re: CB 500X na estrada de terra.
Olá Pessoal.
Eu também fiz alguns passeis no último verão.
Serra do Corvo Branco - SC.
Itaimbezinho SC / RS.
O primeiro (Serra do Corvo Branco) foi bem tranquilo, mas no segundo (Itaimbezinho), eu me arrependi. A moto, com os pneus originais, nao foi feita para este tipo de terreno (cascalho). Eu não tenho interesse de repetir este tipo de passeio, nem trocando os pneus, pois a suspensão é muito rígida para este tipo de terreno. Sei que dá para ajustar a suspensão, mas no meu caso, não acho interessante ficar trocando a regulagem, uma vez que uso a moto 99,9% do tempo em asfalto.
Um abraço.
Eu também fiz alguns passeis no último verão.
Serra do Corvo Branco - SC.
Itaimbezinho SC / RS.
O primeiro (Serra do Corvo Branco) foi bem tranquilo, mas no segundo (Itaimbezinho), eu me arrependi. A moto, com os pneus originais, nao foi feita para este tipo de terreno (cascalho). Eu não tenho interesse de repetir este tipo de passeio, nem trocando os pneus, pois a suspensão é muito rígida para este tipo de terreno. Sei que dá para ajustar a suspensão, mas no meu caso, não acho interessante ficar trocando a regulagem, uma vez que uso a moto 99,9% do tempo em asfalto.
Um abraço.
RENATO DE MATOS- Júnior
- Mensagens : 35
Pontos : 41
Data de inscrição : 22/03/2017
Localização : Florianópolis SC Brasil
Re: CB 500X na estrada de terra.
Esses pneus Dunlop Trailmax de trail não tem nada.
Convidado- Convidado
Re: CB 500X na estrada de terra.
RENATO DE MATOS escreveu:Olá Pessoal.
Eu também fiz alguns passeis no último verão.
Serra do Corvo Branco - SC.
Itaimbezinho SC / RS.
O primeiro (Serra do Corvo Branco) foi bem tranquilo, mas no segundo (Itaimbezinho), eu me arrependi. A moto, com os pneus originais, nao foi feita para este tipo de terreno (cascalho). Eu não tenho interesse de repetir este tipo de passeio, nem trocando os pneus, pois a suspensão é muito rígida para este tipo de terreno. Sei que dá para ajustar a suspensão, mas no meu caso, não acho interessante ficar trocando a regulagem, uma vez que uso a moto 99,9% do tempo em asfalto.
Um abraço.
Renato,
Belo passeio, mas os pneus tem que ser mais apropriados para o OFF, porém para quem utiliza mais em rodovias, diga-se de passagem que também é meu caso, acho não compensa. Pois no asfalto tem tendência de desgastar mais rápido a banda de rodagem.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
CB 500X NA ESTRADA DE TERRA
Cara minha experiência em estrada de terra não foi uma das melhores, foi numa viagem a Itapoá-SC atravessando de balsa por São Francisco do Sul-SC, peguei um percurso de estrada de terra com trechos de areia fofa que quase me fez cair, tive que andar muito devagar pois a estrada tinha trechos com cascalho, areia fofa e chão cheio de costelinhas que fazia a 500x trepidar muito, foi um trecho longo e ruim de se fazer, por este caminho nunca mais.
Última edição por Manoel Siqueira Junior em Qua maio 02, 2018 8:18 pm, editado 1 vez(es)
Manoel Siqueira Junior- Júnior
- Mensagens : 2
Pontos : 4
Data de inscrição : 02/05/2018
Localização : Penha-SC
Re: CB 500X na estrada de terra.
O "X" da questão é muito mais os pneus do que os amortecedores. Se colocares pneus mistos, on/off, baixar um pouca a calibragem, a moto vai ficar formidável em qualquer tipo de estrada. Falei estrada, não trilha. Eu tinha uma Lander antes, moto com aptidão para off, e vou dizer uma coisa, eu trabalho com a moto e as vezes tenho que entrar em alguns lugares da comunidade onde trabalho que são umas verdadeiras trilhas, aonde eu ia com a Lander vou também com a CB500X com tranquilidade e até mais, pois é uma moto que tem pneus mais largos, o que fica bem mais estável em solos irregulares, além de ser mais baixa, o que facilita muito para motociclistas de estatura média assim como eu.
Convidado- Convidado
Re: CB 500X na estrada de terra.
Repassando de outro tópico para complementar o assunto:
Social - Sua CB - “Re: Do arrependimento a satisfação”
Social - Sua CB - “Re: Do arrependimento a satisfação”
Gilberto RLM escreveu:Crossover com pneu misto.
Limites...
VERSYS MAN 2 Years Riding through water รวมทริปลุยน้ำ2ปี
https://www.youtube.com/watch?v=EPGTMKYyoqA
Palmas!!!
Gilberto RLM- Amador
- Mensagens : 210
Pontos : 214
Data de inscrição : 02/04/2017
Localização : Guaíba RS
Re: CB 500X na estrada de terra.
Gilberto,
Muito legal o vídeo e a foto então ficou dez.
Como não pego estradas de terra, estou perdendo por não conhecer lugares belos, estou repensado...
Da próxima troca estou pensando em utilizar um pneu mais off.
Abraço!
Muito legal o vídeo e a foto então ficou dez.
Como não pego estradas de terra, estou perdendo por não conhecer lugares belos, estou repensado...
Da próxima troca estou pensando em utilizar um pneu mais off.
Abraço!
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: CB 500X na estrada de terra.
CB 500X- OffRoad leve!!!
De Juliano Corrêa/CB 500x
Pneus: frente Levorin 110/90-17 (traseiro da Honda Bros), traseira Mitas Enduro E7.
https://www.youtube.com/watch?v=w3-5CfgAf3E
De Juliano Corrêa/CB 500x
Pneus: frente Levorin 110/90-17 (traseiro da Honda Bros), traseira Mitas Enduro E7.
https://www.youtube.com/watch?v=w3-5CfgAf3E
Gilberto RLM- Amador
- Mensagens : 210
Pontos : 214
Data de inscrição : 02/04/2017
Localização : Guaíba RS
Re: CB 500X na estrada de terra.
Respondendo a pergunta
se a CB500X aguentaria uma estrada de chão com cascalho?
Como o Renato de Matos respondeu lá em cima
“..., não foi feita para este tipo de terreno (cascalho).”
Fiz Cânion da Rocinha, ida por Cambará do Sul RS em 40 km de chão (com pedras) com retorno por Bom Jesus com mais 15 km de chão também com pedras, que totalizou 55 km (de maravilha).
A moto aguenta, mas não tem suspensão para contornar as irregularidades do terreno, e é bom que tenha um protetor de radiador e de cárter, levei umas pedradas fortes ao pé advindas do pneu dianteiro. Estava acompanhado de amigos que não deram mole, depois dessa, compreendi porque no projeto Rally Rid investem tanto nas pedaleiras dianteiras de cross BEM largas, dos 55 km mais da metade fiz em pé e às vezes na posição de rali (em pé com a bunda quase encostada a parte de traz do banco) que deixava a frente mais leve ajudando em muito a moto a transpor buracos e pedras maiores.
Essa localidade não é boa, teve moto com suspensão vazada, perca de pisca, tampa de sinaleira, e parafusos frouxos, mas o local é muito bonito.
se a CB500X aguentaria uma estrada de chão com cascalho?
Como o Renato de Matos respondeu lá em cima
“..., não foi feita para este tipo de terreno (cascalho).”
Fiz Cânion da Rocinha, ida por Cambará do Sul RS em 40 km de chão (com pedras) com retorno por Bom Jesus com mais 15 km de chão também com pedras, que totalizou 55 km (de maravilha).
A moto aguenta, mas não tem suspensão para contornar as irregularidades do terreno, e é bom que tenha um protetor de radiador e de cárter, levei umas pedradas fortes ao pé advindas do pneu dianteiro. Estava acompanhado de amigos que não deram mole, depois dessa, compreendi porque no projeto Rally Rid investem tanto nas pedaleiras dianteiras de cross BEM largas, dos 55 km mais da metade fiz em pé e às vezes na posição de rali (em pé com a bunda quase encostada a parte de traz do banco) que deixava a frente mais leve ajudando em muito a moto a transpor buracos e pedras maiores.
Essa localidade não é boa, teve moto com suspensão vazada, perca de pisca, tampa de sinaleira, e parafusos frouxos, mas o local é muito bonito.
Gilberto RLM- Amador
- Mensagens : 210
Pontos : 214
Data de inscrição : 02/04/2017
Localização : Guaíba RS
Tópicos semelhantes
» Olá companheiros de estrada.
» Pardal na Estrada.
» Consumo da X
» Manduca Pela Estrada
» Pedras arremessadas na estrada por caminhões
» Pardal na Estrada.
» Consumo da X
» Manduca Pela Estrada
» Pedras arremessadas na estrada por caminhões
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Sáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini
» Pneus - opções
Sex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal
» Barulho estranho
Qua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR
» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Dom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0
» Bolha alta para CB 500X
Ter Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar
» Guidon para Cb500x
Qua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0
» Óleo lubrificante - opções
Ter Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues
» Ajuste da suspensão.
Qui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0
» Harley Davrison de Honda
Qui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd
» Retornando ao mundo das 500
Qui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd